Austrália aprova lei controversa para bloquear sites de pirataria

18 Comentários

As autoridades em todo o mundo estão a apertar o cerco contra a pirataria. Em Portugal, como em muitos países europeus, foram aprovadas leis e saíram decisões judiciais que obrigaram os operadores de Internet a bloquear os IPs de sites ligados à pirataria.

Agora, o senado australiano aprovou uma lei, controversa, que permite permite sites hospedados no exterior que distribuem material pirateado serem bloqueados no nível do operador. Por trás desta decisão está a poderosa indústria do cinema e da música!


Há claramente uma forte pressão para que estas leis sejam aprovadas, mesmo sem que fiquem salvaguardadas as medidas que evitem os abusos à aplicação destas medidas punitivas. Assim, em vez dos estúdios de cinema e editoras de música irem para os tribunais defender os direitos de autor contra os sites, levando a que, com prova, esses locais sejam bloqueados, fica agora na mão dos operadores a responsabilidade de bloquear quando detectarem que existe material pirata.

 

Quem paga os custos destes bloqueios?

Por razões óbvias, os operadores de Internet não estão particularmente felizes com o resultado da votação. Especialmente, porque na legislação não ficou detalhado quem vai pagar os custos dos ISPs associados aos sites de bloqueio. No início deste mês, observou-se, por uma comissão parlamentar, que os custos devem ficar “principalmente a cargo daqueles partidos que estão à procura do remédio”, mas até agora nada foi acordado com as empresas.

pplware_piracy_signs

Um dos maiores problemas citados pelos críticos do projecto de lei é a falta de definições e medidas para prevenir abusos claros. O que constitui “objectivo principal” não está estabelecido em termos claros na lei nem estão classificados quais os mecanismos que funcionam como “facilitadores” à dos direitos de autor.

Esta medida é controversa porque, da forma como foi aprovada, os estúdios poderão usar a lei para bloquear, por exemplo, serviços como o Dropbox, pois podem alojar conteúdos ilegais e partilhar os mesmos e muitos outros serviços que se enquadram dentro desta lei, embora que o objectivo principal da mesma não seja esse tipo de serviços, mas sim os sites.

 

Mas porque há uma preocupação com os abusos?

Tem razão de ser esta preocupação e acima de tudo, tem razão de haver criticas à falta de enquadramento dos vários serviços abrangidos pela medida. No verão de 2014, Comissão de Investimento e Segurança australiana revelou que tinha bloqueado acidentalmente mais de 250.000 sites inofensivos porque as suas equipas não dominavam os serviços de gestão dos endereços IP e restantes serviços que gravitam na Internet.

Este projecto de Lei teve início após a pressão de grupos da indústria de entretenimento australianos no final de 2014, que levou o Procurador-Geral George Brandis e o ministro das Comunicações, Malcolm Turnbull a solicitar ao Gabinete para desenvolver uma legislação que levaria os sites de “pirataria” serem bloqueados no nível ISP.

Fonte: TorrentFreak

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Long Live The Vpn

    1. Avatar de Luis
      Luis

      óbvio! 🙂

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Quando é que as pessoas metem na cabeça que é IMPOSSIVEL bloquear algum site? Bloquear podem tentar bloquear, mas existe sempre forma de dar a volta de forma a que o site continue acessivel.

  3. Avatar de joao silva
    joao silva

    ainda havemos de retornar novamente à cassete pirata. Já faltou mais.

  4. Avatar de anónimo
    anónimo

    Bloquear o acesso a algo só porque pode existir algo de ilegal é absolutamente ridículo.
    As medidas “anti-pirataria” são cada vez mais desmensuráveis. É quase como utilizar uma bomba para acabar uma praga de gafanhotos.

  5. Avatar de Zeca
    Zeca

    Bloquear e Internet na mesma frase….. Ri-me.

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha que o Martini Man não se deve estar a rir e não deve ter vontade por muitos anos, acredita!

  6. Avatar de fer
    fer

    Sim, pelo menos em Portugal o bloqueio é mesmo muito eficaz ;)))

    1. Avatar de Vítor M.

      Eles um dia vão conseguir, não será fácil, mas a pressão das editoras é tal que…

      1. Avatar de Glink
        Glink

        que entretanto entram em falencia porque não se actualizam -.-‘

        1. Avatar de Vítor M.

          Verdade! Ou então criam um impostos/taxa que lhe dão um nome de Lei da cópia privada 😉 e vivem mais umas décadas à custa do desgraçado do contribuinte.

          1. Avatar de Não Interessa
            Não Interessa

            e tendo em conta que apenas uma quantidade insignificante dessas taxas chega realmente ao artista, que até tem que pagar uma cota para poder usufruir das receitas desse imposto…

      2. Avatar de TiagoC
        TiagoC

        Mas a dos consumidores tb é grande. Eu quero ver se a lei da cópia privada não vai ser discutida outra vez… Qd as empresas de material informático em Portugal começarem a sofrer mm na pele (com mais perdas), eu quero ver se a lei não volta a estar na corda-bamba.

  7. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    VPN e proxies. Mexer no DNS com o google dns e similares e siga em frente.

    1. Avatar de VpnIsLife
      VpnIsLife

      Siga em frente!