O primeiro dia do Facebook na bolsa de Nova Iorque

18 Comentários

A estreia de uma das maiores empresas da Internet na bolsa não podia passar despercebida, não apenas pelos curiosos mas também pelos investidores.

Esta foi a maior Oferta Pública Inicial (IPO) de uma empresa tecnológica na bolsa e era muito ansiada, alimentada por todas as expectativas que foram criadas desde que esta foi anunciada. A verdade é que os resultados iniciais ficaram longe das expectativas mais optimistas e a estreia do Facebook na Bolsa de Nova York não terminou o dia com os resultados elevados esperados.



No início da sessão de hoje da Bolsa de Nova York o Facebook lançou para o mercado 421.233.615 acções ao preço unitário de 38 dólares.

Após uma procura elevada por parte dos investidores, que levou a que o preço das acções subisse 10%, o final do dia mostrou uma realidade diferente, tendo o dia fechado com o preço por acção a apenas 0.7% acima do preço do início de sessão, tendo o preço do final do dia ficado em $38,36.

Os valores que as acções do Facebook atingiram a meio da sessão colocavam o valor da empresa nos 112 mil milhões de dólares, cotando-a acima de empresas como a Yahoo, Hewlett-Packard ou Cisco.

A oferta das acções do Facebook teve apenas um pequeno percalço ao ser atrasada meia hora devido a pequenos problemas técnicos.

Os mais de quatrocentos milhões de acções colocadas no mercado representam cerca de 20% das acções da empresa, um valor bem superior ao que as suas rivais colocaram no mercado aquando da sua colocação em bolsa.

Apesar do deslize final do dia, os analistas concordam que esta IPO não foi um fracasso,que o Facebook vai recuperar nos próximos dias e vai valorizar para valores muito mais interessantes.

Dificilmente atingirá valores como os da Google ou até da Apple, mas a sua chegada ao mercado é ainda muito recente e os investidores pretendem avaliar com cautela a aceitação e o comportamento do Facebook na bolsa.

Está assim terminada toda a especulação, os rumores e expectativas sobre a chegada à bolsa do Facebook. Está concretizada a IPO e resta agora ver como o mercado evolui e a aceitação dos investidores.

Homepage: Facebook

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Os 16U$bi comprados, ajudados pelo seu próprio lançador, não foram o que se esperava para 100U$bi de valor. Mesmo assim foi a 2ª maior estréia da bolsa. Os que detêm as grandes fortunas estão é receiosos,acho eu, com a grave situação atual, melhor ganhar menos e mais seguramente.

  2. Avatar de Manuel
    Manuel

    Isto faz-me lembrar as da PT Multimédia.

    Quando alguém se lembrou de perguntar o que produziam e verificaram que era uma mão cheia de nada, upss… bum!

    Quando alguém perceber que a maioria dos utilizadores do facebook anda por ali apenas para passar o tempo e que nem a publicidade lê, quanto mais dar clicks é que eu quero ver…

    1. Avatar de Paulo Ferreira
      Paulo Ferreira

      A GM apercebeu-se disso mesmo e retirou toda a publicidade que tinha no Facebook no valor de $10 milhões de dólares depois de um estudo ter mostrado que os anúncios não tinham qualquer impacto nas vendas
      fonte: http://goo.gl/eUvZy (businessinsider.com)

      Muitos outros irão seguir o seu exemplo.

  3. Avatar de André Mendes

    Parece que afinal todos os analistas se engaram (ou toda a gente os ouviu) ao dizer que era melhor esperar para comprar depois, que agora iam ser cotadas muito em alta mas que depois o preço iria descer… Parece que será ao contrário.

    Agora o que gostava mesmo de saber era como posso adquirir uma ação, sim apenas uma !

    1. Avatar de André
      André

      Fácil, vais ao banco e pedes isso mesmo. Mas pode-te sair cara a brincadeira, pois passarás a ter de pagar pela guarda de títulos trimestralmente.

      1. Avatar de André Mendes

        Ainda melhor… para soar a burguês convencido 😛

        1. Avatar de mg
          mg

          Bem André Mendes, isso de comprares uma acção é simplesmente pura estupidez, se ainda fosse uma aapl que vale 530$ ou uma goog que anda pelos 600$ ainda fazia sentido, agora uma do fb a 38$ é revelador de falta de conhecimento do mercado, só para comprares essa acção em Portugal irias pagar de comissão de compra aproximadamente 10€ a 15€ (12$ a 19$), só para rentabilizares as comissões de entrada a acção teria de subir quase 50%, agora, é preciso também fazer as contas para a venda da acção, já que na saída levas com as mesmas comissões.

    2. Avatar de carlos
      carlos

      que comentario ridiculo….. os analistas são tao bons que a avaliação de 38$ de lançamento das acções verificou-se ser extremamente exacto uma vez que terminou a sessão com apenas um desvio de 0,7% no valor inicial…. capisce?

      1. Avatar de mg
        mg

        dá uma olhada no gráfico diário da acção, para veres o que aconteceu no final da sessão, os underwritters seguraram a acção nos 38$, senão fechava abaixo desse preço.

  4. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Este é o verdadeiro dilema do capitalismo especulativo e do mundo desenfreado em que vivemos!

    Pode-se argumentar o que se quiser mas a grande verdade é essa, uma mão cheia de nada! Um império construído com base no virtual. Não se produz nada.

    Os facebooks deste mundo valem mais que a amazónia! Como é que se chega ao ponto de fazer este tipo de comparações! Vale mais que hectares e hectares de trigo, mais que pão amassado pelo suor de mil infelizes que nada têm. Mais que milhares de kilos pescados num mar de sangue!

    Só quando percebermos o essencial da vida o mundo mudará! Até lá a crise vai-se agravar, a desgraça e a miséria abraçar mais uns milhares.

    Depois talvez se faça luz, talvez… tenho dúvidas!

    1. Avatar de Luís Miguel
      Luís Miguel

      Não diria melhor.

    2. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      🙂

  5. Avatar de -

    Por mim não vende nem lucra nem uma foto ou o tempo de inscrição se quer …Nem esse nem os ouros … Força aí ! Comprem que vocês precisam !! lol !! Abram muitas contas ! Vocês precisam !! lool !! Não levem a mal que isto não é descriminação … É antes boa deposição ! Saúde !

    1. Avatar de -

      Falhou a tecla T “… Nem os Outros …”em vez de “nem os ouros …” e o olho … 😉 lol Desculpem, fica a correcção .

  6. Avatar de Paulo Bastos

    Pessoal, o Facebook vai ser uma grande bolha no futuro disso não tenho duvidas, é que a diferença das empresas como a APPLE, Microsoft, Google… fazem software/hardware útil e quase obrigatório ter ou usar hoje em dia, pelo contrario o Facebook não passa de uma social networking, que se pode passar bem sem usar e existem concorrentes que podem trazer algum novo ou até melhor e ai torna-se moda e toda a gente muda(não é uma critica e eu tenho conta no facebook).

    1. Avatar de Tiago Correia
      Tiago Correia

      Isso eu já tinha especulado muitas vezes, e é bem verdade…

      Não tarda, o facebook vai ser um zé ninguém, mas até esse dia chegar, a alguém que enriquece com biliões de euros -.-

  7. Avatar de Rik
    Rik

    nunca percebi isto da bolsa, sempre achei ridículo e só serve para uns ganharam algum foi um sistema que a america criou acho eu e não serve mesmo para nada

    só para dizer que esta a descer ou subir.

    é isso e os ratings de lixo e n sei mais o que…

  8. Avatar de POliveira
    POliveira

    Por esta altura o valor por acção já vai em menos de 32$…