Apple perde mais um dos seus cérebros… para a Tesla!

31 Comentários

O mercado de transferências em Silicon Valley está ao rubro, com Chris Lattner a trocar a Apple pela Tesla. Mas, afinal, quem é Chris Lattner?

Possivelmente nunca ouviu falar sobre ele, o que poderá fazer pensar que Chris Lattner não seja assim tão importante… ou talvez não seja bem assim. A verdade é que a Tesla se interessou por ele e teve bons motivos.


Chris Lattner é um dos engenheiros de software mais respeitados em todo o mundo e o principal responsável pelo desenvolvimento da linguagem de programação central no iPhone bem como de uma das bandeiras da Apple, o Swift. Desta vez, Chris vai ser a cara do projecto de software por detrás do novo piloto automático da Tesla, que está a tornar os seus carros completamente autónomos.

É mais uma perda de peso para a empresa construída por Steve Jobs, uma vez que o inventor do Swift se junta assim a Doug Field, ex-vice-presidente de engenharia do departamento Mac, Rich Heley, ex-director de engenharia de ligas metálicas, e a Mat Casebolt, o director do departamento de design, responsável pelo design do novo MacBook Air e da nova touch bar por exemplo.

Com esta manobra, a Tesla demonstra que não está só interessada em construir carros, nem só em construir novos produtos. A empresa de Elon Musk dá a entender que quer que os seus produtos sejam concebidos por peças inteiramente novas desde a sua génese até aos mais pequenos pormenores. Em tempos a Apple revolucionou o mercado dos telemóveis. Hoje, a Tesla revolucionará o mercado automóvel.

A Tesla não está apenas a desenvolver um carro, está a construir todo um novo conceito de computador. Hoje em dia, os computadores são projectados para recolher dados e de seguida enviar para o resto do mundo, os computadores dos carros autónomos funcionam exactamente da forma contrária! Recebem a informação do mundo exterior para a analisar e, a partir daí, “tomar decisões”. É esta a direcção que a Tesla quer seguir mas o caminho ainda é longo e, para isso, precisa dos melhores em todas as áreas das tecnologias de informação.

Mas a Tesla vai mais longe! Enquanto Chris Lattner será o principal responsável pelo software do piloto automático da marca, Jim Keller será o cérebro da parte de hardware do sistema. Outro homem de peso que trocou a Apple pela marca de automóveis elétricos, e que foi uma pessoa central no desenvolvimento dos processadores da Apple, nomeadamente, os Apple A4 e A5 presentes no iPhone 4, 4S, iPad e iPad 2.

Jim Keller

Então, estará a Tesla a desenvolver um processador à base de inteligência artificial? Quanto a isso ainda não há resposta mas esta é uma matéria que não é novidade, outras empresas como a Google, a NVIDIA e a Intel já estão a trabalhar sobre processadores do género que muito jeito podem vir a dar na condução autónoma. É verdade que a empresa poderia optar por adquirir este tipo de tecnologia mas a sua filosofia mostra que segue no sentido contrário, uma vez que esta já optou por produzir as suas próprias baterias. Veremos qual será o próximo passo de Elon Musk…

Estará a Tesla a seguir as pisadas da Apple?

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    “… ou talvez não seja vem assim. ” tem um erro , em vez de “vem” deveria ser “bem”

  2. Avatar de Delta
    Delta

    A Tesla tanto poderá ser a Apple do mundo automóvel como esfumar-se rapidamente, ninguém sabe e não há consenso.

    1. Avatar de pintor
      pintor

      E nos entre-tantos saca se uns trocos nas suas ações.

      1. Avatar de Delta
        Delta

        Eu não aposto muito na Tesla, é demasiado volátil e de um momento para o outro pode ir pelo cano abaixo e com um P/E (bem) negativo nuca mais recuperas o dinheiro.

  3. Avatar de Alvega
    Alvega

    Com tanta noticia sobre a Tesla neste blog, suponho que os responsáveis deste, nao tenham familiares, amigos, conhecidos, MOTORISTAS, camionistas, taxistas, ou algo relacionado com condução, pois as novas tecnologias de condução autónoma, pressupoe MILHÕES DE DESEMPREGADOS, isto somente nos Estados Unidos, e quando isso começar a acontecer, ESPERO que passe a nao ter Tao BOA IMPRENSA.
    Lembrei-me que uma das razoes de gostarem tanto da Tesla, será por acaso, sem maus condutores, e precisarem de ajudas para o conseguir fazer em segurança ?
    De qualquer modo, deixo uma certeza, dados da ERC, nunca antes de 15 anos esta tecnologia, poderá ser massiva, dai retiro que uns NERDS, e similares terão uns orgasmos (no sentido figurado), mas nao passará disso.

    1. Avatar de João Corvo
      João Corvo

      1917 fica tão longe. Saudades, não?

      Será que o senhor Alvega sabe que quando apenas existirem veículos autónomos a sinistralidade será reduzida drasticamente?

      Será que prefere viver no século XX? Olhe que no século XX quando começou a massificar-se o automóvel, os cocheiros tiveram a mesma reação.

    2. Avatar de Almeirao
      Almeirao

      Poderemos ver isso desse prisma, mas se assim for, desde a era industrial que andamos a criar desemprego com toda a maquinaria inventada até hoje (são biliões de desempregados)…
      Uns vêm como uma coisa má, para outros é bom.
      Ainda bem que existe sempre pessoas do contra, pois sem elas nao haveria nada para “discutir”.
      Uns adaptam-se outros têm de trabalhar para os que se adaptaram, sempre foi assim e sempre será…
      Uma coisa é certa, ainda há muito que desenvolver neste ramo.

    3. Avatar de Drummas
      Drummas

      Largue lá o computador que os senhores que fabricam máquinas de escrever também precisam de emprego…

    4. Avatar de macHACKos
      macHACKos

      @Alvega, sabes que o focus do Tesla está na autonomia e energia eléctrica e não só ser autonomo?

    5. Avatar de alguem
      alguem

      Devíamos andar todos a cavalo, é que antes dos carros haviam uns bacanos que viviam a vida a tratar dos animais e assim perderam o emprego… A autonomia vai ser algo comum daqui a umas decadas, em tempos em que ainda vais estar vivo, e automação não só em carros mas também na maioria dos postos de trabalho. Se nao queres ser comido por esta mudança inevitável o melhor é começares a adaptar-te a ela.

    6. Avatar de Vitor Correia
      Vitor Correia

      WTF!!?! É só rir …

    7. Avatar de Jorge Verde
      Jorge Verde

      Se estamos à espera da não perda de empregos então é melhor pensarmos que no séc XIX é que estamos bem.
      NUNCA se ESQUEÇAM: Para evoluir é necessário romper com formas de vida até então dadas como garantidas.
      Temos sempre a mudança de emprego garantida. (Não me venham para cá com o argumento de que nunca há a criação de novos empregos que compensem a perda dos que caíram no obsoleto…)

    8. Avatar de Carlos V
      Carlos V

      Como disse um professor do MIT parece-me, a conduçao sutonoma está obsoleta. Portanto é uma questão de moda.
      Até posso concordar com ele em alguns pontos, mas a tecnologia que suporta o automóvel tem aplicações de outro ambito. Perdoem-me a imaginação, mas para mim a evolução a atingir seria a descrita na maquina médica do filme Elisium que faz diagnostico e cura e a disponibilizacao de meios de socorro. A frase electronica de “Identificados cidadãos a requerer cuidados médicos imediatos. Enviando veículos de socorro.” foi uma epifania. Já não tenho essa capacidade de inovação que saudo na malta jovem, e serei pó quando isso acontecer, mas espero que a humanidade vá nesse sentido.

  4. Avatar de Francisco Correia
    Francisco Correia

    A Tesla ainda tem muito que provar e tem muitos concorrentes que não são falados aqui não sei porque que motivo, por enquanto é só fumaça

    1. Avatar de João Corvo
      João Corvo

      Fumaça? O Tesla S é fumaça? Pena o preço.

  5. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Como uma contratação normal acaba por ser uma jogada de marketing…

  6. Avatar de Saxo CUP
    Saxo CUP

    Ca para mim este Chris não gostou da ideia de tambem nao colocarem AUX no carro

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Txiii… Agora já só têm 3.

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Só tenho pena dos trabalhadores que ficarão desempregados com a vida dos carros autónomos… Mas nada que um Rendimento Básico para todos, resolva…

    1. Avatar de vrael
      vrael

      Amigos carros autonomos a 100% so daqui a umas grande dezenas de anos, por agora tem de ter um condutor na mesma ha certas alturas que o condutor tem de intervir

      1. Avatar de alguem
        alguem

        As marcas querem carros 100% autónomos até 2020. Com atrasos dá ate 2027 (daqui a 10 anos) para ser algo comum. Para quem visita um site de tecnologia devias saber melhor o quão rápido a tecnologia avança, basta pensares que à pouco mais de 10 anos telemóveis faziam pouco mais alem de chamadas, e agora…

  9. Avatar de macHACKos
    macHACKos

    Elon Musk é alguém com coragem, com ideias como em tempos Steve Jobs, com o dinheiro pós PayPal, podia ter vivido uma vida luxo e não fazer mais nada da vida. Investiu novamente tudo no SpaceX e na Tesla, e por causa sobretudo da primeira, quase entrou em falência.
    Isto sim são empresas que vale a pena seguir!

  10. Avatar de Kim
    Kim

    Este Elton Mosca… cheira-me a esturro. A menina bonita de valey também ia revolucionar as analises sanguíneas… a carneirada foi na conversa e perdeu a massa toda que investiu.

  11. Avatar de fcc
    fcc

    Honestamente, não vejo fumaça nenhuma na Tesla! Fez o que nenhum outro construtor automovel consegui e “…é só fumaça…” como dizem algum clientes do pplwar, enfim. Tesla revolucionou o mundo e vai com toda a certeza salvar o nosso planeta na dependencia dos combustiveis fosseis e emissões CO2, caramba não percebo como podem dizer tanto disparate acerca da Tesla. Se a Tesla investe neste tipos é porque lhes reconhece algum interesse e sabiamente Helon Musk saberá tirar proveito disso! Se a Tesla carregasse a bandeira portuguesa ai sim é que era mas neste país de más linguas não existe ninguém com a capacidade intelectual de Helon…

    1. Avatar de Carlos V
      Carlos V

      O carro será sempre uma sucata futura com rodas de borracha que largam borracha em tudo o que é estrada. E que custa dinheiro. Não salvará o planeta. É um conceito obsoleto. A bicicleta sim, salvará o planeta.

      1. Avatar de José Duarte
        José Duarte

        Concordo plenamente, até porque a bicicleta (como se sabe) é 100% reciclável e construída com materiais orgânicos facilmente encontrados na natureza tais como: cascas de banana e fibras de coco. Felizmente é um meio de transporte em que a sua manufatura não necessita de metal, plásticos, compósitos, lubrificantes e… Borracha!

        Ainda bem

  12. Avatar de fcc
    fcc

    E desculpem os erros de concordância e ortografia…