Bug no iOS 6 permite desbloquear iPhone

45 Comentários

As falhas e os bugs nos sistemas operativos são algo que podem acontecer em qualquer situação, por mais desenvolvimentos e testes que sejam feitos por parte dos seus criadores.

É uma realidade que acontece a todos e que, na maioria dos casos, é resolvida de forma rápida e eficiente por quem os desenvolve.

Surgiu agora mais uma falha de segurança no iOS 6 e que permite que qualquer iPhone veja o bloqueio por código numérico ultrapassado de forma simples e rápida.

iphone

Esta situação não é original no caso do iOS e a Apple tem já um historial de situações idênticas no passado. No entanto não é o único fabricante a apresentar estes problemas.

São conhecidos os casos que afectaram da mesma forma o iOS 5.01, o iPad e a SmartCase no caso do iOS 5 e até outras falhas mais gerais.

Todos estes problemas foram de imediato resolvidos pela Apple em actualizações posteriores e que sanearam todos os problemas.

A falha agora descoberta permite, tal como as outra, que qualquer pessoa possa ter acesso à aplicação de chamadas do vosso iPhone e que fique com a possibilidade de, para além de fazer ou receber telefonemas, aceder aos vossos SMS’s ou contactos..

A forma de o fazer é simples, requer apenas alguns passos e, claro, o acesso físico ao equipamento. Caso queiram testar esses mesmos passos e ver a facilidade com que qualquer pessoa possa ter acesso ao vosso iPhone podem seguir os passos abaixo indicados.

Primeira Parte

  • Ligar o iPhone, desbloquear e aceder a Chamadas de emergência
  • Carregar no botão de power (em cima) e esperar até que surja a opção de desligar. Carregar em Cancelar
  • Marcar 112, carregar no botão verde (ligar) e de seguida no vermelho (desligar)
  • Desligar o iPhone e voltar a ligar (botão de Power)

Segunda Parte

  • Aceder ao ecrã de desbloqueio por código
  • Pressionar o botão de Power durante aproximadamente 3 segundos e, imediatamente antes de aparecer o ecrã Desligar, carregar no botão Chamadas de emergência
  • Sem deixar de pressionar o botão de Power carregar no botão central do iPhone (Home)

Após executarem esses passos vão estar no ecrã principal do iPhone, com acesso pleno ao equipamento e sem quaisquer restrições.

Este processo não é directo e simples, mas pode ser visto e compreendido melhor no vídeo que disponibilizamos abaixo.

Como puderam ver este processo é simples e qualquer pessoa o pode fazer sem grandes complicações ou dificuldades. Mostra que o iOS 6 está vulnerável a este problema e que devem ter algum cuidado com o vosso iPhone.

Como é natural espera-se para breve uma solução para este problema por parte da Apple. O iOS 6 tem estado a mostrar problemas grandes e graves, mas que a Apple irá com certeza solucionar.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ashyam

    Isso não é um bug! É uma feature para quando nos esquecemos do código! :p

  2. Avatar de Elton
    Elton

    Alem do ios 6 o ios 5.1.1, 5.0.1 e o ios 4.3 em diante e possivel fazer este tipo de procedimento. Desbloqueei vários iphone desta forma.

    1. Avatar de Joao ribeiro
      Joao ribeiro

      Para desbloquear o iphone é seguir este procedimento?

  3. Avatar de Gonçalo Duarte
    Gonçalo Duarte

    Sanearam? A Apple tratou do saneamento dos problemas? Ou será que sanaram os problemas?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Sim, sanearam. Que na verdade quer dizer o mesmo que sanaram…

      http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=saneados

      1. Sanar.
      2. Tornar higiénico; salubrificar; remediar; tornar habitável.
      3. Tornar apto para a cultura.
      4. Expurgar.

      1. Avatar de Miguel Ribeiro

        Hehe, o facto de duas palavras terem um significado comum não significa que possam ser usadas, ou uma, ou outra, em qualquer das situações.
        Também não sanamos a casa de banho.
        Mas isso é o menos.

        Só gostava de saber é quem raio consegue descobrir uma manigância destas.

        Não é do pé para a mão, que alguém se lembra de fazer esses passos todos, por essa ordem…
        Digo eu.

      2. Avatar de Renato Silva
  4. Avatar de DanielC
    DanielC

    Apesar de utilizador de quase tudo da apple, começam a aparecer falhas a mais no sistema, começo a ficar procupado com a qualidade de segurança e serviços… Ao ponto da vodafone me mandar uma sms para atualizar o meu iphone pois a versao 6.1 nao era recomendavel…

  5. Avatar de Joao ribeiro
    Joao ribeiro

    E informações sobre o desbloqueio por codigo?

  6. Avatar de Daniel Belém Duarte
    Daniel Belém Duarte

    Estou a tentar a um bom bocado e ainda nao consegui. tenho iOS 6.1 em iphone 4 com jailbreak

  7. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Boa Noite,
    Tenho uma duvida, tenho um iphone5 bloqueado à TMN se eu usar este metodo fico com ele desbloqueado para sempre?
    E a garantia?

    Obrigado

    1. Avatar de Maloky
      Maloky

      Este método permite passar o bloqueio de ecrã quando este requer código e não o desbloqueio do operador do telemóvel. Embora a minha primeira impressão também fosse essa 🙂

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Ah ok, Obrigado pela resposta. 🙂

    1. Avatar de Pedro Simões

      Sim, mas são formas diferente de fazer. Podes ver aqui também (https://pplware.sitedev.pt/informacao/falha-no-bloqueio-do-ios-5-01-permite-acesso-ao-iphone/), mas estaria tratado.

      O problema é que esta é outra falha, com uma forma de fazer diferente e que não envolve a remoção do cartão SIM, tal como acontecia com a anterior.

  8. Avatar de Joao
    Joao

    Mas só se pode aceder as chamadas nao ao menu( fotos, videos) justo?

  9. Avatar de Bruno Oliveira
    Bruno Oliveira

    Acho engraçado quando “descobrem” estas formas de desbloquear um ecrã com código… São mais fáceis os quad combos do mortal kombat ou fazer a “bola” no street fighter.

    Os manos bravos para vos gamar o telemóvel também usam uma técnica super avançada e mais fácil de sacar o código que perder tempo com formas de dança da chuva em tanga e com 30 botões e desliga e liga e liga para o 112 e raspa com o telemóvel no chão, essa técnica é a da arma branca ou arma de fogo ou um enxerto de porrada…

    Uma notícia desse conteúdo que valha a pena é se descobrirem uma falha do tipo: carregas num botão sem querer e está desbloqueado.

    1. Avatar de Alexandre Amaral
      Alexandre Amaral

      Num produto de excelência deves exigir qualidade, estes tipos de erros são inadmissíveis. Bugs genéricos, que acontecem um ou a outro utilizador, é uma coisa bugs de segurança é outra.
      A verdade é que desde o Tim Cook entrou em cena tem se repetido estes cenários, parece que a secção de betatesting ficou desfalcada, o que realmente é de lamentar.

      1. Avatar de Rafael Martins Cardoso
        Rafael Martins Cardoso

        Alexandre Amaral, o Tim Cook não tem mao para uma empresa deste tamanho. Steve Jobs era considerado um rei cá fora, mas dentro da empresa era o diabo em pessoa. Não permitia erros. Era capaz de parar produções ou mudanças radicais abaixo sem pestanejar duas vezes. Tudo para se aproximar a perfeição. Rigoroso. É isto que define uma marca. Isto faz um chefe, não são as palmadinhas nas costas dadas pelo tim cook que vão aumentar o rendimento ou a qualidade dos produtos da apple.

        1. Avatar de Alexandre Amaral
          Alexandre Amaral

          Segundo se ouve por ai é realmente assim como descreves, eu pessoalmente a nível de liderança sou apologista de um intermédio entre as duas personalidades…agora que se vê realmente que o Tim Cook não tem unhas, lá isso se vê. Não que considere o Steve Jobs um deus como muita gente o mete, mas realmente tinha o seu mérito.

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          Pois nao pah. O Tim no outro dia ligou-me e eu pah naquela e ele ahh e tal e eu nao… e ele foi o Steve fez-me isso men e eu ehhhhh. Ca cromo

    2. Avatar de Cagamelo Voador
      Cagamelo Voador

      Existe um anuncio fantástico em que um gajo, em casa de um amigo, quando este vai à cozinha, ele pega no telemóvel do outro e envia uma foto de um anel de noivado à mulher do outro. Ela liga imediatamente a dizer “SIM, SIM” toda eufórica… ou seja, o amigo “tramou-o”. Imagina agora isso com alguém que quer fazer mal… mesmo mal… Basta apanhar o teu telemóvel, desbloquear e ligar ao teu patrão a mandá-lo “tomar no c*” (como o ex-secretário de estado ao fisco).

  10. Avatar de Rafael Martins Cardoso
    Rafael Martins Cardoso

    Esse bug já existe desde 2010, desde o iOS 4. Contudo existe um tweat no cydia que é disableEmergency que faz disable ao button da emergency call. Isto pode ser bom ou pode ser mau, porque evita que alguem use o teu telemovel com as tuas definicoes e dados e por outro numa situação de emergência, onde o segundo as vezes é muito tempo, não será possivel efetuar chamadas por aquele modo. Será necessário desbloquear o telemovel para posteriormente ligar. Eu uso porque quando chegar o dia que não conseguir desbloquear o iphone ou não conseguir dizer o código, nem vale a pena ligarem para o 112 nessa altura. Outro ponto a favor de usar é que qualquer pessoa tem um tlm hoje em dia anyway 😉

    disableEmergency está disponivel na repo do BigBoss.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Realmente, extremamente prático sim senhor…

  11. Avatar de MrI
    MrI

    totalmente fake.

  12. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Como anda por aí alguma confusão, a vulnerabilidade resultante da exploração das “chamadas de emergência” permite isto (e só isto) num iPhone com o iOS 6.1 (e só esta versão) protegido por código de bloqueio de ecrã.

    Ultrapassar o código de bloqueio do ecrã e aceder a:

    – contactos e respectivas fotos atribuídas (quando se fala em fotos são estas e só estas)
    – histórico de chamadas
    – voicemail

    De facto não é a primeira vez que as “chamadas de emergência” dão bug. Segundo a Apple, já tem o fix para este.

  13. Avatar de Freud2004
    Freud2004

    Bom dia,

    Isto é um Bug ???? Vergonhoso, a forma como se dá importância a estas noticias. Na minha opinião não é um bug, uma vez, que alguém descobriu um forma de dar a volta a um sistema que permite efectuar chamadas de socorro com vista a salvar vidas. Este tipo de esquemas é algo transversal a qualquer SO e não exclusivo do IOs.

    Bug, foi a correcção lançada ( Ios 6.1.1 )sobre o iphone 4S, eu fui afetado e ficava sem rede sem poder receber e efectuar chamadas, isto é um bug e inaceitável e inadmissível se levarmos em conta que o IOs apenas corre em produtos apple com hardware altamente controlado enquanto a concorrência corre em inúmeros modelos com hardware muito diferente.

    Mas a culpa é nossa, utilizadores aplle, que não reclamamos e processamos estes senhores.

    Acham normal não existir troca directa de equipamento no 1º m~es da compra ? Pois o iphone não tem, vai para reparação, enquanto nas outras marcas no 1º mês é troca do equipamento sem perguntas…

    Gosto muito do IOs, mas reconheço que a aplle abusa dos seus clientes em todos os aspetos.

    Um abraço Freud2004

    1. Avatar de Luna Wolf
      Luna Wolf

      Deves tar a confundir alguma coisa, amigo… Quando o meu iPhone foi para arranjar, no 4º mês contando do dia que o comprei, enviaram-me um novo em pouco mais que uma semana sem perguntas nem nada… mas quando tinha um nokia, foi preciso 3 vezes até me repararem o desgraçado do telemóvel, até lá vinha sempre com o mesmo problema. Já agora, o bug do iOS 6.1 que a versão 6.1.1 veio resolver tem só a ver com a bateria e não com falhas da rede, isso é culpa da tua operadora não da Apple. E sei do que falo porque tenho também um iPhone 4S, por isso estou dentro do tópico.

  14. Avatar de António
    António

    “Este processo não é directo e simples, mas pode ser visto e compreendido melhor no vídeo que disponibilizamos abaixo.”

    VÍDEO

    “Como puderam ver este processo é simples e qualquer pessoa o pode fazer sem grandes complicações ou dificuldades. Mostra que o iOS 6 está vulnerável a este problema e que devem ter algum cuidado com o vosso iPhone.”

    Penso que tem uma gralha na “simplicidade” do processo 🙂

  15. Avatar de xbyt
    xbyt

    Nao vejo aqui mencionado mas na minha opiniao o iOS6.1 trouxe um problema bem maior para os utilizadores empresariais cujas empresas tem servidores de mail Exchange ou Office 365. Um valente tiro no pé da Apple. Lastimável mesmo.
    http://support.apple.com/kb/TS4532

    1. Avatar de Freud2004
      Freud2004

      Obrigado pelo aviso, não estava ao corrente deste.

  16. Avatar de lauro dermio
    lauro dermio

    realmente a apple é uma anedota em termos de segurança, seja nos macs, seja nos iphones, aquilo é só portas abertas…

    1. Avatar de DanielC
      DanielC

      é quase isso, vesse que nunca tiveste um mac de certeza…

      1. Avatar de HB
        HB

        Não é preciso ter um Mac para saber que o Mac OS é muito mais inseguro que um PC com o Windows 7 por exemplo., é preciso apenas saber que são descobertas e lançadas correções de segurança para o Mac OS do que para Windows.
        A “maior” segurança do Mac reside apenas no facto de não ser um alvo preferencial e não mas efectiva segurança disponibilizada pelo SO.

      2. Avatar de HB
        HB

        A Apple é também mais lenta tanto a detectar vulnerabilidades no mac OS como a corrigi-las comparativamente à Microsoft.

  17. Avatar de Chris
    Chris

    Tenho o iPhone 4s com a versão de software 6.1.1, segui os passos e consegui aceder a minha lista de chamadas e contactos sem colocar o código!

    1. Avatar de Sebas
      Sebas

      Boas, tenho esta situação, iphone 4s ios 6.1, bloqueado á Telenor(rede sueca) mas agora estou a viver em Portugal, portanto queria desbloquear o telm para usar na rede Vodafone. Alguma sugestao?

  18. Avatar de tiago
    tiago

    apenas consegui tirar com o procedimento que tire uma foto (toda preta)

  19. Avatar de João M
    João M

    Esta informação é útil para quem? Para os utilizadores do iPhone ou para futuros ladrões?
    Se uma pessoa se esquece do codigo de bloqueio de ecra, faz o restauro de fabrica e pronto. Se faz copias de segurança com frequência, consegue recuperar as app’s.

  20. Avatar de CF
    CF

    Eu gosto da mania de perseguição que a malta tem. Parece q todos vos querem sacar o telemóvel e tramar-vos!! 😛

    Há telemóvel algum impossível de desbloquear? 😛

  21. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    A 2º parte tem de ser feita a fazer o pino!

  22. Avatar de Oliveira

    Boas alguem sabe se a maneira de desbloquiar o iphone 5 da TMN ?

  23. Avatar de vespa150
    vespa150

    boas,

    posso fazer jailbreak em iphone 5 bloqueado a rede vodafone, não terei problemas de soft?? ou de outra coisa qualquer??

    agradeço uma resposta.

    Obrigado

  24. Avatar de José Jorge
    José Jorge

    Já tentei várias vezes, mas no meu iPhone não resulta!

  25. Avatar de Nuno
    Nuno

    Era porreiro era que colocassem aqui maneiras de desbloquear o iphone. Que grande treta esta porcaria do codigo. Eu nunca vou colocar um codigo pra de 15 em 15 min tar a por aquilo… n é pra mim. Quero desbloquear um telemovel. Alguém sabe um site de confiança?