ATMs vítimas de ataque em larga escala

27 Comentários

Os ataques informáticos há muito que deixaram de se focar apenas nos computadores e nos dados dos utilizadores. Procuram agora obter lucro de forma mais rápida, directa e alvos mais simples de atacar.

As ATMs começam a ser, por isso, olhadas com outras intenções e um ataque massivo e em larga escala parece estar a decorrer, levando a que estas, simplesmente, libertem dinheiro.

máquinas multibanco

O ataque que a empresa de segurança russa Group IB descobriu afectou ATMs em toda a Europa e Ásia e foi realizado remotamente, tendo os atacantes apenas de ter alguém junto das mesmas para que o dinheiro pudesse ser recolhido.

A grande diferença que este ataque teve, face a outros que aconteceram num passado recente, é que resulta de uma infecção com malware que pode ser controlada a partir de um único ponto central.

Mais uma vez estes ataques são feitos de forma orquestrada e num único momento, para garantir que conseguem agir antes de serem detectados e as ordens canceladas pelos bancos. A forma como actuam permite que apenas necessitem de ter um parceiro junto de cada ATM, que no momento exacto irá receber o dinheiro que for libertado.

máquinas multibanco

Crê-se que este ataque esteja a ser dirigido por um grupo de hackers russos, de nome Cobalt, e que já no final do ano passado tinha conseguido uma proeza idêntica, também com ATM.

Os principais fabricantes destas máquinas estão já a par do problema e estão a trabalhar activamente com os bancos para conseguir mitigar estes ataques ou, pelo menos, conseguir prever quando vão acontecer, impedindo assim que as máquinas sejam controladas remotamente.

Este não é um ataque novo, mas a forma como é realizado mostra que os atacantes estão a conseguir penetrar nas defesas dos bancos e a infectar máquinas que deveriam estar protegidas e isoladas. Estes ataques vão-se repetir e provavelmente aumentar de escala, tentando obter o máximo de dinheiro num futuro próximo.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Borges
    Luis Borges

    Inside job

    1. Avatar de Luis Araujo
      Luis Araujo

      Pensei o mesmo, certamente tem parceiros a trabalhar dentro de bancos, empresas género sibs

  2. Avatar de Lumia 630 DS
    Lumia 630 DS

    Nao ha sistemas infalíveis. É verdade. Nao há.
    Mas NINGUÉM tem uma rede como a SIBS. Venha quem vier, temos a melhor rede e mais segura de Multibancos na EUROPA e para nao dizer, do mundo.
    Grandes países e cidades jamais tem algo como a SIBS.
    Nao, nao trabalho la e nao tenho amigos e familiares por la. Apenas tenho esta visão, quando comparado a cidades e países que julgava estarem mais avançados do que nós. Vitor Bento foi um excelente visionario.

    1. Avatar de Luis Araujo
      Luis Araujo

      Pode ser muito avançado tecnologicamente, dar um pouco mais de trabalho a entrar porque não seguir um standard como outros em vários países.
      Mas isso não garante que seja o mais seguro, no fundo somos um país pequeno, invadir o nossos sistema será mesmo para ataques em Portugal, mas se o sistema fosse usado em mais países existiria mais ganancia de conseguir quebrar, certamente seria quebrado.

      Cumprimentos

    2. Avatar de Luis Araujo
      Luis Araujo

      Uma das razões de ter mais funcionalidades também é ser um sistema único nacional, há países como Espanha tem vários sistemas, logo implementar uma funcionalidade em todos, as empresas tem de chegar a acordos, a standards de comunicação.
      É um processo mais lento, mas sim o SIBS é muito avançado, vivi em Espanha e sentia falta de funcionalidades. Mesmo o homebanking dos bancos aqui a 5 anos estava muito atrasado a comprar por exemplo com o do BCP.

      Cumprimentos

    3. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Melhor confirmo, mais segura não me parece, nem mesmo da Europa. Só e apenas pela nossa cultura ou falta dela no que diz respeito a cibersegurança, é absurdo a falta de investimento que existe em segurança no nosso país, só mesmo quando algo de grave acontecer é que vão começar a abrir os olhos.

      P.S.: Não quero com isto dizer que não é segura, nem nada que se pareça, só não é a mais segura.

    4. Avatar de JC
      JC

      A rede até pode ser segura.
      Mas há sempre o factor humano.
      Situação testemunhada por mim várias vezes, aquando do carregamento/manutenção dos ATM, pelas empresas de seguraça, nos Centros Comerciais:
      – Chega a carrinha de valores;
      – O segurança desloca-se à caixa (seja longe ou perto da entrada) e abre a caixa, vê umas coisas e retira gavetas;
      – Desloca-se à carrinha de valores com as ditas caixas. O engraçado e estupido é que deixa o ATM completamente escancarado com as porta abertas, onde é completamente possível o acesso ao PC. Para quem saiba, e tenha um jeitinho de social engeniring mesmo que o segurança do centro comercial intervenha, safa-se sempre;
      – Entretanto temos um ATM com acesso completamente aberto, durante um espaço de 5 a 10 m até o segurança voltar;
      – Volta o segurança e pergunto-lhe, “Então mas você deixa o ATM aberto?”
      – Resposta, “Mas você é algum hacker?”

      Penso que está tudo dito. Ou seja teve consciência do que fez, mas não tomam medidas para melhorar a segurança.

      Isto tudo para dizer que a segurança não depende apenas da SIBS, e há sempre um factor humano.

      1. Avatar de ze
        ze

        já os vi no lidl a carregar a máquina com dinheiro, sozinhos, sem qualquer protecção. era só dar-lhe uma mocada e levar a guita!

  3. Avatar de KitKat
    KitKat

    Boa sorte com a SIBS

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Kitkat, porque dizes “Boa sorte com a SIBS”
      Achas que estes estão imunes?

    2. Avatar de Rui Pedro
      Rui Pedro

      Não é impossível. Mas ainda temos uma das redes de multibanco mais seguras do mundo e invejada pelos países ricos da Europa.

      1. Avatar de Rui Carriço

        Verdade, mas as maquinas continuam a correr em XP.

        1. Avatar de José Rodrigues
          José Rodrigues

          Windows XP Embedded, cujo suporte terminou em Janeiro deste ano, assim como 95% das ATMs worldwide correm Windows XP Embedded, isso é um non-issue a partir do momento que tens tudo isolado numa rede própria com encriptação e segurança.

          1. Avatar de David Neto
            David Neto

            e os bancos, acquirers e todos os outros providers com quem comunicas não têm nada a dizer?

        2. Avatar de Cisco
          Cisco

          Lê o comentário abaixo e deixa lá o XP

  4. Avatar de Ze
    Ze

    Se fizessem como se faz em terras Lusas, as ATMs estão numa rede própria que em nada tem a ver com nenhum banco, tudo totalmente independente e devidamente protegidas. Mesmo assim seria fácil de fazer isto nas nossas ATMs, mas seria necessário acesso físico, de outra forma um ataque desta natureza é muitíssimo dificultado aqui no nosso canto.

    1. Avatar de Luis Araujo
      Luis Araujo

      Quase totalmente isolados, usam redes privadas para comunicar que estão suportadas com redes publicas, ok a encriptação é muito forte e “quase” impossível de penetrar, mas é possível.
      Então se tivessem acesso a um computador de processamento quântico esse quase seria subjetivo, nada que o governo russo não fosse capaz de dar a uns piratas para atacarem europa e América. Neste caso estamos a falar de um país que até tem grande amizade com a Rússia daí não haver interesse.

      1. Avatar de silver_ryder
        silver_ryder

        penetrar em intranet não é fácil…! 😉

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se houvesse dinheiro em Portugal, estes senhores direccionavam os ataques para Portugal, e é 100% garantido que no 1º ataque a pobre da SIBS ia abaixo!!!

  6. Avatar de Vodafon3
    Vodafon3

    Para que não existam problemas nos futuros ataques a sisbs alterou a sua rede para a Vodafone 🙂

    1. Avatar de KitKat
      KitKat

      Justifica essa afirmação!

      1. Avatar de Az8teiro
        Az8teiro

        Justifica fácil… Deixou de ser uma rede separada, e passou a estar tudo pendurado no mesmo galho, e vai passar a ser bastante mais fácil de atacar..

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Que raio de comentário… absurdo….

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    No título deveria dizer ATM não multibanco. Multibanco é a rede da SIBS.

  8. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Este título é mesmo daqueles para SEO (Otimização para Motores de Busca)… porque em lado nenhum é dito que a rede multibancos (propriedade da SIBS) foi atacada, mas sim máquinas ATM (caixas eletrónicas dispensadoras de dinheiro) espalhadas pela Europa.

    Quanto à proteção dos Multibancos em Portugal, duvido muito que não consigam atacar a rede, porque a SIBS não é propriamente pro-activa em ter melhor defesa possível nos serviços que presta… basta visitar o web site do MBNET (pela qual a SIBS é responsável):
    – Não utilizam sequer as protecções básicas para prevenir alguns ataques como por exemplo XSS (ex.: Content-Security-Policy, X-XSS-Protection, X-Content-Type-Options);
    – não usam DNSSEC nem o DANE (TLSA);
    – não utilizam um certificado digital de validação extensa que exiba o nome da empresa prestadora do serviço (SIBS);
    – só deveria permitir o acesso através do protocolo de segurança mais recente (TLS 1.2) (para pelo menos terem a certeza que a pessoa utiliza algo mais recente e menos inseguro);
    – permitem a ligação ao servidor através de cifras consideradas inseguras que utilizam o 3DES (é uma cifra com um tamanho de bloco de 64 bits que hoje em dia já é considerado um tamanho insuficiente para proteger), e ainda permitem ligações através de ligações que não utilizam DHE ou ECDHE… se alguém furtar a chave do servidor/ conseguir descobrir a chave privada poderá ver todas as ligações passadas que tiver gravado algures;
    – não utilizam o HPKP, que é para declarar quais são as chaves públicas consideradas como válidas;
    – também não utilizam o “HSTS Preloading”, ou seja não submeteram o web site a uma lista dos browsers mais comuns que os informa que o web site tem de ser sempre carregado utilizando uma ligação segura;
    – não utilizam um segundo método de autenticação como por exemplo OTP (código que muda a cada 30 segundos) para tornar mais difícil a vida a intrusos.

    E isto é só o que é possível apurar sem tentar atacar o web site realmente, por isso desculpem lá se tenho dúvidas que a rede SIBS seja assim tão segura se nem conseguem manter o site do MBNET tão seguro como poderiam.
    Mesmo que utilizem VPN’s, e não sei se usam, mas mesmo que sim, é muito possível que estejam completamente desactualizados a nível de padrão de segurança… basta olhar para o OpenVPN, estão constantemente a actualizar a aplicação… e a maior parte dos prestadores de serviços OpenVPN (mesmo comerciais) não utilizam nem de perto nem de longe as melhores práticas de segurança… logo duvido que a SIBS o faça.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      A SIBS tem um grande problema, maior parte das pessoas olha para a SIBS como um todo, a questão é que dentro da SIBS cada equipa é como se fosse uma empresa distinta, com os seus peritos, as suas plataformas, tudo em separado sem qualquer comunicação, alguns departamentos/equipas/projectos são bons e seguros, outros simplesmente existem.

      1. Avatar de Joao 2348
        Joao 2348

        Não conheço a empresa SIBS nem a sua forma de funcionar, mas acredito que possa ser assim, pois em muitas outras empresas é mesmo assim como relata.

        O bom de compartimentar é que a eventual incompetência não se propaga pela organização toda, mas por outro lado a competência também não. Numa organização como a SIBS não pode haver lugar para qualquer espécie de incompetência porque as consequências podem ser desastrosas para milhões e milhões de clientes dos bancos aderentes (já que verdadeiramente quem são os clientes principais são os bancos, e eventualmente algumas outras empresas na área financeira).