Android 5.1 e 5.2 já foram descobertos a correr no Nexus 5

35 Comentários

O lançamento da versão 5 do Android, a Lollipop, veio trazer uma mudança grande a este sistema operativo e à forma como o Android está nos equipamentos.

Depois de um arranque lento e com alguns problemas, o Lollipop começa agora a massificar-se e a estar disponível para uma franja de equipamentos ainda maior.

Mesmo com este alargamento a Google começou já a tratar da próxima versão e esta surgiu agora nos primeiros testes num Nexus 5. Isto mostra que o Android 5.1 está mais perto de chegar aos smartphones.

nexus_5

Ainda não se sabe muito sobre a nova versão do Android Lollipop, mas que ela está a chegar é uma certeza. Para além de se a evolução lógica e esperada, esta versão foi já anunciada de forma informal pela Google.

Mas ainda sem ter uma data prevista de apresentação ou de lançamento para os dispositivos Nexus, a Google tem estado a realizar testes a estas novas versões.

Como resultado desses testes, foi agora descoberto a primeira prova da sua existência. Foi detectada numa das páginas de resultados de testes do Geekbench os primeiros resultados da nova versão 5.1 e também os resultados de uma possível nova versão, a 5.2, ambas em utilização num Nexus 5.

Isto prova que o Android 5.1 está mais perto de chegar aos utilizadores e que muito em breve os diferentes equipamentos da linha Nexus vão ter aceso a esta nova versão do Lollipop.

Android Lollipop 5.1

Não se espera que esta nova versão do Android venha trazer novidades de fundo, mas sim que venha resolver algumas questões que estão a afectar os dispositivos Nexus, bem como outros, e em particular o Nexus 5.

nexus_5_benchmark

Este equipamento tem sido alvo de problemas relacionados com a bateria, que está a ter consumos anormais e que se esgota de forma rápida demais.

Para além deste problema, a Google deve também corrigir problemas de gestão de memória, bem como outros bugs que entretanto surgiram, relacionados com os consumos de dados e correcções na função “Ok Google”.

Uma das possíveis novidades que podem surgir nesta versão é o retorno do modo silencioso, que a Google removeu no Lollipop, e que muitos utilizadores pedem que seja de novo implementado.

Os rumores associados à nova versão do Lollipop apontam a sua disponibilização até ao final do mês de Fevereiro, deixando apenas dias semanas para a Google o colocar disponível para os utilizadores dos equipamentos Nexus.

Android Lollipop 5.2

Para além dos resultados dos testes da versão 5.1 surgiram também as mesmas informações, mas relativas à versão seguinte, a 5.2.

Sobre esta versão não existe qualquer informação pública, nem mesmo baseada em rumores, mas a prova é que a Google estará já a trabalhar nela.

nexus_5_benchmark_2

 

Também aqui os resultados são obtidos num Nexus 5 e mostram que os testes, provavelmente internos à Google, estão a decorrer. A ideia destes testes iniciais é a detecção de problemas e de bugs, que serão corrigidos antes desta versão ser lançada ao público.

As datas de lançamento do Lollipop 5.2 estão ainda muito longe e espera-se que esta versão seja apenas a disponibilização de algumas novidades e, provavelmente, a resolução de alguns bugs que fiquem de fora da versão 5.1.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Cruz
    Pedro Cruz

    Android Lollipop 5.2? E eu que ainda tenho o 4.4.2 KitKat, vou estar nada mais nada menos que 7 versões atrasado e eu que tenho um Samsung Galaxy Note 3 que ainda custa nas lojas 438€, espero que lá para Março ou Abril deste ano já tenha o 5.0, que mesmo assim estarei 4 versões atrasado, pode ser que lá para 2016 terei o tal 5.2 Lollipop, mas nessa altura já deve andar na versão 6 ou 7… 🙁

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      ai sim, e olha eu, tenho o S3 da samsung, e já sai o 4 o 5 e entretanto sai o 6 e o 7.

    2. Avatar de rui
      rui

      O preço não tem a ver com o suporte ou com a qualidade da marca. O moto g custa menos de 170€ e está nos trinques

        1. Avatar de SrBla
          SrBla

          Acho estranho, eu tenho um moto g da 2a geração e um da primeira e ambos já têm o lollipop (5.0.2), já há uma semanas….

      1. Avatar de Pedro Cruz
        Pedro Cruz

        Por um lado tens razão, mas não estamos a falar de marcas como Alcatel, Huawei, Sony Ericsson, que não dão actualizações ao utilizadores dos seus smartphones estamos a falar da Samsung que tem já em alguns deles com o Android 5.0 e não se entende o porquê, de um smartphone com cerca de 2 anos, ainda andar desactualizado

    3. Avatar de Ricardo Richman
      Ricardo Richman

      compra um iphone ou um lumia e tens suporte garantido por 3anos, android só quem é enganado pelos geeks de forums ou vendedores de fnacs

      1. Avatar de mzzr
        mzzr

        e tipos como teus comentários…

      2. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Mais vale comprar um S2 e instalar a CyanogenMod 12 😉

    4. Avatar de DeuX
      DeuX

      Eu tenho o note 3 e já recebi a OTA para o 5.0. Talvez seja melhor culpares a tua operadora.

    5. Avatar de Carlos
      Carlos

      Eu tenho o note 3 e já tenho a atualização do android 5.0 à 5 dias… Infelizmente só posso dizer que em aspeto é mau e em termos de velocidade nota se que está pior do que com a 4.4.2

  2. Avatar de msilva
    msilva

    Off topic:

    Boas, tenho um Motorola 2014 G2 Dual Sim, System version 21.11.23.titan_rtgb.retgball.en.GB retgb mas ainda continuo com o KitKat. Já alguém recebeu a actualização para o Lollipop? Tenho verificado todos os dias mas diz que o equipamento está actualizado.

    Cumprimentos

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Eu comprei ontem um Moto G 2a Gen usado com um mês (19. Janeiro 2015) por 100€ (para trabalho) e está SUPER SUPER SUPER fluído. Ainda não recebi o update para 5.0 mas para o fluído que está e o bem que funciona também não preciso.

    2. Avatar de Filipe Santos
      Filipe Santos

      Moto G 2014? Se sim, já existe actualização à muito tempo… para os descloqueados, o teu não sei…

    3. Avatar de szafsdgdsgh
      szafsdgdsgh

      eu ja recebi por OTA no moto g 2nd gen dual sim comprado na fnac

    4. Avatar de msilva
      msilva

      O meu comprei na PC Diga no final de Setembro. Também estou super satisfeito, mas ainda não recebi o update.

      1. Avatar de Cristiano Alves
        Cristiano Alves

        O meu também foi comprado na PC Diga e recebi o update no inicio deste mês

    5. Avatar de SrBla
      SrBla

      Eu cumprei um na pcdiga em dezembro, e já recebi o ota há 2 semanas, +/-… Está um mimo, acho que em certos aspectos esta um pico melhor que o KitKat.

    6. Avatar de msilva
      msilva

      Boa noite

      Hoje cheguei a casa liguei o Wireless e já estava disponível, está actualizar agora. 🙂

  3. Avatar de Ricardo Richman
    Ricardo Richman

    2992…o ipad de 2014 tem só 4500 geekbench, ainda dizem os androids que ipad tem hardware do nexus 4

    1. Avatar de Nuno Sousa
      Nuno Sousa

      O que um ipad tem a ver com um nexus ?

      Comparar hardware de tablet com hardware de tablet.

      Smartphones com smartphones.

      Se o pessoal não gosta de Android ou Apple eu entendo são escolhas , mas que pelo menos falem de coisas que façam sentido.

    2. Avatar de Gato Preto X
      Gato Preto X

      O pior não são os 4500 de geekbench MC, o pior são os 1800 de SC…

    3. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Ricardo, tens consciencia que o meu SMARTPHONE (Note 4 Exynos) dá 4000 e tem um envelope termal muito inferior a um tablet lolol

      Mais, Note 4 = 4000; iPhone 6 = 2885. Wow que maravilha de iphones… Daqui a pouco väo dizer que nas apps e jogos só funciona um core, e o outro fica atomar café…

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        PS: um Note 3 de há 2 anos dá 2577 e já tinha ecrä FHD, NFC, etc, tudo novidades do “novo” iPhone 6

  4. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu no meu S3 tenho 5.0.2, e noto que a bateria esgota-se muito mais rápido que com o CM11.
    Já agora um pouco fora d assunto mas estou a procura de um Smartphone, mas para dois cartões, gostaria de saber um que fosse mais coisa menos coisa na casa 150€, o que aconselham?
    Obrigado

    Pedro Cruz, já pensaste na hipótese de instalar uma rom CM11, eu sei que é inadmissível e estranho a politica de atualizações principalmente da Samsung, eu depois de instalar uma Rom CM11, e agora CM12, esta ainda de forma não oficial, não quero outra coisa.
    Para mim esta é uma das mais valias do Androide, é as Rom´s cozinhadas, há quem aponte como defeito, respeito mas não concordo.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Moto G 2014 sem a menor dúvida.

    2. Avatar de Pedro Cruz
      Pedro Cruz

      Não queria chegar a esse ponto, gostaria de ter tudo oficial, mas estou a ver que tenho de optar por esse caminho. Em relação ao preço o smartphone pelo preço que eu paguei devia ser mais acarinhado pela Samsung, agora quem opta por smartphone mais baratos claro que tem de ir pelo caminho da CM

      1. Avatar de edvis
        edvis

        Epa não percebo como o facto de tu teres que te dar ao trabalho de mudar uma Rom de um telemóvel que custa uns 600 €, como não pode ser apontado com um defeito???? A Rom é tão importante quanto o hardware, eu percebo deste mundo e sei mudar Roms e outros “malabarismos”, mas a população no geral não sabe fazer isso, e ainda perguntam pq o iphone é considerado melhor? acho ridículo pagar tanto por smartphone e ainda ter que fazer o trabalho pela marca, tipo wtf? eu percebia se fosse uma mudança por “gosto”, agora ter que trocar pq não presta não faz sentido… Eu percebia isso num telemóvel mais barato, como eu já tive onde optei por ele pelo preço baixo e já sabia para o que ia dar, agora num telemóvel da gama “premium” não faz sentido… Tenho agora um Xperia Z2 e estou contente com a Rom, esta bem feita, mas ainda tem o defeito principal do mundo android e vários meses depois da saída do android 5 eu ainda não tenho o update e já vai sair o android 5.1… isto me faz questionar a próxima compra, já que agora estou a ponderar comprar um lumia com windows 10 ou iphone na próxima compra, porque ai levo o serviço completo, não vou pagar para ter um “meio-serviço” e as marcas só assim aprendem a trazer qualidade, se não comprarmos, não temos que nos satisfazer com coisas medíocres e mal feitas, senão eles nunca mais mudam porque o pessoal com o lixo na mesma…

  5. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    E a rom 10.3.1 para quase todos os equipamentos BlackBerry sairam hoje para todo o mundo.

    Que tal noticiarem?

    Para não ser sempre iOS e Android 🙂

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Ora ai está Alexandre!!

      O grande update…e para todos os TMs…mesmo aqueles que já teem 2 anos 😉 nice 😉

      mais features…e ….menos 15% de consumo de bateria 😛

      BB10.3.1 ao Rubro!! 😉

  6. Avatar de Pereira
    Pereira

    Tenho o Nexus 7 wifi 2012, já com a versão 5.0.2.
    Bloqueia constantemente, é uma grande #####.
    Quando tiver paciencia reponho a versão 4.4.4

    1. Avatar de Cris
      Cris

      Tenho o mesmo e nunca bloqueia. Formata tudo menos /system/ para f2fs (cache e data) e flasha outra vez (clean install), ou outra ROM 5.0.2, e m-kernel.

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tenho um nexus 5 pronto a ir para a lixo desde que actualizou para o 5.0, da som quando quer, encrava constantemente, chamadas encrava, bateria com duração 3h etc etc etc resumindo nem o estou utilizando… Reponho versões anteriores e fica na mesma.. Android nunca mais, bem arrependido ter deixado a Apple por essa #####

    1. Avatar de Michael
      Michael

      Caro Ricardo, se vai deitar o seu Nexus 5 ao lixo… eu fico com ele com todo o gosto! Entre em contacto comigo e eu pago-lhe as despesas de envio… 😉

  8. Avatar de ricardo
    ricardo

    samsung s3 com lolipop 5.0.1 🙂