Go Power Master – Gestão do consumo da bateria do Android

35 Comentários

Os smartphones vieram substituir os telemóveis! Além da possibilidade de receber/efectuar chamadas, disponibilizam muitas outras funcionalidades que simplificam o dia a dia de cada utilizador. No entanto, há (havia) telemóveis que conseguem superar qualquer smartphone no que se refere à bateria. Apesar de actualmente existiram muito estudos/projectos na tentativa de aumentar a autonomia das baterias dos dispositivos móveis em geral, para quem possui actualmente um smartphone o conselho é gerir o uso da bateria.

Para quem dispõe de um dispositivo com Android, apresentamos o Go Power Master.

go_00

Para quem dá muito uso a um smartphone, é normal que o nível de bateria seja sempre um factor de preocupação. Apesar de todos os equipamentos nos fornecerem indicadores do estado da bateria, não possuímos nativamente nenhuma ferramenta que nos indique o tempo total de duração da bateria e também quais as aplicações que estão a ajudar no consumo da carga da bateria.

Go Power Master é uma aplicação espectacular para Android, que permite ao utilizador optimizar o consumo de bateria do seu dispositivo.

A aplicação encontra-se dividida em quatro separadores:

  • Battery
  • Mode
  • Smart
  • Settings
Battery

No separador Battery é possível obter informações sobre a temperatura da bateria, voltagem, tipo, tempo de duração (em horas) e estatísticas de consumo ao nível aplicacional e ao nível do Hardware (Screen, Wifi, Radio e CPU). Neste separador é também possível Optimizar o consumo de bateria, sendo apresentada uma informação sobre as aplicações que foram retiradas de memória e o numero de minutos acrescentados ao tempo de duração total. O botão My mode permite definir perfis de consumo (apresentaremos a seguir).

go_01

Mode

No separado Mode temos acesso a vários perfis de gestão de energia, sendo também possível a criação de novos perfis onde podemos definir/ajustar vários parâmetros do disposirivo, como podemos ver pela imagem seguinte.

go_031

Smart

No separador Smart é possível definir qual o modo de operação do dispositivo, assim que seja atingido um determinado valor da bateria (ex. 20%, desactivar a rede wifi)

go_03

Além das funcionalidades apresentadas, o Go Power Master tem ainda suporte para widgets e integração na barra de notificações, que permite ao utilizador estar sempre atento ao estado da bateria do seu equipamento.

go_05

Esta é uma aplicação que permite ao utilizador tirar os melhorias resultados da sua bateria. A aplicação oferece uma interface bastante simples e são várias as funcionalidades/informações disponíveis. Fiquei fã! E vocês?

Nota: Para quem usa o GOLauncher EX, pode adicionar novos efeitos ao widget da aplicação.

Já agora, com a bateria a 100% a minha bateria dura cerca de 16h41m. E a vossa?

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 2.2 +
Download: Go Power Master [1.9 MB]

qr_go

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Era uma coisa assim que procurava para o meu tablet, obrigado 🙂

  2. Avatar de Romeu
    Romeu

    Muito interessante. Mas faz o que promete ou gasta mais recursos do que o que poupa? 😉
    Gostava de saber feedback de que já testou. (Eu não posso porque ainda não tenho nenhum Android – para breve…)
    Cumps

  3. Avatar de Serva
    Serva

    Pedro ,

    Bom dia , apesar da aplicação ser boa pelos slides que mostras-te , a maioria dessas funções já as podes definir nativamente no Android .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de zp
      zp

      “mostraste”

  4. Avatar de wazup
    wazup

    a bateria do meu dura 22h36m com 83% 🙂 e sem reconfigurar nada…

    1. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      Imagino que não tens o 3g todo o dia ligado.

  5. Avatar de Ricardo Lopes
    Ricardo Lopes

    Achei o programa interessante. o resultado de tempo restante da minha bateria foi 26h. http://dl.dropbox.com/u/21260366/20120302100239.png

  6. Avatar de BC
    BC

    Tenho um Optimus Monte Carlo e uso este programa e faz o que promete. Desde que o instalei nunca mais saiu na maquina. Testado e aprovado.

  7. Avatar de Chirruca
    Chirruca

    De fato gostaria de saber se este software faz o que promete, porque com o meu Samsung ACE, sou obrigado a carregar o telemóvel todos os dias. Já testei outros softwares, mas consumiam recursos do telemóvel que o tornavam ainda mais difícil de lidar com ele no dia-a-dia. E as diferenças de utilização de bateriam não eram assim tão significativas….

    Tenho saudades dos telemóveis que duravam DIAAAASSS, sem terem a necessidade de estar “presos” a um carregador.

    Bem na realidade ainda tenho um NOKIA 2700 que dura, dura, dura…….

    Bom fim de semana a todos…

  8. Avatar de Jorge
    Jorge

    Depois de instalar no meu galaxy ace o resultado foi, 49h 59m com 93% de capacidade restante da bateria.

  9. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Uma boa dica! Eu uso o Juice defender, não sendo tão completo creio que permite uma duração mais longa da bateria! Mas testem, pois, pode certamente depender do uso de cada um. Eu uso para o muito :)! Galaxy Ace!

    Bem hajam!

  10. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Estou a testar. Para obter mais ou menos as mesmas informações usava o “juice defender” e um outro chamado, “estado da bateria”. O “go master” gasta mais recursos de memória que os outros dois!

    Bem hajam!

  11. Avatar de Flávio Rocha

    Aplicação bastante interessante, para além de muito útil. No entanto, fico triste, pois não possuo nenhum android para a poder utilizar.

    Gostaria de saber se existe (isto é, se alguém conhece) algum aplicativo semelhante para o Symbian Belle (Possuo um Nokia C6-01). Tenho conhecimento de um “BatteryInfo” mas é bastante “primitivo”, para além que o widget é esteticamente feio.

    Cumprimentos

  12. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    O meu telemóvel serve para telefonar e receber mensagens e trabalha pouco, por isso o meu Symbian, aguenta uma semana.

  13. Avatar de Ruben
    Ruben

    O meu dura entre 48 e 72h com android 4.0.3.. Galaxy S.

    1. Avatar de Mr. Antunes
      Mr. Antunes

      Para a bateria durar esse tempo todo… mais valia teres poupado o dinheiro e ter comprado um telemóvel 😛

      1. Avatar de Miguel
  14. Avatar de Carlos
    Carlos

    Alguem me poderia dizer o nome da aplicação de gerir os dados da internet movel, que se encontra na imagem?

    1. Avatar de Nuno Silva
      Nuno Silva

      3G watchdog

    2. Avatar de Adeilson

      Carlos se vc achar eu também gostaria de saber.

    3. Avatar de Jorge
      Jorge

      @Carlos: chama-se 3G whatchdog!

      cumprimentos

  15. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    @Carlos,

    Será o “3G Watchdog”!

    Creio que sim, mas não garanto!

    Bem hajam!

  16. Avatar de Serva
    Serva

    Boa tarde ,

    @zp , tens toda a razão , obrigado pelo reparo .

    @Carlos o símbolo da aplicação para controle do tráfego de internet é do 3G Watchdog ,

    Link aqui :https://market.android.com/search?q=3g+watchdog&c=apps

    Podes instalar directamente do teu pc para o teu Android com a aplicação fabolastica ”Airdroid ” .

    Link aqui :https://pplware.sitedev.pt/smartphones/android/airdroid/

    Resolvi colocar-te o tutorial feito pelo Pplware para perceberes a facilidade deste fantástico programa que uso e abuso dele .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Obrigado pela ajuda!

  17. Avatar de Fábio Palma
    Fábio Palma

    Sem nenhuma optimização com 71% de bateria dura 22h21m

  18. Avatar de orlando
    orlando

    vou testar , mesmo estando super satisfeito com o juice defender !!!!

  19. Avatar de Serva
    Serva

    Ao dispor

    Cumprimentos

    Serva

  20. Avatar de Serva
    Serva

    Boa tarde ,

    Queria só dizer, que ou sou eu que tenho sorte ,ou então serei um utilizador menos frequente do meu smartphone , de facto não percebo de todo os relatos quase dramáticos acerca da autonomia .

    Não uso nenhum aplicativo externo ao SO para controlar o consumo energético , o Android tem isso muito bem gerido , temos acesso ao que está a consumir o quê e quais as percentagens desse mesmo consumo e depois só temos é que ajustar esses consumos versus ajustes em função da nossa utilização .

    Quem diz que tem um Nokia não sei quantos e que lhe dura 3 dias a bateria e não sei o quê mais ………, eu pergunto estrão a falar em displays monocromáticos , daqueles qu nem sequer 3 G têm nem maquina fotográfica , mesmo daqueles que é só para fazer chamadas quase de ano a ano , se for desses e se for este o uso estou de acordo , se estivermos a falar de Nokia , mesmo sem ser touch e que se use muito os sms , mesmo que seja um aparelho básico provavelmente é bem provável que não dure sequer 24 horas e nem me venham dizer que não é assim , porque é exactamente assim .

    Eu até finais de 2010 só tinha Nokia em casa de todos os modelos , touch sem ser touch , uns mais básicos que outros , com e sem bluetooth etc , e a minha experiência a noite era questionar dois meninos se já tinham colocado o telemóvel a carga , porque aconteceram algumas más experiências quando isso não era feito diariamente .

    Hoje temos displays com 4,3” , em que visionamos vídeos em HD , ouvimos musica , tiramos fotos , temos o GPS ligado , temos dados activos fora de casa , ou eventualmente Wifi , temos displays com uma definição que supera muitos dos melhores monitores que estão a venda e depois não querem que a bateria se gaste , é claro que tem de gastar , eu por norma todos os dias ponho a carregar , porque de facto uso o smartphone intensivamente , em viagens já nem relógio uso , não tenho muito que me preocupar com os fusos horários e com os sucessivos acertos no relógio , leio livros , ouço musica , atendo N chamadas e não posso mesmo me queixar , hoje uso o smartphone até para tomar apontamentos , criar um ficheiro de escrita e enviar por email , recebo constantemente emails em 3 contas que tenho configuradas e mesmo assim chego ao final do dia com bateria .

    Qual a minha técnica tenho um widget da bateria no meu home screen , sempre que a bateria chega aos 35% começo a cortar nos serviços que não me são essenciais e tenho me dado muito bem .

    Desculpem o testamento , mas isto é porque esta semana estive de férias e olhem ….. foi no que deu , neste post que muito bem poderia chamar-se de : As aventuras contemporâneas de um Homem e do seu smartphone .

    Um abraço

    Cumprimentos

    Serva

  21. Avatar de GreenTuxer

    Considero o Easy Battery Saver (https://market.android.com/details?id=com.easy.battery.saver&hl=pt_PT) melhor que este. Permite um melhor controlo, tem opções para funcionalidades como ter o ecrã desligado mas ligar wi-fi de hora a hora e sincronizar.
    Esta app deste artigo não é bem explícita como funciona. Ao desactivar uma funcionalidade num modo, como por exemplo Mobile Data, o que acontece? O controlo é manual? Ou o controlo sobre essa funcionalidade não existe? E se ligar manualmente essa funcionalidade? Que sucede?

    A JuiceDefender só considero boas as versões pagas, a free é muito fraca.

    Gostaria de ouvir mais opiniões sobre esta app e apps deste tipo.

    1. Avatar de Texis
      Texis

      Concordo. O Easy Battery Saver é o melhor programa, dos que já testei, para gerir o uso da bateria.

  22. Avatar de PedroC
    PedroC

    Boas
    Gostava de saber aplicações deste genero que não necessitem de root e se esta precisa…
    Tenho um Galaxy S2 e estou à espera da actualização para 4.0 sem querer fazer-lhe root.
    Já agora, irá compensar mudar para a 4.0 disponibilizada pela marca?

    Cumps

  23. Avatar de Serva
    Serva

    Eu também tenho o SG2 e vou fazer a actualização pela Rom fornecida pela marca depois instalo uns 5 ou 6 launchers para quando estiver farto do layout , baralhar tudo e dar de novo , fico chateado com ambientes rotineiros , gosto de mudança essa é uma das minhas características , outros provavelmente nem querem saber disso , é assim desde que os Chineses deixaram de se vestir de igual , que acredito em tudo .

    Quanto a tua questão , quase de certeza que não precisa de root para instalares , já tive algumas instaladas e nunca foi necessário poderes de root para instalar .

    Cumprimentos

    Serva

  24. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Alguém me sabe dizer se este é melhor que o juice defender?

  25. Avatar de Renata
    Renata

    Bom dia, sem querer eu ativei o modo “alarm mode” e agora meu cel não acende o visor, para que eu possa tirar desse modo.. como que eu faço agora, alguém me ajuda por favor?!?! obrg

  26. Avatar de Lucas
    Lucas

    O meu dura 35 horas sem isso e com wi-fi ligado 😉