Apple poderá estar a desenvolver a nova geração do Magic Mouse

26 Comentários

O histórico da Apple mostra que tem revolucionado a forma como os utilizadores interagem com as seus sistemas operativo, não apenas nas suas interfaces únicas, mas também nos periféricos que são usados para as controlar.

Não foram os inventores do rato, mas contribuíram para a sua massificação ao reinventarem-no e torná-lo uma ferramenta essencial. A mais recente patente submetida pela Apple pode mostrar que esta empresa está empenhada em voltar a fazer do rato uma ferramenta avançada e com novos argumentos.

mmouse_1

A patente submetida pela Apple na passada semana no U.S. Patent and Trademark Office descreve um dispositivo que tem a capacidade de reconhecer a força que é aplicada no seu botão e que consegue dar uma resposta ao utilizador.

Descrito desta forma esta patente pode fazer pouco sentido, mas a verdade é que pode revolucionar a forma como os utilizadores usam o rato e interagem com ele.

A novidade da Apple, caso seja aprovada e passe para produção, pode dispensar os vários botões do rato, passando a existir apenas um, que terá a capacidade de perceber a força aplicada e que em função dessa mesma força terá acções diferentes, que podem ir desde o simples duplo clique até à abertura de pastas ou ficheiros.

Combinado com a capacidade de perceber a localização onde o toque foi dado no rato, já utilizada com sucesso no Magic Mouse, fica disponível a possibilidade de realizar ainda mais acções com um simples botão.

Depois vai existir a capacidade de retornar respostas ao utilizador (feedback háptico) através de vibrações, que servirão para confirmar as acções ou para mostrar que acção foi seleccionada.

Toda esta nova capacidade assenta num design que é similar ao que é já utilizador no Magic Mouse e que é neste momento o mais avançado rato da Apple disponível.

mmouse_2

É precisamente este rato da Apple, o Magic Mouse, que se pensa que será o alvo desta patente. Cinco anos depois do seu lançamento é agora hora da Apple começar a preparar a sua evolução e disponibilizar uma versão mais evoluída e adaptada à tecnologia que já está disponível, melhorando ainda mais este seu hardware.

Não têm sido consensuais as opiniões sobre este rato da Apple, com muitos utilizadores a apresentarem vários pontos negativos sobre o seu design e a sua utilização.

Esta patente e a sua inovação são mais uma mostra da forma como a Apple tenta mudar e melhorar a forma como interagimos com os sistemas. Desta vez pretendem criar um rato com apenas um botão, mas que pode assumir vários e que ainda consegue dar ao utilizador respostas e indicações da função escolhida.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    O mais engraçado é que o actual Magic Mouse já só tem um botão, portanto aí o upgrade é basicamente o motor de vibração para dar o tal feedback ao utilizador.

  2. Avatar de lol
    lol

    Uau…. Um upgrade fantastico.
    Estou já a pensar em comprar um…. rato…. sem scroll….e sem botões com outras funções…. tipo aqueles que já existem á bastante tempo.
    Basta dizer que a grande maioria dos fan boys compram outros ratos, exactamente por a Apple ser “fantástica”.

  3. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    O único ponto negativo que lhe encontro é o de não ter o ampliar/reduzir do Trackpad do Mac (através de afastar/juntar com dois dedos) – e não ter a roda usada no Windows para fazer isso.

    Assim, no Magic Mouse uso bastante o duplo toque para ampliar/reduzir o conteúdo de páginas web do Safari, porque comprei um MacBook Air de 11″ (e devia ter comprado um de 13″, ou melhor, um MacBook Pro com retina display, mas a lógica foi leveza+duração da bateria+preço).

    O resultado é que a “letra” das páginas web, com o duplo toque, ou fica muito pequena ou fica muito grande. Há alguma maneira de regular essa ampliação (sem recorrer a ao tamanho do tipo de letra em Acessibilidade e outras formas de zoom, que “zoomam” tudo e distorcem um bocado) ?

    Fora disso, os viciados no rato estão muito bem servidos com o Magic Mouse. São €69, mas os ratos bluetooth em regra são caros e a Microsoft tem um ao mesmo preço.

    O que não percebo bem é a referência no post à Apple ir criar um Magic Mouse só com um botão. Isso já existe agora, embora comparativamente ao “rato Windows” perceba se o toque é botão esquerdo/direito e reproduza uma série de gestos (não todos) do trackpad do Mac que, de facto, é muito melhor que o do Windows. A patente só fala em reconhecer “diferenças de pressão” nos toques.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      A Amplição automática foi feita para deixares o computador mais longe, e poderes ler na mesma.

      Se queres que a letra/imagens fiquem maiores, usas o zoom…

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Acabo de instalar o Windows 8.1 com BootCamp. Carregando em Ctrl e “fingindo” que se está a rolar o “scroll” no Magic Mouse, obtem-se exactamente o efeito de ampliaçao de um rato Windows.

        A menos que o Ctrl/scroll esteja patenteado dá bastante jeito, podiam usá-lo no OS X, nao é problema do Magic Mouse 🙂

        P.S. Alguns toques do Magic Mouse “à TrackPad” do OS X mantem-se no Windows/Bootcamp.

        (Ainda me falta acertar os acentos)

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Ah, ok, Tens o cmd++ e cmd+-, podes usar também o MagicPrefs para criares á tua maneira um atalho com o rato…

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          Por ampliação queres dizer o quê? Zoom ao ecrã todo ou só aos conteúdos duma janela? É que consegues Zoom no OS X exactamente com o mesmo comando que indicas.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Não é a mesma coisa, com ctrl+scroll:

            1-No Windows amplias o conteúdo da página web, vez melhor melhor o texto e imagens e deixas as barras/menus na mesma.

            2-No OS X fazes zoom a tudo – conteúdo das janelas (distorcendo as letras), barras e dock. É como aplicar uma lente de ampliar ao ecrã.

            No OS X, os dois toques no Magic Mouse têm um efeito igual a 1, mas não se pode regular como se faz no Windows com Ctrl+scroll. Para se fazer essa regulação tem que ser com dois dedos no TrackPad.

            Pode se dizer que não é preciso, para quem estiver habituado ao TrackPad. Para quem venha do Windows, habitado ao rato e ao Ctrl+scroll (e a ter o trackpad desligado), faz. Por isso, no OS X, deviam permitir regular a ampliação dos dois toques ou criar um efeito Ctrl+scroll igual ao do Windows.

            O OS X até me está a surpreender muito pela positiva. No caso, acho que o Ctrl+scroll do Windows está melhor. Não sei se é uma coisa patenteada e não pode ser usada no OS X (como muitas outras coisas, melhores num ou noutro SO, e que não podem ser usadas por todos – sem pagar).

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            ok! percebi
            para fazer isso tens comandos no teclado [Command + e Command -].
            O Magic Mouse não faz isso de origem, tb não tem muito espaço para fazer o mesmo que se faz num trackpad.
            Não me parece que seja uma questão de patentes, mas antes de “filosofia” de implementação

    2. Avatar de Luna Wolf
      Luna Wolf

      Sempre podes usar ferramentas de terceiros para configurar as funcionalidades do rato e do touchpad a fundo, existem 🙂

      1. Avatar de Luna Wolf
        Luna Wolf

        Conheço uma ferramenta muito boa que se chama magicprefs: http://magicprefs.com

  4. Avatar de Rafael Cotuo
    Rafael Cotuo

    O que eles deviam fazer é lançar um acessório para dar apoio à palma da mão (ou simplesmente redesenhar a porcaria do rato) porque aquilo dá umas dores na mão que é uma coisa parva..

    É bonito e tal, mas esqueceram-se da usabilidade.

    1. Avatar de nicolai
      nicolai

      Concordo plenamente.É doloroso após algumas horas de trabalho!!
      É bonito, mas pouco funcional, a precisão também não é o seu forte!

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Não sei se há hipótese. No “rato Windows” apoias a mão toda e usas botão esquerdo/direito e roda de “scroll”. Tenta reproduzir nele os gestos do Trackpad – o rato abanava para todo o lado. A única maneira de fazer isso é com um Magic Mouse chato 🙂

    3. Avatar de JP
      JP

      Nicolai e Rafael, devem ter usado o rato 2 ou 3 minutos se tanto! É um rato para quem trabalha não para quem joga!

      Precisão é o seu forte. (PONTO)

      1. Avatar de Rafael Couto
        Rafael Couto

        Eu nunca disse que não era preciso, disse que em termos de conforto deixa muito a desejar, e sim, durante 2 ou 3 minutos não doi, mas trabalhar o dia todo é doloroso. (PONTO)

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          este rato não é feito para colocar o peso da mão em cima, não é para agarrar como se agarra uma bola. É para ter a mão bem apoiada na mesa, para tb poder usar como se fosse um pequeno trackpad.
          Se fizeres isto podes ter a certeza que deixas de ter dores.

    4. Avatar de Nunes
      Nunes

      Eu não tenho qualquer problema desses, provavelmente porque sempre apoiei o pulso na mesa para usar qualquer rato, que é o que qualquer pessoa deve fazer.
      Só há duas coisas que me chateia, devia ser um pouco maior para haver mais espaço para fazer gestos, e a base podia deslizar um pouco melhor – embora imagine que seja assim para evitar que fuja enquanto se faz os gestos.

    5. Avatar de Nelson
      Nelson

      Para isso, há milhentos de ratos por aí para escolheres.

      Isso de dar dores de mão, é porque ainda não te habituaste e estás habituado aos outros ratos, há uma fase de habituação, porque no magic, usa-se a mão e os dedos mais esticadados.

      Eu estou horas e horas seguidas com ele na mão, e não sinto qualquer desconforto, especialmente a usar a coisa mais importante hoje em dia: o scrool…

    6. Avatar de Bónus

      Eu só quando mudei para este rato é que deixei de ter tendinites, pela forma (diferente) como se usa. A mão não está “presa” a uma única posição, tendo mais liberdade de movimentos.
      Acho a usabilidade fantástica!

  5. Avatar de Nseinic
    Nseinic

    Hello, na fnac de cascais um simpático funcionário da apple deu-me a conhecer o MagicPrefs, um software espetacular que colmata as debilidades do magic mouse. Desde então posso dizer que fica um espetáculo, pois posso definir perfis específicos das funcionalidades do magic mouse de acordo com o trabalho que pretendo desenvolver, nomeadamente CAD/3D. para quem não conhece, e julga que o rato tem limitações, recomendo vivamente. Procurar no goole como magicprefs (não está na appstore). Abraço para todos!

  6. Avatar de André Tavares
    André Tavares

    Este é o único produto da Apple que não me diz nada.
    Para além de caro fica a anos luz de um bom rato, tive um e até substituído por um A4 foi.

  7. Avatar de Rui B.
    Rui B.

    A fazer que o façam um pouco mais ergonómico…

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Tenta fazer os gestos com os dedos que fazes na superfície achatada e uniforme do Magic Mouse num rato “à Windows”, alto e que enche a mão. Neste tinhas que levantar a mão (e esperar que não desandasse, e por isso tinha que ter uma base ainda mais anti-derrapante que a do Magic Mouse).

      Ou tens um rato à Windows, em que apoias a mão, que serve essencialmente para mover o cursor, ou tens um Magic Mouse, em que o braço/mão se apoia de maneira diferente, mas que permite uma multiplicidade de gestos com os dedos na superfície, quase como se fosse o TrackPad.

      As duas coisas juntas não consegues. Por acaso, ao fim de algum tempo, não noto que o Magic Mouse tenha problemas de ergonomia, sendo certo que não vejo como se lhe possa alterar a forma, mantendo as funcionalidades.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        … mais largo, aí concordo com o Nunes, sobretudo para quem tem mãos grandes como eu 🙂