Apple irá adquirir a TomTom?

31 Comentários

Na passada quarta-feira o preço das acções da TomTom subiu 5,65% para €4,06 – o maior valor desde 15 de Outubro – depois de um analista da Rabobank afirmar que a Apple poderia fazer uma OPA à TomTom, relatou a Bloomberg. Até à data, a TomTom subiu 33% durante 2012 e vale 901 milhões de euros.

A empresa holandesa é a maior fabricante de hardware e software GPS, mais recentemente para o iPhone 5 da Apple. Se relembrarmos o desastre dos mapas do iOS 6, será esta uma possível jogada da gigante de Cupertino?

O grande dia do mercado de acções chegou quando Hans Slob, um analista da Rabobank, afirmou que haveria 30% de probabilidade da Apple adquirir a empresa holandesa. “A TomTom precisa do dinheiro da Apple e a Apple precisa do know-how da TomTom”, afirmou Slob no relatório de investigação pela Bloomberg.  O analista detém uma recomendação de compra para a TomTom, provocando o aumento do preço estimado das acções 38% para 5€.

Esta notícia chega numa altura em que a Apple é pressionada a corrigir o seu software de mapas, largamente criticado pelas suas falhas. De acordo com a Bloomberg, os utilizadores têm-se perdido das suas rotas, além da falta de indicações para rotas de transportes públicos.

A Apple desculpou-se de imediato pelos problemas descobertos em Outubro, mas estes estão longe de acabar. Recentemente, os seus mapas revelaram-se anedoticamente inúteis para os utilizadores australianos, conta o The Register:

Mesmo quando a Apple pensava que a situação não podia piorar para a sua aplicação malfadada, que tem levado motoristas para o deserto enquanto procuravam a cidade de Mildura, o The Register revela outra peculiaridade que envia viajantes para um destino ainda menos acolhedor.

O sítio em questão é Mount Isa, uma cidade no interior de Queensland. Famosa pelas suas minas colossais e instalações, a cidade tem cerca de 23.500 habitantes.

Mas mesmo o tamanho gigante da cidade não explica porque é que o iOS 6 mapeia locais da cidade no ponto indicado em baixo, o que parece estar a milhas de qualquer coisa de importante. O Google Maps, para que conste, mapeia a estrada mais próxima do local indicado pela Apple como estando a 141 km da baixa de Mount Isa.

Podendo ser uma vitória para a Apple, não se sabe se a TomTom estará interessada. Em Outubro, o CEO da TomTom Harold Goddijn, um dos fundadores da empresa, declarou a independência da empresa depois de analistas preverem a privatização através de financiamento externo.

A Apple não comentou estes acontecimentos e o preço das acções desceu 0.32%, para 539,46 dólares. [via]

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José
    José

    A TomTom é alemã?! Na Wikipedia diz que é holandesa.

    1. Avatar de João
      João

      Também tinha a ideia de ser dos laranjas. Ás vezes a distinção entre Dutch (Holandês) e Deutsche é inexistente entre alguns

    2. Avatar de Ryan Amaral
      Ryan Amaral

      Sim, é Holandesa!
      Uma pequena curiosidade, conheci um português em Amesterdão que faz parte da equipa desenvolvimento da app para Android.
      Os portugueses estão em todo o lado, é incrível! =D

    3. Avatar de Woot!
      Woot!

      Se bem que essa não é a melhor fonte de informação, visto que qualquer pessoa a pode alterar, neste caso, está certa. A TomTom é Holandesa (Dutch) e não alemã que deve ter sido confundido com Deutsch.

    4. Avatar de Ana Narciso

      Erro meu de tradução precipitada, obrigada pela correcção.

  2. Avatar de Misterious
    Misterious

    Seria uma boa aposta para a apple. Eles bem precisam de melhorar os mapas agora que a google lançou o seu turn-by-turn.

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    não não não não não não!!!
    pk é que toda a gente fala do domínio da google e não fala da porcaria que a apple tá fazendo. eles que fiquem na america!!! e deixem cá as coisas em paz. fonix. n sou anti-apple, mas eles estão começando a estrangular as coisas. eles patenteiam tudo, até os cantos arredondados do iPad. que pane######. sinceramente. onde a guerra das patentes já chegou.

  4. Avatar de lmx
    lmx

    penso que para nós europeus, seria muito mau!!

    cmps

    1. Avatar de Carlos Carvalho
      Carlos Carvalho

      Boa tarde ,

      Pelos vistos a Europa está a venda , não é só Portugal é uma tristeza .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

      1. Avatar de Alexandre Amaral
        Alexandre Amaral

        Qualquer empresa está sujeito a isso ou não? Sinceramente, mesmo que se verifique o que está noticiado, a mim nem me aquece nem arrefece não vejo qual será o drama.
        É por ser a Apple? E se fosse a Google também seria uma “tristeza”?

  5. Avatar de LeonelF

    A ser verdade será o fim de belos aparelhos e apps para gps tal como conhecemos….

  6. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Não é por nada, mas essa do desastre dos mapas não está exagerado ?
    O problema dos mapas na Austrália é conhecido. O pin esta(va) no centro da região administrativa de Mildura City Council em vez da povoação de Mildura
    https://pplware.sitedev.pt/informacao/policia-australiana-desaconselha-utilizacao-de-mapas-da-apple/comment-page-1/#comment-614282

    Agora é o mesmo com Mount Isa City Council e Mount Isa.
    Se é um desastre já deve haver porradaria de histórias do tipo “Guiei-me pelo Mapas Apple do Porto para Lisboa e fui parar a Vigo”. O que eu vejo são dois casos de City Council em que alguém copiou as coordenadas da City que não era City.

    Fica o que diz o ConsumerReports que faz um comparativo dos Mapas Apple e Google
    http://news.consumerreports.org/cars/2012/09/smart-phone-navigation-showdown-apple-ios6-vs-google-android.html

    1. Avatar de Paulo Castro
      Paulo Castro

      Apple … é isso mesmo … a perfeição do incompleto!
      Basta ver o símbolo

  7. Avatar de Zé M. S.
    Zé M. S.

    A isto se chama especulação para fazer subir o preço das acções de uma empresa para dar dinheiro a um grupo de pessoas restrito…

    1. Avatar de darth
      darth

      se quiseres, tambem podes comprar accoes da tomtom. no que toca aespeculação, isso é o dia-a-dia nas bolsas de todo o mundo.chama-se economia de mercado/capitalismo. normal

  8. Avatar de eduardo
    eduardo

    Não vejo que seja uma opção que traga grandes vantagens para melhorar o que a Apple oferece! A Apple já usa os dados da TomTom, logo não haveria nada de novo a acrescentar! O que a Apple precisa é de uma melhor estratégia para afinar o software, e de contratar mais pessoas com talento! Comprar a TomTom só para ter mais pessoas seria um desperdício de dinheiro, pois há formas mais baratas de arranjar essas pessoas!

    1. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Trás pelo simples facto que a Apple não pode usar toda a base de dados da TomTom, nem os seus mapas de todo lado, o passaria a poder fazer! Poderia fazer um acordo para tal mas provavelmente fica-lhes mais “barato” simplesmente comprar a TomTom!

      1. Avatar de eduardo
        eduardo

        Os problemas nos mapas não é nos serviços, mas nas trocas que aparecem por ser algo novo que não foi suficientemente testado.
        A Apple usa os mapas da TomTom, não faz sentido nenhum que seja uma versão incompleta dos mapas. A TomTom fornece outros serviços associados aos mapas que a Apple poderá não usar, mas a Apple tb usa muitas outras fontes para além da TomTom para ter os seus próprios serviços.

  9. Avatar de RaCcOn

    Era uma boa aposta para a Apple e para a TomTom.

    Unir forças…

    Se assim for, ou a concorrência se mete fina ou vão ter sérios problemas.

    1. Avatar de darth
      darth

      lol, mas para ja, sao os fanboys como tu que tem de engolir o fracasso do plans.

      1. Avatar de RaCcOn

        Lol, lá tinha de vir alguém tentar chamar fanboy para ver se alguém te responde da forma que tu pretendes…

        Por acaso não sou fanboy da marca em questão, sou fã da mesma pela sua qualidade e se esta compra pode trazer vantagens para os seus users não estou a ver qualquer problema nisso…

        Nós e todo o mercado da tecnologia agradece 😉

  10. Avatar de Simão
    Simão

    Espero bem que não aconteça.

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    Não entendo como vêm para aqui dizer que a Apple pode ou não pode comprar a Tom Tom e que a Tom Tom é europeia quando é tudo uma questão de estar mercado. e se fosse a Google a comprar? havia diferença? e o dinheiro de Angola a entrar cá às paletes? E a Zon? e a TVI e agora possivelmente a RTP? E os Bancos e os clubes? E quando a Nokia (europeia) comprou a Navteq (americana)?
    O importante aqui é que todas as marcas querem melhorar, independentemente de ser por meio próprios ou comprando know how a outras e isto só é bom para o consumidor porque eleva as fasquias pelas quais as marcas têm que competir.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      E já agora, com a fusão da Optimus e da Zon… mais dinheiro Angolano cá.
      ps- não tenho nada contra Angola e só uso como referência ao que aqui já foi dito.

  12. Avatar de Xis
    Xis

    Isto quer dizer que os dispositivos da TOM TOM vão deixar de existir??
    Vão ser o quê iGPS ou iTOM??

    É que a TOM TOM não tem só software…

  13. Avatar de tfae
    tfae

    A imagem está fantástica 😀

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      A foto foi tirada no deserto do Sahara. Ilustra os efeitos da seca.

      No pplware foi usada para vender um post. É a vida. Só espero é que o pessoal do pplware não tenha querido fazer um aviso: “Não use o Apple Mapas em Portugal. Veja o que está a acontecer na Austrália”. Achas que quiseram fazer isso ?

  14. Avatar de Ryan
    Ryan

    No mundo dos negócios ao que me parece até a honra esta á venda. Se alguém avançar com dinheiro obviamente que a Tomtom é adquirida. Por mim era melhor ficarem independente.
    Outra coisa… Há uns tempos um dos responsáveis do site defendia que não publicavam rumores. Não entendo porque dão o dito por não dito. Esta noticia por acaso já é velhinha mas mesmo assim se insiste.

    1. Avatar de Vítor M.

      Meu caro, neste mundo dos negócios e por isso é que se chamam negócios, quase tudo se vende, por isso é que existe mercado de quase tudo. Lembro-me de há uns anos a Microsoft comprar algumas pequenas empresas de tecnologias que viriam a ser grandes produtos com chancela Microsoft, lembro-me da Google comprar tudo o que tem em volta do seu motor de pesquisa para ser o que é hoje, lembro-me da Apple comprar muitas tecnologias e empresas para ter o que tem… por isso é que existe mercado, para haver trocas comerciais, tanto de produtos como de tecnologias ao ponto de haver aquisições, fusões e associações.

      Se não entendes isso, que andas a fazer neste mundo homem?

      Esta notícia não é velhinha, é actual, cada vez mais actual, é muito mais que um rumor, é algo que tem muita verdade ao ponto de fazer mexer os mercados. Mas isso vai para lá do que tu entendes, pelo que deixaste transparecer no teu comentário.

      1. Avatar de Paulo Castro
        Paulo Castro

        “que andas a fazer neste mundo homem”

        ahhhhhhhhhhhahhahhhhhhhhhhhhhhhahhhhhhhhhhhhhhhhhhhahahhahahahhahahhahahhahahhahahahhahahahahhaha

        Digo APPLE AMEN 😉