Aprovada a nova norma para o Wi-Fi

4 Comentários

wifi.pngA norma 802.11r foi aprovada a  29 de Agosto de 2008, pelo organismo responsável.

Esta nova versão destina-se especificamente a comunicações de voz através da Internet.

O 802.11r é a norma desenhada para normalizar as comunicações que sejam feitas através de VoIP.

Os dispositivos podem circular entre os pontos de acesso, mas demoram cerca de 100 milissegundos a ligarem-se a um novo ponto, e mais alguns segundos a estabelecerem ligações autenticadas com o padrão 802.1x.


O novo padrão conhecido por Fast Basic Service Set Transition, permite à rede estabelecer um estado seguro e com QoS para um dispositivo num novo ponto de acesso antes mesmo de ele migrar de um para o outro. A transição demora, por isso, menos de 50ms – o que corresponde ao padrão para roaming de voz.

A norma 802.11r esteve em desenvolvimento durante cerca de quatro anos, tendo sido aprovada pelo IEEE no início deste verão. A norma deverá ser usada, maioritariamente, para equipamentos VoIP empresariais.

O IEEE 802.11r pode agora eliminar alguns problemas em implementações de VoIP Wi-Fi empresariais, e deverá permitir que a certificação de VoIP progrida. A Wi-Fi Alliance lançou uma vertente de VoIP em Junho, intitulada Wi-FI Certified Voice-Personel, mas esta conheceu pouco sucesso.

sshot-1

Por isso, espera-se que o grupo prepare uma versão de Voice-Enterprise já a contar com o novo padrão em 2009.

Só por curiosidade, a norma 802.11u será aprovada em Maio do próximo ano.

Partilhar:
Tags:

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nastase

    Excelente! Finalmente começam a juntar-se condições para podermos de uma vez por todas aderir em força oa VoIP. Mas isto é difícil pois há muitos lobbies instalados que tudo farão para atrasar a massificação deste tipo de comunicações pois os tarifários actuais são muito mais interessantes…

    ——————————————
    http://www.revolucaodigital.net

  2. Avatar de dajosova
    dajosova

    O VOiP existe há já vários anos mas cada vez mais será uma realidade… e ainda bem que assim é!

    Já agora, boas notícias para os aveirenses:
    a Câmara Municipal de Aveiro vai apresentar uma proposta em Assembleia para se investir numa rede wireless para a população aceder à internet em vários locais da cidade.

  3. Avatar de golbit
    golbit

    A norma N ainda ta tao cara… Ja se sabe mais sobre a 802.11u?

  4. Avatar de rod
    rod

    Existe um pequeno erro:
    “O IEEE 082.11r pode agora eliminar”