Malwarebytes: Agora com protecção de ransomware

32 Comentários

Um dos problemas mais graves que podemos encontrar actualmente é o Ransomware. Esta praga que afecta os sistemas operativos, consegue fazer qualquer utilizador perder todo o seu trabalho no espaço de minutos, tendo depois de pagar para o ter de volta.

Se muito se tem feito para conseguir dar aos utilizadores esperanças na recuperação de dados, surge agora uma nova ferramenta que promete lutar contra o ransomware, ainda antes das máquinas estarem infectadas.

Ransomware

A nova ferramenta foi criada por um fabricante de software que a maioria já conhece e a quem são reconhecidos créditos no que toca a garantir a segurança do Windows. A Malwarebytes tem agora um novo produto, que promete evitar os ataques do ransomware e impedir os estragos que estes provocam.

O Anti-Ransomware da Malwarebytes está ainda em fase de testes e a opinião geral dos utilizadores que o estão a usar é positiva.

Esta ferramenta, essencial para muitos, consegue prevenir e alertar os utilizadores para as mais comuns variantes do ransomware, como os tão bem conhecidos CryptoLocker, CryptoWall ou CTBLocker. Tem ainda a capacidade de se ajustar a novos tipos de ataques e evitá-los na sua origem.

Ransomware Malwarebytes

Para criarem o seu Anti-Ransomware a Malwarebytes não partiu do zero. Optou por ter do seu lado a ferramenta CryptoMonitor e o seu criador, que depois trabalhou para criar uma solução mais abrangente e mais capaz. O Anti-Ransomware é uma solução capaz de funcionar ao lado de outras soluções de segurança, sem que choquem ou que tenham de lutar por recursos.

A versão agora disponibilizada para todos é ainda de testes, mas já é capaz de lutar contra todo o ransomware e prevenir as suas acções nefastas.

Se querem testar o Anti-Ransomware da Malwarebytes podem fazê-lo já deste link e depois dar feedback à equipa que o está a desenvolver. Ainda não é uma ferramenta perfeita, tem alguns bugs que podem assustar o utilizador, mas a verdade é que consegue impedir que o ransomware tome conta da sua máquina e que bloqueie o acesso aos seus ficheiros e até ao próprio sistema operativo.

Possivelmente mais uma ameaça de segurança está eliminada, bastando aos utilizadores estarem munidos das ferramentas certas.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Callavero
    Callavero

    muito beta
    A mim bloqueou o AcdSee Pro 9 de arrancar para visualizar imagens…

    1. Avatar de mogshinj667
      mogshinj667

      a mim nem deixou entrar no Windows após reiniciar a máquina….

      mandava-me para uma sessão temporária (basicamente “despida” de todos os meus atalhos e ferramentas)….

      por milagre, após mt insistir (reboots ao PC) lá consegui remover a aplicação e “recuperar ” o sistema…

      PS: a única aplicação que deu FP foi o executável do Earlybird (Thunderbird [ “Dev” +/-] )…. :\

      1. Avatar de Pedro Sampaio
        Pedro Sampaio

        Não sabem o que é “Beta” pois não? Eu digo-vos algo que está em TESTES, não concluído.. recente.. e de muitas outras palavras similares.. o que esperas de um beta?

        Versão beta é para testes e não deve ser usado nosso PC,usem numa VM.. existem outras ferramentas similares a essa que removem..

        Esperavam o quê?

        1. Avatar de mogshinj667
          mogshinj667

          se este PC deve para correr VM’s tinha-lo feito!

          alem de que corre habitualmente diverso software beta deles e nunca nenhum deles (publicado pela MalwareBytes) se comportou assim!

          BETA 4:

          mesmo problema (cria utilizador temporário), desta x com uma novidade;

          erro de NTDLL.DLL e manda reiniciar a máquina!

          após remover a BETA 4 já não se passa isso…..

  2. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Uso Mac, não preciso de entepulhar o meu pc de antivírus. Obrigado pela notícia à mesma.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Mete o Mac no…

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        epááá Rafael para que é isso? AHHH já percebi querias dizer “mete o Mac no …escritório”, claro que burro que sou!! Não me digas que usas um computador com o sistema que se chama “Janelas” seguido de qualquer??? ganda LOLOLOL

      2. Avatar de MLopes
        MLopes

        no mesmo sítio onde metes-te o teu computador junto com o windows e o malwarebytes, querias tu dizer! em cima da mesa por isso, certo? 😉

      3. Avatar de Sousa
        Sousa

        Contra factos… e recorre-se à velha dor de coto!

      4. Avatar de Wistfultale
        Wistfultale

        “No…”. Creio que deixaste a frase incompleta. Não te importas de especificar melhor?

    2. Avatar de Vlad
      Vlad

      Eu utilizo Linux como o meu SO principal que têm ainda menos malware que o Mac OS! Mas em quê que isto contribui com a noticia não faço a mínima ideia.

      1. Avatar de paulo
        paulo

        Há por aqui malta que só está para fazer contra-informação. Se calhar nem têm Mac (ou outros computadores/smartphones/sistemas operativos) mas estão aqui para fazer bullying, intimidar, criar um ambiente de ódio face a quem prefere os produtos da concorrência. Funcionários da MS? Who knows 😉 O melhor mesmo é ignorar.

    3. Avatar de N. Carvalho
      N. Carvalho

      … o rei vai nu…

    4. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      vai lendo outros artigos deste blog do ultimo ano para ver como tens razão 😀

    5. Avatar de Manel
      Manel

      Se o médico não me disser que tenho cancro eu tem vou achar que não tenho cancro… Ganha juizo no que dizes pá!

    6. Avatar de Miaggy
      Miaggy

      Isso mesmo, pensa que és intocável mas quanti mais popular um sistema maus apetecível é o alvo. Nem linux é inviolável

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Uso o kis a anos e ja tem isso tudo numa aplicaçao só.
    Nunca soube o que era ser infectado com kaspersky.

  4. Avatar de André
    André

    Aproveito esta notícia para colocar uma questão, uma vez que não sou expert na matéria.

    Tenho um computador cheio de problemas, nomeadamente a publicidade que apareve a torto e a direito quando abro qualquer página no browser (uso o Chrome). Em qualquer site, basta carregar num link qualquer e lá abre uma página de publicidade, aparecem sempre uma data de banners no cimo e do lado da página, etc. Chega até a fechar a página onde estou para aparecer uma página de publicidade.

    Tenho o kaspersky internet security, que já detectou alguns vírus e os eliminou. Usei também o Malwarebytes, que resolveu a situação por uns momentos (detectou mais de 200 ameaças e resolveu-as), mas criou outro problema: estava sempre a detectar alguma ligação “perigosa” e, com isso, estava até com problemas a ligar à internet (reconhecia a rede wifi, mas a internrt não funcionava).

    Por causa disso, desliguei o malwarebytes e o problema da publicade voltou!

    Alguém me pode ajudar quanto a este problema? Como posse resolver?

    Obrigado

    1. Avatar de cardoso
      cardoso

      Malwerbytes e bom mas e preciso saber utilizalo

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    instalei isso há uns meses atrás, e fui quase obrigado a formatar o computador, pq o software é tão bom, que me bloqueou completamente o acesso há internet, e se não fosse o “iobit” penso que teria sido obrigado a formatar o pc, não sei se foi do pc onde estava , mas nunca me tinha aconteçido tal coisa, (era um daqueles portateis do EE escola, que era do meu pai)

  6. Avatar de Turboman
    Turboman

    Ora aqui está um belo exemplo do marketing a funcionar. O problema do ransomware não são as familias e variantes já conhecidas como os casos que eles mostram aí no video. Isso já qq antivirus que se preze detecta e não deixa infetar. O problema são os desconhecidos e os que foram fabricados à uns minutos atrás que nenhum antivírus (e consequentemente esta ferramenta) não os consegue detectar

  7. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    … mais uma vez não consigo compreender o gozo e interesse que dá criar software malicioso.

    É curioso esta notícia aparecer 1 dia depois de ter visto pela primeira vez na vida um Ransomware a trabalhar (computador de uma fábrica usado unicamente para o envio de burocracias).

    Independentemente do descuido por parte de quem operava o computador em questão (e outros), nada invalida o facto de alguém com conhecimento na área ter criado um pedaço de software malicioso.

    Tendo em conta que em 100 pessoas apenas uma tentará efectivamente recuperar os dados, o objectivo nem é ganhar dinheiro é mesmo estragar o dia a terceiros. Se quer ganhar dinheiro, tenta criar algo novo que possa criar uma necessidade nas pessoas, não é bloquear o acesso a ficheiros que não são seus e não lhe pertencem (não é muito diferente de roubar, com a diferença que depois tenta vender o material roubado ao dono).

    Isto mete-me nojo e eu cá sei o que faria com um destes meninos se o apanhasse.

    Não, não é azia por ter sido afectado, é mesmo o facto de haver uma necessidade intrínseca do ser humano em estragar tudo em que toca.

    That’s why we can’t have nice things!

    Sei bem que isto é apenas o pico de uma enorme montanha que chega aos softwares de protecção (Anti-Isto e Aquilo), mas isso não invalida o que disse. Mete-me nojo!

    1. Avatar de joao
      joao

      Em parte tens razao, para que criar um este software malicioso?, mas enquanto durou os seus criadores ganharam milhoes de euros. Houve empresas que tiveram de pagar para recuperar ficheiros super importantes. E os meninos que criaram isto são russos, que provavelmente percebem mais disto que os funcionarios da Kaspersky e afins. Isto para eles foi um brincadeira em que ganharam milhoes.

  8. Avatar de N. Carvalho
    N. Carvalho

    Assisti a um ataque destes a um colega meu e é ASSUSTADOR, pior que um disco avariado. windows não obrigado.

    1. Avatar de Manel
      Manel

      O windows não tem nada a ver com o ransomware oh génio.

    2. Avatar de joao
      joao

      É assustador? O virus mordeu??

      1. Avatar de ZarkBit
        ZarkBit

        ransomware não perdoa, nunca deves ter apanhado nenhum

        Experimenta o cryptowall 4.0 e diz adeus aos teus dados

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Assustador, disco avariado? Caso para levar isso a um exorcista.

      Antes de tudo deveriam saber trabalhar com um computador, e depois sim ligava-se a internet!

  9. Avatar de Diogo
    Diogo

    Meninos da apple, tambem ja ha Ransomware nos sistemas operativos da apple. ate ja ha em linux. voces não estao livres. lol. nem sabem do que estão a falar. antes de comentarem pesquisem.
    Fico feliz em saber que já há ferramentas que previnem.
    Mas ainda faltam ferramentas para remoção. que eu acho ser mais complicado.

  10. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    As próprias empresas de ante viros contratam hakes para criar os viros … Assim elas sempre vam poder estar ganhando dinheiro… Sem viros sem dinheiro…

    1. Avatar de Marvel
      Marvel

      Teorias da conspiração.