CEO da Stellantis apoia a proibição da venda de novos carros térmicos em 2035

108 Comentários

As rapidez da União Europeia (UE), relativamente à eletrificação das estradas, desagrada a muitas fabricantes e grupos de empresas automóvel. Afinal, embora ambicionem uma transição, querem-na de forma paulatina. O CEO da Stellantis, por sua vez, apoia o objetivo europeu de proibir a venda de novos carros térmicos a partir de 2035.

Carlos Tavares, CEO da Stellantis

Na perspetiva de Carlos Tavares, CEO da Stellantis, a indústria automóvel deve, sim, mudar para uma mobilidade elétrica, de modo a combater as alterações climáticas.

Porém, conforme vocalizado por outros executivos, para que essa transição seja um sucesso, devem ser asseguradas condições. Na visão de Carlos Tavares, há quatro essenciais:

  • Mais energia verde;
  • Uma rede de carregamento densa e eficiente;
  • Automóveis com autonomia suficiente;
  • Modelos acessíveis.

Na sua opinião, enquanto estes quatro pilares não forem erguidos, os cidadãos não adotarão a mobilidade elétrica – pelo menos, não totalmente.

Aliás, destacando o preço associado aos veículos, Carlos Tavares recorda que “as pessoas param de comprar carros elétricos quando os subsídios governamentais acabam, porque ainda são muito caros”.

Se o consumidor adiar a compra de um carro novo, porque não sabe se deve comprar um diesel, gasolina, elétrico, célula de combustível ou híbrido, a frota de veículos ficará cada vez mais envelhecida. Quanto mais for, pior será para o clima.

Opel da Stellantis

Assim sendo, na opinião do CEO do grupo Stellantis, que reúne marcas como a Alfa Romeo, Citroën, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel e Peugeot, a UE tem de ser clara, relativamente aos seus objetivos, por forma a evitar a atual confusão do mercado.

Contrariamente a outros executivos, Carlos Tavares apoia a proibição da venda de novos carros a combustão em 2035. Porém, ressalva que a indústria precisa de “lucros para financiar a transformação” e, a par disso, de receber apoio para tornar os carros elétricos rentáveis ​​e acessíveis.

Comentários

108

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Aqui temos o contraponto do artigo da Toyota 🙂

  2. Avatar de AlexS
    AlexS

    Portanto apoia tirania.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não sabia que o Putin também é a favor dos VE

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      Nem por isso.
      Quando se vé marcas como a Volvo a abandonar totalmente os motores a combustão, acho que querer mante-los até 2035, é uma boa proposta.
      Será tempo mais do que suficiente para que sejam desenvolvidas novas baterias com outro tipo de capacidade, mais leves e sem as limitações das que existem hoje em dia.

  3. Avatar de JL
    JL

    Engraçado como mudou de opinião tão depressa. LOL

    1. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      O segredo está no fim, “mais apoios para tornar os carros acessiveis…” Para quem , para quem, adivinhem lá?

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Sim, porque como o exemplo da alemanha demonstrou, cortar nos subsidios fez aumentar os preços dos veículos electricos… A verdade é que enquanto o sector auto não acordar na standardização de um sistema de baterias modulares universal que sejam facilmente intermutaveis numa area de serviço em menos de 20 minutos e abrirem esse mercado a todos os players de modo a fomentar a inovação e a concorrencia com estes preços, só mesmo forçando o consumidor mediano a endividar-se fortemente para comprar caro e subsidiado que é, no fundo o que eles querem… Concorrência é muito bonita, mas se todos puderem evitá-la fazem-no sem pensar duas vezes… Mas como diz o outro, lobby que custa centenas de milhões ao ano, é investimento que tem que ter retorno…

        1. Avatar de JL
          JL

          Não, por acaso fez diminuir.

          Há marcas que apostaram nessa vertente, e duvido que algum dia consigam standarização, além disso é um entrave à inovação.

          Curiosamente o que estão a fazer é fugir de um lobby que já todos estamos fartos.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Bem, parece que ninguém percebeu que estava a usar de ironia… Qd em Dezembro o Governo alemão cortou os subsidios de ajuda à compra de VE, a procura desceu a tal ponto que as marcas não tiveram outra opção senão baixar – e muito – os preços, o que prova que eles estão a trabalhar com margens de lucro consideráveis. Pode-se argumentar que como ainda estão em fase de transição, as coisas são inerentemente mais caras e é verdade. Mas vender modelos de gama de entrada ou media baixa a preços a rondar os 40k + na minha optica e a de muita gente, é estratégia que conta com a atribuição de subsidios à aquisição de forma a poderem manter os preços artificialmente altos… E ainda estariam altos se o estado alemão não tivesse acabado ou pausado esses subsidios.
            Entrada de novos players num mercado com um tipo de bateria standardizada é um entrave porquê (estou-me a referir a especicações tecnicas comuns, como voltagens, conexões, sistema de segurança,, etc, não a tecnologia em si que pode ser de iões de lito ou outra qualquer)…

          2. Avatar de JL
            JL

            Portanto fez diminuir os preços…

          3. Avatar de paulo
            paulo

            Tem uma forma de interpretar os factos muito, como é que hei-de dizê-lo, um bocadinho pro enviezado… Naõ sei se está ligado à industria de alguma maneira…
            Talvez este artigo o ajude a desenviezar…
            https://www.reuters.com/business/autos-transportation/scratched-ev-battery-your-insurer-may-have-junk-whole-car-2023-03-20/

          4. Avatar de JL
            JL

            Quem está a enveizar é o Paulo, primeiro vem com um assunto, depois diz que é ironia, agora vai buscar outro assunto que nada tem a ver.

          5. Avatar de JL
            JL

            E não, não estou ligado a essa indústria.

          6. Avatar de Paulo
            Paulo

            Precisa de melhorar muito as suas capacidades de tentar virar o bico ao prego… Espero que não seja advogado… Ou está mesmo a contar que quem lê estes comentários seja assim pro básico a ponto de não entender o que está escrito…

          7. Avatar de JL
            JL

            Virar como ? Não fui eu que iniciei um assunto e depois desculpo-me que é ironia…

        2. Avatar de Antonio+Vasco
          Antonio+Vasco

          20 mn? Já há quem faça em 5minutos, mas não resulta, se tens uma bateria pequena, mais leve e facil de trocar, tens que ir muitas vezes á oficina trocar, se for grande, é pesada e mais dificil de trocar, depois a bateria nunca é tua , logo ficas na mão do fornecedor para impor o seu preço, e para perder meia hora que seja a procurar a oficina, mais vale carregar num dos milhares de carregadores que existem e vão existir mais

        3. Avatar de Victor+von+Frankenstein
          Victor+von+Frankenstein

          Têm noção do que diz? Ou não tomou a medicação?

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Porque é que não me fazes um desenho???

        4. Avatar de Francisco Rocha
          Francisco Rocha

          Essa cena das baterias que se trocam e mais uma falácia (retrocesso civilizacional)
          A era das botijas de gás deu lugar ao gás canalizado
          Alguém acha mesmo e de forma honesta que vamos regredir a aquele ponto em que temos de andar a trocar pilhas no carro que pesam bastante correndo o risco de ter um acidente no processo e sair da tarefa magoado?
          Eu não acho mesmo …

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            A tecnologia actual das baterias de iões de litio atingiu uma densidade aproximada de +- 250 a 300Wh por kg. Um módulo de 2.5 kwh ocuparia um volume aproximado de 3l. Atenção estou a fazer estas contas de cabeça. Mas se a memoria não me falha os numeros não devem estar muito errados.E se estiverem errados corrijam-me. Qualquer carro tem na frente ou na traseira espaço para acolher um sistema de acoplamento que podia ser dimensionado de acordo com o seu tamanho para acolher varios desses módulos e que poderiam ser trocados numa area de serviço por maquinaria apropriada. O tradeoff é que as marcas teriam que fazer certos compromissos em termos design que aliás, já fazem com os motores de combustão interna… Mas até isso acabaria por ser uma vantagem, visto que um dos grandes problemas destes veículos electricos com bateria embutida no chassis é que acaba por se tornar extremamente caro proceder à reparação ou substituição da mesma ao ponto de quando há acidente em que a bateria é afectada, as seguradoras dão-no como perda total, o que ironia das ironias, acaba por se tornar mais insustentável tanto económica como ambientalmente do que um carro de CI… Não foi à toa que a hertz abdicou da sua frota de carros electricos…

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Só uma correcção quanto ao volume de uma celula de 2.5kwh. Fiz mal a conta. Está mais proximo dos 5 litros de volume…

          3. Avatar de JL
            JL

            Fez mal a conta, o volume por litro ronda os 500 wh, por kilo ronda os 250 wh.

            Não existem veículos com a bateria embutida no chassi, todas elas são facilmente extraíveis do carro de forma simples, o problema das seguradoras é que ainda não há técnicos formados para o efeito.

        5. Avatar de Fred
          Fred

          Se repararmos bem podemos verificar que a standardização dos combustíveis foi um “tremendo travão” à inovação de motores…

        6. Avatar de Paulo
          Paulo

          “Sim, porque como o exemplo da alemanha demonstrou, cortar nos subsidios fez aumentar os preços dos veículos electricos…”
          Então acha mesmo que depois do meu discurso todo esta afirmação não é ironia ou sarcasmo se preferir? E aponte lá nos meus comentários onde é que estou a mudar de assunto…

          1. Avatar de JL
            JL

            Não é verdade que os preços aumentaram. eles até baixaram, porque os fabricantes diminuíram os preços para compensar o fim dos incentivos.

            Não entendo

  4. Avatar de yaye
    yaye

    podem chamar-lhe o que quiserem, mas isto é ditadura

    1. Avatar de JL
      JL

      Ditadura de ?

      Só lhe estão a fazer um favor.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Como assim ? a proibição de venda de uma tecnologia que faz mal à saúde e ao planeta é ditadura ahahahah portanto a venda de cocaína ser proibida também é ditadura, há com cada um

      1. Avatar de TT
        TT

        A técnologia que faz mal ao planeta são os VE que necessitam de remoção de milhões de toneladas de terra para fazer uma bateria para um VE! Deixe de ser hipócrita! Informe-se

        1. Avatar de JL
          JL

          Milhões de toneladas para fazer uma bateria ? E diz que os outros estão mal informados ? Então mas é pago para dizer esse disparate ou não sabe o que escreve ?

          É que segundo os ambientalista são só 300 a 400x menos…

          https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.transportenvironment.org/discover/batteries-vs-oil-comparison-raw-material-needs/&ved=2ahUKEwjEh7nX7eGEAxVfVaQEHTiSDwwQFnoECCEQAQ&usg=AOvVaw1YbOVPlzkuYXHW_FFB3tQj

        2. Avatar de Rui
          Rui

          O que eu sei que necessita de extração de milhares de milhões de litros é o petróleo e olha que a gasolina dura bem menos no meu deposito do que qualquer bateria que já tive, sem contando que esses materiais podem ser recicláveis e criar novas baterias como já é feito atualmente, e calma que ainda só vamos na extração do petróleo ainda falta transporte para as costas por petroleiros enormes refinação e transporte para todas as bombas de cada país.
          Ps: Faltas te as aulas de física? não podes extrair milhões de toneladas para meter numa bateria de 1000kg não é bem assim que funciona

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ainda sei o que fizeste nestes motores passados…

  6. Avatar de Infinity
    Infinity

    Vai ser bom para o mercado dos usados

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Sim um produto que vai ser descontinuado peças vão deixar de ser fabricadas combustíveis que continuam a aumentar var ser ótimo mesmo o mercado dos usados vai estar ao rubro

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Xiu, tenho carro a combustao para vender não me lixes o negócio.

  7. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Acho que acabar com os carros térmicos é um grande tiro no pé. Com os preços de eletricidade a subir e com os preços dos combustíveis a descer vai ser muito difícil mudarem para os VE. Atualmente compensa ter um térmico do que um VE.

    1. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      Como? Compensa? De que forma? Sabe que faz 100km por 2 a 3€? E praticamente não há manutenção? E o gasto de travões é minima 150,000a200,000 km ? E quanto gasta em combustível?

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Não podemos fazer contas só com o que se poupa na utilizaçãoi.
        Contabilizando o custo do carro o que se poupa na utilização e o valor da futura retoma tenho sérias dúvidas que neste momento um VE seja mais vantajoso do que um diesel.
        Enquanto não tivermos conjuntos de baterias a rondar os 5000€ não há eletrico que seja vantajoso, mas infelizmente o meu proximo carro terá de ser eletrico, porque a oferta diesel está a acabar.

        1. Avatar de JL
          JL

          Temos de ter baterias a 5000 euros para quê?

          Até porque já temos.

        2. Avatar de Antonio+Vasco
          Antonio+Vasco

          Não tenha, vai ver que fica a ganhar ,e muito. Mas compre baterias LFP , são as únicas com uma vida útil estimada de 1000000 de km e não ardem, são seguras. O valor de retoma será sempre mais alto que as outras , de litio

      2. Avatar de Luís+Costa
        Luís+Costa

        Fazes 100km por 2€ onde seu mentiroso? Eu também se tiver paineis em casa consigo isso, aliás até tenho, mas se for carregar fora de casa num tempo consideravelmente razoavel que não seja ficar 1 dia a espera de carregar diz me lá onde pagas 2€?

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Chamar as pessoas de mentirosas é muito exagerado. Segundo um artigo aqui do Pplware é bem possível ser à volta desses preços

          https://pplware.sitedev.pt/motores/quanto-custa-percorrer-100-km-com-um-veiculo-100-eletrico-saiba-a-resposta/

        2. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Olha boa se fores ao posto mais caro do país claro que fica mais caro, mas carregando em casa facilmente consigo 2/3€ por 100km eu atualmente faço 40 para o trabalho todos os dias portanto 880km por mês e pago 22€ de eletricidade para carregar o carro sem painéis o que me dá 2,5€ por 100km

        3. Avatar de Antonio+Vasco
          Antonio+Vasco

          Em todos os carregadores que não sejam Yonity ou Tesla, mas atenção ao cartão que usa, aí é que está a diferença, procure um que seja barato, nos nacionais são todos caros (pelo menos os que conheço), mas há estrangeiros muito baratos, em janeiro carreguei a 7c, ainda não recebi a fatura de fevereiro

        4. Avatar de JL
          JL

          Eu até faço por 1.5 euros, tenho o kWh a 0.08 já com IVA.

          Isto sem contar com os painéis, já que com esses nem a 15 cêntimos por 100 kms chega, isto porque 90% da energia que gasto vêem deles.

          Precisa de 1 dia para quê? Que carro tem e que capacidade de carga tem ?

        1. Avatar de Antonio+Vasco
          Antonio+Vasco

          Está a pensar comprar um série 7 BMW? E está preocupada com o gasto em electricidade? Lol.
          Porquê se fundamenta num vídeo da Austrália, de que não sabe custos , e não segue as dezenas de comentários de Portugal? Vive na Austrália? É que aqui a realidade é muito diferente

        2. Avatar de JL
          JL

          Afinal são mais baratos.

          Mas.esperamos pelos combustíveis alternativos, depois vamos ver quem paga mais.

        3. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          já sabido que para quem tem necessidade de fazer 1000km diariamente sem parar poderá não ser a melhor opcão.
          Mas para a pequena minoria do pessoal que faz até 100km ou até 200km por dia serve perfeitamente

    2. Avatar de JL
      JL

      Mas os termicos não vão acabar, só vão acabar os que consomem combustíveis fósseis.

      Curioso, porque todos os que apoiam a ideia de não acabar com eles, até a Europa, se baseiam em soluções que só usam electricidade, será que até esses estão errados ? Ainda mais quando apontam para o contrário, descida muito acentuada da electricidade.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Porra diz me a que bomba é que tu vais que os combustíveis estão a baixar é que na minha zona baixam 1 semana aumentam 3, e compensa ter um térmico ?? ou não sabes fazer contas ou não fazes a mínima ideia do que estás a falar

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        Exemplo:
        Trabalhas no Porto mas vives em Lisboa ou vice-versa. Vais usar a estrada que leva 7 horas ou vais usar a auto-estrada? A auto-estrada certamente se usares um VE vais ter de parar pelo 1 vez para carregar pois em auto-estrada o VE gasta mais energia. Quando chegares lá terás 7% de bateria, ou seja terás de encontrar um posto de carregamento com apenas esses 7%. Quando digo 7% estou a ser generoso, mais provável é teres 3%.
        Custos: 14,06 (sem wallbox) + €50,56 (carregamento rápido em DC) = € 64,62 por dia. Numa semana de trabalho gastas mais de € 310 só em carregamento.

        AINDA ACHAS QUE COMPENSA?

        1. Avatar de JL
          JL

          Ui, tantos ve que fazem Lisboa Porto sem carregar….

          O ve não gasta mais energia em AE, gasta onde tem de gastar, no entanto gasta 4 vezes menos que um a combustão.

          Gasta esse valor em que carregador e que CEME ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Em q CEME? Em todos @JL
            Ainda há dias lhe fiz um desenho.

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas os desenhos são para crianças, não para adultos, e como sabe os seus desenhos têm sempre contas erradas.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Erradas onde? Só porque v/excia quer. A realidade é dura, eu sei.

          4. Avatar de JL
            JL

            Onde ? onde as meteu, tanto que até esconde as fontes.

            Sim, a realidade é dura, por isso é que você a tenta enviesar.

          5. Avatar de JL
            JL

            À mostra ? então e quando faz contas ao combustível não escolhe o mais caro ?

          6. Avatar de JL
            JL

            A sério que ainda anda a fazer campanha com preços de 2022 ?

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os preços são de Março de 2024. Mais actuais é impossível.
            Mais caros tb nao.
            Pouco depois o carrosEV pagou mais cao no P.Doce.
            E uns dias antes o MeuTesla arrotou .14€/km tb mais caro q qq dos exemplos anteriores.
            Aqui o problema foi o valor da factura q chegou ter um valor superior ao simulador Miio. Um gajo pensa que vai gastar 10, mas no fim paga 20.
            Muito o obscuro este negócio.

          8. Avatar de JL
            JL

            Ah ok, só os sintéticos e hidrogénio é que vão ser baratinhos, isto porque curiosamente tencionam produzi-los com, imagine só, ELECTRICIDADE…..LOOOOL

            Qual gajo ? você ? não me admirava que agora também fosse inventar uma fatura, isto atenção, PARA QUEM NÃO TEM CONTRA VE’s….

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc tem conhecimento disso td. Simplesmente anda num estado de negação evidente. Pode precisar de ajuda, veja lá isso…

          10. Avatar de JL
            JL

            Ah só é negação quando se trata daquilo que voce defende ? Quando se trata daquilo que os outros usam já não é negação ? Se eu preciso, então você!!!! Isto para quem diz, volto a repetir, que não tem nada contra VE’s.

            Mas diga lá o que disse errado ? Esses combustíveis são baratos onde ? A intenção não é usar electricidade para os produzir ?

            Então porque o hidrogénio na bomba está cada vez mais caro ? Já lhe mostrei recibos e fotos….

          11. Avatar de JL
            JL

            Ah, já agora, quando não tenho conhecimento fico calado, não me meto a falar só porque sim.

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Estávamos a analisar o custo de utilização BEV vs Elektro.

            Não mude de assunto.

          13. Avatar de JL
            JL

            BEV ou eléctrico é a mesma coisa.

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            *
            Digo BEV vs ICE.

          15. Avatar de JL
            JL

            Como quer analisar se não posta os custos verdadeiros ?

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que quer mais verdadeiro que os preços tabelados para cada opção?
            E se há preços que poderiam ser melhores são os do gasóleo, pois aqui Loures é dos mais caros do pais, a par de Lisboa. Se for para Cascais ou Sesimbra encontra fácil gasoleo 6 cents mais barato.
            Pelo contrario , como já vimos, o condutor elektro foi ao Pingo Doce naquela que o kWh era o mais barato de todos e pagou mais caro do q qq das opções listadas nos preçários que aí deixei.

            Diga lá então. Concretamente de que se queixa?

          17. Avatar de JL
            JL

            Não há preços tabelados.

            Ao que parece por aí também têm os carregadores mais caros.

            Errado, não era mais caro que todos, era mais caro que o continente, foi essa a intenção do utilizador.

            Eu não me queixo de nada, nem sequer os uso, tal como não me queixo do preço dos combustíveis, porque também não uso.

            Só sei que electricidade está quase de borla para quem sabe comprar e para mim que já rentabilizei o investimento anterior, já investi em mais painéis.

          18. Avatar de JL
            JL

            Então ? Os condutores de eléctricos usam lambos para andar devagar ?

            E o yamahia tem mentalidade de condutor de Punto, pensa e sonha que anda depressa, mas na verdade andam só a empatar o trânsito. Looool

        2. Avatar de Antonio+Vasco
          Antonio+Vasco

          Mão devem ser muitas as pessoas que moram no Porto e trabalham em Lisboa,em combustível e portagens gastavam uma 180€/dia e 8h a conduzir, é uma hipótese absurda que não interessa para nada.
          Por outro lado, os seus valores são tão irreais que demonstra que não tem nenhum vE nem sabe do que fala.
          Mesmo que tenha um carro de 100kw, que faz porto lisboa directo e a brincar, carregado em casa fica por 16€ (3,5€ aos 100), carregado a até 100kw de potencia pode ficar por de 8 a 30€, depende do provedor e cartao, na Tesla fica por 26€, mas na Ionity pode ficar por 70€, só carrega lá quem quer.
          Mas minha mão ficava ida e volta por 24€, e faço isso todos os meses pelo menos 1vez

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…e 8h a conduzir, é uma hipótese absurda”
            Gasta se for num elektro.
            Num térmico só gasta 4.

          2. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Não diga? Porto Lisboa, ida e volta em 4horas? Em Porche Carrera? Ou Ferrari? Lool

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Basta um Punto GT. Cheguei a fazer 1:20H, 2ª circular -Carvalhos.
            Hoje qq carro faz isso ou menos, o problema é as multas. Mas se colar nos 150 ng o vai multar por causa disso e tem as 2horas feitas.

          4. Avatar de JL
            JL

            LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLL

          5. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Conte me histórias da carochinha que eu acredito, lool.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Que foi agora?

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então não respondem?
            Como é que conseguem gastar 4horas Lis-Opo num térmico?

          8. Avatar de JL
            JL

            Nem gastam 4 horas nem você gasta 1:20 a fazer o que disse, portanto não à nada a dizer.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se não gasta 4 horas pq disse que gastava? É isso que gasta num elektro? Não me admira pelo que se vai vendo!
            Para fazer 1:20 até aos Carvalhos, basta colar nos 200 e ainda pode levar com os abéculas que há do Pombal para cima que mal sentiam que iam ser ultrapassados, saltavam para a faixa da esquerda. Hoje manter essas velocidades constantes iria sair caro. Mas a 150 (2 horas até ao Porto), pode fazer que não vai ter grandes problemas com isso.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Fvr apagar, era mais acima.
            Obrigado

          11. Avatar de JL
            JL

            Ninguém disse que levava 4 horas.

            Pois basta, nos seus sonhos.

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não?, anda mto esquecido :
            Antonio+Vasco 7 de Março de 2024 às 22:37
            “8h a conduzir, é uma hipótese absurda”
            E vc aplaudiu, portanto subscreveu.
            Cuide-se

          13. Avatar de JL
            JL

            Portanto ninguém disse.

            E também não aplaudi em lado nenhum.

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ir e vir é 4horas para cada lado. Não se faça de sonso.

          15. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Yamahia, você distorce tudo o que é contra as suas teorias, só para fez-se ver que você é que está correcto.
            As 4h surgiram de uma senhora dizer aqui que podia haver pessoas a morar no Porto e iam trabalhar a Lisboa. E eu disse que seria muito inviável pois ocupariam 8h do seu dia de trabalho
            Você não está a ver todos os dias uma pessoa ir a Lisboa a 150km/h de media, pois não? Isso será para fazer 1 dia, por excepção, e á noite. Porquê você sabe que para entrar em Lisboa de manhã e sair á noite, perde bem 1h em cada trajecto.
            Isto se uma pessoa quiser ser correcta e falar em realidade dia a dia e não em devaneios sem qualquer interesse para o que estava em discussão

          16. Avatar de JL
            JL

            Para si deve ser, agora 1:20 num punto, só mesmo para rir. Loool

          17. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @António
            Andar às voltas dentro de Lisboa não conta para os cálculos desta história. O que conta é o troço de AE ~300 kms

            @JL Acredite que é verdade e se quer que lhe diga nem acho o tempo nada de especial.

          18. Avatar de JL
            JL

            Loooooooool não sei porque usam superdesportivos como Lambo para fazer transporte de órgãos, quando podiam usar apenas…… Um Punto .

            Claro que é verdade, principalmente dito por si. Ahahahhahaha

          19. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc tem mesmo mentalidade de condutor elektro, looolloolol

        3. Avatar de Rui
          Rui

          Eu nem vou responder devido ao exemplo ridículo que deste isso é para aí 0,1% da população que faz isso. Eu antes gastava 120€ em gasolina agora gasto de 20 em eletricidade.
          SE ACHO QUE COMPENSA? TENHO A CERTEZA

        4. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Digo BEV vs ICE.

  8. Avatar de Francisco Rocha
    Francisco Rocha

    A mudança precipitada por decreto (que é a abordagem atual) é uma forma encapotada de ditadura.
    A mudança baseada na livre concorrência e nas leis do mercado que favorecem quem tem a melhor oferta e melhor desempenho é o caminho democrático e por isso natural.
    A mudança “normal” ocorreria sem necessidade de decretos (ditadura) se a nova oferta tivesse todas as vantagens da tecnologia atual relativamente a utilização e acrescentasse a elas novas vantagens e viesse ainda a por cobro a algumas das desvantagens existentes atualmente.
    Ate lá cabe a ciência continuar a trabalhar para encontrar as respostas que permitam tornar possível de forma “normal” precipitar a mudança …

    1. Avatar de JL
      JL

      E está ocorrer, tem algum decreto aprovado para isso ?

      As vantagens já cobrem muito além das desvantagens, por isso fazerem cada vez mais sucesso.

      1. Avatar de Francisco Rocha
        Francisco Rocha

        Basta só ligar a TV e ouvir o que certa classe política (detentores da capacidade de produzir legislação) em Portugal e na Europa afirmam e defendem publicamente
        Basta ver a legislação que esta a ser preparada na Europa
        Basta ver o pacote fiscal que é criado por todo lado para penalizar tudo o que vai contra
        Basta ver as restrições de circulação que estão ser estudadas e adotadas para os casos que estão fora do baralho de cartas escolhidas como as certas
        Basta ver serem atribuídos subsídios (dinheiro de todos os contribuintes incluindo dos coitados que ousam escolher de uma forma diferente) a quem baixa a cabeça e diz amem os tais “decretos”
        Etc …
        Tudo formas encapotadas de ditadura (manda quem pode) mas neste tempos mais modernos numa versão mais doce

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Chama-se política e democracia, ditadura é uma coisa bem diferente

          1. Avatar de Francisco Rocha
            Francisco Rocha

            Eu não disse “ditadura”,
            disse “ditadura encapotada”
            e agora acrescento para clarificar ainda mais …
            “ditadura encapotada de falsa democracia”

        2. Avatar de JL
          JL

          Então e dinheiro dos contribuintes para os a combustão ? Já não há problema ?

          1. Avatar de Francisco Rocha
            Francisco Rocha

            Para mim só é problema quando o principio que rege é parcial (ou seja o dinheiro de todos serve para favorecer alguns)

          2. Avatar de JL
            JL

            Então e o dinheiro dos que metem gasolina a financiar os que andam a gasóleo não é problema ?

  9. Avatar de TT
    TT

    Se Deus quiser o PPE há-de ganhar as eleições e acabar com esta treta da proibição de venda de carros novos térmicos

    1. Avatar de JL
      JL

      Loooooooool

      Enfim, até parece que alguém vota acreditando nas promessas que eles fazem.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Vai ganhar.
      E o Trump tb.
      Os mamões vão ter que chuchar no dedo.

      1. Avatar de JL
        JL

        E vão acabar com o trabalho de governos de 30 anos. Llooloooolll

  10. Avatar de Tiburcio
    Tiburcio

    se ele tiver conta no Dubai que se prepare…