Archival Disc, o sucessor de Blu-Ray, terá capacidade para 1TB

43 Comentários

A crescente quantidade de informação a que temos acesso leva a que procuremos dispositivos de capacidades cada vez maiores para conseguirmos guardar os nossos dados.

Se num passado recente bastava alguns DVD’s para termos as nossas cópias salvaguardadas, hoje em dia esse número subiu bastantes e mesmo os discos Blu-Ray começam a não ser suficientes.

Para dar o salto para uma nova tecnologia e para volumes de armazenamento muito superiores, a Sony e a Panasonic uniram-se e criaram o Archival Disc, que poderá guardar até 1 TB de informação.

Archival_Disc_1

Os saltos que têm sido dados nos novos formatos de armazenamento de dados têm sido significativos, mas rapidamente se vêm esgotados e ultrapassados.

O Archival Disc, desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a Sony e a Panasonic, pretende dar continuidade ao trabalho de aumento de capacidade dos discos ópticos que foi feito com o DVD e com o Blu-ray.

Este novo suporte terá inicialmente uma capacidade de 300GB, já bem longe dos 25 GB (camada simples) ou dos 50 GB (camada dupla) que o Blu-Ray oferece.

Os planos da Sony e da Panasonic é aumentar gradualmente a capacidade de armazenamento do Archival Disc até que este atinja o TB de espaço. Os saltos planeados são de 500GB e 1TB.

A chegada do Archival Disc ao mercado espera-se para o Verão de 2015, altura em que o Blu-Ray estará já ultrapassado e os utilizadores com necessidade de novos suportes para guardar um volume de dados cada vez maior.

Archival_Disc_2

É esperado que o Archival Disc venha resolver dois problemas que afectam os actuais discos e que até agora não se tinha conseguido resolver.

Em primeiro lugar o pó e a água em contacto com os actuais discos levam a que estes se deteriorem que levem a que fiquem inutilizados e que levem à perda de dados.

Em segundo lugar o Archival Disc pretende ser compatível com as actuais tecnologias de encontramos no DVD e no Blu-Ray, sendo estes discos capazes de serem usados nos leitores de discos Archival Disc.

As diferenças entre o Archival Disc e o Blu-ray

  Archival Disc Blu-ray
Capacidade do disco 300 GB
até 1 TB
25/50 GB
até 128 GB BDXL
ÓPTICA
Longitude da onda
Abertura numérica
λ=405 nm
NA=0.85
λ=405 nm
NA=0.85
Estrutura do disco Dupla face (3 capas/faces), Formato Land and Groove uma face com até 2 capas (até 4 capas BDXL)
Tamanho da faixa 0,225μm (micrômetros) 0,320μm (micrômetros)
Longitude de um bit de dados 79.5nm (nanômetros) 150nm (nanômetros)
Método de correção de erros Reed-Solomon Code Picket Code

Archival_Disc_3

Segundo o anúncio que foi feito pela Sony e pela Panasonic, a necessidade deste novo formato advém dos elevados volumes que estão a ser colocados nos serviços de alojamento Cloud e das necessidades que estes têm de ser guardados em formatos com maiores capacidades e com maior vida útil.

Tal como nos formatos anteriores, a sua aceitação será ditada por vários factores, desde o preço dos discos e dos leitores até à sua adopção pelas várias industrias que fazem uso deste tipo de discos.

A Sony tem sido influente na apresentação dos novos formatos e tem estado ligada aos que vingam. O Archival Disc tem tudo para se tornar um formato standard, mas resta saber o que a concorrência tem a dizer!

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    E já agora qual a velocidade de escrita destes discos?

    1. Avatar de Rafael Ramos
      Rafael Ramos

      Vão ser lançados no verão..por isso, deverás ir de ferias e deixas a fazer um backup para um disco desses 🙂 hehe

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Depende se a Troika ainda estiver ai as minhas férias podem ser 48 horas como foram o ano passado 😀

        Será que chega, para escrever o 1T?

        1. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
          PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

          O quê? tu tiveste férias 😮 xD

          Estes aumentam a capacidade, mas esquecem-se da velocidade de escrita.

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    Não percebo a utilidade, tendo a cloud, microSDs e pens.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Isto não está a ser pensado para o consumidor, mas para empresas para arquivo de informação que não precisa de ter acesso imediato!

    2. Avatar de Nuno Peixoto
      Nuno Peixoto

      A utilidade está no custo. Neste momento não, mas futuramente se fores a uma loja comprar um jogo ou outro artigo qualquer, fica mais barato para o fornecedor vender num disco que numa pen ou um SD.

      1. Avatar de Rochita
        Rochita

        Ou isso, ou fazeres download direto da loja que vende o jogo… playstation plus / steam

    3. Avatar de Amaro Romão
      Amaro Romão

      Simples, filmes, jogos, etc.

      Ou queres comprar um filme ou jogo, em que o formato onde está guardado custe mais que o jogo em si.

      Hoje em dia um filme em 3D e com qualidade já não cabe num blu-ray.

      E com os novos formatos de imagem a bater á porta 2K, 4K, etc etc, imagina só quanto é que isso não vai ocupar em espaço.

      É o futuro mais qualidade de imagem, mais espaço ocupa, logo maiores quantidades de informação

      1. Avatar de luis
        luis

        um filme 3d não cabe num blu-ray?? keres por la os actores e os cenarios reais?? ou keres k tambem tenha cheiro?…

        1. Avatar de CMatomic
          CMatomic

          Definição sabe o que é senhor luis ?

        2. Avatar de tipsy
          tipsy

          4k e 8k, maior bitrate, mais conteudo, etc.

    4. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      Pois e quem não tem net? já entendes a utilidade? hà quem prefere guardar em formato físico, e quem confie menos na cloud.

    5. Avatar de Miguel
      Miguel

      Isso fia-te na cloud… Só um maluco colocaria os seus dados mais importantes na cloud.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Um maluco, tipo NSA…

      2. Avatar de Rochita
        Rochita

        Juro que não percebo a mania da perseguição da maior parte das pessoas? Vocês são agentes secretos? São terroristas? Qual é o grande problema de um individuo qualquer que não vos conhece de lado nenhum ver umas conversas entre amigos ou umas fotos? Parto do principio que tiram fotos aos corpos depois dos matarem (se forem assassinos) ou que guardam pornografia infantil no computador (se forem pedófilos)

        Tenho tudo guardado na cloud, trabalhos escolares e mesmo do meu trabalho que não é segredo para ninguém, umas fotos entre familiares e mais algumas coisitas… suponho que não enviem e-mails, não vá a NSA descobrir que a tia da Joana pôs os cornos ao primo do Joaquim…

        1. Avatar de NT
          NT

          Pena é que não é só a NSA… Se não compreendes o que é a privacidade OK.

          http://www.youtube.com/watch?v=8pcWlyUu8U4

          Deves ser um que diz que não se importa mas davas ‘umas palmadinhas’ no pai natal aqui do vídeo.
          A mania da perseguição tem limites mas a GRANDE maioria das pessoas não se apercebe de quanto é que estão a expor da sua vida só para saber o mexerico da vizinha com o outro lá do bairro… E que tal meteres na net o microfone e webcam dos teus aparelhos (telemóvel, portátil, tablet…) 24/7? Afinal DE CERTEZA que não cometes nenhum crime nem tens nada a esconder, pensa nisso depois diz qualquer coisa.
          O serviços de ‘cloud’ são convenientes porém nada seguros e por causa dessa coisa de ‘não tenho nada a esconder’ de alguns a privacidade de TODOS perde-se… enfim uma das vantagens da democracia ou capitalismo vá se lá saber…

    6. Avatar de Tiago
      Tiago

      Não percebes a utilidade? então quanto custa uma pen de 300gb? um micro sd de 300 gb? oh wait…

      1. Avatar de Midepa
        Midepa

        Oh Tiago, também não percebo.
        Quanto custa? E quanto custarão estes discos?
        Daqui a ano e meio ou seja verão 2015, provavelmente já haverá pen de 300 gb ou mais, ou seja, a evolução das atuais 32, 64,128 gb. Já agora já ouviste falar nos discos ssd, é que já há de 750 GB, da Samsung e a preços relativamente baratos. Portanto entre um disco e uma drive optica e um disco ssd…

        1. Avatar de Antonio
          Antonio

          já tens PEN DRIVE de 1TB.

        2. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Um SSD de 750GB da Samsung anda por volta dos 350€. Eu não chamaria a isto um preço relativamente barato quando a finalidade de este é para servir de um simples arquivo. O mesmo se passa com os cartões SD em que um de 128GB custa mais ou menos 80€. Se tivesses mencionado um simples HDD, até teria concordado contigo.

          Quanto custarão estes discos? Ninguém sabe. Mas se fugir muito do preço por GB do bluray, ninguém o vai utilizar.

          1. Avatar de Midepa
            Midepa

            Caro Nuno, concordo contigo no que diz respeito ao preço. No entanto é bom não nos esquecermos que à 1, 2 anos atrás estes hdd estavam caros e hoje 1 TB custa cerca de 70 80 euros. Os SSD estão caros? Sim, mas vamos dar tempo ao tempo e daqui a 1, 2 anos provavelmente estão aos preços dos atuais hdd.

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Eu não estou a dizer que os SSD não tem uso. Existem muitas aplicações em que ter um SSD é vantajoso. Apenas acho que como arquivo não é um deles. O mesmo se passa com os cartões SD.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Nuno Vieira
            concordo! Como o próprio nome indica o objectivo é para arquivo, e nesse aspecto um Disco Óptico bem acondicionado é mais vantajoso que um SSD ou HDD, em termos de espaço e tempo de vida!
            Por motivos semelhantes é que muitas empresas continuam a usar fita para arquivo!
            Creio é que muitos dos comentários partem do pressuposto que isto será comercializado junto do consumidor… Duvido muito que seja!

    7. Avatar de João Pinho
      João Pinho

      Sao diferente formatos, por exemplo embora existam pens e m-sd os backups em empresas sao feitos em tapes, nao comparem as coisas, simplesmente sao diferentes, as pens sao pessimos backups com o tempo por exemplo, para nao falar que num arquivo sao dificeis de indexar

      1. Avatar de João Pinho
        João Pinho

        * “são feitos em..” é uma generalização

    8. Avatar de Joao Campos
      Joao Campos

      Consumer video. Os Bluray são 1080p, este vai suportar 4K seguramente.

  3. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Eu não me preocupo muito com a velocidade de escrita, mas sim de leitura.

    Exemplo, isto para suporte nas consolas de jogos seria óptimo update, mas se a leitura for deficiente….puff não serve para nada….

  4. Avatar de jimmy

    algum de vocês já verificou se o backup que fez em dvd, à 1 ano atras , ainda funciona??
    o mais provável é que o PC nem o reconheça. 🙁
    desisti de backups em disco cd e dvd, há muito tempo por esse motivo.~duram pouco

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      tenho deles com mais de 10 anos a funcionar, depende do local onde os guardas, evita ambientes húmidos.

    2. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      depende da qualidade dos discos, se fores para os mais rascos tipo princo tás lixado, se queres guardar dados pessoais em CD/DVD tens de comprar a melhor qualidade, normalmente os de melhor qualidade duram uns 10 anos

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Depende sempre das condições de armazenamento e transporte. Tenho backups feitos com anos e estão bons e tenho outros que ao fim de meses já estavam danificados….

    4. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Eu tenho CDs com quase duas décadas e DVDs com quase uma década e funcionam sem problema. Depende muito de onde os tens guardados, a maneira como os tratas, a qualidade do DVD,…

      1. Avatar de Abílio
        Abílio

        Também tenho muitos CD. E ainda compro. Mas não há paciência para andar a procurar o CD xyz e inserir no PC ou outro leitor.
        Quando compro ripo na melhor qualidade possível e pronto, fica disponível em todo o lado.
        Backup? 2 discos rigidos

  5. Avatar de Al'thor
    Al’thor

    Depende do preço por disco.

    Nos Blu-Ray é algo que nao faz sentido… o preço de um cake de 10 discos de 25GB é algo entre 15 a 25€.

    Um disco de 2TB interno custa menos de 80€. Um disco externo de 1TB custa menos de 50€.

    É só fazer as contas.

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Depende, supõe que queres entregar um trabalho, se calhar faz mais sentido entregar em DVD ou Blu-Ray, do que em HDD ou Pen drive.

  6. Avatar de JJ
    JJ

    Acho que isto é mais para o mundo empresarial.
    Assim como o blu-ray, é mais utilizado na industria cinematografia, esta nova tecnologia, certamente será bem aceita nessa industria por causa do nova resolução 4K.
    Para o uso domestico, já não terá grande aplicação.

  7. Avatar de Abílio
    Abílio

    Acho que, mesmo assim, o armazenamento óptico ira morrer a médio prazo.

  8. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Vao ter utilidade, mas o prob e q tamos a caminhar para o mundo de pcs sem drives, logo é andar pa tras de certa maneira :/.

  9. Avatar de Telmo
    Telmo

    Sou só eu que acho que o disco é um formato obsoleto independentemente da capacidade?

    1. Avatar de Ricardo Peralta
      Ricardo Peralta

      x2, não sei porque continuam a bater no mesmo. E não venham com a desculpa que o formato optico é mais barato pra vender.

      Se uma pen fosse o principal método de comercializar software, jogos, musica, etc, as pens passariam para o preço da chuva tal como os CD’s, DVD’s estão.

  10. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    alguem daqui tens os cd’s de 540mb ainda ? xD ainda tenho 2 e funcionam da inteData

  11. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Mas em Portugal sabe-se o que é um filme em 4k e 8k ?