Controlar a televisão com a mente? É possível e a Samsung está a trabalhar nesse campo

9 Comentários

O controlo de equipamentos com a mente sempre foi uma ideia presente no mundo da tecnologia. Para muitos será o expoente máximo do que o ser humano poderá fazer, mas até hoje é apenas uma ideia.

A Samsung parece estar a trabalhar no sentido de tornar real esta vontade e tem já resultados para apresentar. Muito em breve poderá controlar a sua televisão com a mente.

Projeto Pontis Samsung televisão mente controlar

Foi durante a sua conferência anual de programadores que a Samsung revelou mais informações sobre os trabalhos que tem feito no Projeto Pontis, ao abrigo de uma parceria que tem com a Escola Politécnica de Lausanne.

Em concreto, foi apresentado um protótipo já funcional de um dispositivo que permite controlar remotamente, com recurso às ondas cerebrais, uma televisão.

Composto por 64 sensores, este sistema consegue captar as ondas cerebrais que originam os comandos e transforma-os em ações concretas, que interagem com a televisão, permitindo mais que o normal controlo de volume ou de canais. Este sistema permite interagir com toda a interface das smart TVs da marca.

Projeto Pontis Samsung televisão mente controlar

Por agora é ainda usada a interação com um sistema de leitora ocular, que apoia os sistemas de interpretação cerebral, mas a ideia deste projeto é dispensar este componente.

O problema maior que tem sido encontrado está nas diferenças das ondas cerebrais de cada utilizador, devendo o controlo conseguir adaptar-se a estas situações e aprender os comandos de cada utilizador.

Por agora há ainda uma pouca usabilidade, uma vez que requer a utilização de um capacete específico e todos os sensores, como pode ser visto nas imagens.

https://youtu.be/mi_79sKaMvU

A ideia da Samsung é colocar o Projeto Pontis em testes já no próximo ano, nos hospitais onde doentes com limitações graves de movimentação vão poder interagir de forma mais facilitada.

Foi ainda revelado que este não será um produto comercial e que será dedicado a utilizador com mobilidade reduzida e que necessitam de apoio constante mesmo nas ações mais básicas.

O Projeto Pontis está ainda longe de ser um produto finalizado, mas mostra bem já o seu potencial futuro, onde irá ajudar em áreas onde hoje ainda não existe qualquer solução.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Expoente máximo será qd o filme for processado nas nossas mentes. Provavelmente em futuras geraçoes.

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Se a humanidade lá chegar…

  2. Avatar de Mf3rRo
    Mf3rRo

    Agora imaginem… Anda ai com cada um com as ondas cerebrais já destorcidas… Mas, se o telemóvel apanhar um vírus, é só imaginar mais ainda ondas destorcidas, é o fim do mundo… ehehe 😛

  3. Avatar de MACnista
    MACnista

    E isto é útil para? A Samsung e outros não devem ter nada para fazer, é só absurdo e rídiculo estas m”#$%as!!!

    1. Avatar de the oneee
      the oneee

      É talvez útil para as pessoas com mobilidade reduzida (e talvez outros que não consigo pensar agora)? Dá para ver que não és uma dessas pessoas nem te preocupas com elas….

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        … tens razão the oneee tens razão, consigo ser humilde a esse ponto e reconhecer que errei, não me lembrei dessas pessoas!!! as minhas mais sínceras desculpas, mesmo a sério !! 🙁

      2. Avatar de Oretoh
        Oretoh

        No need to be a dick about it, dick.

    2. Avatar de Mf3rRo
      Mf3rRo

      “A ideia da Samsung é colocar o Projeto Pontis em testes já no próximo ano, nos hospitais onde doentes com limitações graves de movimentação vão poder interagir de forma mais facilitada.

      Foi ainda revelado que este não será um produto comercial e que será dedicado a utilizador com mobilidade reduzida e que necessitam de apoio constante mesmo nas ações mais básicas.”

      Não sei porque é ridículo… Se ajudar no futuro esta secção é um grande passo, se também tiver oportunidades comerciais para o nosso dia-a-dia, melhor ainda… Chama-se evolução tecnológica…

      PS: A não ser, que sejas daqueles que ainda prefere os tijolos no bolso, sem nenhuma tecnologia e com uma antena que “sobe e desce”… Aí, tens razão, é ridículo… IoI

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        OK se é assim em relação ao 1.º e 2.º parágrafo acho bem, mesmo. Em relação ao PS: claro que não e sim gosto de tecnologia e que as coisas andem para a frente, desde que seja útil e assim parece como disse nos primeiros parágrafos!!!