Conheça as novidades que o iOS 12 foi buscar ao universo Android

36 Comentários

O Apple iOS 12, apresentado no WWDC18, trouxe muitas novidades para os utilizadores do iPhone e do iPad. Foram introduzidas muitas melhorias e novas funcionalidades há muito solicitadas pelos utilizadores.

A empresa de Cupertino apresentou algumas como sendo novidades importantes e que não existiam no iOS. A verdade é que muitas delas são já conhecidas no Android e estão disponíveis há algum tempo.


Não é estranho que a Apple, a cada nova versão do iOS, coloque no seu sistema novidades que podemos encontrar no Android e noutros sistemas operativos. É uma evolução natural e que traz para o iOS as funcionalidades que os utilizadores querem e precisam.

No iOS 12, também vimos aparecer algumas funcionalidades que já existiam no Android. Mais polidas, adaptadas ao ecossistema Apple, estas novidades… não são tão novas para muitos utilizadores de outros sistemas operativos. Não acredita? Vamos então fazer uma revisão da matéria.

 

Grupos de notificações

Uma das novidades que a Apple apresentou com maior ênfase (dado o fervoroso pedido dos seus utilizadores) foi a chegada dos grupos de notificações. O que é muito confuso no iOS 11 será no iOS 12 algo muito bem conseguido graficamente e fluído em termos de organização.

Esta nova opção permite que os alertas passem a estar agrupados, poupando assim espaço no ecrã e oferecendo maior controlo.

iOS 12 Apple Android Google

A verdade é que esta suposta novidade está já disponível no Android há alguns anos. Qualquer utilizador deste sistema já se habituou a ter as mensagens agrupadas por origem e com possibilidade de serem lidas após a sua expansão.

 

Memoji: os animojis personalizados

Outra novidade, que provavelmente só poderá ser usada pelos proprietários do iPhone X (e possivelmente o seu sucessor), são os Memojis. Estes anomojis personalizados podem agora receber características físicas e adaptar-se ao seu utilizador, sendo por isso mais reais.

iOS 12 Apple Android Google

Apesar de não ser algo generalizado no mundo Android, este tipo de animojis está disponível para quem tem o Samsung Galaxy S9 ou S9+.

Como podemos ver no vídeo abaixo, nós já tínhamos apresentado este recurso no primeiro contacto que tivemos no lançamento dos topos de gama da Samsung.

Há também já no universo Android as primeiras propostas independentes e que trazem os animojis para este sistema, sem limitação de fabricante.

 

A galeria de fotos está ainda mais inteligente

Também a galeria de imagens do iOS foi melhorada. Este é um trabalho que a Apple tem vindo a fazer ao longo dos anos e que agora está mais perto do produto final. No iOS 12 a Apple focou-se na partilha e na pesquisa.

iOS 12 Apple Android Google

Se olharmos ao Android, mais concretamente para o Google Photos, todas estas novidades estão presentes nesta aplicação e têm sido melhoras com o passar do tempo.

Para muitos, o Google Photos está até mais bem capacitado, com algumas funcionalidades que ainda não podemos ver na galeria de fotografias do iOS.

 

Chamadas de grupo FaceTime

Algo que a Apple revelou como sendo um pedido de muitos utilizadores foram as chamadas de grupo do FaceTime. Agora, e até um máximo de 32 participantes, as chamadas FaceTime podem ser partilhadas.

iOS 12 Apple Android Google

Esta novidade é também conhecida do Android há alguns anos. O Google Hangouts anunciou em 2016 que as chamadas de grupo podiam ser feitas até um máximo de 25 participantes. Até então esse número estava limitado a 10.

Até o próprio Facebook Messenger oferece essa possibilidade, com chamadas de grupo que suportam até um máximo de 50 utilizadores, um número bem maior que o do Android e do iOS.

 

Controlo do tempo de utilização

Por fim, e esta será uma das melhores novidade do iOS, é a presença do controlo de tempo de utilização no iOS. A Apple quer que os utilizadores tenham a perceção do tempo gasto nos seus dispositivos e, por isso, trouxe esta novidade.

iOS 12 Apple Android Google

Apesar de ainda não estar no Android, também o sistema da Google se prepara para esta novidade. Foi na I/O deste ano que a Google anunciou que o Android P vai ter um sistema semelhante.

Também a própria app do YouTube do Android permite já esta possibilidade e outras se preparam para a abraçar.

 

Em resumo…

É verdade que a Apple traz para o seu iOS o melhor de cada sistema e lança aplicações nativas que estão já maduras no mercado (acrescentando mais valia com o seu look&feel), é verdade que isso fixa os utilizadores no sistema pois conseguem satisfazer os seus requisitos do dia-a-dia sem sair do ecrã principal. Mas nota-se uma forte inspiração no que o Android tem vindo a conseguir. O que não é mau, bem pelo contrário, diz-nos que o Android está no bom caminho, mas também coloca o melhor que há nas mãos dos utilizadores iOS.

 

Conheça melhor o iOS 12

Apple anuncia o novo iOS 12 que será mais rápido que o iOS 11

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Armando
    Armando

    Tanta novidade, mas o protocolos rsap nunca mais o retorno a colocar no iPhone

    1. Avatar de Aqueletal
      Aqueletal

      Expressão mais usada por youtubers no evento

      “We finally got that, after so many years”

  2. Avatar de palhaco
    palhaco

    “Não é estranho que a Apple, a cada nova versão do iOS, coloque no seu sistema novidades que podemos encontrar no Android e noutros sistemas operativos. É uma evolução natural e que traz para o iOS as funcionalidades que os utilizadores querem e precisam.”

    Engraçado!!!! Quando é o inverso acusam logo o Android de plágio e etc, etc, etc…

    1. Avatar de N1ldo
      N1ldo

      Bem visto.

  3. Avatar de Armando
    Armando

    Eu falo isto porque, quando uma pessoa compra um iPhone quase quase que tem que comprar uma viatura nova, é que o sistema de emperalhamento do carro com o telemóvel já não dá, tudo à custa da retirada desse tal protocolo RSAP,

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Tenho iphone 6s e 8, e ambos emparelhados com Ford e Peugeot sem qualquer problema.

      1. Avatar de Armando
        Armando

        Tenta emparelhar em um Passat de 2008 no sistema de média RNS510, e diz me se dá

        1. Avatar de Heldr
          Heldr

          Aqui o iPhone funciona num Mercedes de 2017, num BMW de 2008 e ainda numa Ford de 2015.

          Sem problemas.

          Ninguém te mandou comprar fumarentos ilegais.

          1. Avatar de Armando
            Armando

            Pronto, tá dito , está Bem…

  4. Avatar de Luis Parallax
    Luis Parallax

    Bem… Pedro Simoes!! O titulo da noticia é mesmo para puxar um rebolation de comments abrasivos aqui em baixo hahaha, vou ficar aqui pa ver 😉

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Mesmo!! Vou só tirar um café e já passo por cá para ver os fanzinhos de iOS e Android medirem smartphones…

  5. Avatar de AqueleGajo
    AqueleGajo

    Ao contrário já não acontece senão ainda levam com processos em tribunal pela Apple .

  6. Avatar de Rick
    Rick

    Nem fazia ideia que as notificações do IOS tivessem falta de algo tão básico e essencial… Isto nem devia ser anunciado como novidade se tivessem vergonha depois das queixas dos utilizadores lançavam uma pequena actualização para corrigir este problema.

    1. Avatar de LG
      LG

      +1

      Algo que nunca entendi porquê a Apple demorasse tanto com notificações agrupados…

      No Reddit sempre lia como o pessoal desejava tanto ter as notificações agrupadas… há anos lia “hope next version will have it”… mas a Apple nunca cedeu algo tão simples… porquê?

  7. Avatar de nkp
    nkp

    apple sempre na frente

  8. Avatar de Pedronas
    Pedronas

    Ah, e não te esqueças de referir a quantidade de bugs que eles também copiaram de Android! LOL

  9. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Porque é que diz que o Android está no bom caminho? Porque foram buscar algumas funcionalidades e, sendo a Apple, eles é que sabem o que é certo e errado ou bom e mau?!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Bom e mau é relativo, mas o facto das funcionalidades serem utilizadas e replicadas é um bom indicador. Em última análise será sempre o consumidor a saber o que é bom e mau.

  10. Avatar de História
    História

    Todos copiam todos.

    1. Avatar de Mentecaptor
  11. Avatar de Mário
    Mário

    Onde anda o Helder?????????????

    1. Avatar de Jotinha
      Jotinha

      A tentar descobrir quem é o responsável por esta notícia ter saído sem que ele desse o seu consentimento, ou sem ter sido submitido ao seu lápis vermelho

      1. Avatar de Vítor M.

        🙂 vocês falam falam mas não passam sem o Helder, porra. Muito vos deve influenciar na vida 😀 😀 😀

        1. Avatar de LR
          LR

          Não será tanto influenciar, é mais divertir!

    2. Avatar de CJ
      CJ

      Diz-se por aí que ele comprou um android e agora não quer outra coisa..

      1. Avatar de Mentecaptor
        Mentecaptor

        😀

  12. Avatar de Carlos costa
    Carlos costa

    Imitações baratas ainda por cima.
    Assim à primeira vista as notificações continuam a ser uma versão deslavada das do android.

    E as fotografias… lol.. o google photos está incrivel. tem muito que andar a apple

  13. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Tantas novidades, tanta evolução, mas uma simples função que já existe à mais de 4 anos nos Android’s que é bloquear chamadas anónimas, continua por não existir. Fantástico…

    1. Avatar de Mentecaptor
      Mentecaptor

      Isso dá imenso jeito, pelo menos até chegar a rgpd, se é que isso vai mudar alguma coisa.

  14. Avatar de hommer
    hommer

    do que já vi no que toca a novidades e ai deram um grande passo foi o carplay que vão voltar a deixar usar o google maps e outras app gps o que dá imenso jeito, tudo o resto eles tem de começar a limar as coisas para haver algumas melhorias, mesmo que a novidade já exista há mais tempo, desde que o utilizador beneficie não vejo problema algum…

  15. Avatar de Ana Silva
    Ana Silva

    Qual é a data lançamento?

    1. Avatar de Aqueletal
  16. Avatar de joao
    joao

    artigo anti-apple bravo

    1. Avatar de Vítor M.

      Anti-Apple? GOD… é apenas um artigo informativo sobre tecnologias. ¯\_(ツ)_/¯

  17. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Quer queiramos ou não, sempre houve, continua a haver e sempre haverá convergencia de tecnologias entre plataformas. Todas as boas ideias tendem em fluir entre plataformas para promover usabilidade e consequentemente vendas.