Carregar um elétrico no tempo de reabastecer um carro a combustão? Chineses estão perto!

20 Comentários

Além da autonomia, também o tempo de carregamento é apontado como um entrave aos carros elétricos, por ser comparado ao tempo que um carro movido a gasolina ou gasóleo demora a ser atestado. Ora, uma empresa chinesa conseguiu esbater significativamente essa diferença.

Chinesa Li Auto

Uma fabricante chinesa mostrou que conseguiu atingir capacidades de carregamento rápido singulares, deixando a indústria perplexa. Numa série de vídeos publicados nas redes sociais chinesas, a Li Auto mostrou o quão rápido poderá ser carregado o seu próximo lançamento.

Pelo que é revelado, a fabricante carregou a bateria de 100 kWh do seu modelo MEGA de 10 a 80% em 10 minutos.

Estes números representam um recorde verdadeiramente impressionante, num teste em que a proposta da Li Auto atingiu uma potência máxima de carregamento de quase 522 kW, e quebrou o recorde estabelecido pelo Xpeng G9 de 445 kW.

Para referência, a potência de carga da geração atual do Porsche Taycan é de 270 kW, ao passo que a próxima será de 300 kW.

Conforme partilhado, o carro elétrico mantém uma potência acima de 40 kW até aos 60% de carga, passando para 315kW entre os 60 e 80%.

Para o teste, a Li Auto utilizou um supercharger de design próprio: durante o carregamento, a corrente pode chegar a 711,6 amperes. Até agora, o carregador mais rápido era um desenhado pela Huawei, que atinge 600 kW e 600 amperes.

Elétrico MEGA da Li Auto

O segredo para isto reside na bateria usada no elétrico da Li Auto. Segundo a fabricante, o pack CATL Kirin consegue recuperar 500 km de autonomia em apenas 12 minutos.

Além de tudo isto, a bateria foi projetada para que o calor gerado não afete a sua vida útil, mesmo utilizando essas potências regularmente. Isto, graças a um sofisticado sistema de refrigeração líquida.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JP
    JP

    Problemas todos resolvidos, aí está a bateria perfeita……, nem mexam mais que podem estragar essa evolução épica…., agora e só investir nesse carregador, deve ser barato como o habitual….

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Sabes o que é 711,6 amperes. ou 600 kW?
      Só de pensar numa pequena falha de segurança a essa amperagem até os meus ossos tremem…

      O pessoal começa a lidar com amperagens que faz lembrar o filme do regresso ao passado.

      Isso é praticamente inviável em maior parte dos países colocar carregadores com esses requisitos em grande escala.

      1. Avatar de JL
        JL

        E porque havia de lhe tremer os ossos ? quando passa por um PT de 2 MW também treme ?

        Inviavel porquê ? a por cá existem dezenas de locais com muito mais potência instala para carregar veiculos, a tesla tem 2 por cá de 3.6 MW ou 3600 MW.

        1. Avatar de Pois, Pois
          Pois, Pois

          Quando passas junto a um PT de 2MW não estás a manipular nenhum cabo de carregamento com uma ficha na extremidade, por isso a analogia não é feliz/adequada

          1. Avatar de JL
            JL

            E desde quando o cabo está com energia quando está a ser manipulado ?

            Comparações infelizes dão nisto.

          2. Avatar de Pois, Pois
            Pois, Pois

            O mundo perfeito e idílico que apregoas não existe, as coisas acontecem, desde o mau uso, a avarias nos equipamentos , a um cabo degradado por qualquer motivo, a uma ficha danificada, por isso sim, concordo que se trata de potências exageradamente altas para o tipo de utilização que lhes será atribuído.

            Em todo o caso esquece, não pretendo voltar a tentar argumentar contigo, sempre que o tentei fazes-te, no mínimo, de sonso.

          3. Avatar de JL
            JL

            Sabe que seguranças tem o posto para isso ?

            Quem está apregoar um mundo de terror é você, deve ter apanhado um choque e ficou assim.

            Além disso sabe que existe isolamento entre a rede e os cabos de carga?

            Isso, não vale a pena já que não entende nada do assunto.

    2. Avatar de Luis Miguel
      Luis Miguel

      O que eles não dizem é que os carregamentos rápidos diminuem o tempo útil das baterias .

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        «Além de tudo isto, a bateria foi projetada para que o calor gerado não afete a sua vida útil, mesmo utilizando essas potências regularmente. Isto, graças a um sofisticado sistema de refrigeração líquida.»

      2. Avatar de Helder Pinto
        Helder Pinto

        Está mesmo no ultimo parágrafo…
        É o que dá comentar sem ler tudo…

      3. Avatar de Grunho
        Grunho

        Ninguém é obrigado a utilizar sempre a potência máxima de carregamento.

  2. Avatar de jose
    jose

    Boa tarde.
    Segundo este site https://datahub.ren.pt/pt/eletricidade/balanco-diario/ o consumo de pico em Portugal no dia 23/10/2023 foi de 7 196 Mw com estes carregamentos de 522 kW = 0,522Mw se em Portugal ninguém gastar energia nenhuma é possível carregar 13785 veículos simultaneamente.
    Ainda bem que todos dizem que as redes energéticas globais estão preparadas para a massificação de veículos elétricos.

    1. Avatar de Júlio Martins
      Júlio Martins

      bom comentário 🙂

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Não estão preparadas para amanha passarem todos a elétricos tal como não estavam preparadas à 100 anos atras para todos terem eletricidade em casa imagina só hoje em dia toda a gente tem, a rede aumentou gradualmente tal como vai acontecer com os elétricos à medida que vão aparecendo mais a rede vai melhorando vocês falam como se amanha de manha toda a gente fosse acordar com um elétrico tenham juízo é claro que não é assim as coisas vão aumentando gradualmente por exemplo os carregadores de elétricos subiram exponencialmente no ultimos anos e a rede continua a aguentar deve ser magia

    3. Avatar de JL
      JL

      Curioso porque muitos querem soluções que gasta muito mais e nessa altura não se perguntam se a energia chega.

  3. Avatar de JL
    JL

    Ui, isto vai deixar muita gente de azia,… lol

  4. Avatar de PJA
    PJA

    Potências desta dimensão para todos dá-me vontade rir. Vivemos a completa utopia.

    1. Avatar de JL
      JL

      Porquê para todos ?

      Ou será que a utopia está na sua cabeça ?

    2. Avatar de Rui
      Rui

      ah uns ano diziam mesmo, “ui eletricidade em todas as casas devem estar a sonhar” agora toda a gente tem eletricidade em casa

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Que eu saiba isto não muda muito a situação , para já ainda não há confirmação destes números , sugundo há a questão dos ” carregadores próprios” alegações são só isso ,alegações Depois existe a questão do “Optimismo” dos chineses ao anunciarem os nuneros em jeito de propaganda , reparem que até este website não se cansa de vangloriar os avanços alucinantes dos chineses , será mesmo verdade ou alguém anda muito iludido na propaganda? Vamos ao que interessa , mobilidade eléctrica existe para diminuir a dependência dos combustíveis fósseis , proteger o ambiente , maior eficiência …calma eficiência não é o mesmo que autonomia porque isso resolve-se com baterias maiores , é mesmo fazer msis km com a mesma energia e vejam lá que continua a ser o rei , dica ; não é chinés .