Windows 10 Mobile irá em breve correr aplicações do seu PC

84 Comentários

Desde o início do ano que se tem falado da possibilidade de correr aplicações de PC no Windows 10 Mobile. Este é um desejo da Microsoft e a empresa tem trabalhado nesse sentido.

Mas os rumores que existiam tomam agora forma com novas informações a surgirem e que dão como certa esta chegada já no final de 2017.

Windows 10 Mobile

Caso se concretize esta possibilidade, o Windows 10 Mobile passa a conseguir correr todas as aplicações que temos actualmente nos computadores. Até agora, este procedimento é impossível devido às diferenças de arquitectura, mas a Microsoft espera contornar este problema recorrendo à emulação destas aplicações.

Desde que, em 2012, lançou a sua versão do Windows para ARM que o problema das aplicações existe e que tem limitado a adopção destes sistemas. É impossível correr as normais aplicações do Windows fora da arquitectura x86 sem recorrer à virtualização e os processadores que existem têm limitações.

Mas as informações que existem dão como certo que no Outono de 2017, quando a actualização Redstone 3 chegar, o Windows 10 Mobile consiga nativamente, e recorrendo ao que se sabe chamar Cobalt, correr todas as aplicações que hoje existem para o Windows.

Windows 10 Mobile Continuum

A importância desta mistura de aplicações no Windows 10 Mobile é muito elevada para a Microsoft. O futuro do seu sistema operativo passa pela possibilidade de usar o Continuum nos smartphones e este é um passo único. Finalmente deixa de haver limitações nas aplicações a serem usadas e este torna-se um sistema verdadeiramente universal.

A disponibilização desta emulação no Continuum não é casual. Para além do processamento necessário, a virtualização das aplicações requer também um consumo superior de energia, algo que está sempre disponível quando os equipamentos estão ligados às docas. Por outro lado espera-se também que surja até lá o novo processador da Qualcomm, que trará ainda mais capacidade de processamento, o que garantirá melhores performances neste campo.

Com esta novidade a Microsoft conseguirá revolucionar o mercado dos smartphones, dando ainda mais importância ao Continuum, uma das suas mais recentes criações. Conseguirá também marcar uma posição única no mercado empresarial onde terá um produto único.

via: ZDNet

Comentários

84

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Aplicações x86 a correr em ARM? Isso é um feito… ou num telemóvel com Atom só pode.

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Existem processadores ARM mais rápidos que um processador Atom, se a perda de performance nao for muito grande deve ficar ao nível de um Atom sim.

    2. Avatar de GPinto
      GPinto

      Emulacao, sabes o que quer dizer? Tambem se conseguem correr jogos e apps de Commodore Amiga no PC, duas arquitecturas completamente distintas. Mas devo estar a complicar demais o aasunto para o teu cerebro. Deixa la isso, e deixa os comentarios para quem entende o que diz.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Se esse temperamento se refere ao meu comentário, é simples: esses casos de que falas (emulação) aplicam-se a arquitecturas muito antigas e muitíssimo lentas e mesmo assim precisas de cpu a vários GHZ e muita RAM para emular cpu de algumas dezenas de MHZ e MB RAM. As aplicações actuais de PC são desenhadas para x86 recentes e por muito que um ARM acompanhe um Atom ou Core M (mais na parte de gpu que no cpu), emular um x86 num ARM é no sentido clássico demasiado lento. Daí estar a ver de que falamos e achar difícil tratar-de de uma emulação x86 em ARM.

        Em todo o caso deixo as coisas para os entendidos lol

        1. Avatar de LM
          LM

          Xiiiii, partiste a loiça. Agora tentar perceber que antigamente era em Mhz e kB e agora é em Ghz + nr de cores e GB…. Só mesmo para entendidos mesmo

    3. Avatar de P
      P

      Vai recorrer a emulação, que é isso de que se trata o projeto Cobalt.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Confirma-se. O Snapdragon 830 deve dar conta do recado, falta saber a velocidade 🙂

    4. Avatar de André
      André

      Eu já rodo jogos antigos do sistema DOS, no meu S6, utilizando DOsBox rodo jogos tipo: DukeNuke3d, Wolf3d, Blacktorn, Descent, Dave2…etc.

      1. Avatar de LM
        LM

        Então partilha aí como corres o Call of Duty: Infinite Warfare no teu S6. É que jogos DOS foram feitos para CPU’s beeemmmmmmm lentas para o padrão actual.

        1. Avatar de ACMSeBr
          ACMSeBr

          OBS: André FALOU:
          “Eu já rodo jogos antigos do sistema DOS”

          O Call of Duty: Infinite Warfare faz parte dos jogos antigos do sistema DOS?

          😀

    5. Avatar de GPinto
      GPinto

      Assim como e um feito correr jogos Amiga no PC? Ou PS2, ou Gameboy, ou Sega Saturn, etc?

    6. Avatar de carlitos
      carlitos

      Num desktop uma VM necessita no minimo de um processador i5, 4gb de Ram e 30gb de Rom só para correr um OS virtualizado para além da energia que consome a mais. Imaginem só o smartphone que é necessário ter, não contando que muitas das aplicações de desktop são bastante exigentes a nível de recursos.

      1. Avatar de Alexandre Carvalho
        Alexandre Carvalho

        o Linux corre apps windows com wine e afins e não precisa de tanta coisa, és bue informado

        1. Avatar de SAFF
          SAFF

          em smartphone?

          1. Avatar de Nosferatu Arucard
            Nosferatu Arucard

            Para Android já tens o Elthecs ExaGear que é um emulador x86 para ARM com o Wine para correr vários jogos (antigos) e alguns programas para Windows. Depois o CrossOver Android (versão comercial do Wine) foi lançado para dispositivos ChromeBook e Android com processadores Intel x86, que permite efectuar a mesma coisa.
            http://www.apkmirror.com/apk/codeweavers-inc/crossover/crossover-15-5-0alpha4-release/crossover-15-5-0alpha4-android-apk-download/

        2. Avatar de carlitos
          carlitos

          Pois, depende da profissão ou das necessidades de cada um. O Wine é um emulador que serve bem para algumas coisas. Uma VM como a VMware é algo que vai muito mais além e é necessária para certas áreas profissionais. De qualquer forma o artigo também refere isso, é necessário capacidade de computação que ainda não existe em smartphones.

      2. Avatar de Vlad
        Vlad

        Como é óbvio este sistema não recorre a um segundo sistema operativo Windows a correr numa máquina virtual.

        1. Avatar de carlitos
          carlitos

          Não pode ser óbvio porque nada está feito.
          No entanto se conseguirem que ql aplicação de desktop funcione tal qual no sistema nativo, com a criação de um sub-sistema no WM, i.e. com apenas a virtualização de partes do W10, então é ótimo! Recordo que OS Blackberry e WM tentaram emular apps do Google Play e o resultado não foi lá mto convincente no seu todo.

          1. Avatar de Ricardo Raimundo
            Ricardo Raimundo

            Sim, o que a MS e a HP estão a desenvolver é um emulador que de alguma forma apenas dá os “alicerces” para a aplicação correr.
            No caso do projecto da emulação de apps Android, o subsistema Android fazia que, com o passar do tempo, os equipamentos começassem a ficar lentos.
            Foi (muito bem) decidido colocar esse projecto de lado.

      3. Avatar de André
        André

        “uma VM necessita no minimo de um processador i5”
        Estás a gozar, certo?

        1. Avatar de carlitos
          carlitos

          Depende da VM e daquilo que conhecemos e andamos a fazer.

    7. Avatar de carlitos
      carlitos

      Com o desenvolvimento da mobilidade no futuro tudo será Apps ou UApps.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Se a Microsoft fizer isso, então pode haver esperança para o sistema deles

    1. Avatar de carlitos
      carlitos

      Oxalá o consiga de forma perfeita e tb corra ql Apps do Google Play para já não falar da Apple Store. Mesmo que se tenha de inventar um maquinão de um smartphone, isso sim, muitos correriam para ter um.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Isto anda contraditório.
    A Dell vai lançar um WM com x86?
    Depois le-se isto, acho uma ideia muito boa mas isto tem limitações pelo menos tinha …..
    Tenho um amigo q fez uma PhD, que era correr qq aplicação independentemente da arquitetura. Espero que e a MS consiga melhor para nós.

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Fazer uma aplicação que corra em qualquer arquitetura é fácil e já existe. Neste caso é conseguir correr aplicaoes antigas sem ter a necessidade de as recompilar

      1. Avatar de miguel
        miguel

        Nao sei … Mas isto deve estar limitado as app x86 da store. Nao deve funcionar para os .exe

  4. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    propaganda

  5. Avatar de JMCXL
    JMCXL

    Comentários dos “hatters” em 3,2…

    1. Avatar de GPinto
      GPinto

      Pode ser comentarios de “hatters” da maçä? 😀

  6. Avatar de Pedro Barros
    Pedro Barros

    Tudo o que a MS fizer para melhorar o W10m é bemvindo de certeza 🙂 Pode ser que convença fabricantes a finalmente implementarem o W10m nos equipamentos em paralelo com o Android.

  7. Avatar de Rudy
    Rudy

    Se a Microsoft conseguir isto, está na hora de voltar ao Windows Mobile.

    1. Avatar de Luis Coelho
      Luis Coelho

      Mesmo e eu sou um Apple fan, mas de facto isto iria superar tudo, inclusive falta de Apps que deixaria de ser um problema.

  8. Avatar de joao c
    joao c

    Pára tudo, toca a tirar o Lumia 950xl dos classificados. Isto seria uma bomba a acontecer já em 2017

  9. Avatar de Jbaf
    Jbaf

    Ainda bem que existe GNU/Linux. Abaixo o “rWindows”….

    1. Avatar de GPinto
      GPinto

      Tem tudo a ver. Comentario inteligente o teu. Parabens pela tua (curta) inteligencia.

      1. Avatar de Jbaf
        Jbaf

        Anta portuguesa, estude antes de tecer um comentário insano. Você é que não entendeu e digita absurdamente coisas mentecaptas vindas de um cérebro de ameba.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Suponho que uses um Ubuntu Phone

  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    É um passo importante, tenho aguentado o windows mobile porque a minha profissão ainda não me exigiu nenhuma aplicação que o WM não tenha e até mesmo o meu banco tem aplicação.

    Tenho tido é um problema, quando efectuo uma chamada o ecrã fica preto em vez de aparecer as opções de altifalante e afins, alguém sabe se isto é problema do telemóvel ou se é alguma definição que se tenha alterado?

    1. Avatar de Vitor Jesus
      Vitor Jesus

      Tens um protector de ecran que te está a bloquear o sensor de proximidade. Troca por um protector que do lado direito do altifalante não tenha nada.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Obrigado pela ajuda, de facto é esse o problema.

      2. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Isso foi mesmo na mouche!
        Impressionante!

  11. Avatar de tony2
    tony2

    W10M = telemovel + portatil = Menos algumas Apps da moda + Software de Windows 10
    Para quem prefere este compromisso, W10M é a solução.
    É o meu caso fica satisfeito de o meu mobile ser uma versao pocket do meu portatil 🙂

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      A semana passada fui a uma reuniao e a apresentação foi feita com um Lumia 950 ligado a um projetor. Bastou um Adaptador USB-C -> HDMI e um rato BT

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Eu ja fiz apresentações com o meu 950 apenas com o projetor 🙂 e telemóvel claro… Tal como faço uso do continuum sem ter box (o que nao sabia ser possível) ate à pouco tempo

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          A box só serve para utilizar como docking station.
          Para utilizar o continuum basta um cabo HDMI. Ou ainda melhor um wireless adaptador ou smarttv compatível com miracast, dá para trabalhar sem ter cabos.

          1. Avatar de miguel
            miguel

            basta um cabo HDMI para passar ao modo continuum? que interessante 😀 não sabia! então qual será a utilidade da box?

          2. Avatar de gentleman
            gentleman

            Para ligares ratos teclado e energia tudo no mesmo usb c do telemovel. É possível usar o miracast so sem dock. Acerca de apenas hdmi nao sei

          3. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            A box é para servir de Docking station ou hub USB.
            Com a box podes ligar o monitor e carregar ao mesmo tempo.
            Podes também ligar dispositivos externos tais como uma pen, disco, rato ou teclado.
            Existem opcoes com que até ligação ethernet tem 🙂

          4. Avatar de tony2
            tony2

            @miguel, por exemplo para monitores/projectores que nao tenham wireless

          5. Avatar de ACMSeBr
            ACMSeBr

            Faço apresentação utilizando meu Lumia 640XL via wifi para uma SmartTV de 48″ e funciona muito bem.

  12. Avatar de Gerson Silveira
    Gerson Silveira

    Final de 2017? Se for assim é em breve? Então se existir atrasos melhor é

  13. Avatar de Kap75
    Kap75

    Vamos é ver se o Windows Phone aguenta até finais de 2017…

    1. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Se carregares a bateria todos os dias aguenta bem

      1. Avatar de Rui LUX
      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        ^ WIN

        MUITO BOM!!

      3. Avatar de LM
        LM

        lol, esta ganha o dia 😀

      4. Avatar de LuisMAsantos
        LuisMAsantos

        Ui o que já me ri com esta ,bem esgalhada ,parabens

    2. Avatar de GPinto
      GPinto

      Se os outros aguentarem depois do final 2017 da-te por contente, pois o que ai vem para o W10M vai arrasar com a concorrencia.

      1. Avatar de Kap75
        Kap75

        Isso é que eu quero ver! Oxalá que sim!

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        O futuro da mobilidade passa por esta questão da universalidade das aplicações.
        Estão no bom caminho, pelo menos para ambientes empresariais e para utilizadores mais intensivos, que não pretendam apenas fazer chamadas e usar apps de mensagens e redes sociais. Agora é esperar para crer, sendo que meu Lumia 640 é certo que não terá specs para correr esta virtualização.

      3. Avatar de LuisMAsantos
        LuisMAsantos

        OS cestos só se lavam no fim da vindima ,não mandes foguetes ,embora gosta-se que isso acontece-se ,só para calar alguns fanboys da apple e android ,que teimam em não tirar as palas dos olhos .

  14. Avatar de Sivaldo Ferreira da Silva
    Sivaldo Ferreira da Silva

    Agora sim, já não funciona direito em pc, e fazer o windowsphone rodar aplicações x86 vai dar ruim.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Ou tens que comprar hardware novo… deste lado corre bem

  15. Avatar de Mindo
    Mindo

    Maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaa é desta que compro um Lumia. já esperava esta noticia à mui
    to

  16. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Claramente o Windows Mobile e o melhor sistema bastava alguem dedicado que estivesse empenhado em melhorar realmente o sistema em condicoes assim nada feito…

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    O Windows 10 Mobile é de longe o melhor sistema operativo móvel da actualidade…

  18. Avatar de José
    José

    Então não estava a morrer? Não andam para aí uns cheios de lágrimas nos olhos por não terem app da moda? Estranho sistema que dura e dura e afinal para grande desgosto desta gente não acaba e ainda fica mais completo! Não mudarei, tenho outros sistemas, mas Wm10 é o meu preferido, com estas funções será imbatível.

  19. Avatar de vitor
    vitor

    Mais uma boa noticia. A WM sempre a melhorar. Cada mês que passa evoluiu a olhos vistos….

  20. Avatar de DarkMode
    DarkMode

    No fundo isto já não é uma novidade.
    Atualmente HP Elite X3 já faz isto com recurso ao HP Workspace que permite utilizar apps Win32 por virtualização, recorrendo ao Continuum.

    1. Avatar de LuisMAsantos
      LuisMAsantos

      Mas a intenção deve ser que essa funcionalidade se torne norma em todos os terminais que suportem continuum,e fazer chegar isso a terminais de media gama ,porque nem todos podem \querem dar 900 euros por um telemovel . .

    2. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      No caso da HP, as aplicações ficam em servidores e pagas uma mensalidade para ter o serviço.
      Neste caso as aplicações são instaladas no terminal e a emulação é feita no próprio equipamento.

      1. Avatar de DarkMode
        DarkMode

        Claro que sim Ricardo!
        Mas o que eu quis realçar é que já é possível usar as aplicações do PC no W10M apesar de por um método diferente mas com um meio comum, o Continuum.
        A solução da emulação apresentada no artigo é mais uma opção que vem demonstrar que as as potencialidades do W10M estão muito longe de se esgotarem.

    3. Avatar de Mavrick
      Mavrick

      Oh, my bad! Eu tinha entendido como uma pergunta! Realmente, se o link sitcmoacu&e;libo não pertencer a nenhum pacote ele pode ser removido sem problemas. Desculpe a minha lerdeza e até mais 😀

  21. Avatar de LuisMAsantos
    LuisMAsantos

    Lá vão ter de ir desenterrar o morto(Windows mobile ) .
    Eu posso fornecer as pás e as enchadas .
    Muita gentinha não vê que com 3 ou até 4 SO mobile no mercado ,só é bom para os utilizadores ,porque mais as empresas se esforçam para apresentar bons produtos .
    OS profetas da desgraça já devem estar a bater com a cabeça nas paredes

  22. Avatar de FMIG
    FMIG

    Uma boa noticia, não só para os utilizadores do WM bem como para o mercado de smartphones.

  23. Avatar de darksantacruz
    darksantacruz

    A ser verdade é uma excelente notícia para o que é para mim o melhor Sistema Operativo mobile no mercado.

  24. Avatar de jonh doe
    jonh doe

    nao me consigo lembrar duma app windows que quisesse no telemovel..”deiam” exemplos..

    1. Avatar de JJ
      JJ

      No mundo empresarial pode ser muito útil. Por exemplo, um comercial, em vez de andar com um portátil ou tablet Windows, com o seu smartphone W10M, pode aceder aos programas que precisa (de orçamento, de facturação, da empresa, etc…)

      Pode ser útil para correr um FileZilla por exemplo. Isto para não falar de outros programas que podem ser úteis em qualquer ocasião, para cada caso particular.

      Tens de pensar, que com esta solução, o W10M, alem de ser um smartphone, pode ser um “smartPC”.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      SolidWorks e Sony Vegas.

      *bumm*
      Game, Set and Match.

  25. Avatar de uPedreiru
    uPedreiru

    Será que ainda posso ir buscar o meu RT no caixote do lixo?

  26. Avatar de uPedreiru
    uPedreiru

    .. provavelmente escrevi em chinês. Para a próxima escreverei em “alentejano”. Boas Festas. :p