Alzheimer: Canábis poderá ser usada na cura da doença

58 Comentários

Cientistas descobriram evidências preliminares que o tetraidrocanabinol (THC) e outros compostos químicos encontrados na canábis podem promover a remoção celular da beta-amilóide, uma proteína tóxica associada à doença de Alzheimer.

Esta planta tem-se revelado importante na área farmacêutica, mas ao que parece poderá ser um trunfo na cura do Alzheimer.

Alzheimer: Canábis poderá ser usada na cura da doença


Independentemente dos estudos exploratórios terem sido conduzidos em neurónios cultivados em laboratório, os resultado oferecem uma visão sobre o papel da inflamação na doença de Alzheimer e podem fornecer pistas para o desenvolvimento de novas terapias no combate à doença.

Apesar de outros estudos terem oferecido evidências de que canabinoides podem ser neuroprotectores contra os sintomas de Alzheimer, acreditamos que o nosso estudo é o primeiro a demonstrar que os canabinoides afectam tanto a inflamação quanto o acumular da beta-amilóide nas células nervosas.

Explicou o professor David Schubert, autor principal do trabalho.

 

Em Portugal há mais de 90 mil pessoas com Alzheimer

Nestes estudos desenvolvidos pela equipa do Salk Institute, publicado com o título Aging and Mechanismis of Disease, a mesma procedeu a várias alterações para que os neurónios produzissem grandes níveis de beta-amilóide, imitando assim os aspectos da doença, que atinge mais de 90 mil pessoas em Portugal, segundo dados recentes da Europe Alzheimer, e cerca de 37 milhões no mundo.

Os investigadores descobriram que os altos níveis de beta-amilóide foram associados à inflamação celular e a maiores taxas de morte de neurónios. Eles demonstraram que a exposição das células ao tetraidrocanabinol reduziu os níveis da proteína beta-amilóide e eliminou a resposta inflamatória a partir das células nervosas causada ​​pela proteína, permitindo assim que as células nervosas sobrevivessem.

Alzheimer: Canábis poderá ser usada na cura da doença

 

Alzheimer – Quem é o culpado pela morte das células?

Segundo informações de Antonio Currais, um dos investigadores do estudo, a inflamação do cérebro está associada ao Alzheimer, mas sempre se pensou que a única resposta contra esta inflamação vinha do sistema imunitário, e não das células nervosas:

Quando conseguimos identificar a base molecular da resposta inflamatória, tornou-se claro que componentes semelhantes ao THC podem proteger as células nervosas e impedir que morram.

O que torna o THC especial é a semelhança com os receptores celulares que ajudam a proteger as células. Num outro estudo conduzido pela mesma equipa, um candidato a medicamento, com o nome de J147, também mostrou que consegue remover a proteína beta-amilóide das células e diminuir a inflamação.

O próximo passo é conseguir os mesmos efeitos em testes clínicos, mas com pacientes.

 

ScienceDaily

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Está feito?

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    Sendo legal só compra quem quer.
    Não sejas preconceituoso pois nunca se sabe o dia de amanhã.
    (E não, nunca usei drogas)

    1. Avatar de Bruh
      Bruh

      Preconceituoso? Não disse nada de mal quanto ao estudo do uso de drogas deste género para cura de doenças. Apenas já estou a prever o que é normal neste tipo de tópicos. Só se irão ofender aqueles que sabem o que são.
      Não tenho nada contra esta notícia, apenas contra quem se irá aproveitar dela para defender as suas próprias agendas.

      1. Avatar de Nathan
        Nathan

        São tão agendas como as pessoas que defendem a criminalização e o status quo.

        1. Avatar de Mylittlelife
          Mylittlelife

          As drogas em maior ou menor medida, seja física seja psicologicamente provocam adição e alterações negativas. Se há um composto que possa ser isolado e utilizado óptimo, mas nada a ver com o composto total.

        2. Avatar de Nathan
          Nathan

          E achas que o estado vai estar atrás de 11 milhões de pessoas feito mamã?

          Existem centenas de substâncias viciantes que andam por aí, legalmente e ilegalmente, medicamentos que são receitados às pessoas inclusive.

          A cannabis é só mais uma e não é nada viciante comparada com o tabaco e o álcool.

          O estado não estraga negócios bem mais horríveis como os dos medicamentos homeopáticos que não fazem nada, e são vendidos nas farmácias, assim como calcitrins e etc!

          Já para não falar de que a cannabis vendida na rua, se não for a erva em si, podes ter a certeza que leva cortes com coisas muito perigosas para a saúde pública. Mesma coisa como quando nos EUA, que proibiram álcool e eles começaram a fazer moonshine e muita gente morreu, ficou cega, etc. com essa treta!

      2. Avatar de João Costa
        João Costa

        Se calhar consomes, por exemplo, açúcar refinado. O que neste caso faz de ti também um drogado, já que é a 3ª droga que mais mata a nível mundial por ano, atrás do álcool e do tabaco.
        Sendo ou não verdade, fica-te mal esse tipo de julgamento.

  3. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Sem prejuízo do âmbito médico dos cuidados paliativos ou tratamento de doenças se os “guidelines” da medicina lhe vierem a conferir tal préstimo, o que não dispensaria uma melhor síntese química que o tornasse melhor tolerado, como já acontece com os opiáceos em farmacologia, ao que se seguiria a indispensável avaliação e receituário médico, tenho para mim que a melhor droga ainda é o amor, são os familiares e amigos, o sentir sempre a obrigação de servir alguém a começar pelo Divino a quem devemos a existência, além da consolidação do “insight” de que, tal como afirma a assertiva lírica de Vinicius de Moraes na famosa canção “A Felicidade”, “Tristeza não tem fim / Felicidade sim”.

    Na verdade, é importante ter consciência de que, num mundo que se nos apresenta sob a forma da dualidade e de sortilégios, assim como devemos à sede o simplório prazer de beber água sendo tal prazer directamente proporcional à respectiva privação, também o sofrimento é a antecâmara da felicidade e vice-versa, não existindo um sem o outro uma vez que só o dialéctico contraste entre ambos pode produzir algum desses efémeros estados, tão efémeros como a própria vida terrena.

    Aliás, seguindo as religiões, do Cristianismo ao Budismo tibetano, o sofrimento foi, é e será a redenção.
    Sendo uma realidade incontornável da condição humana, não é preciso chamar por ele, nomeadamente através do uso aditivo e não médico de substâncias estupefacientes que apenas podem trazer um fugaz escape à realidade, viagens de ida e volta que nada acrescentam para além da náusea repetitiva, uma adição cada vez mais tortuosa como Sísifo carregando uma pedra e subindo e descendo uma montanha cada vez maior.
    .
    O sofrimento vem ao seu encontro e a maneira como o encara ou o consegue tornear pode-lhe proporcionar momentos de pura felicidade porque estão interligados como a noite se interliga com o dia.

    “Maktub”!

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      É, o amor e a religião vão curar o Alzaimer…

      Diz isso aos cônjuges das pessoas que vivem ao lado de outras pessoas com a doença.

      Sabes o que é andar com uma pessoa na rua, e essa pessoa dar-lhe e por-se a andar para outro lado, e não voltar para o caminho.

      Sabes o que é essa mesma pessoa, se não lhe dares o passeio, ficar a noite toda acordada a querer sair?

      Isto só o começo…

      1. Avatar de BTN
        BTN

        +1
        tudo o que possa ajudar no tratamento deste triste doença, é sempre bem vindo!!

      2. Avatar de George Orwell
        George Orwell

        Lido diariamente com um familiar dependente por ser portador de doenças crónicas e sei avaliar o sofrimento dos meus semelhantes.

        No meu texto, mais focado no uso não médico de estupefacientes, por DUAS VEZES tive o cuidado de exceptuar esse uso médico tendo referido até o exemplo dos opiáceos em medicina e cuidados paliativos. Porém, parece não ter sido suficiente para compreenderes.

        Mas compreendo que não tenhas nada contra o amor, compaixão, a filosofia, a ciência, e porque não o Divino ?

        Nenhum exclui as outras, todos são importantes.

        1. Avatar de Ze
          Ze

          Eutanásia FTW

      3. Avatar de Pablo
        Pablo

        é a pior doença q existe na minha opinião (esquecer tudo o q viveste, quem és, quem são os que te rodieam)

  4. Avatar de KingDi
    KingDi

    Se a droga fosse toda como a canábis, andávamos todos e todos os dias alegres… 🙂

    1. Avatar de Bruh
      Bruh

      Pois é, e quando te acabar o stock de canabis e a realidade te atingir com tudo o que tem. Fazes á americana e pegas numa arma e toca a limpar o sebo aos que te aparecerem a frente? Pois….

      1. Avatar de Filipe Teixeira
        Filipe Teixeira

        Oh meu deus tanta ignorância junta. Sabes que as piores drogas que existem estão a venda nas farmácias? Sabes que esses que matam nos states não têm nada a ver com drogas ilegais, sejam elas quais forem?

      2. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        Isso e mais heroina e cocaina… Mas isto sou eu a dizer…

  5. Avatar de Nathan
    Nathan

    +1 droga é muito má, se vos derem nas escolas digam que não… agora venham connosco aprender uma coisa sobre o calcitrin…

  6. Avatar de Mike Delta
    Mike Delta

    Este artigo só demonstra o que é costume dizer de que há estudos para todos os gostos. Tem havido muitos estudos a dizer exactamente o contrário, que o consumo prolongado de cannabis (THC) pode potenciar o aparecimento precoce de Alzheimer e/ou demência por morte das células cerebrais. Agora temos este. É só o cliente pedir.

    1. Avatar de Vítor M.

      Tudo depende de quem faz o estudo. Vê onde foi publicado e quem assina o estudo. Diz muito isso 😉

      1. Avatar de int3
        int3

        A ciência não é “depende de quem faz” mas devia de ser o mesmo resultado em todo o lado e por toda a gente.
        Isto é só uma manipulação da opinião pública para a legalização de uma droga.
        Para fins médicos ela já é legal. Agora quem é viciado nela e não admite e ainda vem com tretas que deve ser legal para poder usar-la sem problemas é quem devia de se inscrever num programa para se limpar.
        É a maneira que vejo esta “palhaçada” toda.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não vou entrar por aí, até porque actualmente a indústria farmacêutica usa opiáceos e canabinoides. Há depois vários organismos a estudar com variáveis onde são considerados diversos destes “agentes psicotrópicos e estupefacientes”…

          1. Avatar de Zé

            O problema da cannabis medicinal é a separação do THC e CBD, não consegues neste momento ter as propriedades curativas sem a “moca” que dá. A Cannabis faz “melhor” do que “pior”.. Na questão do uso exagerado, tudo o que é em demasia faz mal, é preciso moderação em tudo na vida.

          2. Avatar de Vítor M.

            Área que desconheço. Não faço a mínima ideia que tipo de sensação dará o consumo desta planta, mas o que tenho visto é a sua aplicação em determinadas doenças e doentes.

        2. Avatar de e. mendes
          e. mendes

          O estudo não veio de encomenda da China, veio de um instituto de renome…

          https://en.m.wikipedia.org/wiki/Salk_Institute_for_Biological_Studies

        3. Avatar de Pablo
          Pablo

          precisas de fumar um para descontrair… realmente é verdade, os viciados querem q seja legal, mas já agora não ficamos todos a ganhar se for legal?? impostos para o estado (sendo assim as associações criminosas vão deixar de ter uma fonte de rendimento muito grande), provavelmente tens familiares que fumam, e quantos estão na cadeia por terem em sua posse material deste? limpava-se logo metade dos presos… afinal de contas é provavelmente a única droga que nunca causou a morte.. quantos milhões morrem todos os anos com tabaco e álcool? quantos amigos tens que de manhã à noite se encharcam de álcool? e estes? não são toxicodependentes?

          1. Avatar de Bruh
            Bruh

            “afinal de contas é provavelmente a única droga que nunca causou a morte”

            Mete no google “Death by cannabis”, e esqueces logo essa tua filosofia que não se morre por usar canábis. Agora, que não o queiras fazer, para poderes fazer de conta que não sabes e continuar a apregoar, isso já é contigo.

          2. Avatar de Pablo
            Pablo

            vai mas é fumar um e relaxar, pois esses artigos que viste são a pedido dos traficantes para continuarem a encher os bolsos enquanto for ilegal. um medico conhecido dizia “mais vale fumar um puro de erva que um cigarro”. quer queiras quer não, legal ou ilegal, vai sempre haver drogas

        4. Avatar de victor
          victor

          Ate pq tabaco eh legal e nao faz mal nenhum…
          hm…

        5. Avatar de Ze
          Ze

          Como se alguém fosse viciado em cannabis.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      O amianto antigamente também era usado como um óptimo material de construção e afinal…

      1. Avatar de Nathan
        Nathan

        Tem tudo a ver…

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Não sei onde leste que tinha TUDO a ver.
          Mas tem um bocadinho…

    3. Avatar de City
      City

      Podes dar o link para o estudo que referes. Tks

    4. Avatar de Pedro Carneiro
      Pedro Carneiro

      Sr. Mike, pode identificar o estudo que refere e que diz que o consumo prolongado de canábis pode potenciar o aparecimento precoce de Alzheimer ou até mesmo a morte de células cerebrais? Obrigado desde já!

  7. Avatar de Bruh
    Bruh

    Exacto, eu é que tenho falta de inteligencia, mas tu é que achas que um bom argumento contra o meu comentário é partir para o insulto. Não me digas que te identificaste com o conceito de drogado e não gostaste.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Para este se beberes uma cerveja és alcóolico e para quem fuma uma ganza é drogado. E para quem não tem nada contra já veio comentar cada resposta a favor e faz sempre o mesmo ataque: “servio-te a carapuça”. Acho que todos perceberam a ideia que defendes no primeiro comentário. Agora podes ir para outros fóruns falar da tua ideia.

  8. Avatar de Alfie
    Alfie

    E felizmente para ti que não fumas, não bebes café ou chá, nem alcool, enfim não tocas em nada que te provoque dependencia.
    Ah! enganei-me, respiras és ar dependente…

    1. Avatar de Bruh
      Bruh

      Por acaso até nem fumo, não bebo café, nem álcool. Essa do chá não percebi, bebo muito raramente quando fico meio adoentado.
      Ao contrário de pelo menos 3 coisas que referiste, respirar ar permite-te continuar por cá. Enquanto que o fumar, e beber café ou álcool podem te levar a ir mais cedo para a cova.
      Essa tua comparação é típica de alguém que sem argumentos, inventa qualquer coisa só porque gosta de contrariar.
      E sim, tenho algumas dependencias que nem são muito saudáveis, mas pelo menos tenho noção que as tenho, sei admitir que me podem vir a trazer alguns problemas mais tarde, e tento não juntar mais a essas que já tenho.

      1. Avatar de dasd
        dasd

        A cafeina trás muito mais beneficios do aquilo que pensas…
        e quem anda no mundo do desperto, bem sabe

  9. Avatar de Filipe Teixeira
    Filipe Teixeira

    A legalização disto já peca por tardia, proibam o álcool o mac donalds e o calcitrin que isso sim, são perigos para a sociedade e saúde pública.

    1. Avatar de joao magalhaes
      joao magalhaes

      Para não falar dos milhões de € que o estado perde em impostos, porque em Portugal não é nada difícil comprar a droga que se quiser, só com a diferença que o dinheiro vai para os traficantes e a qualidade do produto muitas vezes deixa a desejar com a quantidade de porcaria que juntam, impostos, mais emprego ( pontos de venda, produção, distribuição etc. ), deixavam de ser necessários tantos policias a combater o tráfico destacando-os para o combate à corrupção e claro, o cliente ia ter um produto de alta qualidade como se encontra na Holanda e EUA, mas prontos, mais vale roubar o povo com impostos e continuar a ser hipócritas com a legalização do tabaco e álcool.

  10. Avatar de vanozZe'
    vanozZe’

    Tantos comentários interessantes, pena que tenho alzheimer e esqueci onde esta o interesse em todos eles…

    Falam falam mas certo que nem sabem o que é o alzheimer, e muito provavelmente nem tem ninguém próximo (familiar ou não) com a doença pois saberiam o quanto angustiante é estar perto de uma pessoa com a doença e ficarem cansados de repetir centenas e centenas de vezes a mesma coisa, estarem com a pessoa e ela levantar-se e ainda nao estar de pe e pergunta onde é que estava sentada e o que estava a fazer, onde esta onde estava, com ques esta, o porque, tudo o que essa pessoa diz acaba com “?”.

    Mas falávamos da possibilidade de canábis poder ser benéfico para o alzheimer, sim e se for, e se todos nos tivermos de o tomar para evitar a doença ou pélo menos sermos estáveis na vida e poder fazer uma vida digamos “normal” sem ter de estarmos pendente de alguém? Alguém se ira opor? Eu digo já, NÃO, não me oponho poi prefiro fazer uma vida “normal” sem que tenha de estar dependente de alguém. Mas bem vamos esperar para ver.

    NOTA” deixei de comentar estes tópicos pois sei que não da em nada e ninguém respeita ninguém. Muito menos serem capazes de pararem por 2 minutos que seja para pensarem e ponderarem se o outro nao possa vir a ter razão sem ter de o ofender, criticar… Etc

  11. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Há muitos estudos científicos feitos a esta é outras plantas, com resultados que só não são divulgados pelos meios massivos de comunicação por não serem rentáveis à indústria farmacêutica.

    1. Avatar de int3
      int3

      Como não é rentável? A industria farmacêutica não podia vender cannabis? Iria deixar de vender os medicamentos por causa disto ? lol THC não é o químico que faz milagres colega.
      Gente como o joaquim que é manipulado pelos sites que transmitem a informação errada de que fumar erva faz bem ou não faz mal nenhum… lol é só uma manipulação da opinião pública como desculpa de os viciados continuarem o seus vícios sem problemas com a polícia.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        OMFG como se quem fuma queira saber desses estudos para alguma coisa.
        Toda a gente sabe que o tabaco faz mal e nem por isso vejo a malta a deixar de fumar.
        Em todo o caso o estudo em causa e a legalização da droga nada têm a ver…não sei que confusão vai pra aí…

        1. Avatar de int3
          int3

          Lá está. É vício. Sendo assim não faz sentido legalizar uma droga porque “não faz mal” ou a desculpa que for. “Porque cura cancro”. A quimioterapia também cura o cancro dependendo do estado. Sabes a quantidade de porcaria de químicos que são administrados a um paciente??

      2. Avatar de e. mendes
        e. mendes

        Estás a ser shortsighted, e existem muitas pessoas que fumam e são mais inteligentes e vivem uma vida se calhar mais saudável que tu.

        Para ti, se dizem vêm, são mentira, mas se dizem mal, já são verdade?

        Quem fuma, se fosse droga digna desse nome, não quer saber se faz bem ou faz mal, se é ilegal ou não!

        E em Portugal, consumidores não têm problemas com a polícia.

        1. Avatar de int3
          int3

          Felizmente sou bastante saudável. Não fumo nem bebo alcool. Ou digamos que é raro beber alcool. Nem mesmo no tempo da faculdade.
          Tenho um bom trabalho e uma boa vida e, sem ser “convencido”, acho-me bastante inteligente com grandes capacidades.
          Agora,
          Se eu fumasse todos os dias erva desde os meus 18 até agora (22 dá 4anos) acho que tinha uns neuronios a menos. A falar com as pessoas iria estar completamente pedrado. Não faz sentido nenhum.
          Quem fuma erva para “relaxar” é a mesma desculpa de fumar um cigarro para fugir aos problemas, o stress, preocupações. Digamos responsabilidades. Eu não precisei de nada para ultrapassar ou fugir. Sempre enfrentei os problemas da vida com as minhas mãos sem ajudas.
          Em resumo, sou responsável e não preciso de gastar dinheiro em vicios como forma de fugir aos problemas.
          E não venham com tretas de “fumo porque quero” que isso é o que todos os toxicodependentes dizem.

          Respondendo à tua pergunta:
          Cientificamente THC ajuda em alguns aspetos. Verdade. Assim como a quimioterapia faz desaparecer cancro num estado inicial.
          Mas sei perfeitamente e há vários estudos que apontam para o mesmo sítio. THC faz tornar a mente tornando-a menos lógica. Afeta a memória de forma negativa. Induz, ironicamente, Alzheimer a longo prazo. Pode não fazer praticamente nada a curto prazo (algo que o tabaco faz. fumas durnate 1 mês e já nem consegues correr nem metade do que corrias anteriormente).

          No fundo é: És viciado controla-te e limpa-te e não digas que faz bem porque se mostrou que houve algumas coisas boas em certos pacientes com certas doenças…..

          1. Avatar de Pedro Carneiro
            Pedro Carneiro

            Tudo bem com aquilo que o sr. diz. Mas o último parágrafo retira-lhe toda a credibilidade. A partir do momento em que alguém se acha moralmente superior ao ponto de dizer: “És viciado controla-te e limpa-te”, para mim deixa de ser respeitável. Faz-me lembrar Hitler, a Santa Inquisição e todos os outros personagens e instituições que ao longo da história tentaram impor aos outros aquilo que acham correto.

            Para mim, alguém que se considera inteligente sem saber usar acentuação nem pontuação e que escreve “THC faz tornar a mente tornando-a menos lógica” faz muito bem em não consumir canábis, pois sofre de delírios (por se considerar inteligente) e de falta de lógica mental (tendo em conta o que escreveu). Portanto, continue a consumir pouco álcool e a viver uma vida muito saudável e inteligente. Eu sei perfeitamente o que quero fazer com o meu corpo e mente, sem prejudicar ninguém. Não aceito que alguém tente decidir isso por mim.

          2. Avatar de Pedro Carneiro
            Pedro Carneiro

            Tudo bem com aquilo que o sr. diz. Mas o último parágrafo retira-lhe toda a credibilidade. A partir do momento em que alguém se acha moralmente superior ao ponto de dizer: “És viciado controla-te e limpa-te”, para mim deixa de ser respeitável. Nem os psiquiatras que tratam toxicodependentes se atrevem a dizer algo assim. Faz-me lembrar Hitler, a Santa Inquisição e todos os outros personagens e instituições que ao longo da história tentaram impor aos outros aquilo que acham correto com base em perceções subjetivas da realidade.

            Para mim, alguém que se considera inteligente sem saber usar acentuação nem pontuação e que escreve “THC faz tornar a mente tornando-a menos lógica” faz muito bem em não consumir canábis, pois sofre de delírios (por se considerar inteligente) e de falta de lógica mental (tendo em conta o que escreveu). Portanto, continue a consumir pouco álcool e a viver uma vida muito saudável e inteligente. Eu sei perfeitamente o que quero fazer com o meu corpo e mente, sem prejudicar ninguém. Não aceito que alguém tente decidir isso por mim.

      3. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Fumar não é com certeza a forma medicinal de assimilar THC. Em tintura, óleos essenciais e até mesmo micro dose é a forma de administrar. E já se faz em alguns hospitais. Há uns anos existiu a frase para meter medo: “Droga, loucura morte.” penso que essa ideia ainda persiste.

  12. Avatar de joao matos
    joao matos

    vanozZe, li com interesse a sua descrição, e de facto não parece nada fácil lidar com esta doença. Admito, eu não sei o que é alzheimer…tinha uma ideia mesmo muito vaga. O meu respeito. Sim estou de acordo na aplicação do canábis ou derivados a pessoas com a doença de forma controlada e com supervisão médica, caso se confirme que venha a melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem desta doença. Cumprimentos.

    1. Avatar de vanozZe'
      vanozZe’

      Obrigado João Matos. Espero que fique bem claro que nao falo so por falar e espero que nao seja so mais um comentário insignificante, infelizmente sei muito bem o que é pois tenho familiares com a doença e sei o quanto é angustiante estar com a pessoa e nao conseguir ajuda-la

  13. Avatar de NT
    NT

    Também têm sido mostrados resultados no que toca de cura de cancro(alguns tipos não vamos generalizar) o pior é que o pessoal usa isso com fins recreativos e não para a medicina. Um dos grandes erros é dizer que fumar(canabis) não faz mal. Por exemplo0 se for feito tipo chá os resultados(médicos) são melhores.
    Mas acho que não seja coisa que se vá legalizar porque é um negócio que move milhões por baixo da mesa.

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Confirmo esta opinião. Há estudos e conheço experiências de muito bons resultados. A utilização médica está a ser feita como “medicamento órfão”

  14. Avatar de joao silva
    joao silva

    a minha mãe tem 89 anos. neste momento começou a arrumar a bagagem. tem estado a colocar as memórias nas malas e a preparar-se para a viagem. o esquecer é um bom paliativo para combater o pânico da proximidade da morte. ainda me conhece e é o que me importa. mas é muito difícil (para mim). agora já não foge (tinha que estar sempre com as portas de casa fechadas). chama pelas irmãs que já faleceram e pelo meu pai (espera que a venham buscar). ela vê coisas que eu não vejo (afinal o que é a realidade?) uma coisa eu sei, “o amor não morre, nem se esquece”