Buzz – Gmail cada vez mais social

47 Comentários

Foi hoje apresentado do Google para o mundo uma ferramenta para o Gmail que parece ser um concorrente indirecto ao Facebook e ao Twitter.

Chama-se buzz e é uma rede social com base no Gmail. Podemos partilhar fotos, vídeos e, para além disso, vai estar disponível em smartphones.

Utilizando a estrutura já existente do Gmail, o buzz funciona como leitor de RSS feeds, permitindo também importar conteúdos do Picasa, Twitter, Flickr e Google Reader.

O buzz tenta colocar tudo num só lugar: o Gmail. Lá podemos ter acesso a todas as ferramentas sociais para estar sempre em contacto.

Os 5 pilares do buzz são:
  • Listas de amigos automáticas (com base no Gmail);
  • Utilizando o Twitter e o Picassa oferece uma experiência rápida no que toca a compartilhamento;
  • Conteúdo público e privado;
  • Integração com a caixa de entrada do Gmail;
  • buzz recomendado (dá prioridade aos buzzes que podem interessar deixando para trás o resto).
Buzz Mobile

Neste aspecto, o buzz inova e muito. O buzz mobile, em vez de publicar as nossas coordenadas, dá-nos um sitio conhecido e próximo de onde estamos. Para além disso, podemos ainda ver os “buzzes” que foram feitos, ver imagens ou até mesmo notícias que estão perto do nosso local.

Para já, apenas podem aceder a todas as funcionalidades os possuidores de um iPhone ou Android. As três formas de aceder são: via Google.com, via buzz.Google.com ou via Google Maps Mobile. Outro aspecto de salientar é a possibilidade de fazer updates via voz.

API

A API para o Buzz também já está disponível, para a criação de aplicações externas. Buzz API.

Pode aceder já no site oficial, mas se ainda não estiver disponível, não se preocupe. Está a ser adicionado o serviço buzz e, em poucos dias a sua conta será activada. Quanto estiver pronto, um link irá aparecer no seu Gmail.

Homepage: buzz

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Lá terei que aguardar mais uns dias porque o buzz ainda não funciona no meu gmail. Acho que tem potencialidades interessantes (pelo pouco que ainda se sabe)

    1. Avatar de Street Racer

      Agora já estou a ver porque é que a Google iria deixar de suportar o IE no Gmail, etc…

      Neste caso para o Gmail, é o Buzz, agora para os outros parece que também vem novidades…

      Por isso as novidades não acabaram… é apenas o INICIO!

  2. Avatar de Ele Diz

    Tal e coisa, anda tudo numa tentativa desesperada de inventar a roda, mas isto das redes sócias, pelo menos nos moldes de hoje creio que estão a atingir o pico máximo, vejam o hi5 acabou, o facebook segue o mesmo conceito não tardará até as pessoas se fartarem daquilo, aliás, o face book é ele próprio o sinal de que a privacidade começou a pesar mais na mente das pessoas, mas vai acabar por cair também…
    É preciso aparecer algo diferente, esta tentativa do google de agregar vários serviços do tipo rede social é a prova de que o conceito está encravado e ninguém sabe muito bem o que inventar!

    1. Avatar de dockme
      dockme

      Não te preocupes com o acabar… Pois não acaba!
      É como os trolhas, niguém quer ser trolha, mas há sempre trolhas. xD

      1. Avatar de R@lf
        R@lf

        “É como os trolhas, ninguém quer ser trolha, mas há sempre trolhas”

        Ahahahahahahahahahahah!

  3. Avatar de vitor
    vitor

    expectacular. Hoje e cada vez mais no futuro, as pessoas têm cada vez menos privacidade, e ainda melhor, nos e que abdicamos dela de livre vontade.

  4. Avatar de Vítor M.

    Daqui a alguns meses será apresentado o Google folha dupla… não tarda!!!

    1. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      Desde que seja macio e absorvente eu começo a utilizar. Já uso gmail, wave, talk, earth, wave, calendar, doc´s, news, picasa, analytics e por aí adiante, se lançarem o google folha dupla também passo a utilizar 🙂

      1. Avatar de Ocasional
        Ocasional

        altamente… usas o wave duas vezes e eu ainda n percebi a utilidade daquilo… confesso k tb experimentei apenas no início… um dia hei-de voltar a tt.

        Agora o folha dupla, se fosse macio e uma vez que é google seria gratuito parece-me, no entanto era bem capaz de trazer um algoritmo para te analisar e postar directamente a informação no buzz… n sei se seria boa ideia 😉

        Abraço

        1. Avatar de Ecchin
          Ecchin

          Nao sabes aquele vídeo? O google ia analisar os teu dejectos para poder enquadrar a publicidade que vês segundo a tua orientação culinária.

  5. Avatar de Diogo
    Diogo

    Estou confuso, então e o wave? Não faz a mesma coisa +/- ?

      1. Avatar de Marcelo Ribeiro
        Marcelo Ribeiro

        Sim, vi o vídeo de apresentação e a primeira coisa que pensei foi “bem, o Google desistiu do Wave e decidiu-se por lançar um produto que tem o nome de um jogo para a Playstation…”

        A sério: são mais semelhanças do que diferenças entre o Wave e o Buzz, é o que eu acho!

      2. Avatar de diogo
        diogo

        sim, eu sei que geoposicionamento e actualziaçao de status tipo twitter nao é o wave, mas conversar com amigos, postar fotos e partilhar é o wave.

        Comment fail.

        1. Avatar de diogo
          diogo

          carrego respoder ao de cima, responde a este :X

        2. Avatar de Raicuparta
          Raicuparta

          É necessário um grande nível de insegurança para ficar picado com um “não” 🙂

        3. Avatar de Vítor M.

          Posso estar enganado, mas o wave é um produto sem futuro, faz parte daquela mania que consome o Google de ter tudo… até estes “fail”.

          1. Avatar de t@ndre

            estou com vontade de discordar :), penso que ainda não se conseguiu criar a aplicação ou necessidade para a funcionalidade!

            continuo a dizer que para fazer actas de reunioes online é um must!

          2. Avatar de Alexandre Pinto
            Alexandre Pinto

            Eu vejo potencialidades no wave, no entanto ainda não é o momento para uma mudança tão profunda ao nível de email.

            Primeiro o google tem de abrir o wave a publico, e o mesmo conceito terá de ser adaptado pelos outros vários servidores de email.

            Se isso não acontecer nada feito.

            Ja imaginei o conceito do wave inserido no outlook. As potencialidades seriam imensas!!!

  6. Avatar de barros
    barros

    looool
    Bem visto Vitor!! 😉

  7. Avatar de Jose
    Jose

    O último lugar onde ia por os meus dados pessoais, era no Google. Eles bem podem esperar sentados, para eu acessar a essa rede social, lol.

    1. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      E vão dois!

    2. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Pesquisares no Google, ou por os dados noutro local vai dar ao mesmo 😉

      Seja Twitter, Facebook… acaba sempre por ser “snifado” pelo Google bot…

      Melhor é não usares net se tiveres essa preocupação! 🙂

  8. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Gostei do serviço, embora ache que seja dificil vingar num mercado tão “saturado” de redes sociais, ainda por mais tendo duas tão bem sucedidas como o Facebook e Twitter.
    A meu ver, servirá apenas para “desfragmentar” mais o pessoal…e como é obvio ninguém quer estar noutra rede social, com outras tão boas.
    Seria o mesmo que agora aparecer um “novo” Youtube (E já existem vários…) … são interessantes, mas o Youtube é o Youtube… se é que me faço entender.
    De qualquer forma deixo a questão no ar… onde é que fico o Google Wave no meio disto tudo? Seria ele o conceito para este novo serviço ou são duas coisas distintas?
    E outra coisa, já alguém disse que a Sony é que não vai gostar muito da brincadeira por causa do nome “Buzz” e aparentemente não é a única…
    Segue-se o Twitt que a Yahoo escreveu: http://twitter.com/yahoo/status/8868414034

  9. Avatar de Eltonada
    Eltonada

    é só impressão ou isto é uma adaptação do wave? lol

    Pode ser só impressão minha, mas o Wave só teve teve os seus “15min de fama” e depois parece que morreu para os Media na net e muita gente.

    Isto parece uma tentativa de não deixar morrer a plataforma aplicando noutro contexto.

    1. Avatar de João Campinhos

      A minha opinião, é que o Wave foi um Buzz versão beta. Isto deu tempo para o google perceber melhor as verdadeiras necessidades dos utilizadores.

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Exactamente o que eu acho também… por isso é que só foram seleccionados “X” pessoas para obterem um feedback do que iriam ou não fazer.

        1. Avatar de João Campinhos

          Vamos ver como corre. Eu pessoalmente acho que era aquilo que me faltava.

          Sinto necessidade(em parte também por não usar o thunderbird) de alguma interactividade com o meu mail, e se funcionar como eu penso, passo a ter as minhas “coisas” mais juntas.

        2. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          @João Campinhos

          Exactamente. Eu por exemplo não acho que isto seja uma tentativa directa ao Facebook e Twitter (porque directamente dificilmente teria hipoteses), mas sim um excelente serviço complementar para quem tem contas GMail.

          O Hotmail já tem algo do genero mas é uma confusão…que ainda não percebi ao certo o que eles pretendem fazer.

          1. Avatar de João Campinhos

            Daí eu ter escrito “concorrente indirecto”

            e é mesmo isso. Complementar. E vem numa altura ideal onde as redes sociais são o presente e o futuro.

  10. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Eu ouvi hoje na rádio, não sei se é oficial ou não, mas aparentemente a Google e o Facebook estão em guerra um com o outro, o Google lançou este novo serviço que entra em concorrência directa com o Facebook, e o Facebook está a pensar pagar à Google na mesma moeda criando um serviço de email.
    Honestamente não estou a ver o Facebook a roubar cota de mercado ao Gmail, mas o mesmo já não se pode dizer do Facebook.

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Por acaso também ouvi esse rumor, que o Facebook se preparava para criar contas de e-mail.

      Mas é assim, a meu ver, nem o Facebook rouba clientes ao Gmail, nem este Buzz vai roubar contas ao Facebook.

      Ambos são muito bem sucedidos no que fazem, e acho que de certeza que um não irá afectar outro…a não ser que exista um deslize na qualidade que justifique o cliente “fugir” para outro lado 😉

      Exemplo: O Facebook não foi pioneiro, mas foi a qualidade que o fez obter clientes, isto porque MySpace, Hi5, e companhias abusaram e tentaram inventar tanto que perderam qualidade…

    2. Avatar de Paulo

      O google esta a arranjar guerra com todos, ate ja conseguiu uma pseudo-união que parecia impossível “apple+M$” ambas contra a google. Dispara para todos os lados, vamos ver se a estratégia da os seus lucros, a mim parece-me um pouco imprudente. Quanto aos serviços lançados por ela, óptimos, venham mais e grátis, só temos a ganhar.

  11. Avatar de Regis
    Regis

    Ora bem
    será que há por ai alguém que consiga “inventar” alguma coisa que o Opera já não tenha?? 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      De facto é uma verdade. Como sempre afirmei, se o projecto Opera tivesse mais disponibilidade financeira, isto que vemos aparecer, assim como muitos outros produtos, teriam carimbo Opera e alguns já há vários anos.

      1. Avatar de Regis
        Regis

        Sem dúvida, um ninho de genialidades!
        Bem e com o Unite, o “dono da bola” sou eu. Quando não quero “jogar” desligo! Está sempre tudo na minha máquina, não em servidores “muito confiáveis”. O futuro é isto, creio eu.
        Já agora a oportunidade para te dar os parabéns pelo incontornável (é pá tantos adjectivos neste post) PPlware 😉

  12. Avatar de dockme
    dockme

    O google esta a avançar muito. Sem muita publicidade nem grandes festas, esta empresa está a ficar à frente em tudo. Alguém os vai tentar travar com a história dos processos. Mas pelo que já vi, o buzz bate facebook, hi5 e essas tretas tds.

  13. Avatar de Ryan
    Ryan

    Os tempos em que o google inventava ja la vão. Agora o google adquire start up e faz o jogo do bom marketing ao estilo apple para vender. Qualquer delas nao merece a minha confiança… Bom a Microsoft vai mais ou menos pelo mesmo caminho. Qual é necessidade que tenho de andar a exibir-me com fotos disto e daquilo. O melhor de tudo é mesmo estar com as pessoas em vez de andar a espalhar dados como se fosse um louco.

  14. Avatar de Cursos Profissionais

    O google não para!

    @dockme

    Será mesmo ? Vou esperar para ver, que aqui ainda não está disponivel!

  15. Avatar de Maybe...
    Maybe…

    Algum tempo atrás vi +/- conceito mas com outro nome: Wave. Igualmente da Google.

  16. Avatar de Vítor M.

    Só para lançar uma achega:

    Buzz.yahoo e agora Google Buzz, aqui nota-se de facto uma inovação 😀

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Já tinha posto mais acima 😉

      A propria Yahoo lançou um Twitt a dizer isso…
      Embora o nome seja igual, são serviços diferentes.

      http://twitter.com/yahoo/status/8868414034

      Aparte desse, existe alguns rumores que quem não achou piada ao nome foi a Sony…por causa do jogo.

  17. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    BUZZ PELO GMAIL:

    Já está a funcionar 😉

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      E posso desde já adiantar a minha opinião numa só palavra:

      Decepção

  18. Avatar de André Monteiro
    André Monteiro

    Eu quero mesmo saber quando chegará a versão 4 da USB/Google auto-plugável no cérebro, porque então basta fazer o login (no Gooogle, é lógico) e deixar que ele nos pilote 🙂

    Tá parecendo a década de 90, quando a MS se metia em tudo que era nicho de mercado onde tivesse uma empresa despontando o nome no cenário de software. E isso mais para acabar com a empresa do que para disputar o mercado em si.

    ps.: alguém realmente usa o wave?

  19. Avatar de ALL
    ALL

    Eu sinceramente estou a ficar confuso com tantos serviços do google e sem perceber p que serve metade :S

    Outra coisa a referir é q o google a meu ver deveria mudar o layout das suas app, a meu ver são mt “coiso”. Isto é, n me sinto confortavel a navegar nelas e ainda de referir a falta de sincronização c outras app’s. A dificuldade em sincronizar a agenda os contactos com o meu tlm ou mm c outras app q uso no pc.