Apple enfrenta sério processo: AirTag foi usado em “múltiplos assassinatos”

27 Comentários

Os AirTag da Apple provocaram burburinho no mercado, tendo os consumidores gostado e aderido à proposta. Contudo, a empresa de Cupertino está perante um complexo processo, por ter criado “uma das tecnologias mais perigosas e assustadoras usadas por stalkers”.

AirTag da Apple

Em dezembro, mais de três dezenas de vítimas de perseguição por AirTags aderiram a uma ação coletiva. A reclamação foi, entretanto, alterada e, em junho deste ano, as vítimas afirmaram que os AirTag se tornaram “uma das tecnologias mais perigosas e assustadoras usadas por stalkers”. Isto, devido à facilidade de acesso, bem como ao baixo custo para fornecer a localização de um indivíduo em tempo real.

AirTag da Apple

Inicialmente, segundo a Ars Technica, as vítimas estariam preocupadas com a negligência da Apple, por não encontrar uma solução para um risco de segurança muito real. Conforme alega a denúncia, a Apple não terá feito o suficiente para mitigar os danos.

Um dos queixosos do processo original era a mãe de um homem morto pela namorada, após esta ter utilizado um AirTag para seguir a sua localização: “seguiu-o até um bar e atropelou-o com o carro, matando-o no local”. A queixa alega que este é um dos “múltiplos assassinatos” auxiliados pelo dispositivo. /box]

A acusação realça que “as consequências têm sido tão graves quanto possível: ocorreram vários homicídios em que o assassino utilizou um AirTag para seguir a vítima”.

Imagem AirTag no carro

Esta “perseguição por AirTags pode levar à ruína financeira, já que as vítimas arcam com custos significativos, como contratar mecânicos para desmontar os seus carros e localizar AirTags, ou mudando repetidamente de casa”.

Além disso, os queixosos alegam que a perseguição por AirTags também pode terminar em violência, incluindo assassinato, e recordaram que o problema é provavelmente maior do que se imagina, porque a perseguição é historicamente subnotificada.

A denúncia contra a Apple alega que “ocorreram vários assassinatos nos quais o assassino usou um AirTag para rastrear a vítima”.

Imagem bagagem com AirTags

Apesar de a empresa de Cupertino ter fortificado os recursos de segurança, nomeadamente notificações quando um AirTag é detetado nas proximidades, os queixosos alegam que os AirTag continuam a ser uma grande preocupação de segurança.

A Apple tem até ao dia 27 deste mês para responder.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alves
    Alves

    Já se sabia que mais dia menos dia os processos iriam aparecer, a Apple ainda tentou colocar um aviso da proximidade e o aviso sonoro mas é ineficiente pois como sabemos podemos desabilitar com facilidade esse aviso sonoro.

    Acho que passa por diminuir o tempo até que a pessoa seja informada que está a ser seguida e talvez até informar a quem pertence a Tag seja pelo numero (últimos 3 números de telefone)

  2. Avatar de A
    A

    Hehehe…é trágico , mas parece que todos os fabricantes de facas. Vão ser processados , por as facas terem sido usadas em vários esfaqueamentos..o mundo do está doido

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Precisamente, e os fabricantes de smartphones vão para a cadeia por cumplicidade no tráfico de droga.

  3. Avatar de Pedro Cardoos
    Pedro Cardoos

    Acho piada que se queixam dos Airtag como uma forma de levar a crimes, mas se olham para as coisas desta forma, então os fabricantes de facas, armas e objetos/veiculos usados para matar alguém não deveriam também ser processados?

    Além de que existem outras N formas de rastrear pessoas alem do Airtag mas não se vê ninguem a processar essas empresas que as fabricam.

  4. Avatar de luisa
    luisa

    Exacto a culpa é da apple porque a malta mata outras pessoas com facas e pistolas!

  5. Avatar de 0°0
    0°0

    Agora a culpa é da Apple?
    Uma pessoa mata outra com uma faca, vamos processar a empresa que fez a faca?
    Processo única e exclusivamente pra chupar guita as empresas.

    1. Avatar de Poet
      Poet

      Se o telemóvel que o Airtag se liga para comunicar a posição é meu, porque raio a Apple não há-de ser culpada? Se metem o telemóvel a comunicar todos os airtags nas imediações. Pelo menos devia pedir-me autorização se quero comunicar a localização do airtag.

      1. Avatar de Muito Bem
        Muito Bem

        – onde leste que o comportamento é esse? isto é que identifica o airtag como sendo teu?
        – Nunca me interessei saber qual o protocolo de comunicação dos airtag’s… tendo em conta o teu comentário, será algo parecido com o bluetooth?
        No entanto sem qq tipo de emparelhamento autorizado não espero que a primeira identificação identifique o airtag como sendo o do “Manel”…

        Ainda no ponto da suposição, pq não fui atrás da história que é aqui relatada na noticia, a ideia que dá é que a autora do crime terá ela colocado um airtag “dela” no local onde pretendia para poder seguir a outra pessoa, posso estar enganado, mas é o que me faz mais sentido com o conhecimento que tenho da matéria!!!!

  6. Avatar de Muito Bem
    Muito Bem

    WTF !!???!!!

    Só mesmo no país dos “tolos” para aceitarem processos destes!!!!
    – pq não colocam um processo na fabricante do carro que a homicida utilizou para atropelar o namorado??
    – pq não colocam um processo no fabricanete da faca que o homicida utilizaou para degolar a mulher?!!!
    – pq não colocam um processo na empresa que fez os lençois que por sua vez foram usados para enforcar o tio da prima da mulher do vizinho?!!!

  7. Avatar de qu
    qu

    Nunca vi a Smith & Wesson ir a tribunal por uma arma deles ter sido usada num assasinato ‍♂️

  8. Avatar de Pedro Alves
    Pedro Alves

    Dass!!! Tá tudo maluco!!??! Por esta lógica, uma empresa que fabrique armas nos EUA, onde é legal o acesso, quase indiscriminado, a armas de fogo está também a por-se a jeito para serem processados por fabricarem a “arma” que o maluquinho usou para massacrar n pessoas na escola “C+S, vê se aprendes” do Wisconsin…eu não uso air tags, mas acredito que o seu uso, pela maioria das pessoas, é para o efeito que se propõe. Agora se alguém decide colocar aquilo na mala de alguém e depois vai ao encontro da pessoa e lhe dá um tiro, não é a mesma coisa que eu comprar um GSM GPS tracker e fazer o mesmo?

    1. Avatar de Poet
      Poet

      Se o telemóvel a que o Airtag se liga é o meu e a sua localização é comunicada para a rede pelo meu telemóvel, porque raio a Apple não há-de ser culpada?
      Ao menos mudam isso e colocam a questão a perguntar se quero comunicar a localização? Não, fazem tudo, usam meus dados, meu telemóvel, minha rede, para comunicar os Airtags. Parece que se esquecem que os airtags precisam de telemóveis por perto para dar a sua localização.

  9. Avatar de Tim
    Tim

    Vamos deixar de evoluir pk ha uma minoria que vai usar as coisas com más intenções.

    É fechar já a internet pk não faltam crimes online.
    E acabar com os carros pk matam muita gente.

  10. Avatar de mikado
    mikado

    Eu já sabia que isto ia acontecer!!

  11. Avatar de Oh
    Oh

    Lógicas do caraças… Então se alguém matar em grande quantidade com uma faca, vão proibir a venda de facas?!
    Enfim..

  12. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    AS comparações das Airtags com as facas ou armas de fogo são descabidas tendo em conta o que está no artigo “negligência da Apple, por não encontrar uma solução para um risco de segurança muito real”.

    O objetivo da lâmina de uma faca é cortar se minimizas o risco de segurança ao tornar a faca romba destróis a utilidade da mesma, o mesmo se pode referir às armas de fogo o objectivo é provocar dano e esse não pode ser minimizado mas as armas têm à mesma outros mecanismos de segurança.

    As Airtags têm um objetivo permitir o tracking de objectos, quando chegaram ao mercado não tinham mecanismos de segurança como a própria Apple foi obrigada a admitir quando lançou o update para alertar um utilizador se uma Airtag desconhecida estivesse a segui-lo entre outros mecanismos, a implantação destes mecanismos de segurança não afetou o objetivo original da Airtag por isso não é a mesma situação que uma faca ou arma de fogo.

    Portanto aqui coloca-se a questão se a Apple foi negligente ao lançar o produto sem contemplar os riscos, se por exemplo alguém dentro da Apple alguém alertou os superiores para os riscos e por questões de tempo ou para priorizar desenvolvimento noutras áreas o assunto foi ignorado, eu não ficaria surpreendido que um júri responsabiliza-se a empresa.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Já existiam produtos idênticos, em função e tamanho, antes da Apple lançar o airtag e independentemente disso a Apple não tem qualquer culpa no mau uso que alguém faz do seu produto. Cristalino como água de nascente.

      1. Avatar de Poet
        Poet

        Existiam, vê a Chipolo, o problema é que na Apple o software está embutido no Sistema Operativo e comunica airtags mesmo que não sejam teus, usando o teu telemóvel, a tua rede, etc. Sem tu teres conhecimento e sem necessitar da tua autorização.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Se minimizas o risco de segurança ao tornar o Airtag incapaz de fazer tracking, destróis a utilidade do mesmo. Tal e qual como o teu exemplo das facas.

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        A questão é que as alterações que a Apple fez e foram várias – apple.com/newsroom/2022/02/an-update-on-airtag-and-unwanted-tracking/ não alteraram a funcionalidade das Airtag como dispositivo de tracking…

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Se alterassem a funcionalidade das Airtag destruíam a utilidade das mesmas.

          Não foi precisamente esse o teu argumento contra a analogia das facas? Tu decide-te, não podes ter sol na eira e chuva no nabal.

    3. Avatar de AlexS
      AlexS

      É a mesma situação, se um criminoso te rouba algo a que colocaste air tag deve avisar o criminoso?

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        É exatamente assim que as Airtags estão a funcionar…

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          Não percebeste…

    4. Avatar de Muito Bem
      Muito Bem

      Cada um é livre de pensar da forma que bem entende… Mas estás a querer dizer que compras facas rombas? Eu não compro têm de ser bem afiadas e quando deixam de cortar de forma correta levo-as aí afiador para ficarem ainda mais meticulosas na sua arte de cortar… e achas que é por causa disso que ando pelas ruas atrás de pessoas para as atacar?!!!!!
      No entanto já sei s que e por acaso algum dia isso acontecer, já informei a minha mãe para meter a zwilling em tribunal por ser negligente em me vender uma faca que não era romba e se deixava afiar e por essa razão é que “vim a fazer esse ataque”
      Enfim mentalidades!!!!
      Pensava que só na terra dos Americanos as havia, mas afinal há outros!!!!

  13. Avatar de PTO
    PTO

    Estupidez completa. Como se não existissem outros localizadores iguais de outras marcas e como se os fabricantes desses localizadores (apple incluída) sejam os culpados do mau uso que algumas pessoas lhes dão.

    Se um marido localizar a mulher num motel com outro gajo, através da partilha de localização dos telemóveis, (fácil dele ativar sem ela sequer saber), e depois a matar, a culpa é do fabricante do telemóvel que disponibilizou essa função? Ou é da google, devido ao software o permitir? Ou é da empresa que construiu o GPS que está em órbita e permitiu essa localização?

    Enfim…

  14. Avatar de jacs
    jacs

    os teslas estao a filmar sempre o que se passa , se alguem riscar o carro a tesla é culpada ? o bandido vai pedir indemnização ?