Celso Martinho sai do Sapo… para o mundo

11 Comentários

Falou-se, há dias, que o criador do Sapo tinha “batido com a porta”. Na verdade quando o criador deixa a sua criação 20 anos depois, as marcas devem ser profundas, será um arrancar doloroso de uma vida dedicada a um projecto tão intenso.

Este é o momento em que deixo o SAPO, o projecto que ajudei a criar há 20 anos nas catacumbas da Universidade de Aveiro juntamente com o Junior, o Hélder, o Sérgio, o João Luís e o “Cooker”.

celso_20anos


Estas são as palavras que encerram um capítulo importante na vida digital do nosso país. Na verdade e pelo que podemos ler no sítio do Celso Martinho, é também o início de um novo e desafiante momento no que toca à inovação tecnológica.

Apresento-vos portanto a Bright Pixel, por agora uma inevitável landing page hipster, mas em breve um pólo real de talento e de ambição global, um local onde se pretende criar uma cultura única e criar condições para conseguir gerar ideias de projectos e produtos com potencial para desafiar a linearidade da lógica comum.

Pelo que conhecemos do Celso, pelo trabalho que desenvolvemos nos últimos anos em vários eventos, mais concretamente no Maker Faire, vem aí um “universo” de grandes novidades e muitas consequências positivas no mundo dos criativos.

O Pplware estará atento aos desenvolvimentos, com a curiosidade sobre os projectos que estarão de certeza já em lume brando.

Reboot

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Desejo a maior sorte para o senhor Celso Martinho,um dos fundadores do maior e melhor portal de notícias em Portugal,que é o SAPO.Tudo de bom para o senhor e um grande abraço. 🙂

    1. Avatar de Hugo Freitas
      Hugo Freitas

      O SAPO não começou como portal de notícias, mas sim como um simples motor de busca à lá google. Depois é que foi mudando com a aquisição da PT (SAPO).

      1. Avatar de Gilito
        Gilito

        Em boa verdade, o sapo começou por ser uma espécie de directório de sites (lista de sites)… não era bem um motor de busca tal como o Google… ou seja, o Sapo não indexava automaticamente os sites… era necessário ir lá registar os sites, dizer quais as palavras que se pretendia que fossem pesquisáveis para dar acesso ao nosso site, etc.. 🙂 Ainda me lembro de lá ir registar uns poucos de sites! SAPO = Servidor de Apontadores Portugueses Online 🙂

        1. Avatar de Hugo Freitas
          Hugo Freitas

          Nem mais. Quando me referia “à lá google” referia-me somente ao front-end do site. Obviamente que “por baixo do capot” a coisa funcionava de maneira bem diferente. O google corria o código de indexação de sites que o fez único no mundo e que por isso mesmo ganhou a notabilidade que mais tarde souberam tão bem explorar economicamente. O SAPO tornou-se num Portal (designação tão em voga nos inícios dos anos 2000) e a cara do produto de internet da PT.

  2. Avatar de João Paulo Ribeiro
    João Paulo Ribeiro

    Boa sorte Celso!

  3. Avatar de Teresa
    Teresa

    Em vez de acharem que eles fizeram a empresa deveriam pensar que a Empresa os fez a eles e os tirou do tal “catacumbas” da imaginação para o universo.
    Ao encerrar-se um ciclo era bonito ver esse reconhecimento em vez de se dar a entender que somos maiores do que a própria obra. Nunca somos. Nunca seremos. Por isso se faz obra, para que ela nos sobreviva para sempre. A quem fica o obrigada ao Celso pelo SAPO. Cuidaremos bem dele e se o Celso fez bem o trabalho terá deixado um batalhão de gente competente para o fazer: “Leaders don’t create followers, they create more Leaders”. Felicidades a ambos lados que agora seguem rumos diferentes.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      O pior é que os outros Leaders tb estão de saída.

  4. Avatar de Hugo C
    Hugo C

    Desejo o maior sucesso ao SR. Celso Martinho e aos seus projetos futuros, ainda me lembro do tempo do sapo ser um motor de busca e um ISP ainda no tempo das Dial-Up.

  5. Avatar de JGago
    JGago

    Boa SORTE Celso.

  6. Avatar de Francisco Almeida
    Francisco Almeida

    Celso e portal Sapo sempre foram um só, em termos digitais, porque em termos financeiros Sapo há muito é Portugal Telecom. E agora?

  7. Avatar de TMDX
    TMDX

    Grande celso, muitas vezes me referi a ti como o exemplo a seguir, em 10 anos de formação na PT, sempre te coloquei como um exemplo a seguir.
    Desejo-te as melhores felicidades e que reinventes um SAPO (Batráquio, rã, rela, lagarto, whatever) melhor que o anterior e igual ati, único e incontestável!
    Catch you on the bounce!