Apple é a marca mais valiosa…

65 Comentários

…da área da tecnologia. Coca-Cola lidera o ranking, a Apple subiu à segunda posição, o Facebook entra no Top 100 e a Google ultrapassa a Microsoft.

Foi no passado dia 2 de Outubro que a maior empresa de consultoria de marcas em todo o mundo publicou o seu relatório anual (Best Global Brands) relativamente às 100 marcas mais valiosas, nos mais diversos sectores. A Coca-Cola, Apple e IBM lideram o 13º relatório anual de melhores marcas à escala mundial, o Facebook  entrou finalmente na lista e em termos de marca, a Google que apresentou um aumento de 26%, ultrapassou pela primeira vez na história a rival Microsoft.

brand_01

No desenvolvimento do relatório anual, a Interbrand avalia os três seguintes aspectos que são fundamentais  para calcular o valor da marca:

  • O desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca.
  • O papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do consumidor.
  • O poder que a marca possui para comandar um preço premium, ou garantir os lucros da companhia.

O relatório divulga dados interessantes que refletem o esforço, estratégias e poder levado a cabo pelas principais empresas do mundo.

Novas entradas em 2012

Este ano foram 5 as novas entradas no relatório da Interbrand: Pampers, Facebook, Prada, Kia, Ralph Lauren, MasterCard. O Facebook, que ocupa a posição 69, cresceu como  marca e tornou-se uma marca de referência a nível mundial, depois da Oferta Pública Inicial (IPO) na Bolsa de Nova Iorque. Segundo o relatório, o Facebook tem apostado forte em mercados e em desenvolvimento, e esse parece ser o segredo para o sucesso.

MARCAS DE MAIOR CRESCIMENTO EM 2012: Apple, Amazon, Samsung, Nissan, Oracle

No que se refere a marcas de maior crescimento em 2012, destaca-se da área tecnológica, a Apple, Amazon e Samsung.

A Apple (posição #2) , sem surpresas, lidera o ranking das marcas de maior crescimento em 2012, com um crescimento de +129%, devido ao sucesso dos seus iDevices. Apesar do falecimento de Steve Jobs, há um ano, a ligação emocional dos consumidores com a marca Apple permanece forte,  tendo-se confirmado recentemente com o lançamento do iPhone 5. Mesmo enfrentando uma concorrência crescente e muito forte dos rivais Google e Samsung, a Apple continua a demonstrar o compromisso de proteger a  sua propriedade intelectual.  De referir que  Apple tornou público, em Julho deste ano, um relatório onde apresentava um rendimento trimestral de US$ 35 bilhões e um lucro líquido trimestral de US$ 8.8 biliões. A Apple ocupava em 2011 a oitava posição a nível geral, tendo em 2012 subido para a segunda posição.

A Amazon (posição #20) introduziu o Kindle Touch e o Kindle Fire em 175 países, estendendo o uso do Kindle além das origens do leitor eletrônico e tornando-se um sério rival do iPad. O Kindle Fire ocupa atualmente a segunda maior participação de mercado de tablets do mundo. A Amazon cresceu cerca de 46% desde 2011.

A Samsung (posição #9) tornou-se a líder global de venda de smartphones à frente da gigantes Apple e Nokia. A Samsung gerou um buzz online ao integrar seu Galaxy SIII e Note na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Apesar das batalhas legais com a Apple, a participação de mercado global da Samsung é de 32.6% e seu valor de marca cresceu 40% no último ano.

A Oracle (posição #18) continua a fazer aquisições estratégicas, aumentando assim a sua capacidade e oferta, especialmente em serviços na cloud. O aumento de 28% no valor da marca, prova que tais estratégias impressionaram os consumidores e investidores da mesma forma.

brand_00

Cinco das marcas do TOP 10 são da área da tecnologia, demonstrando o impulso de crescimento deste segmento. Além disso, o estudo revela também que a Apple, Amazon, Samsung e Oracle foram as marcas com maior crescimento.

Homepage: 13º Relatório Interbrand

Partilhar:
Tags:

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Cruz
    Pedro Cruz

    quem viu e quem vê a microsoft…..

  2. Avatar de Dimu
    Dimu

    Microsoft já passou a Google novamente.

    1. Avatar de Rebel
      Rebel

      começa a dar ideias ao governo e depois queixa te

      qualquer dia colocao imposto a estupidez depois vamos que muita boa gente na falência tecnica

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Ou então imposto sobre os erros ortográficos…

      2. Avatar de Dimu
        Dimu

        Não consegui sequer perceber o teu comentário.

    2. Avatar de Dna
      Dna

      Passou quando, hoje? Se essa lista é a lista deste ano, divulgada a 2 DE OUTUBRO, como é que te lembraste de afirmar isso?

  3. Avatar de Rebel
    Rebel

    pode ser que a Microsoft perceba com isso se implementar daqui a 8 dias o dito windows 8 com as limitações que pretendem para o ano podem ser que esteja abaixo do mcdonalds ou fazem uma nova “Xbox360” como fizeram no passado que revolucione o mercado ou vão ter uma queda acentuada

    1. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      Pelo que se diz por aí e dito pela Intel, o Windows 8 RTM é um sistema inacabado, do mesmo género como fez com o Windows Vista.

      E se forem cumpridos os tradicionais prazos, daqui a 2 anos será lançado o Windows 9, vamos ver é se depois gera as mesmas reacções que surgiram com o Windows 7.

      1. Avatar de Rebel
        Rebel

        sim já todos prevíamos que isso fosse acontecer alias caso não fosse não estaríamos a falar da Microsoft a empresa líder de mercado a nível SO no entanto nunca acerta a 1 precisa sempre da segunda ou terceira tentativa para fazer algo em condições 3.1 -> 3.11, 95 -> 98 –> Me, win2000 -> xp, vista –> 7. faltam alguns mas foi so para dar a lógica de pensamento

        1. Avatar de idontcare
          idontcare

          nao acerta uma? achas que fazer um SO é fácil? ser o sistema usado em grande parte de todos os computadores do mundo e não acertar uma? pronto ta bem

        2. Avatar de N. Roque
          N. Roque

          Rebel, não concordo contigo em relação ao Me, esse embora mais bonitinho que o 98 não é/era nem de perto tão bom. Do 95 para o 98 também não percebo, especialmente se tiver em consideração a apresentação do 98. As maiores diferenças para mim foram do 3.11 para o 95, e do 2000 para o XP, que são as que acho inovadoras de alguma forma.
          Ao contrário de muita gente não tenho um ódio de morte ao Vista, ele para todos os efeitos é melhor que o xp excepto nos recursos utilizados.
          A passagem do 7->8 pode vir a ser como a do 3.11 para o 95, em que um sistema maduro e eficaz dá lugar a um sistema mais bonito mas que necessita de habituação.

        3. Avatar de João
          João

          Dos OS’s aí indicados, os que não pegaram foi o Me e o Vista, se bem que o Vista ainda comeu 1/5 do mercado e não era tão mau como o pintam, o piorzinho deles todos foi mesmo o Me. Os restantes foram todos bons para o mercado e a época a que se aplicavam, o 3.11 teve melhorias de rede em relação ao 3.1. Com o 2000 e então com o XP obteve-se uma grande estabilidade com o NTFS já utilizado na família NT.

      2. Avatar de Dimu
        Dimu

        Mas todos os sistemas operativos são lançados inacabados. TODOS.
        E podes falar mal do vista, mas revolucionou os sistemas operativos (mais uma vez) e abriu as portas para o windows 7.
        Além do mais, já estou a usar o Windows 8 à uns bons meses e já não consigo voltar ao win7. Ta excelente o 8. Mais rápido que o XP, mais estável que o 7. Não tenho nada a apontar sequer.
        E ainda não percebi as queixas (de quem não usou mas tem de falar mal) de que baixa a produtividade.
        E com a integração móvel/tablet/xbox/cloud/desktop está a vários anos de distancia de qualquer outro sistema operativo que ande por aí.

      3. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        Este é o raciocínio mais estúpido que já vi e que tem muitos adeptos pelo mundo fora.

        Muito se especula sobre o Windows 8 e Windows Phone e tudo o que é Microsoft. De repente a Microsoft passa a ser a má da fita e os restantes passam a deuses.

        Se o Windows 8 der barraco, que se lixe. É a vida. Só compra quem quer e se quem tem está satisfeito, ainda bem. Eu cá gosto e sou utilizador MacOS. E não ando por ai a dizer que vai ser isto e aquilo. Vai ser o que vier a ser. Depois logo se vê.

    2. Avatar de António Pereira
      António Pereira

      Por acaso, o tal mal amado Windows 8 está muito bem conseguido. Tem falhas, ou coisas que podiam estar melhores, como têm todos os SO que já experimentei, mas para mim é uma clara evolução do Windows 7.

      Independentemente de gostarem ou não do novo Iniciar, a verdade é que o interior do SO está com uma performance e estabilidade fantásticas.

      Estou a usar a versão final de 64 Bits e nunca mais vou regressar ao 7.

      Os utilizadores deviam dar uma oportunidade ao 8. Têm que reaprender (e felizmente não é muita coisa, pois com a excepção do Iniciar, o sistema é igual).

      Quando pegaram pela primeira vez num Linux, Mac, SO de uma consola, Smartphone, etc. também tiveram que aprender … e a curva de aprendizagem é bem maior que a do Windows 8.

      1. Avatar de João
        João

        “…com a excepção do Iniciar, o sistema é igual).”

        Obrigado pela informação! Se é igual e a novidade é mesmo só o Iniciar, mais vale ficar no já estava e bem eficiente.

        1. Avatar de Flávio
          Flávio

          Aí está a clara atitude de “só veres o que te agrada”

          Logicamente o António Pereira quis dizer a nível de utilização, pois a microsoft anda desde o windows 95 a tentar manter a sua “linha” e agora alterou completamente o iniciar. A nível de performance o 8 está muito melhor que o 7 (então em tempos de Boot é fantástico) não te esqueças que um sistema operativo não é só visual, o que interessa realmente está invisível para o utilizador (under the hood)

        2. Avatar de Sergio
          Sergio

          ele refere-se à forma de trabalhar que é igual.

  4. Avatar de Joao Oliveira
    Joao Oliveira

    É engraçado as coincidências, alguns dias após o pedido de desculpa de Tim Cook, relativo aos mapas do IOS6, esta é a segunda noticia a “relembrar-nos” da grandiosidade da marca:

    http://expresso.sapo.pt/apple-esta-mais-rica-e-descontraida-um-apos-a-morte-de-steve-jobs=f758022

    https://pplware.sitedev.pt/informacao/apple-e-a-marca-mais-valiosa/

    1. Avatar de Pedro Pinto

      João, a noticia é importante porque é uma avaliação das empresas tecnologias num panorama de mundial. Apenas é referido o que diz o relatório.

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      Ainda bem que falas em pedido de desculpas.

      Steve Jobs pediu desculpa por causa do “antenagate” quando o Consumer Report dos EUA se recusou a dar a sua aprovação ao iPhone 4.

      Tim Cook não tem que pedir desculpas pelo iPhone 5 nem pela app Mapas, segundo o mesmo Consumer Report. “IPhone 5 is a winner”. Faz uma apreciação muito positiva do Mapas que, para a fase inicial, não está nada mal e já está a melhorar.

      http://news.consumerreports.org/electronics/2012/10/apple-iphone-5-test-results.html

    3. Avatar de N. Roque
      N. Roque

      João Oliveira, desculpa lá os Admins por serem fanboys. O ppl já está habituado.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        O pploid ?

        1. Avatar de N. Roque
          N. Roque

          e o ippl também.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            😆

          2. Avatar de Miguel

            ¿ pploid + ippl ?

            \ o /

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Com a empresa Apple inc. a ter enorme sucesso, não se surpreendam ao ver o número de vírus e programas maliciosos aumentar tendo como alvo o sistema operativo desta marca.
    Anteriormente era a Microsoft, agora em cada semana que passa aparecem novas vulnerabilidades e exploits no sistema operativo da apple…
    O sucesso tem o seu preço…

    1. Avatar de Dimu
      Dimu

      Só 7% de gatos pingados é que usa SO’s Apple, ainda não compensa atacar 🙂

        1. Avatar de João
          1. Avatar de Miguel

            http://miguelmaia.tumblr.com/post/30863617968
            as cores do gráfico
            representam o pib per capita
            [ e não deve ser aos pobres
            que os ataques se dirigem ]

            e o dimu falou no plural
            os x + ios — 16%

    2. Avatar de António Pereira
      António Pereira

      Então mas esse SO, e outros, não eram invulneráveis?

      1. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        E o Java, que eles são tão apologistas e que agora anda cheio de problemas de segurança?

        O meu Kaspersky berra por todos os lados quando abro algo em Java.

        E é óbvio que vão surgir mais vírus na plataformas emergentes. O Android é um exemplo, é o OS mais usado nas plataformas moveis, logo é o que tem mais ataques à sua segurança. Sempre foi assim e sempre será. E claro, as empresas têm de lidar com isso e melhorar (o que é bom).

    3. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      típico comentário com anos e anos e que ainda continua por se concretizar.
      Vulnerabilidades há (sempre houve), mas o risco nem chega a 1% daquele que se tem com Windows. Conta-se pelos dedos da mão o número de malware no sistema Mac.
      bem pior vai o Android

      1. Avatar de ~DW
        ~DW

        deves ser alien e ter uns 50 ou mais dedos em cada mão…

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Cada vez mais utilizam títulos para as noticias como a TVI…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      hum…Que tem o titulo de errado? Não é nenhum “segredo”.

      1. Avatar de tiagoazevedo
        tiagoazevedo

        tipo em letras grandes

        “Houve uma grande tempestade”….

        ……”ah mas foi num copo de água”

        1. Avatar de João Gonçalves
          João Gonçalves

          Grande comentário…. é isso mesmo, concordo!

        2. Avatar de Dna
          Dna

          Tipo o “POLÍCIA MATA JOVEM” … “criminoso que armado assaltou um estabelecimento, feriu pessoas, disparou e fugiu à polícia..” 😀

    2. Avatar de João
      João

      Uns defendem com unhas e dentes a marca A, outros a marca B, mas… e quanto é que cada um tem de acções ou activos nesses empresas? Essas empresas valem muito, sim senhor, mas é dos donos delas.

  7. Avatar de João Reis
    João Reis

    Apple é mau e caro, o que fará se fosse realmente bom e barato.

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Caro sim, mau só se for o android(pois existem dispositivos com um ano de integração de mercado que não tem direito a novos update, nomeadamento o saudoso e famoso Ice Cream Sandwich) pois se tomares atenção neste aspecto a apple é muito superior pois até o iphone 3 tem direito ao update do ios6.

      1. Avatar de ~DW
        ~DW

        get your facts straight, o novo é o Jelly Bean.

    2. Avatar de Miguel

      o meu macbook branco
      (talvez o pior portátil que a apple já fez)
      é bom e custou-me €16,66/mês
      (valor que ainda vai descer…)

    3. Avatar de António Pereira
      António Pereira

      Não sou apreciador da marca e ela parece-me muita coisa … mas má nunca foi uma delas.

    4. Avatar de João
      João

      Engraçado que vi há dias uma apresentação a partir de um tablet com iOS para um projector. Então de quando em quando com algum tempo sem se mexer bloqueava o ecrã, e pedia o código para entrar no sistema, mas o engraçado é que como era touch, aparecia o teclado numérico virtual e conforme era introduzido o código aparecia a luzinha a cada tecla do teclado virtual no ecrã. 😛
      Mais uma patente à apple.

    5. Avatar de João Reis
      João Reis

      Eu estava a ser irónico, de mau não tem nada, pois se é caro se fosse mau ninguem compraria como é lógico. Por muito maluco que haja a gostar da Apple estes números não são números de malucos são números de uma qualidade superior em tudo.

      Achar que o consumidor é estupido a esta escala é teimar em não querer ver as coisas como elas são.

  8. Avatar de Ryan
    Ryan

    Sinceramente uma coisa que não entendo. O pedido de desculpas do Tim Cook não aparece neste forum, site ou como lhe quizerem chamar e depois publicam-se não noticias. Enfim… mais do que justo o que a direccao editorial por faz… mas enfim… se com os graúdos já sabemos como é então os outros não podemos esperar melhor. E ainda se falam em serem melhor, etc… Onde?

    1. Avatar de Ryan
      Ryan

      Corrijo… afinal encontrei o link… mas isto passou demasiado despercebido… convem

      1. Avatar de Tózé
        Tózé

        lol o tuga só está bem a dizer mal, é incrível.

      2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        “Fail” 😀

  9. Avatar de Serginho M

    Onde é que aparece o iPhone nesta lista? Esse grande equipamento… 2012 Mobile Choice Awards winners

    http://awards.mobilechoiceuk.com/news/22778/2012_Mobile_Choice_Awards_winners.aspx

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      O iPhone 5 não estava na lista dos nomeados 😉
      O Samsung Galaxy S III ganhou ao iPhone 4S.

      http://www.mobilechoiceuk.com/News/22806/Best_mobile_phone_of_2012_Mobile_Choice_Awards.aspx

      1. Avatar de Serginho M

        Nem o iPhone 5, nem o Lumia 920… Isso será no próximo ano! Mas ate ai, já posso antecipar um vencedor. (Lumia 920).

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
          Benchmark do iPhone 5

          Se fores tão bom a dar palpites como a dar resultados … 😉

          1. Avatar de ~DW
            ~DW

            lol oh benchmark do iPhone 5…

            achas que quem ganha? o iPhone 5? yeh, right.

          2. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            É assim. A tal lista dos premiados é de Outubro de 2012.

            – O 4S, lançado em Outubro de 2011 (estava a fazer um ano) ficou em segundo;
            – O Galaxy SIII, lançado em Junho de 2012, ficou em primeiro.

            Por isso não excluo que um Galaxy S IV, a lançar lá para meados de 2013 fique à frente do iPhone 5. Também não importa porque nessa altura haverá o 5S (ou 6). Oh, yeah.

          3. Avatar de ~DW
            ~DW

            mesmo que fosse contra o 5 o S3 ganharia… nao ha nada que o 5 tenha que o S3 não tenha (excepto para a camara a tirar fotos roxas e os mapas de bosta lol)

          4. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Sobre a câmara (a melhor dos smatphones, a seguir ao Nokia 808) e à app Mapas tinha posto este link lá mais para cima
            http://news.consumerreports.org/electronics/2012/10/apple-iphone-5-test-results.html

          5. Avatar de ~DW
            ~DW

            já tava a espera disso, lol, o primeiro teste é um teste de browser… no android tens uns 50 browsers no market… isso é como comparar PCs utilizando benchmarks do IE, fail.

            os outros testes foram feitos com a versao norte americana do S3 (dual core, adreno 225) em vez do i9300 (quad core, mali 400mp).

            Keep tryin.

          6. Avatar de ~DW
            ~DW

            já para não falar que comparar resultados de benchmarks em plataformas tão diferentes é…complicado, muda tanta coisa e as próprias linguagens de programação são tão diferentes que é praticamente impossivel fazer uma app que seja similar em termos de performance.

            trust me, i’m a programmer.