Apple já não é a empresa com a marca mais valiosa do mundo

38 Comentários

A disputa do primeiro lugar entre a Apple e a Google, no ranking das empresas mais valiosas do mundo, é algo bastante frequente, sendo que a Apple tem ganho sempre. Mas nada é eterno!

Numa semana onde se ficou a saber que a empresa de Cupertino voltou a bater recordes de vendas graças ao iPhone 7, tendo mesmo ultrapassado a rival Samsung no que diz respeito à venda de smartphones, a Apple deixou de ser a empresa mais valiosa do mundo, no que diz respeito à marca, segundo o ranking da Brand Finance.


Todos sabemos que as grandes empresas tecnológicas têm hoje um lugar no ranking das maiores empresas à escala mundial. Segundo os resultados recentes da consultora Brand Finance, a Google, marca da empresa Alphabet, é hoje a marca mais valiosa do mundo. Na segunda posição está a eterna rival Apple e na terceira posição mantém-se a Amazon.com.

Como podemos ver pela seguinte tabela, a Apple teve uma quebra de 27% face a 2016 valendo agora 107.141 mil milhões de dólares (cerca de 99.2 mil milhões de euros). A Google vale agora 109.470 mil milhões de dólares (cerca de 101.7 mil milhões de euros).

A Microsoft está na quinta posição e em destaque está também o Facebook, a maior rede social do mundo passou da décima sétima posição para a nona posição.

De salientar que a marca Apple liderou este ranking durante 5 anos consecutivos como se pode ver pelo gráfico seguinte.

Este estudo avalia a “saúde financeira” das empresas e tem em conta as previsões de vendas e a fidelização dos clientes. No que diz respeito à Apple, o relatório refere ainda que a Apple não conseguiu gerar receitas significativas com novos produtos, como o Apple Watch e não apresentou tecnologias verdadeiramente inovadoras desejadas pelo consumidor final.

Via Brand Finance

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Guiomar
    Guiomar

    Uma coisa é valor da empresa, outra coisa é valor da marca! O título confunde as duas.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nem percebo o que dizes…

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        Não percebes? O que foi medido foi o valor das marcas não o valor das empresas, logo não faz sentido dizer que não é a empresa mais valiosa do mundo.
        O valor da empresa é medido por outro tipo de dados, como por exemplo a capitalização bolsista.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Certo, empresa com a marca mais valiosa do mundo (a Google)

          1. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            :S isso não faz sentido, se queres dizer alguma coisa diz empresa com a marca mais valiosa.

          2. Avatar de Pedro Pinto

            sim, é o que lá está

          3. Avatar de alguem
            alguem

            Isso nao faz sentido…

          4. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            agora só falta fazeres o mesmo no resto do texto que repetia a expressão anterior do título.

          5. Avatar de Pedro Pinto

            sim, está adaptado. Obrigado, assim fica mais claro

          6. Avatar de Fernando Fernandes
            Fernando Fernandes

            Claro, as marcas pertencem às empresas e são as empresas que facturam e não as marcas. Por exemplo, a Tesla está a mudar de nome, deixou de ser Tesla Motors para passar a ser Tesla apenas.

            Mas a Tesla detém outras marcas… que não são da marca Tesla.

            Aqui a marca, é acessória, porque a empresa por trás é a mesma, é quem gere a marca. Neste ranking tem muito a ver os aspectos da empresa, a facturação, a inovação e a capacidade de tracção.

          7. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Fernando Fernandes, é um ranking de marca não de empresa. Por exemplo aparece a marca Mercedes-Benz que pertence à empresa Daimler, a Marlboro que pertence à Philip Morris/Altria, etc. Outro exemplo que aparece no resto da lista: Nescafe, uma marca da Nestlé, com a marca Nestlé a aparecer à parte também.
            Assim como a marca Youtube que pertence à Google, etc, etc

        2. Avatar de TenhoDito
          TenhoDito

          se formos a ver, o valor da empresa deveria ser medido pelos seus bens, seja em termos de pessoal que emprega, instalaçoes, e todos os restantes assets e não valor ficticio inflaciado por trends (aka capitalização bolsista). E ai podes ter a certeza que a sua cotaçao era bem mais baixa porque a Apple em termos de dimensão onde realmente conta (assets) é mais pequena ate que a microsoft.

          1. Avatar de Goncalo Pinto
            Goncalo Pinto

            Se fosse o valor da empresa que estissem aqui a comentar, mas o que esta aqui a ser debatido e o valor da marca, nao da empresa, sao duas coisas totalmente diferentes.

          2. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            TenhoDito, tal como o Goncalo Pinto disse o que está a ser medido aqui é o valor da marca e não o valor da empresa que vai muito além do valor das marcas que detém.
            E por favor relê o que eu disse, capitalização bolsista é um dos métodos usados para medir o valor duma empresa, não disse que é o único, nem se deve ou não ser. A questão de valor inflacionado/especulativo não se aplica a todas as empresas, sendo que, se formos a ver, alguns dos métodos usados para determinar o grau de especulação diriam que a valorização bolsista da MS ou da Google são mais especulativos do que a da Apple.
            E não, ao contrário do que tu achas a MS não tem mais activos (assets) do que a Apple, basta pesquisares um pouco nas contas das empresas.

      2. Avatar de Ricardo
  2. Avatar de Delta
    Delta

    Uma no cravo, outra na ferradura…

  3. Avatar de Delta
    Delta

    ” Apple’s evangelists are beginning to lose their faith” 😀

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Nota-se aí uma veia de guerreiro do teclado sociopata.

      1. Avatar de macHACKos
        macHACKos

        vês isso numa frase que está por toda a internet, que nem é original?

      2. Avatar de Delta
        Delta

        Esta descrito neste estudo, só tens de seguir o link.

  4. Avatar de Guiomar
    Guiomar

    é engraçado como o meu comentário foi logo aceite, mas depois como por magia passou para moderação.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Já está com sono, é logo o primeiro. Mas também não disseste nada de jeito, bem que o sistema de SPAM podia ter ficado com ele 🙂

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        que simpatia!

          1. Avatar de Luis
            Luis

            Vocês têm uma paciência de santo!

  5. Avatar de ta chateado?
    ta chateado?

    nem com a ajuda do iphone 7 😀

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Nem com dicionários e Internet percebes as coisas. Investiga antes de falar sff.

  6. Avatar de 123asdasd123123123123
    123asdasd123123123123

    ninguém fica no topo para sempre

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Um exemplo é a coca cola, que se bem me recordo estava no top 3.. Já vai no 27°

      1. Avatar de Pedro Pinto

        é verdade, quando se falava em marca a coca-cola era sempre a referencia.

        1. Avatar de ta chateado?
          ta chateado?

          a culpa deve ser dos aumentos dos refrigerantes. lol

  7. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Só vi 4 empresas europeias na imagem das 35 empresas mais valiosas do mundo,e duas delas pertencem ao ramo automóvel,a BMW(17) e a Mercedes-Benz(21).As outras duas são a Shell(Holanda-Petróleo e Gás-18),e a T (Deutsche Telekom-Alemanha-Telecomunicações-19).Ou seja,a Alemanha mete 3 empresas no top 35 das maiores empresas do mundo,é obra !! E se não fosse a Alemanha só se notava a presença de uma empresa europeia neste ranking,que era a holandesa Shell. Como anda a economia europeia !! Por este andar,a Europa daqui a uns anos nem uma empresa mete nas maiores 50 empresas do mundo !! Como isto vai….

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      O que é curioso, pois mesmo sem ter grande representação no ranking de marcas consegue ainda assim ser o maior bloco económico do mundo (ou o segundo maior dependendo em que dia se olha para o valor dos mercados). Eu não estaria muito preocupado quanto a isso, só quer dizer que em vez de ter várias empresas com marca valiosa tem milhentas empresas valiosas com marca que não entram nesses rankings.

    2. Avatar de Luis Coelho
      Luis Coelho

      No top 10 só vi duas não USA.
      Cheira-me que este tipo de estudo mais parece o da Standard & Poors, ou seja, encomendado pela “grande potência”.
      Gostava de saber como avaliam as marcas e se só têm pontos a avaliar que favoreçam as norte-americanas.
      Em que posição aparecem marcas como Renault, Vodafone, Unilever, Procter & Gamble…
      Isto só revela manipulação de valores de forma a favorecerem algumas marcas conterrâneas do avaliador e as poucas outsiders que aparecem é porque são de tal forma extraordinárias, que se não aparecessem iriam ser um escândalo maior.

      Viva o protecionismo USA e agora com a nova politica de fecho de fronteiras, bem que da minha parte podem ficar com os produtos/serviços deles.

  8. Avatar de bufomd
    bufomd

    o culto ou a adoração do branding e do marketing. O entretenimento a valer mais do que a realidade do que precisamos para viver. O capitalismo Americano no seu pior. Quando todas essas empresas sao maiores do que as necessidades básicas entao parece-me que começamos a entrar em colapso de desnecessidades. Pior ainda e fazermos guerra por causa da adoração que prestamos aos produtos que uns produzem. Pior ainda quando eles nos exploram ate ao tutano com estúpidas campanhas de marketing.

    1. Avatar de jfma
      jfma

      Melhor comentário até agora!!!!

  9. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Com a subida do ordenado mínimo agora até tu podes ter um iPhone em segunda mão… Aproveita