Fake news – Brasil quer entregar à justiça quem cria notícias falsas

48 Comentários

O Brasil atravessa um importante e difícil período eleitoral. A forma como os candidatos se têm apresentado ao eleitorado, muda completamente a forma tradicional de fazer campanha. Hoje as campanhas eleitorais são feitas na Internet e há muitas fake news à mistura!

Depois de várias acusações de parte a parte, sobre as fake news que têm sido usadas nesta campanha com recurso às redes sociais, o governo do Brasil alertou que “não existe anonimato na Internet” para os responsáveis pelas “notícias falsas” que têm como intenção provocar dúvidas sobre a credibilidade do sistema eleitoral ou para difamar os candidatos presidenciais.


Fake news são ferramenta eleitoral?

Estamos a poucos dias de saber quem será o novo presidente do Brasil. Em termos políticos, Jair Bolsonaro leva a vantagem sobre o candidato do Partido dos Trabalhadores. Estas eleições poderão marcar o fim de 14 anos do PT no poder. Tudo isto está a incendiar as redes sociais e há acusações sobre alegadas práticas criminais no que toca à utilização de ferramentas dedicadas a enviar mensagens eletrónicas via redes sociais.

Sobre estas acusações, membros do governo e a presidente do Tribunal Superior Eleitoral comprometeram-se a investigar notícias cuja intenção seja difamar candidatos ou descredibilizar o sistema eleitoral.

Não há anonimato na Internet, não existe, não há possibilidade. Aqueles que tenham a intenção de cometer crimes contra a credibilidade do sistema eleitoral.

Referiu o ministro da Segurança, Raul Jungmann.

Todo este processo de acusação de utilização de fake news via WhatsApp (e outros serviços), poderão passar por uma investigação e certamente os visados serão levados à justiça. Contudo, nunca este processo será rápido e nunca poderá ser levado em conta até ao ato eleitoral.

Estas práticas de “manipulação do eleitorado” levaram já a que vários membros do governo e a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a juíza Rosa Weber, apontassem o dano à “fiabilidade do sistema eleitoral brasileiro” e, comprometeram-se a investigar “as notícias falsas”.

Temos tecnologia, recursos humanos e capacidade para chegar até eles. Aqui ou em qualquer local do mundo. A Polícia Federal encara com seriedade toda e qualquer denúncia”.

Acrescentou Jungmann.

 

Por trás da barricada “digital”

Há claramente uma suspeição no ar, da utilização de milhões de mensagens com o objetivo de propagar conteúdos falsos. O alvo, segundo a imprensa brasileira é o Partido dos Trabalhadores (PT) e o candidato, Fernando Haddad. Tudo isto para favorecer o líder da extrema direita Jair Bolsonaro.

A principal denúncia tem como base uma reportagem que foi publicada no jornal Folha de São Paulo que revela a trama, alegadamente, a favor de Bolsonaro e que cita as empresas que estão supostamente implicadas.

A par de tudo isto, o Brasil vai escolher o seu líder já no próximo domingo e parece estar inclinado à direita.

 

Leia também:

Portugal: Há vários sites de notícias falsas que manipulam a opinião pública

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de hommer
    hommer

    acho muito bem que acabem com as fakenews, matem os gajos todos em asta publica…

  2. Avatar de mleao
    mleao

    Isso é muito perigoso, quem vai ajuizar o que é uma notícia falsa, com que critérios, e quais os meios que vão ser alvo de controlo?
    Estamos a assistir ao inicio do fim da liberdade de expressão, é desculpa para politizar e condicionar os mídia ainda mais do que estão e sem dúvida como objectivo principal controlar as redes sociais, até os comediantes vão ter medo de fazer piadas. Volta PIDE estás perdoada.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Imagina que eras professor e alguem comecava a publicar noticias e mandar emails aos pais a dizer que eras pedofilo e violador de criancas.
      Podias perder o trabalho, mas pelo menos havia liberdade de expressão e por isso acabava tudo bem.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        O problema nessa situação não é a liberdade de expressão, é ser culpado até prova em contrário.

        Esse tipo de situações estão contempladas como acto difamatório, envolver liberdade de expressão nisso é complicar a questão.

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Mas é assim que funcionam as fakes news, basta estar num blogue, umas partilhas no fb e a coisa pode pegar.
          Mesmo Sendo mentira a pessoa ou situação ganha fama e o mal já está feito.

    2. Avatar de Rolha
      Rolha

      Caro mleao,

      Mesmo no jornalismo convencional e “regulado” existe muitas noticias duvidosas, muitos jornais ou revistas com claras tendências políticas, mas que ao menos estão assinalados ou são conhecidos, por isso os leitores já sabem ou deveriam saber a ideologia ou conteúdo.

      Agora imagine como é na “Net” onde a regulação, seja ela institucional ou de pares quase não existe, e onde nascem todos os dias sites de noticias que não trazem credibilidade nenhuma, mas que face à alta iliteracia Digital que existe, passam a ser fontes credíveis e fidedignas, onde para ou bem ou para o mal (e maior parte das vezes para o mal) a credibilidade é medida pela quantidade de vezes que a coisa é reencaminhada ou partilhada nas redes sociais. É aqui que estas fake news tanto podem-se tornar brincadeiras de mau gosto (como aquelas partilhas fantásticas de cientistas portuguesas que coitadinhas não tem reconhecimento mas que de cientistas portuguesas não tem nada) ou por outro lado quando usadas na economia ou política verdadeiras armas letais de manipulação de massas.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        São bons pontos. Mas deixe-me acrescentar, essa problemática que refere, de reencaminhamento de notícias que, por consequência mede a credibilidade de uma notícia, é também demasiado vulgar nos media convencionais.

        A iliteracia, digital ou não, de um indivíduo não deve, a meu ver, ser o denominador usado para filtragem de fontes. As pessoas é que devem tomar em suas mãos a responsabilidade de se certificar do que estão a absorver.

        Não é raro, de todo, notícias dadas em canais convencionais considerados seguros terem conclusões de estudos completamente contrários ao que os próprios estudos indicam.

        A diligência devida é tão importante como sempre foi.

        1. Avatar de Rolha
          Rolha

          Cara Sujeito,

          Concordo com o que diz, mas quando eu falo em iliteracia digital, estou mesmo a referir-me ao que diz, à falta de capacidade da maioria das pessoas de tentar fazer uma filtragem mais precisa de todas as notícias que aparece no seu feed das redes sociais, nomeadamente alguns passos que deviam sempre ser feitos:

          – verificar a origem da noticia e perceber se é credível ou não, tendenciosa ou não, oficial ou não, etc etc.

          – pesquisar se a mesma noticia foi divulgada só nesse site ou noutros e se foi divulgada noutros verificar esses sites conforme o passo anterior.

          – verificar quaisquer fontes ou especialistas mencionados no artigo/ noticia para saber se existem/ se são mesmo especialistas, se são tendenciosos, se são estudos oficiais entre a comunidade cientifica, quais os patrocinadores desses dados etc.

          Curiosamente mesma net que facilita a divulgação e “virilização” das Fake News também serve perfeitamente para facilmente verificar a sua falta de credibilidade, fontes duvidosas, origens e ou interesses que as defendem, o problema é que pouca gente se esforça ou se quer tem a consciência para fazer esses passos extra para estar melhor informado/a

    3. Avatar de Rui Machado
      Rui Machado

      Não se trata de censura, trata-se de punir quem mente propositadamente para alcançar objectivos que o favoreçam.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Defendes que o façam também aos media convencionais? Porque esses têm um rácio terrível de notícias enganadoras, de forma propositada ou apenas por ignorância e incompetência.

  3. Avatar de Fabio
    Fabio

    Sou brasileiro e vejo as Fake News chegando dos dois lados. É importantíssimo saber que ambos tiram proveito da “ferramenta”

    1. Avatar de Vítor M.

      Referimos isso mesmo, mas, com razão ou não, na verdade esta é já uma campanha eleitoral de cariz mais digital, de pouco contacto com o público (segundo refere a imprensa brasileira e não só). É mesmo assim que vocês veem esta campanha no Brasil?

      1. Avatar de Gustavo
        Gustavo

        Se tem Fake News dos dois lados é verdade, mas há uma diferença forte e a balança pende mais para a extrema direita. Alem do mais, na própria reportagem da folha de SP foi provado que empresas financiam disparos em massa no whatsapp, ou seja, ocasiona crime eleitoral. É uma diferença crucial para essa eleição o que pode eleger o candidato Bolsonaro.

      2. Avatar de xi7
        xi7

        https://www.oantagonista.com/brasil/defesa-de-bolsonaro-avalia-pedir-ao-tse-investigacao-da-propria-campanha/

        o antagonista geralmente checa as noticias antes de publica-las.

        Desafio lançado ao PT 🙂

  4. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    DENÚNCIA
    Vejam o vídeo da matéria abaixo onde o candidato fascista fala de própria voz que vai exilar ou prender a oposição. Os irmãos portugueses imaginam um candidato de Portugal ou qualquer outro país democrático (minimamente democrático que seja), eleger um candidato que afirma que vai prender e exilar a oposição?
    Se isso não é a negação completa da democracia o que é? Se isso não é uma ditadura, o que é?
    Coloco isto aqui como uma denúncia internacional por questões humanitárias, trata-se da afirmação de que haverá uma caça às bruxas de modelo medieval no caso da eleição desse tirano.
    Duvidam? Então vejam o vídeo.

    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/372794/Bolsonaro-se-assume-candidato-a-ditador-e-oferece-aos-opositores-a-cadeia-ou-o-ex%C3%ADlio.htm

    1. Avatar de Andre Luiz
      Andre Luiz

      Para de palhaçada , seu candidato esta querendo censurar tudo e ainda tem a pachorra de inventar historia , O Brasil não e comunista , O PT e o maior produtor de fake news , roubou o Pais por 14 anos ,cria atentado e fica de mimimi .. Toma vergonha

      1. Avatar de Ruy Acquaviva
        Ruy Acquaviva

        Palhaçada!!!

        Eu coloquei um VÍDEO onde ELE MESMO está falando!!!

        É “mimimi” reclamar de um candidato a presidente que fala que vai prender e exilar os opositores!!!

        Vejam caros irmãos portugueses como o fascismo atua.Esse cidadão está negando um fato que qualquer um pode assistir no vídeo. Ele nega a realidade.

        O Brasil não é comunista, nunca foi e o PT jamais propôs comunismo no País. Governou por 12 anos sem perseguir nenhum opositor e respeitando todas as leis, bem como o pensamento contrário. Já os partidários da candidatura fascista não respeitam as leis nem admitem nenhuma oposição. Usam de violência, verbal e física, para impedir qualquer contestação.

        Um sujeito negar aquilo que está GRAVADO e que qualquer um pode ver que é verdade, dizendo que é mentira minha, é um caso grave de loucura. Uma loucura que está ameaçando matar milhares de pessoas e que eu não tenho duvida que cumprirá assim que tomar o poder.

        O nome disso é FASCISMO.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Bolsonaro em 5 minutos. Assustador!
          https://youtu.be/ghCP4r-hzYI

        2. Avatar de João
          João

          tudo isso é montagem é igual os ovnis que dizem ser extraterrestre
          ficam fazendo montagem do bolsonaro pra ir contra ele
          cai fora petista, sua mordomia acabou
          agora a ditadura será instaurada e vc vai apanhar na rua com barra de ferro

          1. Avatar de Ruy Acquaviva
            Ruy Acquaviva

            Como qualquer pessoa de bom senso pode observar, trata-se de uma caos de histeria coletiva. O vídeo mostra o próprio candidato falando que vai prender e exilar os opositores em um celular. O vídeo foi feito e publicado pelos seus próprios partidários.
            Há também os vídeos, feitos por vários órgãos de imprensa, de um comício na Avenida Paulista em São Paulo, onde a fala do candidato foi reproduzida levando seus partidários ao júbilo em um êxtase de ódio com imprecações e ameaças de violência e morte contra os opositores.
            Os bolsonaristas agem com um grau de fanatismo cego e violência verbal (quando não violência física mesmo, o que tem se tornado cada vez mais frequente) inauditos, encontrando paralelo somente nas ações violentas dos Camici Neri de Mussolini ou as SA nazistas.

      2. Avatar de Rodrigo Da Silva
        Rodrigo Da Silva

        O PT nao roubou nada a ninguem..foram as pessoas como o Lula, Dilma que roubou o pais.

        So porque ha um padre pedofilo nao vai dizer que o cristianismo esta podre pois nao??

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Ruy, esse Bozo é doente. E o pior é que defendem ele com unhas e dentes, parece que a razão perdeu espaço.
      Eu tenho medo do futuro que o Brasil está…
      Veja este vídeo: youtube.com/watch?v=bBg6vkwcOxM

      1. Avatar de Andre Luis
        Andre Luis

        Mas cade a razão,quando que se fala que O Lula roubou mas fez, e a mesma coisa que o ladrão roubar seu carro e te dar uma carona pra você não andar a Pé , Se for doença ser pela família , pelo cidadão , e pelo Brasil ,mais 70 % da população concorda com ele,
        olha o que o renomado repórter Alexandre Garcia comentou sobre a reportagem derruba tese de jornal contra Bolsonaro e caixa 2 via Whatsapp
        https://www.youtube.com/watch?v=HQ1drWwCH8o

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Meu querido, não é porque critico o Bolsonaro que sou afiliado do PT ou de esquerda. Sempre gostei das ideias do Amoêdo e continua a gosta, mesmo ele tendo perdido.
          Infelizmente quem é liberal, não tem voz no Brasil, onde ficam nessa briga de torcida entre direita vs esquerda.

        2. Avatar de Ruy Acquaviva
          Ruy Acquaviva

          O “renomado” repórter Alexandre Garcia foi porta voz do General João Batista Figueiredo, último ditador militar da ditadura instaurada em 1964. Portanto não é de se estranhar que o “renomado” repórter Alexandre Garcia tenha corrido para defender o candidato que quer instaurar uma nova ditadura.
          https://jornalistaslivres.org/editorial-campanha-bolsonaro-nao-explica-caixa-2-mas-tenta-destruir-jornalista/
          https://jornalistaslivres.org/maior-rede-de-mentiras-pro-bolsonaro-do-facebook-e-excluida-apos-denuncia-do-estado/

    3. Avatar de Rodrigo Da Silva
      Rodrigo Da Silva

      O trump disse a mesma coisa durante as eleicoes..que iria prender a Hillary! Ele disse isso em directo na televisao e nada lhe aconteceu

  5. Avatar de IDC
    IDC

    A corrigir no post:
    – 3º §, 2ª linha – Partido dos Trabalhadores (o Partido Trabalhista é outro)
    – 3º §, 3ª linha – “Estas eleições poderão marcar o fim de 16 anos do PT no poder”. São 14, de 2002 a 2016. O impeachment de Dilma Rousseff foi aprovado em 31 de agosto de 2016.

    Depois do impeachment as coisas não melhoraram e vão piorar muito se, ao que as sondagens indicam, Bolsonaro ganhar. Quando é que volta a haver eleições democráticas no Brasil, mesmo com fake news, não se sabe.

    1. Avatar de Rodrigo Sírio Coelho
      Rodrigo Sírio Coelho

      Ridiculo. Você mora aonde?

      1. Avatar de Ruy Acquaviva
        Ruy Acquaviva

        As informações que o perfil IDC passou acima estão corretas.

    2. Avatar de Vítor M.

      Obrigado pelos reparos. Corrigido.

  6. Avatar de João
    João

    Vamos meter os jornalistas e bloggistas todos na prisão?

    1. Avatar de Vítor M.

      E soltas os políticos? Só falta, porque parece que afinal informar passou a ser o lado negro da força. O que está certo é enganar o povo, dar-lhes fome, mentiras e vídeo.

  7. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Conotar Jair Bolsonaro a extrema direita é típico de quem está fora e não conhece a realidade daquele imenso país; no máximo é conservador de direita mas longe da pauta extremista, representa um sinal de esperança para milhões de brasileiros.

    1. Avatar de Ruy Acquaviva
      Ruy Acquaviva

      O filho de Bolsonaro disse que pode fechar o STF (Corte Suprema) com “um cabo e dois sargentos” e prender os juízes da corte:
      https://youtu.be/mf_n0qv2BU

      Bolsonaro diz que vai perseguir, prender e exilar a oposição:
      http://brasil247.com/pt/247/poder/372794/Bolsonaro-se-assume-candidato-a-ditador-e-oferece-aos-opositores-a-cadeia-ou-o-exílio.htm

      As frases mais emblemáticas de Bolsonaro:
      Apóia a tortura
      O erro é torturar e não matar
      Ele sonega todos os impostos
      Precisa matar uns 30 mil (incluindo civis inocentes)
      Não estupra uma mulher porque ela não merece
      Se o filho fosse gay preferia que ele morresse
      Daria um golpe e fecharia o parlamento no primeiro dia como presidente
      E muito mais…
      Por favor, não acreditem em mim VEJAM O VÍDEO porque trata-se dele mesmo dizendo essas coisas:
      https://yuoutu.be/n5Kfeiu4QAM

      Se isso não é ser de extrema direita digam-me por favor o que é.
      O que ele precisa fazer então para ser considerado de extrema direita?

    2. Avatar de Andre Luis
      Andre Luis

      Paulo esta super correto , A pior coisa que existe e ver um partido que roubou Bilhões , uma organização criminosa , que tem em sua plataforma a permanência no poder , seus participantes são orquestrados por um presidiário ( Lula) que dentro da cadeia ia dando as ordem ,só que o candidato Jair Bolsonaro nem pode sair as ruas com receio de um novo atentado ,o PT esta ta tao desesperado que iria fazer fake news ate contra Deus . Os partidos de Esquerdas que apoiam o PT querem regular ate o whattszap ,para não serem divulgadas as True News ….

      1. Avatar de Ruy Acquaviva
        Ruy Acquaviva

        Curiosa essa moralidade hipócrita da extrema direita brasileira.
        Lula é um preso político, foi condenado sem prova NENHUMA sem que a condenação explicite o que ele fez (a acusação é de um “ato indeterminado”, ou seja, não diz o que ele teria feito) e dizendo que ele recebeu em troca (disso que é “indeterminado”) um apartamento que não é dele (é de uma empresa e foi usado para pagar dívidas dessa empresa) que ele nunca usou e muito menos morou. Ou seja NENHUMA prova.
        Mas esses caras dizem que não precisa de prova, a cusação se basta em sí. Condenou, é culpado. Para quê prova?
        Quando surje uma denúncia sobre o seu candidato no entanto a coisa muda completamente. Exigem provas e quando são apresentadas provas materiais, como os recibos apresentados para emissão de disparos de Whattsapp, eles negam e negam e negam…
        Ou seja, para quem eles odeiam não precisa prova, para eles não adianta prova nenhuma.
        Aqui no Brasil nós chamamos isso de cara de pau, mas podem usar o nome erudito: hipocrisia.

  8. Avatar de d
    d

    Bolsonaro disse que vai matar os gays

    1. Avatar de William
      William

      Uma coisa que acho interessante é que este candidato a presidência só fala em gays e gosta de atacar as minorias, não entendo essa fascínio pela homossexualidade.
      Acho que lá no fundo, ele gosta da coisa mas como é militar não pode expor.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Pra quem diz que Bolsonaro não é homofóbico…
      https://youtu.be/h5KUIEVTbdI

      1. Avatar de Aguedas
        Aguedas

        Mimimi demais!
        Vai matar nada não, nem trará novamente a ditadura do qual todos temem, aceita que doerá menos. Dia 28 está aí, essa semana acaba, oh Glória.

  9. Avatar de Xerif4
    Xerif4

    Mimimi até em sites de Portugal. Aceita que dói menos. O medo da maioria é de acabar com as regalias, bolsas, mamatas e etc de um governo desgovernado, mas se tiver ruim ou ficar ruim demais, aproveita e compra a passagem de ida para Venezuela, já que petista ama o Nicolas Maduro e acha o atual governo por lá um exemplo de democracia e cidadania.

    1. Avatar de Lucas
      Lucas

      Se for eu vou pra Noruega, países de esquerda que deram certo!
      Ser de esquerda é diferente de ser ou apoiar o comunismo
      😉

    2. Avatar de Rodrigo Da Silva
      Rodrigo Da Silva

      Quando vao as pessoas perceber que em politica o partido politico nao vale nada..o mais importante ‘e eleger a pessoa certa. E bolsonaro nao ‘e digno de se chamar de pessoa correcta

      ‘E como dizer que so porque ha padres pedofilos o catolicismo nao vale nada e temos todos mudar de religiao.

  10. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    Uma longa lista de intelectuais, artistas e políticos portugueses de diferentes ideologias assinaram um manifesto que pede a derrota eleitoral do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, no segundo turno das eleições presidenciais do Bra… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2018/10/17/intelectuais-portugueses-assinam-manifesto-contra-bolsonaro.htm?fbclid=IwAR0Z7-Md2KqMfTBat3U77sBfJS4px0LghyMrx0WtbLkNT3dxWsG9QovRJqI&cmpid=copiaecola

  11. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    Uma longa lista de intelectuais, artistas e políticos portugueses de diferentes ideologias assinaram um manifesto que pede a derrota eleitoral do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, no segundo turno das eleições presidenciais do Bra… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2018/10/17/intelectuais-portugueses-assinam-manifesto-contra-bolsonaro.htm?fbclid=IwAR0Z7-Md2KqMfTBat3U77sBfJS4px0LghyMrx0WtbLkNT3dxWsG9QovRJqI&cmpid=copiaecola

  12. Avatar de Nelson Costa
    Nelson Costa

    finalmente o Brasil a fazer algo decente!

  13. Avatar de mleao
    mleao

    Povo Vs Media Vs classe Política.

    “Fake News” luta pelo poder de formar opinião e controlo de massas. “LOBBI”

    Os media através dos tradicionais canais de comunicação sempre usaram a facilidade de entrar em casa de todos nós e tiveram o poder quase exclusivo para formar a opinião pública e criar linhas de pensamento.

    Os políticos tradicionais através de esquemas de condicionamento (lobbi, compadrio, subsídios, atribuição de verbas, etc.) tinham forma de controlar e condicionar esse poder da media por forma a tirar partido dessa facilidade e assim beneficiar em proveito próprio.

    Atualmente o poder de chegar a casa de todos nós e gerar opinião que era anteriormente detido apenas pelos tradicionais meios de comunicação generalizou-se e caiu nas mão do povo, através das redes sociais facilmente podemos trocar informação sem o uso de filtros e outros meios de controlo de opinião, qualquer um pode publicar uma opinião e consequentemente essa opinião ser seguida ou não, bem como também alguns políticos começaram a furar o esquema e a dirigir-se diretamente ao povo através das redes sociais, passando por cima do tradicional sistema de clivagem e controlo anteriormente nas mão dos meios de comunicação. Veja-se o caso do Trump, os meios de comunicação detestam o Trump, o Trump usa as redes sociais em detrimento dos tradicionais meios de comunicação e isso os deixa furiosos porque perderam o “lobbi da verdade” e controlo que tinham na ligação entre poder político e o povo.

    Assim os meios de comunicação juntamente com os seus irmãos da classe política, estão a fazer tudo para resgatar esse controlo e consequente poder, o poder de determinar unilateralmente a “verdade” e o pensamento das massas, para isso semeiam o pânico das “fake news” e exigem o controlo das redes sociais.

    Atualmente já existe alguma censura nas redes sociais, no futuro prevê-se o total controlo de publicações, seja uma simples foto, comentário ou a sua opinião.

  14. Avatar de gui
    gui

    Cuidado: FACE NEWS pode ser FEKE NEWS.