Apple acaba 2015 a liderar nos EUA e China mas perde o mundo

56 Comentários

As informações que nos chegaram recentemente pela empresa Kantar Worldpanel ComTech, relativos ao 3º trimestre de 2015, mostram alguns dados interessantes que revelam que o sistema operativo Android está a crescer e a estabilizar a sua posição no mundo, atacando mercados fortes da Apple, como o dos Estados Unidos.

Embora a Apple tenha terminado o ano de 2015 a liderar nas vendas em dois fortes mercados, Estados Unidos e China, há sinais claros de que está a perder o mundo. E vamos mostrar claramente onde estão os utilizadores actualmente.

Apple acaba 2015 a liderar nos EUA e China mas perde o mundo


Os dados agora revelados mostram que o Android cresceu nos Estados Unidos para 59% da preferência dos utilizadores e na Europa, no que a empresa chama dos EU5 ou os 5 países com os maiores mercados no velho continente (Inglaterra, Alemanha, França, Itália e Espanha), esta percentagem é de 71%.

É um facto que ao longo dos anos, ter o maior mercado não corresponde à obtenção de maior receita. Assim esta verdade permite à Apple ter um mercado menor mas com um retorno lucrativo superior ao dos seus mais directos concorrentes. Contudo, a perda de liderança e a perda ano após ano de utilizadores, poderá significar no futuro alguns problemas para a marca de Cupertino.

 

Apple perde metade dos utilizadores num ano no Brasil

Se tomarmos como ponto de referência um mercado como o do Brasil, podemos ver pelos dados disponibilizados que no último trimestre de 2014 o iOS tinha uma quaota de mercado de 5.5% e no mesmo período de 2015 esse valor caiu para metade, posicionando-se agora em 2.8%.

O sistema operativo Android teve uma subida importante. O sistema da Google passou de 89% para 91.8% conseguindo um incremento que poderá ter atraídos empresas importantes, como a Xiaomi. Esta empresa apenas havia comercializado os seus equipamentos dentro de portas (na China) e na Índia, mercados poderosos em volume. Com estes resultados o mercado brasileiro tornou-se igualmente um mercado tentador. Mas não foi só a Xiaomi, muitas outras marcas apostaram bastante no mercado brasileiro, onde a Apple não consegue atrair utilizadores devido a uma carga fiscal penalizadora.

Quem cresceu também foi o Windows Phone. Este é já mais importante que o sistema operativo da Apple, sendo agora preferido por 5.1% dos utilizadores no Brasil.

 

Nos Estados Unidos o Android ganha adeptos

Mas nem só no Brasil há esta tendência. Se formos analisar igualmente o último trimestre do passado ano, face ao período homologo de 2014, vemos que nos Estados Unidos, mesmo tendo a Apple batido recorde de vendas, a tendência é para uma escolha cada vez maior em dispositivos com Android. Em 2014 no período referido existiam 47.6% de cota de mercado, era inferior à da Apple que detinha 47.7%. Um ano volvido o panorama é diferente. Actualmente quem lidera e destacado é o Android com 59.1% contra os 39.1% do iOS.

Quem tropeçou foi o Windows Phone e foi um tombo considerável. No último trimestre de 2014 o sistema operativo da Microsoft atraía cerca de 3.8% da quota de mercado de utilizadores. Actualmente essa quota caiu para os 1.6%, é revelador mas intrigante.

 

E na Europa, em países com mercados ricos?

Não há como dar um salto ao Reino Unido, país de eleição da Apple quando toca a lançamentos exclusivos e verificar a popularidade da marca. Aqui, se analisarmos o último trimestre de 2014, verificamos que a quota de mercado à data era de 41.7% e no ano que terminou há poucas semanas esse valor caiu para 38.6%. Portanto também em terra de sua Majestade o iOS perdeu o quinhão e deixou escapar a liderança, até mesmo viu crescer o Windows Phone de 7.4% em 2014 para 9.2% em 2015.

A tendência mantém-se igualmente na Alemanha onde houve um ligeiro incremento do Android mas por conta de perdas do Windows Phone, visto que o iOS praticamente manteve a sua quota de mercado inalterada na casa dos 20%. Nos restantes países há igualmente uma posição de força do Android com quotas de mercado acima 69.9%.

 

E na China, na terra do Android?

Realmente a China é onde existem mais fabricantes de dispositivos Android mas é onde a Apple tem batido recordes de vendas e onde mais cresceu nos últimos trimestres. Contudo, o sistema operativo da Google é rei e senhor com uma cota de 71.4% no último trimestre de 2015 quando em 2014 tinha 77% no mesmo período. Perdeu algum terreno mas nada de extraordinário. O iOS no último trimestre de 2015 registava uma quota de 27.1% enquanto no mesmo período de 2014 tinha uma quota de 21.5%.

Aqui há também uma palavra a dar sobre o Windows Phone que atingiu a fasquia do 1% de cota de mercado, não sendo impossível, era difícil tendo em conta a baixa popularidade deste sistema onde poucos fabricantes apostam SO da Microsoft.

 

Qual será a razão do crescimento do Android?

Os especialista da Kantar referem que é sobretudo o fácil acesso aos dispositivos com Android, o baixo preço dos equipamentos e a facilidade de poderem trocar de equipamentos, principalmente em mercados de maior dimensão.

 

E o Resto do mundo?

Há uma tendência generalizada e é coerente a forma como se movimentam as opiniões. Podemos ver neste mapa e comprar os vários países com os anos disponibilizados:

Assim vai o mundo, a Apple e todos os grandes player desta bolha tecnológica que tende a ser o motor que faz girar a tecnologia e que, como temos visto, rende milhões às empresas.
Kantar World

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Castlead
    Castlead

    A Apple é excessivamente cara em todos os equipamentos.

    1. Avatar de cara para povo pobre
      cara para povo pobre

      é cara para o mercado tuga e como o nosso que é a maioria do mundo. vais aos estates até um “trolha” sem querer ofender, tem um iphone de ultima geração. ganham isso por semana. e são super consumistas, o que ganham gastam. mercado como o nosso e resto do mundo, aguenta e não chora…chateiem-se com os governos de bosta que temos tido nos últimos 40 anos que em vez de andarmos para a frente andamos para trás. Alguns andam para a frente…os políticos com as suas reformas vitalícias e os tachos criados todos os anos por eles com ordenados milionários com produtividade 0 para o país….culpem a apple pelos preços que fazem..isso…

      1. Avatar de Boss
        Boss

        “Nos Estados Unidos (…) Actualmente quem lidera e destacado é o Android com 59.1% contra os 39.1% do iOS.”

      2. Avatar de Marco
        Marco

        já para n se falar que lá não se compram smartphones sem ser pelas telecoms, e que o preço de aquisição é bem baixo.

    2. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      A culpa não é da Apple. A culpa é das bolsas, conversoras de moedas, taxas… Não é à toa que um iPhone é mais caro aqui do que na França, ou então nos próprios Estados Unidos. Mesmo assim, pode ser um preço de vários números, mas compensa cada Cêntimo!

      1. Avatar de Luid
        Luid

        Será que compensa assim tanto?
        Que fazes com esse telemóvel que não consegues fazer com um de 200€?

      2. Avatar de Santos
        Santos

        A culpa nao e da Apple? Uma coisa e gostares, seres fa, utilizador, etc. Outra coisa e ser fanático ao ponto de fazeres uma declaração dessas. A culpa e toda da Apple:
        ” Apple spends $236 to make each iPhone 6s Plus device, which it sells for over three times that value at $749—a 217.4 percent markup that highlights the tech giant’s ability to dominate the premium market while other smartphone makers struggle.”

        Vendam mais barato que serão numero 1 em todo o mundo.

  2. Avatar de Carlos Gomes
    Carlos Gomes

    O problema do Brasil não é apenas a carga fiscal. É que se a Apple vende os seus produtos a preços exorbitantes e com a “ajuda” da carga fiscal brasileira, fica de fora da grande maioria dos brasileiros.
    Se a Apple com menos vendas faz mais dinheiro, é porque tem uma maior margem de lucro em cada equipamento vendido, ao contrário do que alguns dizem.
    Obviamente que o Android cresce e continuará a crescer nos países mais pobres, pois existe uma grande variedade de produtos de todo o preço. O Windows Phone continua a ser um sistema moribundo, resta saber quanto tempo mais a MS vai aguentar.

  3. Avatar de PSN
    PSN

    Ou seja, ainda há muito território para conquistar! Ainda há muito iPhone para vender.

    O problema é que o dólar está muito forte, e isso implica preços altos.

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      O que implica preços altos é a ganância desmensurada da Apple.

      1. Avatar de Vítor M.

        Pode ser, mas e os preços altos dos carros da Mercedes, da BMW ou da Porsche?

        Não estou a dizer que não concordo contigo ou que concordo, estou só a dizer que pode haver uma necessidade de segmentar face à oferta anexa ao produto, tal como existe noutras marcas/produtos.

        Porque razão um Mercedes Classe A 180 não custa 15 mil euros?

        1. Avatar de Flávio Ferreira
          Flávio Ferreira

          Porque a qualidade está lá, e sim essas marcas são sempre mais caras devido aos acabamentos porque o resto é questões de se pagar marcas, porque até e um modelo com motor Renault, se lá está no veículo da Mercedes e porque não é tão mau assim

          1. Avatar de Vítor M.

            Sim, mas na Apple também tens lá a qualidade, o ecossistema e se reparares ao longo dos anos eles conseguem manter dentro dos seus serviços os seus utilizadores e conquistar novos, como aconteceu no enorme mercado urbano chinês que era da Samsung.

            Porque embora possa haver sempre opiniões diferentes, não é difícil ver que nenhuma outra empresa (quer se goste ou não) tem um ecossistema tão elaborado, com um serviços, software e hardware inclusive com um movimento de developers tão criativo e financeiramente atractivo como a Apple.

            Ao longo dos tempos fomos vendo que esse era o modelo certo, por isso a Microsoft adquiriu a area de fabrico mobile à Nokia para ter também ecossistema e por isso a Samsung tenta por todos os meios ter o Tizen e a sua loja de apps a dar cartas (sem grandes êxitos contudo).

            Também a Google tenta isso, tentou quando comprou a unidade mobile da Motorola para ficar com serviços, hardware e software, ao longo dos anos tem tentado colocar o Chrombook no mercado para ganhar atracção.

            Assim, mesmo que a Apple nalguns aspectos não tenha o melhor desempenho, no global (basta ver por exemplo nas lojas físicas, nas lojas online e até na maior base de dados do mundo de cartões de crédito) é sem dúvida uma poderosa empresa que tem esse estatuto premium. Além disso, o culto e o facto de ter apenas uma unidade por ano do seu telefone permite como as marcas premium de outros segmentos, cultivar esse culto.

            O preço aqui é o somatório de tudo.

        2. Avatar de David Ramos
          David Ramos

          Por favor não compare automóveis com smartphones….

          1. Avatar de Marco
            Marco

            porque não? olha que o exemplo do classe A é um bom exemplo, sendo o carro baseado num renault que é bem mais barato….

        3. Avatar de Boss
          Boss

          Porque o motor não foi fabricado pela Kia, o interior pela Hyundai e por aí adiante…

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            o motor nao foi fabricado pela Kia mas foi pela Renault, e os interiores foram fabricados na Romenia ou em Portugal e depois foi montado na Republica Checa e pagas o preço de made in Germany.

          2. Avatar de Renato
            Renato

            “O motor fabricado pela KIA

            Até parece que os iPhones não têm “só” o hardware mais rápido e mais actualizado do mercado, assim como a melhor construção. Nunca viu um iPhone na vida!

          3. Avatar de Rafael
            Rafael

            Olha que o A180/160/B180/160 cdi tem motor e caixa de velocidades da Renault…

          4. Avatar de Boss
            Boss

            Foi o usado o único motor da Mercedes/BMW fabricado por outra marca, isso não acontece em nenhum outro. Já a Apple não fabrica nada, os iDevices são todos retalhados, uma peça vem da Samsung, outra da LG, outra sei lá de qual marca concorrente e ainda a agravar, o facto do mesmo componente em dois devices poder ser de marcas diferentes, sendo uma rifa ver se não calha um device com menos qualidade que o do vizinho, que supostamente é igual.
            Os interiores da Mercedes são da sua exclusiva responsabilidade, independentemente da localização das fábricas que não têm qualquer influência.
            Eu percebo o que o Vítor quer dizer e também me parece provável que seja esse o futuro da Apple, restringe-se a uma fatia específica do mercado, pequena mas lucrativa, mas tem de mudar muita coisa para isso, para ser uma Mercedes, para se distinguir da concorrência, para acrescentar valor. O marketing e o fanatismo que têm sustentado a marca no alto patamar em que está parece terem finalmente esgotado.

          5. Avatar de Vítor M.

            Boss, não estás a dizer as coisas com as coisas… e a misturar os conceitos. Estava a falar em marcas premium.

            Isso de motores e alavancas de velocidades e plásticos… de forma isolada não dizem nada. Nem são para aqui chamados. A conversa está num patamar muito mais elevado.

          6. Avatar de Boss
            Boss

            Explica-te lá que agora não percebi. Os motores e restantes referidos são da Mercedes, que quem chamou à conversa foste tu, onde está a mistura?

        4. Avatar de Liberal da Cerca
          Liberal da Cerca

          porque quando compramos um Mercedes compramos:
          – garantia;
          – confiança;
          – valor futuro;
          – assistência;
          – qualidade;
          . Etc.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Tem dias que sim tem dias que nem por isso.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Compras ou julgas que compras? É que são coisas bem diferentes…

        5. Avatar de Pascoal
          Pascoal

          Comparar a Apple com Mercedes… bom há alguma lógica, marcas premium têm de manter um certo nível de mercado que pague não só os produtos como tudo que os envolve e desenvolve, mesmo ao nível estratégico. Faz sentido, concordo com o Vítor.

        6. Avatar de Santos
          Santos

          Vitor:
          Apple spends $236 to make each iPhone 6s Plus device, which it sells for over three times that value at $749—a 217.4 percent markup that highlights the tech giant’s ability to dominate the premium market while other smartphone makers struggle.

          1. Avatar de Vítor M.

            Santos e quanto gasta na gestão da App Store? Na gestão da iTunes Store, na gestão do iOS? Na gestão do iCloud? Na gestão do Apple Mapas, na gestão das patentes que suportam o que o iPhone taz, quando custa o desenvolvimento dos estudos que antecedem a produção do iPhone? Quanto custa o marketing, as lojas físicas, as lojas online?

            Quanto custa o pós venda de um iPhone, um Apple Care Service, quanto custa o serviço de segurança permanente por trás de cada iPhone?

            Quem diz um iPhone, diz um Android ou um Windows Phone. Porque o preço de uma unidade não é o preço liquido dessa unidade em funcionamento, ela tem um ecossistema por trás 😉

            Pensa nisso.

        7. Avatar de kreetor
          kreetor

          Boas, até existe uma margem para comparar, mas quando compras um Iphone, sabes que dali a 5/6/7 ou até 8 anos, terás que comprar outro.

          Mas quando compras um mercedes/bmw/audi, sabes à partida, que se o estimares e não o levares a nenhum “sucateiro”, entenda-se “mecanico da esquina” terás um carro para a vida, ou pelo menos para uma boa parte dela.

      2. Avatar de Renato
        Renato

        Ganância? Tu vês bem os resultado deles? Têm os preços que o mercado aceita!

        Agora, vendem 9 iPhones por segundo, a toda a hora.

        Se eles baixassem os preços, teriam de cortar em muita coisa, não é o negócio deles.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Sim, tinham de cortar nos luxos dos CEOs. Em vez de cada CEO ter 2 aviões privados, passa a ter apenas 1.

  4. Avatar de daiquiri2
    daiquiri2

    O android evoluiu muito nos últimos anos: o sistema operativo é sólido, rápido, fiável e completo. A qualidade das APPs disparou e a exclusividade de apps para iOS reduziu.

    Aparecem telemóveis excelentes, tecnologicamente avançados a bons preços.

    Assim como é que justifica trocar o meu excelente sensor, Sony IMX230 com 23MP, 1º lugar nos laboratórios DxOMark, à prova de água, autonomia muito acima da média, 32GB, etc de 450€ por um iphone de >=650€?

    1. Avatar de Mota
      Mota

      ^^^^^^ +1 ^^^^^^

      A cena é que as pessoas já entenderam que com apenas 200€ (ou até menos) conseguem telemóveis rápidos e com garantias. Conforme aqui está a Apple tbm poderia estar a Samsung.

      Hoje em dia qualquer smartphone com o minino de specs consegue o mesmo que um flagship.. sure nunca a 100% e perde qualidade de construção mas é a diferença de preço é gigante.

    2. Avatar de joao
      joao

      Se a prioridade de um smartphone para ti é o sensor da camera, isso diz muito de ti…mediocridade é a palavra que me vem a cabeça. Se quiseres um sensor de jeito compra uma maquina fotográfica de jeito, ponto. por 450 ja compravas uma sony a5100 em promo que dava 10000 a 0 ao teu telemovel maravilha. Telemovel compravas um qualquer de 10 euros. Nao é a prova de agua, mas por 10 euros duvido que isso interesse.

      1. Avatar de daiquiri2
        daiquiri2

        lol não sejas cromito

    3. Avatar de joao
      joao

      O android 6 nao esta mau, mas quando so 3% dos aparelhos que o tem, a realidade é que quase toda a gente tem um android lento pesado e desactualizado. Qualidade das apps em android? A serio? Instalo mais de 50 apps por dia a fazer pesquisas e é como encontrar uma agulha num palheiro de tanto lixo que lá anda.

      1. Avatar de daiquiri2
        daiquiri2

        Nem o 6.0 nem o 5.1… Simplesmente não me falha. Não preciso de correr atrás de um número. o 6.0 vem quando estiver pronto e não sofro com isso. Não fico limitado em nada por estar no 5.1.

        Não instalas nada umas 50 apps por dia. Ninguém faz isso. A não ser que sejas um caso muito muito muito especial e tenhas requisitos que a grande maioria da população não tenha.

    4. Avatar de MLopes
      MLopes

      esclarece-me por favor uma dúvida, para que te servem os 23Mpx? 😉 o que fazes com as fotos? imprimes outdoors?! 😮

      1. Avatar de daiquiri2
        daiquiri2

        (eu ja tinha respondido mas devo ter esquecido de publicar)

        Esse é um erro repetido muito pelos papagaios dos blogs: Megapixeis não são inuteis. Um exemplo é mesmo quando imprimes 10×15 para guardar em casa, quando em pouca luz vai ter muito mais dinâmica e menos ruido. Alías, é uma técnica conhecida da Nikon e da Canon, reduzir as fotos quando o ISO é demasiado alto (normalmente relacionado com pouca luz). Outro exemplo é o do Boss, consegues crop muito mais facilmente.

        (a titulo de curiosidade, os outdoors costumam ser fotografados com, por exemplo, hasselblad, que têm 40 ou 50 megapixeis.. )

  5. Avatar de Logica404
    Logica404

    Apple 13.7% share na china, samsung 24.6% ok? Gostava de saber onde é que está essa liderança.

    1. Avatar de Vítor M.

      “In urban China, Apple regained its title of most-sold smartphone brand with a share of 27% and had the top three models in that market,” commented Tamsin Timpson, strategic insight director at Kantar Worldpanel ComTech Asia. “Huawei remained the top seller within the Android ecosystem as it captured 34% of sales. Xiaomi is now a distant second in the ranking at 10 percentage points below Huawei.”

    2. Avatar de Jsp
      Jsp

      Eles estao a falar no artigo em Sistemas operativos. Nao em fabricantes

  6. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Como tenho vindo a dizer, quem quer Android não está preocupado em actualizações, pois ao fim de 2 anos está a trocar de equipamento, que lhe continua a corresponder às expectativas. Não é um investimento de longo prazo. Desde que o equipamento satisfaça às necessidades não estão interessados em comprar topos de gama. Os topos de gama funcionam com flagship é claro para quem gosta de Android e quer ter a melhor experiência possível.

    Quem gosta de iOS gosta dos detalhes, do cuidado com que as apps são feitas. Por isso está disposto a pagar por elas. São bons equipamentos sim senhora, mas o que realmente vale é o sistema operativo. Estamos a pagar uma espécie de jóia de clube para ter acesso a um ecossistema.

    1. Avatar de Boss
      Boss

      “Estamos a pagar uma espécie de jóia de clube para ter acesso a um ecossistema.”
      É esse o pensamento que a Apple quer incutir, é isso que faz com quem haja dispostos a pagar os preços, é isso que faz os fãs, porque pagaram para isso, é isso que os torna cegos.

  7. Avatar de Joao Luiz
    Joao Luiz

    E aquela conversa que rolou em 2015 que a procura por iPhone nunca foi tão grande por parte dos usuários de android.
    Ex. “Um terço dos novos iPhones vendidos são para utilizadores que vêm do ecossistema Android!” fonte: https://pplware.sitedev.pt/apple/comecou-a-debandada-do-android-para-o-iphone/

    Os números da Apple não mentem. Cada vez mais os utilizadores estão a abandonar o Android e a abraçar o iOS. FONTE: https://pplware.sitedev.pt/apple/por-que-razao-tantos-estao-a-mudar-do-android-para-o-ios/

    1. Avatar de Monica
      Monica

      Joao luiz,so vieste aqui comentar, nao leste o artigo?
      Le e vais reparar que é contraditório, o android aumentou o seu número de utilizadores em todo o mundo!
      Se um terço dos utilizadores android mudaram para iphone, então, metade mudaram de iphone para android. O crescimento esta a vista em todos os países. Se lesses o artigo em vez de entrares directamente na zona do comentários, o teu comentário seria mais acertado.

      1. Avatar de Joao Luiz
        Joao Luiz

        Desculpe, era para ser uma pergunta, coloquei ponto final por engano, não falei que “um terço dos novos iPhones vendidos são para utilizadores que vêm do ecossistema Android!”, só peguei um trecho de uma notícia pouco tempo publicada aqui e em vários locais.
        E sim eu li o artigo, grato.

  8. Avatar de Boss
    Boss

    E ainda o Tim gosta de se gabar que cada vez há mais Androids a mudar para iOS… lol!

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    esta noticia ou tem o titulo incorrecto “Apple acaba 2015 a liderar nos EUA e China mas perde o mundo” ou “Apple acaba 2015 a ganhar terreno nos EUA e China mas perde o mundo” ou os gráficos estão trocados…

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      No gráfico não vejo esse “ganhar terreno” nos EUA…

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        EUA está mais tem razão… como copiei esqueci a de apagar… só na china conseguiu crescer.

  10. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    essa information pode ser verdadeira/ apple acaba 2015 liderar nos EUA e China perde mundo.

  11. Avatar de gilgamesh
    gilgamesh

    Enfim não percebo pk é que os meus comentários nunca são aprovados