8 em cada 10 pessoas dorme demasiado perto do telemóvel

39 Comentários

Quem não consegue dormir por estar a pensar na lista de compras de amanhã, nas portas fechadas da casa, nas reuniões da empresa ou das mensagens de uns amigos, a solução pode passar por afastar o telemóvel da mesa-de-cabeceira e até mesmo do quarto quando é hora de dormir.

Segundo um estudo, oito em cada dez pessoas dorme demasiado perto do telemóvel.

sleep_03

Um estudo provou que oito em cada dez pessoas com telemóvel dormem perto do aparelho, quer seja no quarto, na mesa-de-cabeceira ou mesmo debaixo da almofada. No entanto, não é o mais saudável para a saúde, nem que seja para servir de despertador e não chegar atrasado ao trabalho.

Segundo os especialistas, num estudo elaborada pela Ofcom e divulgado pelo Daily Mail, o telemóvel faz de ‘vigilante’ e evita uma boa noite de sono, não deixando o utilizador descansar convenientemente, mesmo que ele próprio não repare. Nos dias que se seguem, o sono e o cansaço irão acumular-se. Além disso, pode causar insónias de noite inteiras, tonturas e dores de cabeça.

A maioria das pessoas dorme mais descansada se afastar o telemóvel do quarto, bem como outros dispositivos eletrónicos, segundo diz a pesquisa do médico Guy Meadows, especialista em insónias numa clínica de Londres.

Segundo o Dr. Charles Czeisler, professor de medicina do sono da Universidade de Harvard, “a luz brilhante do telemóvel ao acender interfere com o ritmo natural do corpo, enganando os estímulos e fazendo-os acreditar que já é de dia”.

“Todos os padrões de lâmpadas fluorescentes foram pensados para inibir a libertação de melatonina, e fazer com que a pessoa fique acordada por mais tempo”, afirmou ao Daily Mail. “A luz dos telemóveis ainda consegue ser mais estimulante por ter mais quantidade da cor azul”.

Isso faz com que a pessoa que use o telemóvel por perto acabe por “dormir em ciclos”, e qualquer estímulo externos acaba por ter o potencial para despertar a pessoa.

Segundo o mesmo estudo, quatro em cada dez pessoas verificam o telemóvel durante a noite se ele tocar ou vibrar, mesmo que esteja a dormir.

Além disso, segundo a médica Sarah Loughran da Universidade de Wollongong, também as radiações eletromagnéticas emitidas são prejudiciais, factor que aumenta quando o telemóvel está ligado à corrente.

E voce, costuma ter o telemóvel muito perto, enquanto dorme?

Via Noticias ao Minuto

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lauro Vicente
    Lauro Vicente

    Eu se não dormisse com o telemóvel na mesinha de cabeçeira é que ficava preocupado, uma vez que é a 1º coisa que faço quando acordo é ver as horas. Nunca recebo chamadas ou mensagens durante a noite. E quando acordo para ver o telemóvel é sempre para consultar as horas.

    1. Avatar de André Neves
      André Neves

      E que tal um relógio?

    2. Avatar de Raimundo
      Raimundo

      E além de ver as horas não esquecer de ver os emails recebidos, posts não vistos no facebook, twitter, tumblr, instagram e quora.

  2. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    O meu fica bem longe de mim. É para descansar, é para descansar. Que se lixe o telemóvel…

    Cumprimentos,

  3. Avatar de Ricardo Ruivo
    Ricardo Ruivo

    Dorme sim a minha beira… mas na mesinha de cabeceira se possível, mas de barriga para baixo que é para a luz dele nao incomudar afinal de contas so o uso para despertador.

    1. Avatar de António Marques
      António Marques

      +2

  4. Avatar de alforreca
    alforreca

    ….o céu também é azul e o sol brilha quando não há nuvens, os resultados desse estudo é daqueles são bastante óbvios…

  5. Avatar de Ivo Pereira

    Debaixo da almofada… se não, não acordo.

  6. Avatar de Diogo
    Diogo

    Eu uso o sleepBot para controlar o sono e como é obvio para a app funcionar tenho de o ter em cima da cama, a uns 20/30 cms de mim… Então mais vale ter o telemóvel longe ou ter o telemovél perto e usar uma app para controlar o sono? não se compreende, só estudos contraditórios…

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Sim, conheço. Tive a ver um reviews e disseram que era bastante semelhante. vou experimentar visto que se tem uns 15dias gratituitos para testar, ainda assim não responde diretamente à minha questão…Vale ou não apena ter o telemóvel perto de nós?

        1. Avatar de QUIM
          QUIM

          Claro que não, com essa app só precisas de o ter perto de ti, para a app registar os teus movimentos e sons durante a noite, mas podes desactivar isso e deixa-lo em cima da mesinha de cabeceira, continua a registar as horas a que dormes, e acordas.

  7. Avatar de primo do Nelson
    primo do Nelson

    AHAHA só se for nos androids. No meu iPhone consigo dormir noites bem tranquilas.

    1. Avatar de tibursio
      tibursio

      Mas se tiver em “modo avião” também é prejudicial?

    2. Avatar de Bruno M.

      Iphone é iphone.. e haters são haters… Por ser iphods é melhor que tudo o resto.. pois.. tinha se ser.

      tssk tssk tssk tssk

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      HAHAHAH “primo do Nelson”!!!!!!!!!!

  8. Avatar de kekes
    kekes

    O meu telemovel fica em silencio (notificações sons, etc… )automaticamente das 23 até as 11 da manhã, de modo que não incomoda durante o sono nem durante as aulas.

    1. Avatar de Deus
      Deus

      Acho que aqui a questao não é o ruido mas sim as radiações, podes fazer o mesmo para ficar em modo de voo nessas horas. sempre te poupa das radições e bateria 😀

  9. Avatar de Fornost
    Fornost

    eu desligo o sinal do wi-fi/telefone antes de dormir (com o tasker), assim creio evitar o problema das radiações… não durmo com ele perto da cabeça, mas perto o suficiente pra esticar o braço e alcançá-lo para desligar o alarme

  10. Avatar de Sniper2
    Sniper2

    A questão principal a nivel de saúde, não é o facto da luz do tlm perturbar o sono, mas o facto do telemovel emitir radiações.

    Principalmente para quem costuma dormir com o tlm debaixo da almofada, não se esqueçam, que quando o tlm apanha pouca rede, ele proprio tenta optimizar o captação se sinal, para isso potencia o sinal…

    escusado será dizer que potenciando o sinal, aumenta o nivel de radiação a que uma pessoa esta exposta 😉

    O ideal é mesmo tê-lo a uma certa distancia, principalmente durante o sono.

    Just my 2 cents 😉

  11. Avatar de Stefanov
    Stefanov

    Os outros dois, são os que nem telemóvel tem, ou tem mas está arrumado na gaveta 😀

  12. Avatar de Sílvio Horta

    Desde que tenho telemóvel desligo sempre durante a noite e nunca ficou no quarto onde estou a dormir. Sou implacável em relação a isso, se é para dormir não quero o telemóvel perto de mim.

  13. Avatar de Helder
    Helder

    eu durmo com o meu telemóvel ao meu lado, para me fazer companhia, porque a minha namorada fugiu com o empreiteiro para suiça

  14. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Eu não faço isto, mas minha mulher faz. Quase toda noite.

  15. Avatar de Hugo
    Hugo

    Não percebo a questão da luz do telemóvel, notificações, etc etc…

    Quando vou dormir, regra geral, todas as pessoas que moram no mesmo fuso horário que eu também vão, logo ninguém me liga nem manda sms’s, para além disso a luz do ecrã não se irá acender só porque lhe apetece. Ele só faz barulho quando é para despertar.

    Agora para aqueles que estão constantemente ligados ao Wi-Fi ou 3/4G com as suas aplicações diárias (facebook,e-mail etc…) abertas… pois… normal que ao utilizarem o telemóvel perto de si não o largam.

    Muito estudo complica aquilo que pode muito bem ser simples

  16. Avatar de Abílio
    Abílio

    Culpado. Despertador, pais idosos…

  17. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
    PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

    Como querem que um gajo acorde depois de uma noitada se nao estiver com o telemovel ao lado dele com o despertador programado? :s

  18. Avatar de Lino Lisboa
    Lino Lisboa

    Há Apps para automatizar certas tarefas. 1 delas pode ser por exemplo ligar o modo Avião durante a noite. Desta forma reduz-se o perigo para a saúde de ter o telemóvel todas as noites demasiado perto do nosso corpo.

  19. Avatar de GothicX
    GothicX

    Se arranjarem um detetor do chamado “electro smog”, vão ficar espantados com a quantidade de radiação em casa, seja vossa ou dos vizinhos…
    A não ser que se viva dentro de uma gaiola de Faraday, são raros os sítios sem radiação.
    O melhor é mesmo desligar o máximo de máquinas e dispositivos, na altura de dormir.
    Airplane mode nos telemoveis e timer no router WiFi.

  20. Avatar de youandtag
    youandtag

    Eu não deixo o telemóvel no quarto, deixo na sala e comprei um despertador.

    A pensar que tinha resolvido esta questão!

    Um dia ao sair de casa reparei no telhado do meu predio vizinho, e o que tinha lá?

    Sim uma antena…

    Ora, e agora o que faço?

    É mais grave dormir com o telemóvel ao lado ou ter uma antena no predio vizinho?

  21. Avatar de FXX
    FXX

    Preocupam-se com o telemóvel por perto durante 8 horas de sono e não se preocupam com as restantes 16 horas que o têm encostado ao corpo…

  22. Avatar de paranoiasnfm

    “Modo de Voo” serve para alguma coisa… 🙂

  23. Avatar de Joao
    Joao

    Para todos aqueles que não percebem os riscos de ter uma maquina a emitir continuamente radiações….

    http://www.youtube.com/watch?v=2gP383UQyPc

  24. Avatar de Pedro
    Pedro

    De facto, uma coisa é um dispositivo ser aprovado pela FCC, garantindo que reúne todas as condições de segurança para a saúde, incluindo as radiações emitidas. Outra coisa completamente diferente, é somar 5 desses dispositivos que fazem parte da casa e mais 20 dos vizinhos.