DCP: Copie ficheiros entre máquinas Linux sem ter de instalar o SSH

12 Comentários

Por norma os utilizadores que precisam de copiar ficheiros, numa rede local, entre máquinas Linux, recorrem ao popular rsync ou usam o popular SCP.

Hoje a nossa sugestão vai para outra ferramenta que permite copiar facilmente ficheiros entre máquinas Linux. Vamos conhecer o DCP (Dat Copy).

DCP: Copie ficheiros entre máquinas Linux sem ter de instalar o SSH


O Dat Copy ou simplesmente DCP, é uma ferramenta para copiar informação entre máquinas que tenham o sistema operativo Linux instalado. Ao contrário de outras, o DCP não recorre ao protocolo SSH para realizar cópias em segurança.

Além da cópia de ficheiros, esta ferramenta permite também que se mantenha a informação sincronizada entre máquinas.

Como usar o DCP?

Usar o DCP é relativamente simples. De referir que esta ferramenta cria um ficheiro dat que contem todos os ficheiros a transferir. Depois, usando a chave pública que é gerada, o destinatário só tem proceder ao download dos ficheiros. Todo o processo é seguro, uma vez que a informação é cifrada.

Para começar a usar o DCP devem usar o seguinte comando:

npm i -g dat-cp

A instalação requer que tenha o npm instalado na sua máquina.

Em seguida vamos moder o ficheiro node-64.node para o diretório dos binários no Linux (/usr/local/bin)

mv dcp-0.7.4-linux-x64/dcp dcp-0.7.4-linux-x64/node-64.node /usr/local/bin

Depois dos procedimentos anteriores, está pronto para transferir informação. Para enviarem um ficheiro basta que usem o seguinte comando:

dcp ficheiro

Do lado do destino basta que usem o comando dcp seguido da chave pública gerada

dcp chave_publica

Sem complicações e sem a necessidade de dependências, a troca de ficheiros entre sistemas é assim bem mais fácil. O DCP tem outras opções que podem ser consultadas na página do projeto aqui.

Se conhecerem outras ferramentas idênticas, partilhem connosco.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jc
    Jc

    Qual é a vantagem? Se o scp vem por default em qualquer Linux e essa coisa que apresentas é um protocolo novo que precisa de java, maven, nova porta de firewall aberta, novo loging. E não obedece a permissões de ficheiros.
    Qual é a vantagem de usar isso?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Falou tudo

    2. Avatar de Devsys
      Devsys

      O Pedro queria era falar do protocolo, mas ficou com vergonha e arranjou um pretexto para apresentar o protocolo 🙂

    3. Avatar de Joaquim Alcobia
      Joaquim Alcobia

      era essa a minha questão…. não estou ainda a ver a vantagem.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Voces são tramados 😀 Uma ferramenta novinha, top…e ainda se queixam 😀 Já agora, não precisa de java…a ferramenta é nodeJS

    4. Avatar de David
      David

      Nenhuma, aparentemente. E a partir do momento que preciso de instalar com o npm ainda menos. Acaba por ter muito mais dependências que o scp. Mas vale pela divulgação.

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    Tutoriais sobre ferramentas exclusivamente em linha de comandos… Entrámos em 2019 ou em 1999?

    Uso Linux e há anos que não me lembro de usar a linha de comandos para tarefas comuns (mas para Programação sim). Não é esse o propósito de um SO, e este tipo de tutoriais não faz sentido em 2019.

    1. Avatar de Devsys
      Devsys

      Não me lembro de ter lido em lado nenhum que gui aumenta a produtividade nem a flexibilidade de nenhuma tarefa.
      Podes indicar onde leste isso?

    2. Avatar de Joaquim Alcobia
      Joaquim Alcobia

      Olha,.. eu cá acho muito mais pratico e rápido a linha comandos que o GUI. E para programar por acaso já me dá mais jeito usar um IDE e não directamente com o vi.

    3. Avatar de Altair
      Altair

      Cada um faz como preferir, se quiser usar GUI ok, se quiser CLI ok tmb, isso não tem nada a ver com o ano, o importante é utilizar o sistema como achar melhor e pronto, se o user prefere usar cli, acha mais produtivo que mal faz, eu uso tanto CLI, quanto GUI.

    4. Avatar de Pedro Pinto

      Não és um utilizador “nativo” 😀

  3. Avatar de Zeferino
    Zeferino

    Eu que comecei com um Macintosh há 25 anos estou pasmado… Nunca pensei que isto iria evoluir tanto!