CrunchBang – O poder do Debian aliado ao Openbox

25 Comentários

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

Depois de recebermos vários pedidos, aqui está a nossa apresentação do poderoso CrunchBang.

CrunchBang_00


O CrunchBang é uma distribuição Linux moderna, com estilo e “substância”! É baseada no GNU/Linux Debian e vem com o gestor de janelas Openbox (um dos mais leves e rápidos). Esta distribuição confirma que  possível construir um SO apelativo, personalizável e robusto, ao mesmo tempo que consegue tirar todo o poder da máquina, não sacrificando assim a performance.

CrunchBang_02

Tal como informamos em 2009, o segredo da velocidade do CrunchBang, baseia-se no facto do seu autor ter partido de uma instalação mínima do Debian e ter produzido um conjunto de procedimentos automatizados, através de um script de forma a construir uma distribuição optimizada e talhada para correr mesmo nas máquinas mais modestas.

CrunchBang_03

O Openbox tem a particularidade de utilizar a toolkit gráfica GTK+, isto quer dizer que todas as aplicações a que já se habituou a usar como Pidgin, Transmission ou mesmo o Firefox, têm integração perfeita nesta distribuição.

CrunchBang_1

A navegação é simplista embora não tão intuitiva à primeira vista, não encontrará nenhum menu, apenas a barra de tarefas localizada na parte superior.

CrunchBang_04

Irá reparar também no seu lado direito, no popular monitor de sistema Conky, onde poderá observar dados importantes como informação de sistema ou atalhos importantes para tarefas mais comuns.

CrunchBang_05

Para começar a interagir com o sistema e aceder ao menu do CrunchBang terá que clicar com o botão direito do rato sobre a área de trabalho.

CrunchBang_06

A última versão do CrunchBang (CrunchBang Linux 11 “Waldorf”) traz um conjunto vasto de software, do qual destacamos:

  • Gráficos:
    • GIMP
    • Viewnior Image Viewer
    • Ferramenta de screenshots
  • Internet
    • Iceweasel
    • gFTP Client
    • Transmission
    • XChat IRC Client
    • Remote Filesystems
    • Remote Desktop
    • SSH

De referi que existe uma opção para instalar outros browsers como é o caso do Chromium, Chrome ou Opera.

CrunchBang_07

  • Multimedia
    • VLC Media Player
    • Volume Control
    • Xfburn
  • Office
    • Google Docs
    • Abiword Word Processor
    • Gnumeric Spreadsheet
    • Calculator
    • Evince PDF Viewer

Quem necessitar de instalar software, pode recorrer sempre ao Gestor de Pacotes Synaptic ou então via apt na linha de comandos.

CrunchBang_08

O CrunchBang é uma caixa de “boas” surpresas e nesse sentido vamos continuar a dar algum destaque a esta distribuição. A performance e simplicidade da distribuição são sem dúvida factores que podem decidir na hora de escolher uma distribuição Linux. Aguardem pelos próximos tutoriais.

Licença: GNU GPL
Sistemas Operativos: GNU/Linux
Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: CrunchBang Linux

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KikoFHM
    KikoFHM

    Minha distro de eleição, ADORO #!
    Excelente artigo PPinto (como sempre)
    Cumps

  2. Avatar de uberlag
    uberlag

    olha o tão esperado “Waldorf”

  3. Avatar de duarteO
    duarteO

    É rolling release?

    1. Avatar de Pinto
      Pinto

      Se é Debian..

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        O que é que tem ser debian?

        Caso não saibas, o debian tem o stable, testing e unstable.

        As duas ultimas são rolling.

    2. Avatar de Pinto
      Pinto

      Existe a alternativa archbang (Arch + openbox). Rolling dstro at its best!

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Por defeito, não é, mas podes definir como rolling…

      http://crunchbang.org/forums/viewtopic.php?id=15249

      Depois, tens a unstable, que utiliza as últimas versões assim que são disponibilizadas…

  4. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Quais os requisitos mínimos do sistema para instalar esta distribuição?

    1. Avatar de leor
      leor

      256 MB RAM, Pentium 500 MHz, 5 GB de espaço livre.

  5. Avatar de kekes
    kekes

    A minha disto favorita. Rápida e eficaz, recomendo a todos.

    1. Avatar de Tom
      Tom

      I speak english and when I read at the top “No Comments” I am shocked and suprised to find comments here. He/She should change it to “Comments” instead of “No Comments”.. lol

      1. Avatar de Vítor M.

        A banal passou à história, o moderno e futurista é o contraditório 😉

  6. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Tenho de me começar a convencer que de cada vez que sai uma nova distro é como se fosse um jogo novo, joga-se e depois pôe-se para o lado porque há outro jogo para jogar… :mrgreen:

    1. Avatar de leor
      leor

      lol
      E depois há aquele único e caracteristico que jogamos para toda a vida 😀

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        O meu problema maior é que ainda não a descobri…

        São tantas distros que eu gosto: Desde o Xubuntu ao Kubuntu passando por OpenSUSE, PCLinuxOS, SLAX e até o Puppy é fixe…

        Para jogar na Net sem ser pela Steam que recomendariam?

  7. Avatar de Milagre
    Milagre

    Depois de 10 anos a saltar de distribuição em distribuição, por gosto e curiosidade, fiquei-me por esta Crunch Bang.
    De todas as que experimentei, é a mais rápida, eficaz e bonita.
    É apenas uma opinião pessoal, claro.

    1. Avatar de Urko
      Urko

      > Excelente dica !

  8. Avatar de Francisco Costa

    Excelente análise, fico feliz por terem seguido o meu conselho e por ler nos comentário que há vários utilizadores em Portugal que têm esta distro como a preferida :=)

  9. Avatar de kendimen

    Também gosto desta distribuição!
    Bom artigo 🙂

  10. Avatar de carlos fernandes
    carlos fernandes

    #Bang é um estilo próprio independente da distribuição (Arch, Slackware, Debian,Ubuntu,Puppy…..)

  11. Avatar de hil
    hil

    Uma das melhore e rapidas distribuições do linux, simpre fria e eficaz

  12. Avatar de vieira250
    vieira250

    nota 1000 estavel
    nota 1000 segura
    nota 1000 pela escolha da base debian
    nota 1000 pelos desemvolvedores
    eu estou muito grato.

  13. Avatar de NMSM
    NMSM

    #! a melhor de todas as distros, bem esgalhada pelos desenvolverdores, mais intuitiva a instalar.

    O melhor de tudo: Para quem gosta de máquinas antigas a andar de gás á tábua assim a meter inveja a muitas máquinas modernas… E com todo o software Debian e com as funcionalidades do Séc. XXI

    Depois de uma fresh install apenas fazer update e mais nada.

    Nunca mudarei.