Ataque informático gera atrasos em vários aeroportos europeus

19 Comentários

Na madrugada de sexta-feira para sábado, foi reportado um incidente informático que afeta os sistemas utilizados para check-in eletrónico, emissão de cartões de embarque, despacho de bagagens e embarque automático em vários aeroportos europeus.


O incidente afeta o software MUSE, da empresa norte-americana Collins Aerospace, responsável por operações como emissão de cartões de embarque, despacho de bagagens e acesso aos portões.

Aeroportos mais afetados pelo ataque informático

Os impactos mais severos foram registados em Bruxelas, Londres-Heathrow e Berlim-Brandemburgo, onde centenas de passageiros enfrentaram longas filas devido à necessidade de recorrer a procedimentos manuais.

Em Bruxelas, foram confirmados 10 voos cancelados e 17 com atrasos superiores a uma hora.

Em Heathrow, os sistemas de check-in estiveram inoperacionais durante várias horas, obrigando as companhias a reforçar o atendimento presencial.

Em Berlim, as autoridades alertaram para tempos de espera prolongados e pediram aos passageiros que chegassem com antecedência redobrada.

Outros aeroportos europeus, como Frankfurt e Zurique, não reportaram problemas significativos.

Impacto para passageiros

O ataque obrigou à ativação de planos de contingência manuais, atrasando o despacho de bagagens e o embarque. Muitos passageiros perderam ligações e companhias aéreas emitiram avisos para que se confirmasse o estado dos voos antes de se dirigir ao aeroporto.

Apesar da dimensão do incidente, os aeroportos portugueses não foram atingidos. A ANA Aeroportos confirmou que não utiliza os sistemas comprometidos, embora admita que possa haver atrasos indiretos em voos com origem ou destino nos aeroportos mais afetados.

A Collins Aerospace confirmou a falha no software MUSE e garantiu estar a trabalhar para restaurar os serviços. As autoridades de aviação civil de vários países acompanham a situação e não excluem a hipótese de o ataque estar ligado a grupos de cibercrime especializados em infraestruturas críticas.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Já se sabe que é Israel em resposta ao reconhecimento do estado da Palestina.
    Acho muito bem, é um afronta o reconhecimento de um estado que não é estado e está refém de terroristas, a extrema esquerda está demasiado enraizada no poder político da UE e isso está a matar a Europa

    1. Avatar de guilherme
      guilherme

      Eu sou de direita mas neste assunto não tenho lado político pois está em causa, dezenas, centenas de bebés, crianças, mulheres que morrem diariamente.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Isto não tem a ver com ser de direita ou de esquerda tem a ver com ter discernimento para conseguir entender o que se passa.
        A morte de civis são casualidades de uma guerra cujo “estado palestiniano” pela mão do hamas usa como escudos. Então o ocidente decidiu premiar o Hamas com o reconhecimento de um estado gerido, controlado e dizimado pelas ações de um grupo terrorista.
        Muito bem UE, “clapclap:

        1. Avatar de Paulo Sérgio
          Paulo Sérgio

          Deduzo que também tenham usado os jornalistas como escudo. Já que também foram alvos abater… Julgo eu que uma ofensiva deve acautelar o máximo possível vítimas mortais civis e sobretudo crianças. O que parece é que soldados têm a indicação “shoot the hostage…”. Vivemos num mundo onde os damos colaterais são aceitáveis, enfim,…

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Os jornalistas é que se metem em risco, numa guerra estão sujeitos, não querem morrer não estejam lá, quantos jornalistas vês nas linha da frente na Ucrânia? Estão tudo recuados e fazem pontualmente entrevistas na linha da frente, não andam no meio da guerra onde caem bombas hora sim hora não.
            A ofensiva não tem de acautelar nada, se a ofensiva acautelar o quer que seja ou for branda o Hamas vai continuar a ganhar, eles jogam sujo, usam os civis como escudos precisamente para toldar a perspectiva da guerra, os privilegiados dos europeus só querem saber do humanismo, ninguém quer saber que se isto não acabar os judeus nunca terão paz e mais ataques a Israel vão acontecer.
            Numa guerra contra o terrorismo não podem existir limites de não se atravessarem algumas linhas vermelhas, para o hamas vale tudo, se não for assim nunca vão conseguir derrotar o Hamas, basta ver há quanto tempo iniciou a guerra e nunca os conseguiram vergar.
            Os soldados não têm indicações nenhumas, o próprio Hamas pilha e ataca centros de distribuição de comida, os soldados só fazem o que lhes compete, quando não sabes quem é o teu inimigo todos são o teu inimigo.
            Se há fome e mortes por fome é porque o Hamas rouba toda a ajuda humanitária parece que o que transpareça para os média seja um cenário dantesco de falta de ajuda humanitária.
            Acordem para a vida, desliguem a tv, informem-se, reúnam-se de múltiplas fontes e tenham discernimento de pensar pela vossa cabeça e conseguir avaliar a veracidade de cada fonte.
            Realmente é muito difícil argumentar para pessoas que só consomem informação mastigada por média e comentadores com afiliações políticas

          2. Avatar de Paulo Sérgio
            Paulo Sérgio

            Realmente é difícil argumentar para pessoas que só consomem informação mastigada do outro lado do atlântico. Se me permite ter uma perspectiva diferente, extra opiniões partidárias de esquerdalhas e direitalhas, o que vejo é a tentativa de apropriação do terreno, quais sejam os custos, para aumentar os colonatos israelitas e construir a beautiful Riviera para os ricos passarem as suas férias lá enquanto os pobres dos palestinianos no meio de uma guerra entre os terroristas do Hamas e os genocidas de Israel têm de ser deslocados para outro lado. É importante colocar as construtoras americanas a laborar e Israel tem todo o apoio americano para fazer o que seja necessário. Pode ser um filme de ficção ou baseado em factos reais. Não sei… O que sei é que nos bastidores muito é tratado que não fazemos ideia

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            eu não consumo informação mastigada de lado nenhum.. consumo informação em raw, apoio-me em hard facts, em historia e em conhecimento das personalidades que estão no topo do conflito.
            não digo que não tenhas razão e que não exista essa pretensão, mas isso é meramente secundário, e honestamente não vejo mal nenhum nisso, provavelmente seria a forma dos palestinianos deixarem de pertencer ao terceiro mundo, terem empregos e poderem viver as suas vidas sem estarem reféns de grupos terroristas subsidiados por todo o Médio Oriente que pretende diminuir a riqueza e influencia de Israel no mundo..
            rings a bell???

          4. Avatar de Paulo Sérgio
            Paulo Sérgio

            Numa coisa estamos de acordo, o Hamas ou organizações semelhantes têm de deixar existir. Discordamos nos métodos, quando os mais fracos é que sofrem pelos interesses dos mais fortes. Em relação a consumir RAW Data, acho cada vez mais difícil, cada vez há mais “Data Injection”, antes da análise dos dados e com informações díspares de vários quadrantes. O que por vezes torna difícil perceber quais as reais intenções de qualquer uma das partes. Mas, se consegues obter a informação exclusivamente em bruto para fazeres as tuas análises, dou-te os meus parabéns 😉

          5. Avatar de Paulo Sérgio
            Paulo Sérgio

            Faltou-me ali um ‘de’ na primeira frase… Têm de deixar de existir…

  2. Avatar de BruceWayne
    BruceWayne

    Passeiem menos.

  3. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Pois claro que não é estado.
    A levar com bombas dia e noite que matam a eito tudo o que mexe e sem ter como responder, qual o estado que aguentaria algo assim?

    Só rir…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      O hamas tem de ser eliminado, não importa como, quem não percebe isso é porque vê notícias e tem a lavagem cerebral feita, informem-se do que se passa.
      Os israelitas limitam-se a não seguir os ataques com precaução para limitar vidas civis porque se o fossem fazer ainda hoje o hamas cantava de galo.
      Os fins justificam os meios, o resto é ruído dos media ocidentais, que não entendem nada do conflito e só querem ter audiências com base no sensacionalismo

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Bem, se matarem toda a gente que lá vive, eliminam o Hamas, sem dúvida.
        Ora aqui está uma boa filosofia.
        Aqui o Zé Fonseca era bom para juíz.
        No caso de haver 10 suspeitos de um crime, e nenhum deles confessar, mas sabendo com toda a certeza que o criminoso é um dos dez, se ninguém confessar matam-se os dez e assim apanhamos o responsável.
        Mais simples que isto não há.
        Lá está, os fins justificam os meios e os princípios.

        Brilhante.

        Antes que me esqueça, quando cairam uns mísseis do Irão num hospital em Telavive, foi isto e foi aquilo.
        Mas de ataques a hospitais percebem eles porque quando fazem o mesmo diariamente aos outros, já é porque estão terroristas lá dentro, mesmo que acabados de nascer.

        Eu defendo que Israel se deve defender, mas acho que pode e deve fazer muito melhor e ser mais eficaz.
        Tem armas e dinheiro para isso.

        Só não espetam com os Palestinianos em câmaras de gás porque hoje em dia tal não é possível senão já lá estavam há muito tempo.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Claro, até porque os milhares de kms de túneis debaixo de hospitais são todos uma miragem no deserto?
          A história do genocidio é propaganda de esquerda nos media que vocês comem como uns alarves sem sequer perceberem os motivos.
          É verdade que Israel se está a lixar para quantos Palestinianos morreu, daí a o fazer de propósito vai um longo caminho.
          E sim, quando falamos de terrorismo e ainda por cima o tipo de terrorismo que estamos a falar, os fins justificam sempre os meios, essa ideologia que temos de ser superiores e ser correctos e “justos” em como fazemos os outros pagar é o que alimenta esses grupos e pessoas a fazerem tudo e achar que nunca há consequências além de uns dias na choldra se forem apanhados.

  4. Avatar de guilherme
    guilherme

    Da outra vez desligaram a electricidade, agora congelam aeroportos já sabem quem são os artistas…

    1. Avatar de Ivo
      Ivo

      Realmente, é coincidência a mais para passar despercebida. Primeiro foi a eletricidade (apagão), agora os aeroportos… E ainda por cima o episódio do eléctrico da Glória, com tantos cidadãos israelitas juntos no mesmo local, já tinha levantado suspeitas. Até o comendador Rogério achou estranho e pediu intervenção da PJ. Há padrões que não se podem ignorar.
      https ://sapo.pt/artigo/acidente-ou-atentado-muitos-passaportes-israelitas-68c5b5c28497fe9ef67db794
      https ://exame.com/mundo/apagao-na-europa-foi-causado-por-ataque-espanha-e-portugal-investigam-causas/

  5. Avatar de Grunho
    Grunho

    Israel está lá e tem o poderio todo que tem porque representa um dos pilares essenciais do capitalismo mundial: o pilar da violência e da intimidação. É por isso que vai ter sempre o dinheiro e as armas que requisitar aos USA e aos governos capitalistas europeus.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Errado. Vai ter sempre o apoio dos EUA porque tal como Israel sabem o que é sofrer às mãos de terroristas, que na atacam alvos militares, que não atacam políticos, que tudo o que fazem é direcionado a civis e de uma forma bárbara e desumana.
      Os palermas dos europeus acolhem esses terroristas, deixam-nos andar nas suas faculdades, dão-lhes ferramentas para serem tecnologicamente mais evoluídos pra poderem causar o maior impacto possível.