Os automóveis da Volkswagen já podem ser controlados pela Siri e pelo iPhone

22 Comentários

Cada vez mais a integração entre os automóveis e os condutores é maior. Com tecnologia disponível, é possível permitir aos condutores prepararem as suas viagens muito antes de entrarem nos seus veículos e assim, terem-nos prontos quando precisam.

Se até agora esta funcionalidade estava reservada a carros de topo de gama, a Volkswagen abriu a porta e parte da sua oferta já pode ser controlada pela Siri.

Volkswagen Siri Atalhos iPhone automóveis

A novidade que agora foi anunciada está disponível na aplicação VW Car-Net e faz uso dos Atalhos, algo que a Apple apresentou para o iOS 12. A Siri passa a poder interagir com as aplicações e com comandos específicos, alargando a sua presença no seu ecossistema nativo.

Com a nova integração, os condutores podem dar um conjunto de comandos bem definidos, que passam a assim a ser agrupados e enviados para o carro, preparando-o.

Passa a ser possível usar a Siri e o iPhone para iniciar ou parar o carregamento das baterias de um veículo elétrico da Volkswagen, ou ligar-lhe o ar condicionado. Podem ainda especificar uma temperatura interior ou localizar a viatura.

Volkswagen Siri Atalhos iPhone automóveis

O VW Car-Net não é gratuito e pressupõem o pagamento de uma mensalidade. As suas caraterísticas são muito interessantes e permitem aceder a informação das viaturas, como os níveis de combustível ou carga das baterias, abrir ou fechar o carro, aceder a dados de diagnóstico ou definir um perímetro de circulação. Toda esta informação está também agora acessível à Siri.

Os atalhos da Siri, que está no iOS 12, vão permitir aos condutores criarem as suas rotinas e preparar as suas viagens, momentos antes de chegarem aos carros, facilitando-lhes assim a utilização.

Este é mais um excelente exemplo da forma como os Atalhos da Siri podem ajudar, saindo agora da esfera direta do iOS e do iPhone e aplicando-os num cenário real e com uma utilização completamente distinta.

O futuro da Volkswagen está nos veículos elétricos

Volkswagen quer rebentar mercado dos elétricos com SUV a 18.500€

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Desta forma, o Big Brother americano, lá por trás da Apple, pode vigiar e espiar melhor o rebanho e pôr a malta ao fininho, sempre pra pagar mais qualquer coisa, algo que dantes não era necessário e como os corruptos portugueses não aplicam uma ripada na Volkswagen por causa dos motores diesel aldrabados, eles continuam a sua cavalgada imparável…

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      +1

      Pagar uma mensalidade? Lol a VW anda a fumar algo mal misturado… no caso de carros da Audi (Que pertence ao grupo) desde há pelo menos 8 anos que há modelos com serviços extra em que necessitas de conexão 3G/4G e metes um cartão SIM extra ou conectas um telefone por bluetooth com tethering ligado, partilha-se internet e tens acesso grátis aio google maps, serviço de acidentes, etc. Os serviços de voz para gps, rádio, AC etc, não precisam (precisavam) de qualquer conexão (SO, mapas e idiomas estão no HDD ou eMMC internos)

      Se o que falam é uma mensalidade pela conexão 3G caso não partilhem a do telemóvel, então entendo; agora se pelos serviços online já não dão opção de partilha ou pelo serviço de voz querem dinheiro… lolol que gatunagem!

      1. Avatar de MarioM
        MarioM

        A Pioneer tem um auto-radio muito interessante SPH-10BT mais barato .

        1. Avatar de Mateus
          Mateus

          Ainda existem autoradio sem ser integrado?

          1. Avatar de MarioM
            MarioM

            Claro que sim, o integrado vende-te o que eles querem e da outra opção colocas o que tu queres.

  2. Avatar de valeri
    valeri

    Felizmente é opção, porque a grande maioria não tem qualquer tipo de necessidade de ter “isto” no carro, quando o mercado é mais de 85% Android

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Caro Valeri, se não quiser ter “isto” de iPhone, brevemente teremos “isto” de Android. É a tecnologia a chegar aos automóveis.

    2. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      @valeri: não sejas assim, tão, tão… estamos a falar de uma entidade com um registo impecável e que tem a chancela do espírito humanista alemão…

  3. Avatar de dqdd
    dqdd

    uau pagar uma mensalidade por abrir e fechar o carro

  4. Avatar de Elon Musk
    Elon Musk

    É o futuro. Não é pagar por abrir e fechar o carro, é pagar para ter o carro conectado à internet e por ter a possibilidade de o controlar (con limitações, obviamente) remotamente.
    Não percebo como é que num site destes à tanta gente avessa á tecnologia.
    Há muitos cenários onde posse ser realmente util coisas como limitar a area de circulação ou poder trancar e destrancar o carro remotamente.

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      Pagar um extra para ter coisas duplicadas (acesso à net) ou por funções que dão sem ter acesso à net (comandar o carro) não é serem avessos à tecnologia mas sim à gatunagem das marcas. Nos Audi que conheço podes comandar o rádio, gps (mesmo introduzir direcções), média player e algumas funções mais “offline”. O GPS tanto funciona com mapas offline (hdd) como online, e online pode ser via net partilhada pelo telemóvel ou SIM no carro.

      Se agora a VW começa a obrigar e cobrar por acesso à net para fazer o mesmo que até agora dava offline ou vida net do telemóvel, então não estás a evoluir mas sim a servir de fonte de dinheiro para a marca.

  5. Avatar de Carlos Mariano
    Carlos Mariano

    Andam um bocado atrasados não?

  6. Avatar de MarioM
    MarioM

    Quando mais porcarias os carros novos têm, mais prefiro aqueles que não têm nada desse lixo, mais fáceis de manter a trabalhar e mais baratos na reparação e fiabilidade.

    1. Avatar de Elon Musk
      Elon Musk

      Certo, eu também sou dessa opinião. Mas por outro lado é a evolução natural…Tens vantagens e desvantagens.

    2. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Adoro tecnologia, mas no caso de carros concordo com a simplicidade!

    3. Avatar de Louro
      Louro

      Vou já vender os meus e comprar um Fiat 127…

      really?

      1. Avatar de MarioM
        MarioM

        Olha que tive um 127 – 400.000km um grande carro nunca me deixou em lado nenhum apeado.

  7. Avatar de Paulo de Almeida
    Paulo de Almeida

    Tenho essas funcionalidades desde 2017 no CarNet que vinha de BORLA no meu GTE. Além de poder localizar o carro, saber se as portas e vidros estão abertas, ligar o Ar condicionado, carregar o carro, etc, etc usando a APP da VW é também possível fazer isso tudo por comando de voz

    1. Avatar de Mateus
      Mateus

      Vinha de borla para as pessoas se habituaram e depois sentirem necessidade de terem e pagarem (estilo adictos,a primeira é de graça…)

      1. Avatar de Rua Silva
        Rua Silva

        Continua a vir de borla em praticamente todos os modelos … basta que as pessoas como você tenham a coragem de perder 5 minutos a consultar a pagina da marca antes de viram para aqui fazer comentários estapafúrdios que só os deixam mal vistos e demonstram a vossa ignorância.
        Pastilhas Rennie duas vezes aos dia e isso passa.

  8. Avatar de Pazzini
    Pazzini

    A Chevrolet S10 tem tudo isso na chave dela e não precisa pagar nada,além de ligar o motor,ar condicionado etc….