Android perde fôlego na Europa e quem ganha é o iPhone e WP

139 Comentários

A Apple encetou esforços para convencer os utilizadores Android a deixar este sistema operativo da Google e a usarem o iOS no iPhone. Ao que parece, e segundo dados recentes do mercado, na Europa essa campanha está a ter resultados positivos para a Apple.

Um terço dos novos utilizadores do iPhone na Europa estão a mudar a partir do Android.

pplware_vendas_trime2015_00


Os dados que revelam esta tendência são mostrados pela Kantar WorldPanel onde podemos perceber que no primeiro trimestre de 2015, quase 33% dos novos utilizadores do iPhone tinham dispositivos Android anteriormente, alias, esta realidade serviu para o CEO da Apple se vangloriar na recente apresentação de resultados que mostrou um novo recorde de lucros da marca de Cupertino.

Nós vemos agora uma maior taxa de pessoas que trocaram do que vimos nos ciclos anteriores. A actual linha de iPhones experimentou a maior taxa de novos utilizadores vindos do Android que em qualquer dos três últimos lançamentos nos três anos anteriores .

Referiu o CEO da Apple Tim Cook

Para encorajar quem quer trocar, a Apple lançou, como mostramos, um guia passo-a-passo onde dá as dicas necessárias para que possam passar tudo o que têm no Android para o iOS e, em Março passado, iniciaram mesmo uma acção de descontos a quem quiser trocar o seu Android, blackberry ou Windows Phone por um iPhone, nas lojas da Apple. Embora seja uma acção interessante, como é muito recente ainda não deve ter sido o que mexeu o ponteiro nos dados da Kantar certamente, mostra, contudo, a ambição da Apple em continuar a pressionar o mercado dos concorrentes.

pplware_vendas_trime2015

Os dados são claros e mostram, um pouco por todos os principais mercados europeus, que há um aumento dos concorrentes do Android, por exemplo no quadro podemos ver que na Alemanha o Windows Phone cresceu 2,1%, na França o aumento foi de 5,8%, no Reino Unido, Espanha, Japão e Estados Unidos, por seu lado, o Android teve um ligeiro , mas a aposta da Apple nota-se bastante num mercado que se tornou importantíssimo, o mercado chinês.

A decisão de aumentar o ecrã do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus continua a tirar dividendos na China onde permite que a Apple tenha crescido 9,2% neste trimestre, passando agora a significar 26,1% de todo o mercado de novos smartphones vendidos. Aqui não há dúvidas de quem domina. No país onde há mais fabricantes de smartphones Android, como é o caso da Xiaomi, Huawei, entre outros, o mercado Android representa 72% das vendas, embora tenha encolhido cerca de 8%.

Embora a Xiaomi seja hoje o maior fabricante de smartphones na China, a Apple consegue ser o segundo, o que não deixa de ser espantoso quando vemos a diferença colossal de utilização dos sistemas operativos e essencialmente do preço dos smartphones.

 

Comentários

139

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gustavo
    gustavo

    A Microsoft vai ter uma palavra a dizer muito em breve.
    Desde que mudei para WP que não vejo nenhuma concorrência…..
    Com o Windows 10 a chegar à que fazer publicidade à Apple….

    1. Avatar de bruno
      bruno

      Sem dúvida. Mudei para wp a cerca de 1 mes e estou extremamente satisfeito.depois de me habituar nao quero outra coisa.gosto mt do nível de personalizacao de Android mas a eficiência do wp e fantastica. Ansioso agora pela versão 10

    2. Avatar de Liberal da Cerca
      Liberal da Cerca

      à que, o quê? O há é de haver. há que!! Fica lá com o teu wp para ver se ele corrige os pontapés na gramática da nossa língua materna… O desinvestimento na educação é o que dá!

      1. Avatar de KingDi
        KingDi

        LOL. Mas que raio tem isso haver com o WP???

      2. Avatar de Vlad
        Vlad

        Estou a ver que português não é o teu forte. A frase inicialmente escrita por Gustavo está correcta.

        O significado da palavra “há” está relacionada com o verbo existir. A forma mais simples de saberes se o uso de “há” está correcto, é trocares esta pela 3ª pessoa do singular / plural do presente do indicativo do verbo existir e vês se a frase resultante têm lógica. Por outras palavras substituis “há” por “existe” / “existem”.

        O “à” e uma preposição.

        “O desinvestimento na educação é o que dá!” Tens toda a razão…

        1. Avatar de Armando
          Armando

          Ó Vlad, por favor… Obviamente, “há que” é a forma correcta. Há que estudar mais, rapaz!

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          Achas que ali faz algum sentido que seja uma preposição!?
          Segue o teu próprio conselho… substitui há por outro tempo verbal e verifica que se faz sentido! E haver não é só sinónimo de existir, é tb sinónimo de TER.
          “Com o Windows 10 a chegar
          havia/tinha
          que fazer publicidade à Apple”

      3. Avatar de Slyzer
        Slyzer

        Fiquei mais confuso com o teu comentário do que com o do bruno… antes dar pontapés na gramática, do que mandar bitaites da gramática dos outros e usar isso como argumento. Ah! e já que gostas de criticar a gramática dos outros, para a próxima tenta usar “aspas” e “vírgulas” quando necessitares (só para não ficares mal visto 😉 ).

  2. Avatar de João
    João

    O WP tirando a frança e o Reino Unido, teve subidas de miséria e descidas. Globalmente o WP mantém-se quase estagnado. O IOS é obviamente o grande vencedor e concorrente ao Android.

    1. Avatar de João
      João

      Mas cuidado, não pensem que a Google anda a dormir… dentro de meses, acredito que vão haver mudanças drásticas no mundo Android…

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Para os novos modelos que sairem, e mesmo nem para esses basta uma samsung ou htc ou qq outra marca chinesa lançar o telemóvel com um SO mais antigo. E todas essas mudanças que possam existir caem por terra.

    2. Avatar de 1berto
      1berto

      A Microsoft “abrandou” a aposta nestes últimos meses, pois tem o Windows 10 a sair este ano e está a reunir esforços para o seu lançamento.

      Uma amostra disso, é este ano não ter sido lançado um flagship, pelo que só será lançado (e vão ser logo 2) quando sair o Windows 10. A Microsoft está ainda a alterar as lojas Nokia pelo mundo fora, para lojas e “kioskes” da Microsoft. A Mircosoft também realizou à pouco tempo uma parceria com a Xiaomi, para poder transformar os terminais Android em Windows 10.

      Ainda assim, no Natal a Nokia/Microsoft foi a 3ª empresa que mais smartphones vendeu, atrás da Apple e Samsung.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        “Ainda assim, no Natal a Nokia/Microsoft foi a 3ª empresa que mais smartphones vendeu, atrás da Apple e Samsung.”???
        onde?
        deves estar a confundir com os números que incluem os “velhos” telemóveis para além dos smartphones.

        1. Avatar de NewJ
          NewJ

          Cá de certeza que foi.. Ou ves muitos xiaomis por aí?

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            há muitas mais marcas que vendem mais do que a Microsoft no global, o que torna algo irrelevante achar que a Xiaomi vende mais ou menos…

          2. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            E cá é exemplo para alguém? Num país onde vais a manifestações de desempregados, e está tudo a filmar com iPhones e Galaxy S5 está tudo dito…

        2. Avatar de 1berto
          1berto

          Nunes, como disse no Natal…

          O Natal é altura de oferecer telemóveis, e normalmente é onde as marcas mais conhecidas se destacam em relação às chinesas, etc.

          Podes procurar na net o que disse… Basicamente a Apple e Samsung tiveram praticamente 70% das vendas no Natal, estão a Nokia/Microsoft em 3º lugar com 5,8%.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Continuas a não dizer onde é que viste 5,8% das vendas!!! Se formos a pegar nos resultados globais de vendas [pela IDC e Gartner] para os meses do Natal a Microsoft nem aparece nos primeiros 5 lugares, quanto mais no 3º, aliás a Microsoft perdeu quota de mercado dum ano para o outro dado o crescimento de vendas ser inferior ao mercado.

          2. Avatar de 1berto
            1berto

            @Nunes

            Meses do Natal? Lol

            Anw… O relatória é da Flurry, em que basicamente contaram o número de dispositivos que foram ativados nos 3 dias seguintes ao Natal.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            Activações não são vendas, nem reflectem a actividade comercial real! Os dados da Flurry dependem demasiado da localização, hábitos e aplicações em cada aparelho [a Flurry mede através das aplicações que usam o seu software]. É o tipo de estudo que deve ser lido com muito sal, ou será que realmente achas que mais de metade das vendas no mundo inteiro foram iPhones!???
            E sim meses do período do Natal, as pessoas não compram no dia de Natal, nem os dados de vendas são contabilizados dessa forma!

          4. Avatar de 1berto
            1berto

            @Nunes

            Claro que acredito que mais de metade das vendas do Natal são iPhones. É o um dos telemóveis mais desejados, e oferecidos pelos papas, etc.

            Como disse, as vendas de Natal, são as que são oferecidas no Natal, se estiveres a contabilizar as vendas de um trimestre, engloba compras pessoais e compras do Natal.

            E o facto de eles contabilizarem por aplicações, apenas não mostra os números reais, mas sim a tendência do mercado.

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            Não 1berto, o facto de contabilizarem pelas aplicações é derivado do seu ramo de actividade ser análise do mercado de aplicações, não análise de mercado de vendas de smartphones! Os dados que com tanta força queres que representem vendas de Natal não passam de uma curiosidade derivativa, enviesada por muitos outros factores, entre eles a apetência para as pessoas descarregarem aplicações em cada plataforma ou mesmo a localização.
            Ninguém no seu bom juízo vai acreditar que as vendas de Natal da Apple representaram mais de metade de todos os smartphones vendidos no mundo, quando as verdadeiras análises de mercado mostram que nesse período a Apple terá tido 20% de quota e a Microsoft 3%. A tendência é que a Microsoft perdeu quota de mercado!

  3. Avatar de ....
    ….

    Era engraçado ver um de Portugal. Penso que daqui a uns 5 anos a WP vai ter uma cota de mercado lá para os 30 por cento.

    1. Avatar de asdbvbc
      asdbvbc

      duvido que chegue tao alto mas acredito que suba

      1. Avatar de ....
        ….

        Não duvido assim tanto, eu ja tive Android , atualmente tenho Iphone e penso no futuro mudar para WP. As pessoas usam Android ao inicio porque é dos mais acessiveis monetariamente (isto porque o WP ainda é uma coisa nova) mas ao aperceberem-se que não é um grande SO vão mudando, mas encontravam na Apple uma marca bastante dispendiosa e poderiam não achar que valesse a pena a mudança.
        Wp vai receber muitas dessas pessoas canalizadas talvez bem mais que a Apple que a meu ver ( depois de ter usado) apesar de ser um grande sistema ( melhor que Android) não vale o dinheiro.

        1. Avatar de ....
          ….

          mas para que isto tudo aconteça é necessario que o Windows 10 seja bastante fluido e sem grandes erros ( o que parece estar a acontecer) e que seja eliminada a maior lacuna , as falta de apps sem ser genericas ( o que parece que tambem vai acabar).

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          As pessoas são” burras”, usam o que tiver mais publicidade, lá sabem o que é um sistema operativo.

    2. Avatar de João
      João

      30% é impossível. Agora 10% já acredito. A Apple e a Google não andam a dormir. E se vocês pensam que a Google não vai reagir a estas quedas… é porque ainda não sabem o que é a Google. A Google se for preciso vai começar a dar smartphones, para manter estas cotas de mercado.

      1. Avatar de LP
        LP

        Não é a Google que anda a oferecer descontos em troca de outros.

    3. Avatar de ACS
      ACS

      Eu mudei para wp em fevereiro já a pensar no wp10 mas o wp8.1 conquistou. Quem usa android e depois experimenta windows não quer voltar.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Em 2013 mudei de Android para WP um pouco por acidente e agora não quero outra coisa. Primeiro estranha-se depois entranha-se.

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Quando tiver 70 anos e muita falta de vista mudo para WP, aí vai fazer muita falta aqueles tiles enormes.

        1. Avatar de Alvaro Costa
          Alvaro Costa

          😀 Sabias que os tiles podem ficar pequeninos, pequenos, grandes e gigantescos (mas só com o Windows 10)?
          Pois é.. Só tu e as sondagem em Inglaterra! Parecem saber pouco do que falam!

    4. Avatar de int3
      int3

      Só conheço 1 pessoa com WP. 1!!

      1. Avatar de Darth
        Darth

        Ninguem tem culpa por viver teso e num bairro social. Nao te recrimines

      2. Avatar de Etnic_bOy
        Etnic_bOy

        Lá vem o hater da Microsoft, o que é que nos interessa o número de pessoas que conheces com Windows Phone? LOOOL se conheceres duas pessoas e uma usar Android e outra iOS significa que ninguém usa WP?

  4. Avatar de Mikes
    Mikes

    E em Portugal, há números?!
    Cada vez vejo mais WP por aí a passear! 😀

    1. Avatar de 1berto
      1berto

      Em Portugal estima-se 6,5% de market share em 2014, (5,2% em 2013).

      1. Avatar de int3
        int3

        Que é basicamente o market share do Linux lol.

        1. Avatar de 1berto
          1berto

          Pois, mas o Linux já existe à mais de 20 anos…

  5. Avatar de ricardo
    ricardo

    Exactamente.. O lumia 1520 continua uma máquina… O wp 8.1 esta muito bom.. A interação que tenho com o meu portatil e perfeito.. Tudo sincronizado.. E a preços bem mais acessiveis que os preços da Apple. Deixei o meu iphone para trás e o Galaxy s2 na altura… So troco por outro lumia… Ou seja, em 2016 quando a nokia lançar outro destes…

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Quando a Microsoft lançar outro desses, a Nokia não lança mais.

    2. Avatar de Artur
      Artur

      A nokia so pode lancar smartphones em 2016. Contudo eles disseram que n vão fabricar mais. Para reforcar a minha ideia basta veres que eles ha pouco tempo compraram a alcatel lucent

  6. Avatar de Carlos Santiago
    Carlos Santiago

    Normal, depois de usar uns meses, fica-se farto do Androd.

    Windows Phone está muito forte.

    1. Avatar de 1berto
      1berto

      Eu adoro WP… Comprei um Lumia 520 à 2 anos só para experimentar, gostei tanto que passado 3 meses (na altura) comprei um Lumia 920, que ainda está aí para as curvas passado mais de ano e meio…

      A interface é muito mais intuitiva com os tiles, e quando fazemos alterações, elas acabam por ser muito mais refrescantes do que andar a mover ícones nos menus Android.

  7. Avatar de ze
    ze

    nem sei como alguem ainda usa android com sistemas tão mais estaveis e bem construidos

    1. Avatar de LP
      LP

      Se soubesses provavelmente também usarias…

      1. Avatar de int3
        int3

        +1
        windows sempre foi sinônimo de instabilidade. não é bugs é mesmo o kernel

        1. Avatar de Etnic_bOy
          Etnic_bOy

          Windows não é Windows Phone, se não sabes não falas!

        2. Avatar de 1berto
          1berto

          Olha, desinstala aí o Vista se faz favor… No Windows 8 não tenho nenhum problema.

          1. Avatar de Alvaro Costa
            Alvaro Costa

            Se calhar ainda usa o Windows Millennium (ou será muito novo para ele????)

        3. Avatar de NewJ
          NewJ

          Achar que WP é mais instável do que Android, é do mais ignorante que já ouvi por aqui. Se ha uma característica que define o WP é a estabilidade.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Nem toda a gente está disposta a pagar 300 e tal euros num telemóvel, pelo que o iOS deixa de ser uma possibilidade e há quem goste de variedade de aplicações pelo o que o Windows Phone também não é grande opção. Todos os SO’s tem as suas desvantagens e vantagens. BTW o Android é open source por isso porque não resolves tu os problemas do Android? Tenho a certeza que serias capaz…

  8. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Um novo utilizador deverá ser proveniente das seguintes origens:

    3) smartphone (outras plataformas);
    2) dumbphone;
    3) no phone;
    4) multiple phone

    Podia tecer comentários sobre 2), 3) e 4) Mas todos concordamos que os novos utilizadores de uma determinada plataforma serão cada vez mais de um utilizador já com smartphone vindo de outra plataforma.

    Se os utilizadores android são absurdamente mais que os utilizadores de outras plataformas não iPhone, é natural que com o passar dos anos este valor até aumente.

    Estavam à espera que o a percentagem de ex utilizadores WP rivalizasse em percentagem com ex-utilizadores Android?

    Sinceramente este valor pouco diz.

    Será mais interessante ver de onde provem os outros 67%

    Os utilizadores com multiplos smartphones são maioritariamente empresariais. Estarão as empresas a dar aos seus colaboradores cada vez mais iphones?

    Claro que poderão também argumentar que quem ainda tem dumbphones são os velhos e a migrarem para smartphones fazem-no para iphone.

    Podemos fazer muitas mais perguntas, mas dizer que os novos utilizadores provem da plataforma dominante pouco diz.

    1. Avatar de Vítor M.

      É normal que se a Apple ganha mercado os utilizadores ou são novos, muita gente que tem smartphones pela primeira vez, que deve haver milhões todos os dias, ou são de plataformas ainda antigas, muita gente ainda tem os telemóveis tradicionais de botões que, com as operadoras a pressionar o mercado dos pacotes de dados, estes acabam por aderir aos smartphones (vemos isso por exemplo nos pacotes da NOS), outros são utilizadores que não se conseguiu identificar a proveniência e podem vir também do Android como da Blackberry, Windows Phone, ou até mesmo da Symbian.

      Não há muitos mais lados de onde possam vir, principalmente porque estamos a falar em mercado amplamente povoado por estas marcas.

      Claro que quem troca não é quem usa dispositivos Android de topo, mas esses também não são o grande bolo do Android, não são esses que dão a vantagem no mundo ao Android, são aqueles que têm um telemóvel de mexer com o dedo, os que não conseguem ter uma experiência em condições do que é verdadeiramente o Android, um Lollipop a funcionar em condições, isso não está ao alcance de 90% dos utilizadores Android, logo… há uma massa critica enorme que pode sair para outras plataformas, umas mais baratas, como é o Windows Phone, e outras mais atractivas e caras, como é o Iphone (e aqui justifica o enorme mercado dos usados. É impensável à luz da evolução da tecnologia ver um iPhone 4 custar 200 euros, é estranho mas é real).

      1. Avatar de knom
        knom

        SYMBIAN a mandar beijinhos daqui 😛

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        ” (e aqui justifica o enorme mercado dos usados. É impensável à luz da evolução da tecnologia ver um iPhone 4 custar 200 euros, é estranho mas é real)”

        Pois é…

        Mas esqueces-te que nem toda a gente quer um telemóvel topo de gama hoje em dia…

        E por 200€ é, sem qualquer margem para dúvidas, o mais bonito no mercado Português, e não sofre de problemas que sofrem esses telemóveis baratos Android: ecrãs capacitivos que detectam mal o toque, software cheio de bugs, fraca qualidade de construção, fraca recepção, assistência inexistente, etc…

        1. Avatar de Vítor M.

          Paulo, eu refiro que com tanta evolução e os preços de tantos dispositivos a baixar todos os dias… que 200 euros por um smartphone de 2010 é algo que só uma marca consegue e por algum motivo. No que toca aos outros pergaminhos que falaste… bom concordo com alguns e outros nem por isso, mas há uma realidade, é que nenhuma outra marca consegue que um seu dispositivo com 5 anos esteja no mercado a esse preço.

          1. Avatar de Hapéle
            Hapéle

            Quem quer IOS tem de comprar Apple, senão não tem. Por isso vendem ao preço que querem e quem quer, pois paga o que pedem. É 200€ por um telemóvel com 5 anos, temos pena. Não é só porque é conceituada ou porque é a melhor em IOS, é a única. Se assim não fosse acontecia o mesmo que as outras marcas, já não tinham e já não vendiam.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Hapéle
            Não é a Apple que vende um telemóvel com 5anos por 200 euros, é o mercado de usados! É um reflexo de como as próprias pessoas valorizam os aparelhos, não a Apple!
            Se o hardware e software não tivessem qualidade ninguém comprava a esse preço!

          3. Avatar de Hapéle
            Hapéle

            A Apple comercializa os seus aparelhos muito antigos a preços estupidos e que vende em 2a mão faz o mesmo, quem quer ios sujeita-se, enquanto nos outros sistemas como são usados por várias marcas não podem fazer isso. Oferta-procura, mais nada (e status claro).

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Hapéle
            A Apple já não vende o iPhone 4 há quase 2 anos! Por isso se alguém quer comprar agora por 100-200 euros é porque o vêem com esse valor, não tem nada a ver com qualquer controlo da Apple.
            A lei da oferta e da procura no mercado de usados tem pouco a ver com a variedade de marcas, pois é a oferta e procura de aparelhos específicos! Se as pessoas não estivessem dispostas a pagar, o preço baixava quase que automaticamente.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          epa no android não sei mas o meu lumia 735 foi 220€ desbloqueado já há 6 messes e tem dos melhore ecrans do mercado e um touch que até é demansiado sensivel as vezes, tem uma contrução otima quase parece unibody embora não seja, assistencia bem não sei e espero não saber…

        3. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Por 200€ tens um Moto G da Motorola, que não tem desses defeitos.

        4. Avatar de raz0r24
          raz0r24

          O que não falta hoje em dia são smartphones com WP e Android ao preço da “uva mijona” (150/200 euros) sem esses defeitos.

          Não falta oferta. Isso é certo.

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      Creio que a interpretação mais correcta da afirmação que é feita é que 33% corresponde à percentagem de todos os compradores de iPhones nestes 3 meses, sendo que os 67% inclui pessoas que trocaram de iPhones ou outros sistemas, etc!
      Visto desta forma não só bate certo com o que a Apple tem vindo a dizer sobre haver muitos novos utilizadores à plataforma originando do Android, como é coerente com outros estudos nos outros anos que mostravam que já há algum tempo era do Android que vinha bem mais de metade dos novos utilizadores no iOS, indicando pelo menos 15% ou mais de todas as vendas.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      eu passei de symbian para dumbphone e de dumbphone para WP e não tenho ideias de mudar, a minha irmã e mãe ambas tem smartphone com sistema propriatario samsung logo entra na categoria outros, o meu pai ainda tem smartphone symbian, será uma questão de tempo até ser 4 wp cá em casa mas quando isso acontecer será 3 utilizadores de outros sistemas que não android nem ios a passar para wp, algo que acabou de dizer que não acontece assim tanto…
      e lhe garanto que existe muita gente ainda sem usar ios android ou wp…

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ainda bem! Movimentação dos utilizadores entre plataformas é sempre bom! Mais competição, mais inovação e constante melhora!

  10. Avatar de Paulo
    Paulo

    A Apple precisa de se concentrar na zona €, é a única zona que o iPhone tem vendas tão baixas…

    1. Avatar de knom
      knom

      eles já tem os outros mercados todos, até África!!
      europa é o mercado pequeno

    2. Avatar de João
      João

      A zona Euro passa por uma crise financeira, é essa a razão. Por exemplo nos EUA e na China o iPhone vende, vende, vende e o WP tem vendas miseraveis. Na Zona Euro em alguns países é o oposto, porque o WP é mais acessível, para o pessoal que não abunda em dinheiro e quer um sistema operativo mais estável.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Uma das principais razões de vendas altas de iphone na China é status! 😉

      2. Avatar de NewJ
        NewJ

        Então a França e Alemanha, os países onde o WP é mais forte na Europa, são países pobrezinhos, tao pobrezinhos que toda a gente mesmo de outros continentes quer ir para lá.. Vê só..

      3. Avatar de Kekes
        Kekes

        Sim na China o pessoal ganha todo muito dinheiro. Andam todos com iPhone. Que luxo de pais.

        1. Avatar de João
          João

          Ficas-te parado no tempo? Estás em 1990? Conheces a China de 2015? Davas-te ao luxo rapaz.

          1. Avatar de João
            João

            *ficaste

          2. Avatar de int3
            int3

            +1
            Ninguém conhece a china

          3. Avatar de Helder Coelho
            Helder Coelho

            Pelo desculpa mas tive de comentar… Um país que anda mais de metade da população de máscara na rua devido a “boa” qualidade do ar, trabalho infantil, vivem em aglomerados de 10 m2, leis e regras que não lembram ao diabo….. Pelos vistos até parece estarmos a falar de países diferentes….

        2. Avatar de Darth
          Darth

          Nao, é uma percentagem pequena… Mas uma percentagem pequena em 1000 milhões, é muito

      4. Avatar de PorquinhoBranco
        PorquinhoBranco

        Europa é provavelmente o mercado com os consumidores mais informados e conscientes das relaçoes qualidade preço…..por isso é que a Apple nao domina!
        E não é so na China que Iphone é status!

  11. Avatar de Fakir
    Fakir

    É só doutorados em sapiência tecnológica, estribada em clichés.

  12. Avatar de millers
    millers

    a minha cara preocupada em o android cair. compro o que me apetecer e o resto para mim é treta.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Estás preocupado o suficiente para escrever um comentário…

      1. Avatar de millers
        millers

        e tu gostas de ver coisas onde elas não existem

    2. Avatar de Darth
      Darth

      Nao tens no ao que o teu comentario nao faz sentido, pois nao? Claro que todos pensam pela sua cabeca, a i teligencia nao parou em tua casa

  13. Avatar de gFan
    gFan

    “Android perde fôlego na Europa”
    Continua a ser o sistema operativo mais usado, acima de 50% o resto são minorias.

    O tópico devia ser: No Japão Android vence maioria contra o iOS

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      No Japão compraram os iPhones 6 todos no último trimestre de 2014, é natural que as compras no trimestre seguinte tenham caído 😉

      Fazes ideia de quais foram as quotas de mercado nas vendas do quarto trimestre de 2024 – segundo a mesma Kantar:

      – iOS 60,2%
      – Android 38,3%.

  14. Avatar de Sapo
    Sapo

    Após 3 meses com wP voltei ao android. É bom é bom mas também tem os seus problemas, para o meu uso o android é superior. Mas ainda bem que existe concorrência se não a evolução estagnava.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Qual o principal motivo de ter voltado novamente a android? Aplicações?

  15. Avatar de NewJ
    NewJ

    Excepto na Espanha
    Se repararem, Espanha é o pais da Europa mais parecido com a China
    É que simplesmente nao se encontram WP à venda em Espanha por isso claro que não vendem. É só Android, grande parte chineses com rebrand tipo BQ

    1. Avatar de Hapéle
      Hapéle

      É que simplesmente nao se encontram WP à venda em Espanha – até produzem telefones com WP…

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Nota-se que não costumas andar muito por Espanha.. 1o vê no grafico e já tiras conclusões.
        2o vai a uma Mediamarkt em Espanha e diz-me quantos WP vês à venda. A ultima vez que passei lá (recente) vi um WP baixa gama lá para o meio das dezenas de Androids. iPhones vês 2.
        Volto a dizer, olha o grafico.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          bem se fores a radio popular torres novas não encontras um unico WP, na de santarem tem lá o novo 640 e um 520 perdido lá para o meio…

          1. Avatar de NewJ
            NewJ

            Radio Popular não é referência a vender smartphones/telemóveis..

          2. Avatar de Rui C
            Rui C

            Rádio Popular não é referencia para ninguém, de tao decadente que é.
            Além do grupo andar aos anos em dificuldades financeiras, e a vender ao preço que compram só para pagar as facturas aos fornecedores. A maior parte deles só lá mete mercadoria depois de estar liquidado o pagamento.

            Pois …

          1. Avatar de NewJ
            NewJ

            Vou repetir, vai lá ver o grafico que tem nesta notícia. Espanha é onde Android é mais esmagador e ainda continua a aumentar, wp e ios quase insignificantes.
            Agora faz o favor e vai a Espanha comprovar pelos teus próprios olhos quantos WP encontras expostos numa MM.. Arr que és teimoso. Mesmo na listagem do site tem poucos modelos.

    2. Avatar de Kekes
      Kekes

      As operadoras não estão interessadas em wp em Espanha. No outro dia tive na loja da Orange e o homem da loja disse que tem ordens para vender ou iPhone ou Android pois esses e que facilitam que as pessoas tenham contractos de 50e mês para terem o telemóvel de 600e pagos a prestações. Como o wp não tem flagship a muito tempo não interessa.

      1. Avatar de Vítor M.

        E não falou no consumo de dados? Um disse-me que a malta do WP não consome muitos dados porque é um sistema pobre em apps e que mesmo o navegar não é apelativo.

        1. Avatar de NewJ
          NewJ

          Espanha, Android está de pedra e cal, é como se não existisse outra coisa.

          1. Avatar de Vítor M.

            Mas em Madrid o que mais se vê são iPhones nas mãos da malta no metro 😀

          2. Avatar de NewJ
            NewJ

            Mas a tabela da Kantar não diz isso. Se calhar iam para um encontro de utilizadores ios .
            Em cada 20 pessoas, menos de 2 têm iphone, e em 50 pessoas 1 teria WP, é isso que diz o gráfico.

          3. Avatar de LP
            LP

            “Se calhar iam para um encontro de utilizadores ios ”
            xD

  16. Avatar de Paulo
    Paulo

    Quem passa de Android para Windows Phone nem sequer pensa voltar novamente para o Android.

    1. Avatar de millers
      millers

      fui utilizador de android, comprei depois um windows phone e voltei novamente para android. precisa o wp muito para melhorar. não é ver o android a cair ou ios a crescer

      1. Avatar de Etnic_bOy
        Etnic_bOy

        Deves ter sido o único. Sentiste falta de passares o dia a procurar a rom não oficial com menos bugs? LOL

  17. Avatar de LP
    LP

    A meu ver havia muita gente presa ao Android por causa do tamanho do ecrã…

  18. Avatar de João
    João

    A zona Euro passa por uma crise financeira, é essa a razão. Por exemplo nos EUA e na China o iPhone vende, vende, vende e o WP tem vendas miseraveis. Na Zona Euro em alguns países é o oposto, porque o WP é mais acessível, para o pessoal que não abunda em dinheiro e quer um sistema operativo mais estável.

    1. Avatar de Pedro Peixinho
      Pedro Peixinho

      crise? Em Portugal ganho 3200euros por mes, com 11 ano embora no meu tempo haviam outras possibilidades que agora reconheco ser mais dificil.

      1. Avatar de Rui C
        Rui C

        E descontas tudo o que ganhas? LOL

    2. Avatar de Pedro Peixinho
      Pedro Peixinho

      compro WP nao pelo preco mas sim porque adoro os live tiles, icones estaticos do ios ou os widgets mal feitos do android nao me convencem.

  19. Avatar de Pedro Peixinho
    Pedro Peixinho

    Ja tinha dito que com a chegada do W10 a grande maioria dos android users (que nao sao nada geeks, mas sim gente que quer um tlm barato e pratico) vao converter se ao WP. No futuro so mesmo os techy e que vao usar o android, o WP é mto mais fluido, rapido, eficiente, com melhor autonomia e suporte 3anos. Agora que vai receber apps universais e ser integrado com W10 no pc…so vejo o iphone como concorrente. O android estagnou completamente…e a versao 5.0 arruinou qq esperanca de melhoras.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Vê se que nunca usas te o lollipop, ou se usas te não sabes do que falas.

      1. Avatar de Pedro Peixinho
        Pedro Peixinho

        Fandroid detected. Meu Caro, ja usei e sei do que falo ao contrario de ti. Android tem mtos problemas no 5.0, e o WP tem a fluidez que o android nunca tera. Vive com isso.

        1. Avatar de millers
          millers

          actualizações das app no wp é uma treta

          1. Avatar de Etnic_bOy
            Etnic_bOy

            Atualizações de software no Android é uma treta.

  20. Avatar de JM
    JM

    Os números não mentem! Android domina em toda a linha e se um dos países tecnologicamente mais evoluído (Japão) desmentia a afirmação a favor do IOS, houve uma clara inversão de tendência.

  21. Avatar de PENSO HIGIÈNICO
    PENSO HIGIÈNICO

    Ora, ora! Tive na mão um Lumia 640 XL e também experimentei um 640 LTE Dual Sim. A sensação é estranha ao pegar na mão a máquina de 5 p, pois tenho a sensação que vai cair ao chão e espatifar-se! Na verdade, estou habituado ao meu Iphone 4s e talvez sinta falta de peso no Lumia. Desisti de adquiri um 640 Dual Sim LTE para substituir o Iphone e vou substituir o meu velho Nokia por outro Iphone 4s que vou comprar por € 150,00 no OLX, ainda com um ano de garantia. E esta, hein?! E digo também bye bye ao HTC One M8 Windows phone

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      150€ por um aparelho desactualizado e em fim de vida!
      … Ok…

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Nem sei para quê comentar..

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      150euros comprava o lumia 640 e ainda sobrava para um jantar com a namorada, muito rapido já com pedometro..o iPhone 4s? Arrasta se no ios8

  22. Avatar de PENSO HIGIÈNICO
    PENSO HIGIÈNICO

    Relativamente ao HTC One m8 Windows Phone esclareço: tentei adquiri um exemplar novo ou usado no ebay, pois como sabem o modelo não é vendido for a dos USA. Acabei por desistir, pois o preço torna a compra proibitiva, nomeadamente em novo, devido aos encargos fiscais. Talvez o modelo com wp venha futuramente a ser comercializado na Europa. Aí há que ponderar uma possível compra. Até porque o Htc one é lindo, seja ele o One M8 ou o M9. Agora com droid instalado,… não obrigado!

  23. Avatar de Luís
    Luís

    Os sistemas superiores (iOS e WP) começam a recuperar, o que é normal pois aos poucos as pessoas começam a perceber que o Android é uma confusão e só mesmo nalguns topos de gama é que se safa.

    Quem quer estável/fiável/simples com STATUS: iPhone
    Quem quer estável/fiável/simples ECONÓMICO: Windows

  24. Avatar de Pedro Correia
    Pedro Correia

    Sem querer “desconcentrar” os comentadores androidistas, WPhonistas e iPhonistas, etc. não podia deixar de falar das novas Blackberry. Eu pelo menos conhecço razoavelmente bem os Androids e iPhones (WP conheço mas não em detalhe), e posso assegurar que o BB OS10 fica à frente deles todos. Pelo menos em capacidades de comunicações e messaging profissional. É uma verdadeira máquina de comunicações. E a correr as aplicações Android melhor do que os próprios Androids (!!), não vejo concorrência à altura. Excepto, como referi, os WP porque nunca os aprofundei, mas hei-de aprofundar mais que não seja para a satisfação de ver o BB superior ao WP (assim o espero…).

  25. Avatar de int3
    int3

    ubuntu phone é que é bom!!!

    1. Avatar de Etnic_bOy
      Etnic_bOy

      Para ti tudo o que não seja Microsoft é bom.

  26. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    O número que conta:

    – Um cada três compradores de iPhone/iPad vieram do Android.

    O iPhone 6 e 6+ está a fazer miséria na concorrência.

    http://www.phonearena.com/news/A-third-of-iPhoneiPad-sales-came-from-Android-switchers-within-Europes-5-biggest-markets-in-Q1_id69014

    1. Avatar de Ss
      Ss

      Sim subiu. Mas no fim o sistema mais usado no mundo inteiro é o android. Todos os países, quer em numero de activações quer em número de usuários, o maior número de utilizadores são… Android. Esses números são a realidade. O ponto forte do Android versus ios/wp é o facto de este ser open. Enquanto tens o iphone 6 mais o plus, são 2 apenas. Contra Galaxy S6, Htc one, Lg g4, asus zenfone 2, oneplus one, nexus 6 etc. Flagships não faltam. Podes ficar todo contente com migalhas mas no fim quem tem a maior fatia do bolo é o Android. Temos pena.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Não vale a pena misturar factos com fantasias 😉

        – Facto – o sistema mais usado no mundo é o Android

        – Fantasia – os flagships Android vendem mais do que o iPhone.

        O que faz a diferença são os Android de gama baixa/média. E não é por serem open source. É por serem baratos. “Ah, mas os WP também são baratos”. Pois são, mas os fabricantes chineses não se interessam pelo WP. Por isso na China não passa de um vestígio.

        P.S. No que toca à distribuição dos lucros dos smartphones os Android não ganham para o “pitroli”, com exceção da Samsung, em que estão em queda acelerada.

    2. Avatar de 1berto
      1berto

      O problema do iPhone 6, é que já devia ter saído à demasiado tempo…

      A Apple, como é a única fornecedora de Hardware, controla a evolução do mesmo de modo a controlar o consumidor, e assim este compra novos dispositivos a cada ano, pois estes trazem algo que o mercado já pedia à 2/3 anos atrás.

      O iPad é um exemplo disso… Não recebe qualquer melhoria significativa devido ao estar a controlar o mercado dos tablets, no entanto, daqui a 1/2 anos, lançam um iPad com kickstand, ou caneta e teclado, e lá vão os consumidores comprar outro iPad, quando no mercado já existem essas opções (de hardware) à vários anos.

      É uma pena, ver uma empresa como a Apple, porque também têm coisas boas, a ser ela própria uma das barreiras à inovação.

      1. Avatar de Vítor M.

        Acha? Em termos de estrutura? Em termos de ecrã? Em termos de identificação biométrica? Em termos de arquitectura? Em termos de integração com o ecossistema? Olhe para o conjunto em si basicamente!

        Basicamente o iPad está moderno para não ter concorrência até hoje, é de reparara que tem já 5 anos de mercado sem concorrência, isso mostra o quanto está moderno.

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        ” e assim este compra novos dispositivos a cada ano”
        onde é que foste buscar essa ideia!??? O facto de a maioria das pessoas com iPhones ter contratos com as operadoras, torna as trocas a cada ano pouco convidativas… a média está nos 2 anos e é isso que a Apple espera, daí o seu ciclo de desenvolvimento de novos modelos do iPhone. Os novos utilizadores da plataforma têm um forte peso no aumento das vendas, e para a Apple não é um problema… Não só tem vindo sempre a crescer as vendas nos últimos anos, como agora e numa altura bastante importante, conseguiu um aumento muito significativo nas vendas em 2 trimestres consecutivos.

        “controla a evolução do mesmo de modo a controlar o consumidor”
        cada teoria mais maluca! Qualquer iPhone que a Apple apresentasse seria sempre segundo essa tua teoria um modo de controlar o consumidor… nunca conseguiria comprovar o contrário, pois para ti, ao que parece, ter empresas diferentes a desenvolver hardware e software é que é bom para o consumidor.

      3. Avatar de Rui C
        Rui C

        Soltei uma gargalhada ao ler o teu comentário.
        Claramente não fazes ideia o que um iPad tem, e o quanto está moderno.

      4. Avatar de 1berto
        1berto

        Boa, 3 utilizadores (que me responderam) não vão comprar o iPad (Pro) que já é um rumor, porque esse vai ser antiquado.

        Moderno é como ele existe, sem grandes diferenças em quê… 5 anos?

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          tens noção que há muito tempo que há canetas e teclados par ao iPad!?
          Só porque a Apple não apresenta a sua solução não quer dizer que as pessoas não tenham essa possibilidade no iPad.

  27. Avatar de Invision
    Invision

    É engraçado ver estes comentários, principalmente de malta dos WP com necessidade de afirmação…lol

    1. Avatar de 1berto
      1berto

      Por acaso sim… Mas acho que isso é bom. As tendências começam sempre com algumas pessoas a gostarem tanto de algo que sentem a necessidade de partilhar isso.

      Eu já fui grande admirador da Google, e à uns 5 anos, se olhasse para a Microsoft não lhe dava valor nenhum, mas desde à 2 anos, que é sem dúvida a empresa que mais me chama à atenção. Têm inovado bem, apresentado produtos muito bem pensados, e mereciam muito mais atenção do público geral.

    2. Avatar de NewJ
      NewJ

      Isso era à uns tempos atrás.. Agora são é cada vez mais utilizadores, a darem conta o quanto estão satisfeito. Não é nada forçado, é mesmo natural porque é o que é.