Apresentado o Windows Server 8 Beta

32 Comentários

Depois de ontem ter apresentado a versão “consumer preview” do Windows 8, a Microsoft disponibiliza hoje a versão beta para download do Windows Server 8.

Esta nova relase da versão server do sistema operativo da Microsoft promete também trazer uma pequena revolução para o seu segmento, na continuação do que a Microsoft fez já com a versões Desktop do Windows 8.



O Windows Server 8 incorpora a experiência da Microsoft em construir e operar serviços de cloud pública, tais como o Windows Azure, de forma a disponibilizar um sistema operativo servidor que é todo ele otimizado para a cloud.

Este novo sistema operativo melhora dramaticamente os custos operacionais da gestão das TI, graças a uma melhoria da disponibilidade das infraestrutura de rede e armazenamento, além dos ganhos verificados com o facto de correr em hardware standard.

Por fim, o Windows Server 8 ajuda empresas de todas as dimensões nas suas operações de cloud públicas, privadas e hibridas, de modo a incrementar a velocidade de operação, poupar-lhes recursos e torna-las mais competitivas.

As novidades que a versão beta do Windows Sever 8 traz, prometem simplificar a gestão do dia-a-dia das empresas e torná-las capazes de responder às exigencias que têm.

A nova versão do HyperV consegue melhorar ainda mais os processos de virtualização. Consegue-se assim prepara assim com facilidade todos os processos de virtualização de máquinas para serviços e a colocação na Cloud de produtos de clientes, permitindo que partilhem infraestruturas de forma transparente e sem que os recursos colidam.

A vrtualização permite ainda a movimentação física de máquinas de forma transparente e sem quebras de serviço ou paragens desnecessárias.

O Windows Server 8 traz ainda soluções de disaster recovery e de alta disponibilidade baseadas em software, sem que para isso seja necessário recorrer a hardware especial e consequentemente mais caro.

Esta solução permite que se realizem operações de manutenção, de software e hardware de forma mais simples, com interrupções mínimas, graças a soluções distribuidas.

A evolução do Windows PowerShell e da gestão de servidores permite que a gestão de vários servidores seja concentrada numa única máquina, o que facilita a automatização e gestão dessas mesmas máquinas.

A nível do software que acompanha este server também foram realizadas melhorias. O novo IIS 8 traz várias melhorias a nível da segurança, a possibilidade de sandboxing entre aplicações e a capacidade de suportar ainda mais sites.

Se quiserem testar a versão Beta do Windows Server 8 devem verificar os requisitos de hardware necessários, registar-se para testarem essa versão e descarregarem e instalarem a versão disponibilizada, quer seja num ISO ou num VHD.

Download: Windows Server 8 64bits
Download: Windows Server 8 64bits VHD
Homepage: Windows Server 8

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fábio Ribeiro
    Fábio Ribeiro

    Acabei mesmo agora de instalar e de experimentar, na minha opinião o sistema encontra-se extremamente confuso e muito pouco acessivel, não detectou drivers básicos como o wireless e a placa de som, ambos foram detectados automaticamente pelo xp, vista e seven. Sei que ainda é versão beta mas não é nada estável, a ideia de tirar o botao inciar simplesmente surreal, na minha opinião têm ainda que alterar variadíssimas coisas, é visível a ideia de modernização mas simplesmente não é este o caminho. NÃO INSTALEM (confiante que iria ter um grande sistema instalado no desktop formatei o pc, lá vou ter de reinstalar o seven, enfim next time vmware)

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Não querendo ser de todo ofensivo, mas instalar versões beta como SO principal é estar a pedi-las…

      1. Avatar de Fábio Ribeiro
        Fábio Ribeiro

        não formatei para instalar como sistema principal, formatei sim porque já estava na altura e com o lançamento da versão beta deu a vontade que faltava para iniciar o processo, mas afinal podia ter aguento mais um diazito lol

      2. Avatar de DW
        DW

        concordo, instalei hoje o Costumer Preview do 8 mas fiz uma particao de 20gb para tal e instalei em dual boot, nunca em principal.

      3. Avatar de Marcos Santos
        Marcos Santos

        Esse argumento é invalido lol
        Muita é a gente que em sistemas como o Ubuntu, tem as versões experimentais como sistema principal lol

    2. Avatar de Necro
      Necro

      Ainda por cima usar um SO de servidor num PC normal para quê? Para isso tens a versão consumidor, o Windows 8!

    3. Avatar de QQ
      QQ

      Não percebo este comentário. Não sei se sabes a diferença de um SO server para Desktop mas um servidor não é feito para ouvires música ou te ligares por wireless. Por isso é normal não teres drivers para isso.
      O melhor é para a próxima veres o tipo de SO que vais instalar antes de o fazeres.

      1. Avatar de Duarte Brito
        Duarte Brito

        Eu pensei no mesmo… Ainda bem que te expressas-te!!!!

    4. Avatar de Bruno A.
      Bruno A.

      Discordo de certa forma. Utilizei o windows 7 desde a 1ª beta até aos dias de hoje (SP1) e nunca tive nenhum problema. Claro que isto não se aplicaria a qualquer outra versão do sistema operativo da microsoft.

      As a side note, o windows 8 esta mucho mau. Mas que shit é esta MS? 😐 Não aprenderam com o vista? Enfim.

    5. Avatar de Ricardo Vieira
      Ricardo Vieira

      Aqui estamos a falar do Windows Server. Os servers não têm nada que ter som e até mesmo wireless (Ambas estas features dão para adicionar, mas em Server não são precisas). Absolutamente normal. Outra coisa em relação a drives. Se o Windows 7 dá, o Windows 8 também. O meu portátil (HP DV6660EP) tem cerca de 4 anos e meio e funciona perfeitamente. Também já experimentei no meu notebook (ASUS 1001PX) e também funciona muito bem, pena é que a resolução é de 1024×600, não dando as aplicações Metro (isto na Costumer Preview).

      De facto é um “choque” o painel Metro nos portáteis/desktop, verifica-se que é talvez a interface mais bem concebida para tablets, sem duvida. No entanto, é uma questão de habito.

    6. Avatar de Antonio Souza
      Antonio Souza

      Interessante que em um Ubuntu Linux Server eu consigo instalar drivers de som e wireless sem problema algum. Mesmo em versão beta… Mas, ainda é cedo para julgar o Win8 server ou desktop. Estou testando ele na VM nesse momento e já estou aprendendo com muita facilidade usar muitas coisa nele.

  2. Avatar de Anto
    Anto

    Isto ainda é de embrião…..

  3. Avatar de André Pato
    André Pato

    Claro que isto é um embrião, mas se fosse uma DP de um SO da Apple, já estariam todos a dizer que é um flop e outras coisas mais, enfim…
    Este Win8 parece-me uma boa inovação, mas não para desktop…

    1. Avatar de Gil Mendes

      Certamente vai ter muito sucesso a nivel de SmartPhones e Tables, mas em Desktop??? Não sei não, que até não desgosto, mas não me imagino a fazer o meu dia-a-dia naquele sistema.
      É melhor mesmo é usar sempre o meu MAC 😀

  4. Avatar de valente99
    valente99

    Muito sinceramente já gostei mais dos servidores Microsoft, o único que me agradou foi o 2003. Pratico, simples de operar e muito objectivo. Desde o 2008 tem saído essas versões carregadas de cores, efeitos visuais manhosos, servidores gordos e pesados e bastante confusos e agora esta versão server 8. Não me convence.

    1. Avatar de Gil Mendes

      Usa as versões CORE, sempre não tem as tretas que te queixas.

  5. Avatar de waldemar
    waldemar

    Algem sabe onde está o sart menu?

    1. Avatar de Gil Mendes

      Subestituido, se for como no WIN 8 usa: Tecla do WIN + Q

      1. Avatar de Tony_tha_Mastha

        Ainda mais um erro: “Substituído (…)”

        Antes de começares a corrigir os outros, corrige-te a ti próprio.

  6. Avatar de Gil Mendes

    ERRO: “As novidades que a versão beta do Windows Sever 8(…)”

  7. Avatar de Gil Mendes

    Outro erro: “A vrtualização permite(…)”

  8. Avatar de Duarte Brito
    Duarte Brito

    Mas para quê o aparato…

    O Windows 8 está muito parecido com o Windows 7…
    Mas quem é que ainda não percebeu que aquela entrada, no SO, com aquelas Tiles, é só mesmo uma entrada…
    Tal como no Windows 7 tinhamos o Windows Media Center, que era uma UI mais friendly para ver video, fotos e ouvir musica, no Windows 8, tens aquela entrada assim, user friendly para devices com touch screen.

    Por traz disso está um SO muito parecido ao Windows 7 e com muitas melhorias…

    Para não falar que existe forma de desactivar aquela entrada…

    Resumindo… para mim Windows 8, é o Windows 7 com melhorias e com uma UI com suporte Touch Screen… Ou seja, no mesmo SO juntam os dois mundos… O ludico (maquinas com touch), e trabalho (maquinas sem touch)…

    1. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      Disseste tudo Duarte Brito.
      Eu não percebo o porquê de tanto aparato à volta do Metro UI, uma vez que dá para desactivar e usar o ambiente de trabalho normal.

      O Windows 8, como foi disto, tem como base o Windows 7 mas com muitas melhorias e novas ferramentas e acessível aos dispositivos Windows touch screen.

      1. Avatar de André Silva

        Querem partilhar como se desativa o Metro e ir diretamente para o desktop?

        (mais um utilizador de computador desktop aqui)

        1. Avatar de Duarte Brito
          Duarte Brito

          Na developer preview eu desactivei isso… Nesta deverá ser a mesma coisa…

          Qualquer pesquisa no google com “disable metro ui on windows 8” e vais ter a tua resposta…

          Se quiseres saber ao certo… eu instalo desactivo e depois comunico…

        2. Avatar de Duarte Brito
          Duarte Brito

          Sorry… essa solução não foi a que utilizei, mas sim esta aqui…

          http://www.youtube.com/watch?v=0CAuvlmPbJE&feature=related

        3. Avatar de SatoMew
          SatoMew

          Na Developer Preview, isso era possível. Na Consumer Preview, já não é possível, quanto se sabe.

  9. Avatar de vitor nelson
    vitor nelson

    O que mais me interessa neste win server 8 é o hpyer-v 3.0

    Estou curioso para ver se o hyper-v/cluster melhorou alguma coisa, tanto a nivel de gestão e performance,como a nivel de configuração.

    Será desta que a microsoft faz frente à vmware?

    Duvido 🙂

  10. Avatar de Miguel Ferreira

    Sem ofender ninguem… mas como servidor não deveria dedicar-se recursos para os serviços de rede? pelo aspecto parece mais um tablet que um servidor…

  11. Avatar de João
    João

    Respeitando todos os comentários acima, pessoalmente acho que introduzir a interface metro num SO Servidor é só para tapar olhos.
    Se ao invés disso fizessem uma especie de painel de controlo para gerir server rules, active directory, dominios, VM’s, que pudesse ser acedido remotamente, isso sim era um avanço!

    De certa forma ainda é uma versão BETA.