Apple lançou actualização 10.9.2 do OSX para corrigir problemas

17 Comentários

Os sistemas operativos da Apple têm estado envoltos em situações de falhas de segurança e problemas nos últimos dias.

Depois da chegada do iOS 7.0.6 e 6.1.6, que resolveram problemas associados à validação de certificados em sites com SSL, foi descoberto que o mesmo problema afectava exactamente da mesma forma o OSX.

Mas a Apple foi rápida a responder a estes problemas e está já disponível também a solução para o problema do OSX, na forma de uma actualização, a 10.9.2.

osx_10_9_2_1

O problema que afecta o OSX resulta de um problema na programação da validação dos certificados SSL dos sites, e leva a que estes não seja correctamente verificados.

Com esta falha qualquer atacante mal intencionado poderá contornar a versificação SSL/TLS nos sites seguros, ficando assim as comunicações entre o browser e o servidor vulneráveis e passíveis de serem interceptadas, podendo os dados enviados serem alterados.

Mas a nova actualização do OSX trata deste problema, resolvendo-o e trazendo de volta a segurança necessária ao browser da Apple e ao próprio sistema operativo.

A Apple aproveitou esta actualização e adicionou também algumas novidades disponíveis para os utilizadores. A maioria está centrada no FaceTime, tendo sido transpostas algumas funcionalidade do iOS para o OSX.

Outras situações que estavam identificada e que necessitavam de resolução urgente foram também tratadas e resolvidas.

As novidades e actualizações desta actualização são as seguintes:

  • Acrescenta a possibilidade de fazer e receber chamadas de áudio FaceTime
  • Suporta o serviço de chamada em espera para as chamadas de áudio e vídeo FaceTime
  • Torna possível bloquear mensagens iMessage recebidas de remetentes individuais
  • Melhora a precisão da contagem de mensagens não lidas no Mail
  • Resolve um problema que impedia o Mail de receber novas mensagens de determinados fornecedores
  • Melhora a compatibilidade do preenchimento automático no Safari
  • Corrige um problema que causava a distorção do áudio em alguns computadores Mac
  • Melhora a fiabilidade da ligação a servidores de ficheiros através de SMB2
  • Resolve um problema que podia levar a interrupção das ligações VPN
  • Melhora a navegação com VoiceOver no Mall e no Finder

osx_10_9_2_2

Mesmo que as novidades, apesar de interessantes, não sejam razão suficiente para instalarem a actualização, devem fazê-lo de imediato para garantirem a máxima segurança ao OSX e ás vossas máquinas.

A resposta da Apple foi rápida e pronta. Se quiserem verificar se o vosso sistema está comprometido e sujeito a este problema, podem fazê-lo nesta página. Lembrem-se que apenas o Safari mostra o problema, mas este afecta várias componentes do sistema operativo.

Homepage: OSX

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de henrique
    henrique

    por acaso mudei no imac o hdd por um ssd e instalou este update!!!! Nem me apaercebi só hoje quando li o artigo

  2. Avatar de Abílio
    Abílio

    Andou toda a gente tão discreta em relação a esta falha enorme da Apple e depois fazem barulho por “coizitas” de nada.O buraco é mesmo do ios. Eu preferi actualizar o iPad jailbroken para o 7.0.6, mas quem não queira encontra no Cydia o SSLPacth que é um pacth para o mesmo bug.

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Foi coisa que eu nunca percebi. A Apple manteve actualizado o 3GS muito mais tempo que o iPad original. Não deve ser por falta de capacidade visto que o iPad original traz uma versão mais rápida do Apple A4 usado no iPhone 4.

      1. Avatar de lol
        lol

        lol o ipad original ja se bogava todo. eu tive com um nas maos. já não dava mesmo mais

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Ao menos lias o meu comentário todo, pois tal como eu disse o iPhone 4 tem o mesmo SoC do iPad, o A4. A única diferença é que no iPhone este sofreu um downclock. O iPhone 3GS tem um SoC bem mais inferior que o iPad e também recebeu actualizações para o iOS 6.

          Eu tenho um iPad original. Este nem sequer é próximo de ser tão rápido como o meu iPad Air, mas isso não quer dizer que este seja lento, porque não o é. Pode ser incapaz de correr os novos jogos, mas consigo ir a internet sem problemas, e correr várias aplicações.

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Falta aí dizer que o problema foi descoberto pela Apple, e só depois de corrigirem no iOS, é que veio a público que existia esse problema.

    Mas é claro, na ausência de boas notícias para o haters, isto já é mel!

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      Não sou um hater, nem um fanboy, tive um 3g, um 3gs e 4 agora tenho um Nexus. Como tablet ipad, ipad2 e tenho ipad air.

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Lol. O único hater que até agora postou neste artigo foste tu.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Tenta um bocadinho participar no tópico, em vez de vires aqui só para me responder, e chatear.

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Desculpa, mas eu participei no tópico. Ao contrario de ti que viste apenas cuspir o teu ódio para a cara das pessoas.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Qual foi a tua participação no tópico?

            Primeiro, vieste aqui despeja m**** a responder ao meu post.

            Segundo, vens das atualização do iPad 1 e do 3GS…

            Se estás tão descontente com a Apple, porque é que ainda tens um iPad e um iPhone, e um Mac, e etc… Mete essa m**** nos usados, e compra outra coisa!

            Claro, isto se alguma vez tivesses aquilo que dizes que tens e tanto te queixas…

            Troll…

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    O problema do bug de segurança é talvez mais profundo do que parece, e revela várias falhas de processos.

    1. O código é open source, mas pelos vistos ninguém além do pessoal da Apple olha para ele.

    2. As ferramentas de desenvovimento que a Apple usa claramente deixam a desejar. Uma ferramenta decente no mínimo geraria um aviso de código não executável. O Eclipse e o Visual Studio fazem isso por omissão.

    3. Os processos internos da Apple de admissão de checkins são fracos. É que das duas, uma: ou ninguém fez uma revisão mesmo que superficial do código ou, no caso de haver um aviso de código não executável, ninguém lhe ligou nenhuma. Fica ao vosso critério qual das duas opções é mais grave, tendo em atenção que estamos a falar dum componente particularmente sensível do SO.

    É que a causa do problema era imediatamente óbvia. Era mesmo daquelas que só um cego não via.

    E o facto de ter sido resolvido rapidamente não anula o facto que nem sequer devia ter acontecido.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      1. E?

      2. Errado, primeiro, são os compiladores, não os IDE que geram mensagens de aviso, e para tua informação,mó que a Apple usa, o open source clang, é normalmente alvo de críticas positivas por causa disso.

      3. Manda o teu CV à Apple, pode ser que eles te contratem…

  5. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Realmente foi rápida… Pois demorou só 2 anos pra fazer isso.

    E ainda por cima, só fez isso porque a mer** foi espalhada no ventilador!

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Deixa de ser otário, o bug só veio a público depois da Apple o ter RESOLVIDO no iOS.

      Rennie aí para essa azia.

  6. Avatar de Roberto Soares
    Roberto Soares

    Hhmmm… este update parece porreiro! Lá vou eu ter que procurar um kernel compativél para poder fazer update ao meu “mac”

  7. Avatar de Wences
    Wences

    Fiz o update no meu macbook e o imessenger deixou de apresentar os nomes dos meus contactos e apresenta apenas os numeros.
    Alguém com esse problema?