Apple está perto de se tornar a primeira empresa americana de 1 bilião de dólares

44 Comentários

A Apple vale agora cerca de 945 mil milhões de dólares. As ações subiram mais de 13% este ano, muito melhor do que o mercado global. Para a Apple atingir uma avaliação de mercado de 1 bilião de dólares, as ações precisariam de subir apenas outros 6% para 202,30 dólares (por ação).

Qual será o segredo do sucesso para, ano após ano, esta empresa estar na liderança empresarial?

Apple vale quase 1 bilião de dólares


Alguns analistas teorizam que a Apple necessita de um novo produto para manter as vendas e o lucro em expansão. A Apple aproximou-se da marca de 1 bilião de dólares graças às vendas sólidas do iPhone 8 e X, particularmente na China e no Japão, e ao crescente movimento de receitas da App Store.

As vendas da Apple aumentaram 16% nos primeiros três meses de 2018 – o que não é nada mau para uma empresa de tamanho gigantesco. A empresa de Cupertino tem usado os seus mais de 267 mil milhões de dólares em dinheiro para impulsionar o seu programa de reaquisição de ações e dividendos, como forma de recompensar os investidores, onde se incluiu Warren Buffett.

Como demos a conhecer, a Berkshire Hathaway, do multi bilionário Warren Buffett, comprou quase 75 milhões de ações da Apple no primeiro trimestre, o que o tornou num dos maiores proprietário de títulos da empresa.

A par disto, a Apple está também a beneficiar da euforia dos investidores em torno do setor de tecnologia. A Amazon está a ter os seus títulos negociados a um ponto mais alto e agora vale mais de 800 mil milhões de dólares – que aumentou consideravelmente o património líquido de CEO da Amazon, Jeff Bezos, para quase 140 mil milhões de dólares, de acordo com a lista da Forbes e Bloomberg, que elaboraram um ranking das pessoas mais ricas do mundo.

O proprietário da Google, a Alphabet, e a Microsoft, também se aproximaram dos valores recordes deste ano. Cada um agora vale mais de 775 mil milhões de dólares. O Facebook, apesar dos seus problemas com o escândalo Cambridge Analytica, também não está longe do seu valor histórico. A gigante das redes sociais vale agora quase 560 mil milhões de dólares.

Para termos uma ideia, se bem que fica sempre complicado mesurar tal valor, a Apple, Amazon, Google, Microsoft e Facebook valem agora coletivamente cerca de 3,9 biliões de dólares.

No mundo, contudo, a Apple efetivamente não foi a primeira a bater a linha recorde de valor de mercado, isto é, superar a marca do bilião de dólares. A gigante petrolífera PetroChina superou, por breves momentos, uma valorização de biliões de dólares em 2007, quando as suas ações começaram a ser negociadas em Xangai. Contudo, as ações rapidamente caíram. A PetroChina, que também está cotada na Bolsa de Valores de Nova York, agora vale cerca de 240 mil milhões de dólares. Já longe da gigante da tecnologia.

Via

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Paulo Martins
    João Paulo Martins

    945 mil milhões são 945 biliões. Afinal a Apple está a andar para trás e a acumular prejuízos

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Isso não é verdade na Europa. Se estiver no continente americano, é verdade o que diz. Por cá na Europa dizemos 945 mil milhões e quando chegar a 1000, dizemos 1 bilião!
      Pesquise!

      1. Avatar de Marcio Pego
      2. Avatar de João Paulo Martins
        João Paulo Martins

        Rui. Eu na escola aprendi que existe mil, milhão, bilião, trilião e por aí fora. Não sei em que escola europeia andou mas na minha era assim, e foi em Lisboa. Pela sua lógica a coisa seria ainda mais ridícula. Pense lá bem. isso seria 1 bilião de milhões? Um bocado estranha e parva essa nomenclatura. Além do mais mil milhões de dólares jamais seria o que vem na notícia. Faça lá as continhas bem feitas 😛

        1. Avatar de Miguel Henriques
          Miguel Henriques

          Na verdade na lingua portuguesa, de Portugal, existe milhão, milhar de milhão, bilião, milhar de bilião, trilião, milhar de trilião…

          src: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escalas_curta_e_longa

          Nesse artigo da wikipedia podes ver que Portugal usa a escala longa em que milhar de milhão e bilião é diferente

      3. Avatar de João Paulo Martins
        João Paulo Martins

        Ah e não sou nenhum caloiro. Já me ensinaram isso na escola primária em 1977 e no secundário e na faculdade 😛 Só recentemente é que comecei a ver isso referido deste modo parvo. Enfim… mais uma modinha para alterar coisas que estavam bem feitas originalmente.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          O João Paulo não esteve atento nas aulas, só pode. Eu comecei a primária também em finais dos anos 70 e também porque a minha formação académica versou a gestão, tive contacto mais cedo a essa problemática, porque apesar de estudar gestão em Portugal, a maior parte dos livros de gestão são oriundos dos Estados Unidos e/ou originários da língua inglesa.
          Não tenha a menor dúvida de que a Escala longa utilizada em toda a Europa, excepto no Reino Unido (e só deixaram de utilizar a Escala longa nos anos 70!!!!!!!), nós lemos mil milhões quando os americanos lêem bilião!
          Sabe de quanto foi o resgate da UE/FMI a Portugal? Foram 78 mil milhões de euros e não 78 biliões de euros. Só for ler em todos os jornais, vai ver escrito 78 mil milhões. Desafio-o a que me apresente um jornal europeu continental a referir 78 biliões de euros!!!!!!
          Mas se calhar o senhor é que está certo e os outros errados!!!!!
          Se procurar em baixo, vê um vídeo que explica bem a diferença entre escala curta e escala longa. E digo-lhe mais, os americanos só usam a escala curta, porque os Franceses no século dezoito, também usavam essa escala e eram os principais mentores dos americanos que se revoltaram contra os ingleses (colonos), para obterem a independência.

      4. Avatar de João Paulo Martins
        João Paulo Martins

        Caro Rui, sempre fui um aluno extremamente atento nas aulas e nunca me lembro de nenhuma das minhas professoras ter referido essa escala absurda. Mas como tudo tem mudado, o que aprendi, e apliquei por todos os testes que referiam valores dessa grandeza, poderá também ter sido alterado para parvoíces das que refere. Eu não aspiro a ser dono da verdade, nem sequer estar correcto, apenas refiro que aprendi deste modo e ninguém me corrigiu até que encontrei o senhor Rui… esse sim, dono da verdade

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Não sei se leu os restantes comentários da notícia.
          Isto não é uma questão de opiniões, é a lei aplicada nas unidades de medida em cada país, no nosso é aplicado a escala longa. Repare, não sou eu que estou a impor o que quer que seja, mas alguém decidiu por todos nós:
          Veja aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Internacional_de_Unidades
          Veja em prefixos oficiais do SI e veja bem as equivalências.
          Se quiser aceitar as normas aplicadas entre nós tudo bem, se não aceitar é consigo, estou esclarecido à muito tempo.

          1. Avatar de João Paulo Martins
            João Paulo Martins

            Não as aceito, porque não fazem qualquer sentido na minha cabeça. Sempre fiz relatórios e escrevi artigos científicos com referência a milhões, biliões e triliões. Nunca ninguém me corrigiu seja o que for. Vou continuar. Obrigado pelos esclarecimentos.

          2. Avatar de João Paulo Martins
            João Paulo Martins

            Além disso a escala longa só vem complicar o que é fácil na sua origem. Por isso não faz qualquer sentido alterar o que já era perfeito.

    2. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Errado.

    3. Avatar de darth
      darth

      estava para ver quando ia aparecer o 1º a nao saber que por aqui biliao é so a aprtir de 1000 milhoes. ganhou o premio, parabens

    4. Avatar de lala
      lala

      aprende português isso sim. 1 Billion em inglês não é 1 bilião em Português…

  2. Avatar de Nuno José Almeida
    Nuno José Almeida

    Os meus parabéns pela qualidade da notícia. Das poucas vezes que vi a conversão da escala curta para a longa numa noticia de valores americanos, feita correctamente.

  3. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Pensei no mesmo… Lol

  4. Avatar de Aquilino
    Aquilino

    Trilião *

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Não senhor.
      A conversão para a nossa escala está correcta. Na América (continente), de facto a Apple está a chegar ao trilião de dólares, na Europa está em 800 mil milhões e a caminho do bilião!
      Não existe nenhum erro.
      Agora, se de facto és brasileiro, sei que vocês copiam a escala americana, mas a pplware como está em Portugal, escreveu a escala correctamente!

  5. Avatar de MAC
    MAC

    Na Europa 999 milhões passam a 1000 milhões. Na América, 999 milhões passam a 1 bilião (bilhão no Brasil).

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Exactamente.
      Até aqui já foi mais que debatido, não percebo existirem ainda dúvidas, excepto talvez nos caloiros 🙂

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Realmente no Brasil há muitos bilhões dos bons….

      1. Avatar de João Paulo Martins
        João Paulo Martins

        Obrigado Sérgio. Esse artigo vem fundamentar o meu repúdio pela escala longa. Não faz sentido nenhum e ainda por cima foi implementada apenas 2 anos antes de eu aprender na escola a escala curta. Só muito tempo depois chegou aos professores da minha ex-escola primária, e ainda bem que eu já estava fora dessa parvoíce.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Essa parvoíce de que chama, não é mais do que uma harmonização de medidas, conceitos, etc…..
          Sabe porque é que o sinal em Portugal chama-se STOP e no Brasil PARE? É para que todos os cidadãos europeus quando conduzem em todos os países da UE, não tenham grandes problemas de interpretação de sinais que pode ser inclusive fatal! Por esse motivo temos hamonia de regras da pesca, de telecomunicações (veja o caso do GSM por exemplo), a condução pela direita, etc, etc
          Eu também detesto o acordo ortográfico e recuso-me a utilizá-lo, mas tenho de levar com ele, paciência!
          Já no caso dos comboios, infelizmente Espanha adoptou uma medida de carris diferente da Europa, porque….. temia uma invasão francesa em carris!!!!! E nós fomos atrás!!!!!

          1. Avatar de João Paulo Martins
            João Paulo Martins

            Rui, eu sei perfeitamente o que são normas de harmonização europeia. No entanto, não quer dizer que algumas delas sejam as mais lógicas e as mais correctas. Neste caso, criaram uma desarmimização e uma entropia na imagem da escala longa. Para quê haver uma escala com essa designação se já existia a correcta definição de Milhão, Bilião, Trilião e por aí fora? Foi trabalho para “encher chouriços”, tal como o aborto ortográfico, o qual repudio em absoluto.

          2. Avatar de Vitolas
            Vitolas

            Provavelmente a questão do sinal Stop não será de todo essa,até porque segundo sei tirando em alguns países árabes o próprio formato do sinal é único e com o mesmo significado em todo o mundo,o que difere em alguns países é a língua em que está escrito o texto.

        2. Avatar de JORGE COSTA
          JORGE COSTA

          WTF!!! A escala longa, a que está matematicamente correcta, não faz sentido nenhum????
          “Nada é mais assustador que a ignorância em acção”

  6. Avatar de Jose Leal
    Jose Leal

    Na America, 1 bilião são mil milhões.
    Na Europa, 1 bilião são um milhão de milhões.

    A noticia apresentou, correctamente, a versão Europeia.

  7. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Segredo para se manter na liderança?
    – Obsolescência programada dos equipamentos físicos (baterias não facilmente substituíveis que morrem passado uns anos… que levam à compra de um novo modelo; Processadores que ficavam mais lentos de propósito passado uns anos… antes da bateria morrer, tinha o processador a ficar muito mais lento… logo sentiam-se pressionados a comprar um novo modelo só porque o actual estava a ficar mais lento embora de resto ainda servisse perfeitamente).
    – Preços extraordinariamente elevados para os produtos que vendem (mesmo tendo em conta o desenvolvimento necessário).
    – Adaptarem-se à lei de cada país, por mais que vão contra os direitos naturais dos seres humanos… se estão dispostos a fazer o que quer que cada país exija, vão vender nesse país.
    – Gerar fonte de receita constante e recorrente através da loja que conseguiram integrar com sucesso no iOS pelo menos nas plataformas móveis… e que controlam por completo.

    – Conseguirem-se safar incólumes com os dois primeiros pontos, no sentido de as pessoas não se sentirem ofendidas com tal e continuarem a comprar.
    A Apple vale tanto porque as pessoas continuam a querer comprar produtos deles de forma regular e recorrente e isso significa dinheiro a entrar… mesmo que os “mercados” (o que quer que isso signifique hoje em dia) decidissem que não valia tanto, continuaria a ter valor real por vender mesmo coisas palpáveis.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      O primeiro ponto aplica-se a uma esmagadora maioria das marcas, qualquer uma trabalha assim.
      Eu não sou utilizador nem tenciono ser, mas quem vê o video de apresentação do primeiro iphone, tem de fazer uma vénia a estes senhores ou ao outro senhor que faleceu. Aquilo é simplesmente impressionante para época em questão.
      Depois com Marketing arrojado, acabamentos de grande qualidade e boas parcerias com as redes telecomunicações manteve grande parte dos clientes.
      Se são perfeitos? não são.. mas independentemente do que custa os produtos têm uma qualidade extrema

    2. Avatar de Mentecaptor
      Mentecaptor

      Se fosse assim tão simples, muitas outras haveria. A Apple é um caso único e bem mais complicado que isso.

  8. Avatar de Marques
    Marques

    Em Portugal, 1.000.000.000 são mil milhões. Nos EUA e Brasil chamam-lhe bilião.

    1.000.000.000.000 é um bilião. Nos EUA e Brasil é trilião.

    São números a mais, é uma confusão e a culpa é dos sacanas dos americanos que baralham tudo com as suas escalas e também com as suas unidades imperiais. Os brasileiros são uns totós que comem tudo o que os EUA lhes dão.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Não tem haver com sacanas, tem haver com diferenças culturais. Antes de haver acórdãos cada cultura tinha as suas medidas, a cultura americana muito influenciada pelo UK, a Europa pela cultura italiano- grega

  9. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Não entendo a preocupação ou satisfação de alguns. Não é umas empresa portuguesa nem europeia nem emprega muitos portuguesas, daí que até ter um pólo grande em Portugal, não me aquece nem arrefece

    1. Avatar de darth
      darth

      é uma noticia de tecnologia, nao tem de mudar a sua vida, ou ter um impacto na mesma

  10. Avatar de JORGE COSTA
    JORGE COSTA

    A Europa tem a definição correcta, matematicamente falando.
    A ver : https://youtu.be/C-52AI_ojyQ

  11. Avatar de Mentecaptor
    Mentecaptor

    Simplesmente fascinante.

  12. Avatar de PauloBucho
    PauloBucho

    Não será perto de 1 trilhão de dólares?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Só se você for americano é que está correcto, caso contrário está errado!
      Da mesma forma que os americanos utilizam milhas na distância terrestre e nós utilizamos km. É na mesma uma unidade de medida, mas a sua unidade de medida legal é a que o seu país instituir, assim como a hora legal, o calendário (aliás o calendário é engraçado, porque para nós é o ano 2018, mas para os Chineses é o ano 4716, já para os tailandeses é o ano 2561, Etiópia ano 2011, para Israel é o ano 5778…..) Mesmo que a moeda de medida seja americana, um europeu diz sempre 9xx mil milhões e quando chegar a 1000 milhões diz bilião (1 X 1.000.000^2)

      1. Avatar de Rui
        Rui

        1.000.000 milhões diz bilião

  13. Avatar de Helder
    Helder

    A Google que tente copiar isto… mais a Microsoft e a Samsung!

    1. Avatar de Mentecaptor
      Mentecaptor

      Isso contribui para a tua felicidade?! “Cura-te”!

  14. Avatar de DEUS
    DEUS

    Esqueceram-se foi de Não chamar ao Buffet multi bilionario! Sejam coerentes nas unidades de medida. Senao os mais inocentes ficam a pensar que o Buffet vale mais que a Apple.

  15. Avatar de MárioM
    MárioM

    Esta é mais uma daquelas empresas que tenho sempre muitas duvidas sobre o seu real valor.