Apple obrigada a alterar declaração sobre Samsung

21 Comentários

A guerra de patentes entre os dois maiores gigantes da industria de dispositivos móveis tem andado ao rubro. Tanto a Apple como a Samsung têm interposto acções em tribunal para tentar impedir a venda dos equipamentos da empresa rival nos principais mercados, sempre com a justificação de utilização indevida de patentes.

Um dos casos que teve já desfecho, favorável à Samsung, obrigava a Apple a publicar no seu site uma informação de que a Samsung não tinha copiado a Apple e o design do iPad.

Mas numa acção surpreendente, o tribunal exigiu que a Apple desse mais destaque a essa informação, não se limitando a apresentar um pequeno link para a página onde essa declaração está exposta.



A decisão do tribunal londrino obrigava a que a Apple publicasse na sua página principal uma declaração em que deveria informar que a Samsung não tinha copiado o design do iPad. Segundo a decisão do tribunal a Apple deveria manter essa informação até ao próximo dia 14 de Dezembro.

Ao validar a aplicação da medida, o colectivo de juízes que julgou o caso decidiu que a Apple deveria dar mais destaque a esta notificação e que um pequeno link para uma página no final não era suficiente. Foi dada à Apple 48 horas para corrigir a situação.

A Apple ainda tentou argumentar que necessitaria de 14 dias para fazer essa alteração, o que não foi aceite pelos juízes. Foi ainda dada indicação de que a fonte desse link deveria ter no mínimo 11 pixéis.

A própria declaração teve indicações para ser alterada pois a Apple não se limitou a publicar a informação relativa ao caso que esteve em julgamento no tribunal de Londres, adicionando-lhe informações de outros casos em curso, não associados ao design, e que poderiam levar a uma interpretação diferente por parte dos visitantes.

O desfecho deste caso acabou por não ser favorável à Apple. O juiz obrigou a criadora do iPad a escrever um comunicado tanto no seu site britânico como em vários jornais e revistas do país, a referir que a Samsung não violou as patentes de design do iPad. Não poderia ser pior, fazer publicidade à sua maior rival no seu próprio site.

Os restantes processos decorrem ainda em muitos tribunais, onde a Apple reivindica a proibição de venda de diversos equipamentos da Samsung por, supostamente, esta última ter copiado entre outras coisas, o design dos equipamentos da Apple.

Este foi até agora um dos principais casos a ter um desfecho negativo para a Apple e o único que a obrigou publicitar directamente no seu site o resultado da sentença.

A Apple, e tal como instruído pelo tribunal, já procedeu às alterações impostas e está agora de acordo com o decidido.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mr. lol
    Mr. lol

    Nao sou fanboy de nenhuma das marcas, mas tem piada a apple fazer publicidade a samsung xD

  2. Avatar de João Dias
    João Dias

    Bah, ainda bem que esta guerra de patentes está a abrandar.
    Acho que a Apple teve alguma razão ao defender patentes suas de design. Alguma, não toda, e acho que foi além do recomendável.
    Mas a Samsung reinventou o design dos seus aparelhos e está neste momento a ficar livre de qualquer dedo apontado.

    O problema é que no Senado Norte-Americano continuam a ver patentes de software e tecnologia em geral como o mesmo tipo de patentes de, por exemplo, fósforos. E todos sabemos que mais 15/17 anos de uma patente são milhões de anos num equipamento tecnológico.

    Há 15 anos atrás ainda se jogava Duke Nukem 3D e o máximo que cada um de nós poderia almejar num computador era ter velocidade suficiente para estar 1 hora na net sem aumentar muito a conta de telefone no final do mês.

    E estas coisas não são do interesse dos congressistas rever. É pena.

  3. Avatar de JP (djlinux)

    Esta “guerra” é das mais estupidas que já vi. A unica que esta a sair a ganhar com isto é a Samsung, mas mesmo assim a Apple pretende continuar e levar a “guerra” a todos os mercados e países. Isso só vai fazer a Samsung se valorizar, na minha opinião. Acho que a Apple ganhava mais em ignorar a Samsung e preocupar-se mais com alguns erros que eles mesmo fazem, assim sim nos todos tínhamos mais a ganhar.

  4. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Isso não parece ser o fim da história – alguém já descobriu que, seja qual for a resolução do ecrã, sem fazer scroll ao ecrã, não se vê a mensagem 😀

    Devo dizer que acho o ponto 190 da sentença, um mimo, percebo por que é que a Apple lhe dava destaque no anúnico inicial 😉 http://www.bailii.org/ew/cases/EWHC/Patents/2012/1882.html

  5. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Karma is a bitch 😉

  6. Avatar de BendItNow
    BendItNow

    Só nas Américas é que a Apple ganha estes processos idióticos.

  7. Avatar de Miguel Ribeiro

    LOL!
    A mensagem não aparece, nem que se meta o ecrã na vertical, a página ajusta e esconde a mensagem! Só fazendo scroll.
    Haha, que macaquinhos!

    1. Avatar de Re0
      Re0

      A Apple introduziu código na página propositadamente para esconder o mais possível esse anúncio. Típico…

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Achas por exemplo: se o juiz americano que condenou a Samsung, a obriga-se a por no seu site que andou anos a copiar a Apple a Samsung não faria algo idêntico???
        claro que faria!

    2. Avatar de p.

      Realmente a Apple tem demostrado que a sua filosofia é muito mesquinha e cheia de artifícios. 🙂

    3. Avatar de Jarda do Demonio

      LOL…
      “Haha, que macaquinhos!”
      “Desmanchei me” a rir com essa dos macaquinhos…
      Well done mate…

  8. Avatar de Ryan
    Ryan

    Deixem a Apple. Eles já eram arrogantes com estas coisas ficam piores. Na América ganham os processos por uma questão mais patriótica do que propriamente técnica (o pessoal do costume já sei o que pensam e o que vão dizer).Fora dos EUA a coisa nao esta ganha á partida. E este post assim o prova.
    Que gastem recursos a melhorar o iOS, MAC OSX (com coisas visiveis e nao escondidas que metade das pessoas nem sabe onde encontrar) em vez de andarem a dar de mamar a advogados. Ate mais ou menos 2011 haviam coisas interessantes agora parece que e a guerra de poder que anda a para o que eles sabiam fazer.
    Ganhar a concorrência em tribunal é coisa de crianças pá.

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    O feitiço está-se a virar contra o feiticeiro :D, quiseram começar uma guerra estúpida de “patent trolling”… agora são processados por todos.

    Mas acho que vamos acabar por agradecer à Apple, com estas guerras de patentes mais tarde ou mais cedo a justiça terá que reformular o registro de patentes, que isto já não tem ponta que se lhe pegue, só trava a evolução tecnológica no geral.

  10. Avatar de Cruz
    Cruz

    Que grande risada ! esta Apple até faz rir ! Produtos caros maus e ainda por cima queixem que lhes copiam LoooL

  11. Avatar de RichardCooper
    RichardCooper

    Eu gostava era mesmo era ver guerra de patentes da Apple com a Huawei que faz praticamente copias diretas, e a Apple nada diz. Parece-me que há um certo receio nas empresas ocidentais com o capitalismo vermelho que na maior parte das empresas se limitam fazer copias descaradas.

  12. Avatar de Jarda do Demonio

    Uma questão:
    Será que alguém liga à guerra de patentes?
    Será que os consumidores vão deixar de comprar Apple por causa disto?
    Acho que quem quer Iphone compra iphone independentemente destas guerras…

    Pior acho este facto:
    http://www.deco.proteste.pt/tecnologia/nc/noticia/acao-judicial-contra-apple
    E continuarem a ser “ludibriados” pela Apple em Portugal…

  13. Avatar de nilton
    nilton

    pera ai que a sanita que fizeste tem um rebordo igual à minha, vou já levantar um processo contra ti!!!

    agora asério, patentes por causa do que? de um rebordo? de umas esquina? asério? qualquer dia andam prai guerra de patentes porque a font utilizada é igual ou coisa assim

  14. Avatar de nilton
    nilton

    ouve sócio havias de ver o robot a dar porrada ao gajo da maça, xiiii o gajo tipo ganda cena meu tipo um murro e tal, depois um low kick a maça já toda esbogalhada e tal, xiii depois a maça mandalhe com um caroço no robot e depois a gaja “Mesmo no pescoço!!!” xiii, sócio memo ganda cena meu, xiii, epa memo tipo cena do camandro sócio!!!

    1. Avatar de Marcio Faria
      Marcio Faria

      O mesmo que querer patentear um tijolo, um prego, uma toalha, etc
      Não se está patenteando nenhum invento mas apenas aparência e como poderia funcionar? Apenas monopolizando o mercado e aí o outro problema…qual destas empresas ou de outras vide Microsoft etc não usam e abusam (mais esse) do seu poder econômico para modelar autoridades tribunais, mídias e fanboys?

  15. Avatar de Paulo Ribeiro

    pode ser que agora que chegou a este cúmulo comecem a pensar duas vezes antes de se atacarem uns aos outros com estas parvoices.

  16. Avatar de Ricardo Trigo
    Ricardo Trigo

    Eu nao consigo ver a mensagem de todo. Alguem me diz onde esta?