Alerta: Torradeiras são um enorme perigo para a sua saúde

65 Comentários

Já alguma vez pensou que a sua torradeira poderia ser um perigo para a sua saúde? Na verdade, aparentemente, tudo o que fazemos na torradeira é saudável como um simples torrar de pão.

No entanto, segundo um estudo realizado pela University of Texas em Austin, as torradeiras libertam partículas capazes de ser mais tóxicas que uma avenida com bastante trânsito.


Certamente que da próxima vez que torrrar pão vai-se lembrar deste estudo. Segundo os investigadores, as torradeiras são um enorme perigo para a sua saúde, pois, libertam partículas tóxicas logo que são ligadas.

Marina Vance, uma das investigadoras envolvidas no estudo, referiu que “Quando se fazem torradas, o elemento responsável pelo aquecimento começa a aquecer os detritos e os residuos na torradeira, que inclui óleos”. “Depois, acrescentando pão, vão ser emitidas uma série de partículas tóxicas para o ser humano”.

De acordo com a investigação, essas partículas incluem Etanol (CH3CH2OH ou C2H6O), um subproduto da levedura (fungos). A investigação revela ainda que quando o pão fica torrado, a concentração de partículas no ar aumenta entre 300 e 400 microgramas por metro cúbico.

Quando a torrada fica “queimada”, os níveis de partículas sobem para 3.000-4.000 microgramas por metro cúbico, ou seja, mais de 150 vezes o limite indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O estudo considera também que velas perfumadas, purificadores de ar, sprays e fogões a lenha são também considerados poderosos poluidores.

A  OMS recomenda que o ar não deve ter mais de 25 microgramas de partículas finas.

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kidbengala32cm
    kidbengala32cm

    Não é somente o ar emitido que faz mal. Pesquisem também por acrilamida .

    1. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      exato, depois de ter lido um artigo semelhante ao do link abaixo à uns anos , deixei completamente de comer pão torrado.
      http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/11/reino-unido-alerta-sobre-risco-para-saude-associado-alimentos-torrados.html

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Cortar no pão não é suficiente esse artigo tambem fala em: “pães e biscoitos crocantes, batatas assadas ou fritas, cereais, além de café”
        E não esquecer tudo que é grelhado ou assado

        1. Avatar de Fak
          Fak

          se formos a ver é tudo toxico:
          – as latas largam metais para as bebidas.
          – há certas garrafas PET que dependendo do numero PET são piores ou menos piores para a saúde.
          – os aerossois
          – tudo o que envolva uma chama, como as velas, isqueiros,até as fogueiras.
          – as massas são praticamente todas refinadas, ou seja, aumentam o risco de doenças cardiovasculares.
          – o arroz contém arsenico inorganico (e maioria de tudo o que vem do solo, incluindo as verduras), pois são usados pesticidas e fertilizantes, e o arsenico é toxico.
          – carnes vermelhas podem provocar doenças cardiovasculares, cancro e mesmo a morte.
          – carnes brancas, nomeadamente as aves, cozinhadas meio termo podemos apanhar a gripe das aves e doenças por veneno, aves cozinhadas de mais aumenta o risco de cancro.
          – a agua, seja do rio, seja da fonte, seja da companhia, seja da garrafa, pode-se apanhar doenças gastro-intestinais, causando diarreia que pode levar à morte, devido ao cloro e outros quimicos ou a microorganismos, virus, etc que podem não ser filtrados.
          – etc etc etc.

          tudo o que consumimos, as maquinas que usamos e muito do que fazemos pode causar problemas de saúde…
          por isso não se preocupem, porque se preocupar no que nos pode matar em 10 anos se há tantas coisas que nos podem matar hoje?

  2. Avatar de antonio
    antonio

    Há torradeiras e torradeiras.
    Passo a explicar. O que o artigo original censura principalmente são:
    – as torradas queimadas e não apenas douradas
    – o pão entrar em contacto com a zona incandescente e queimar, o que acontece nas que têm fendas muito estreitas.
    Se não querem gastar muito dinheiro comprem a torradeira da Xiaomi, que isso não acontece
    – as fendas são largas e as torradas não entram em contacto com a zona de aquecimento
    – as torradas ficam dou radas e não queimadas
    – um dos botões permite descongelar pão e torrá-lo
    – outro botão permite aquecer apenas o pão, sem torrar, por exemplo uma sandes.
    Não se assustem. Comprem é uma boa torradeira (e não queimem as torradas) 🙂

    1. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      Concordo! Agora volta lá para a tua torradeira alemã, feita na China…

    2. Avatar de antonio
      antonio

      Ó jovem … está-se a ver que não percebes nada de torradeiras … nem da Xiaomi.
      Ora lê lá um artigo em condições sobre torradas.
      E qual é a torradeira recomendada? Uma chinesa 🙂
      https://www.publico.pt/2017/12/16/fugas/opiniao/ninguem-sabe-por-que-e-que-torradas-de-carcaca-sao-injustamente-preteridas-mas-chegou-o-tempo-de-celebralas-1795837#gs.T3U635vM

      1. Avatar de the oneee
        the oneee

        Não sabia que a Apple fazia torradeiras 😀

      2. Avatar de CARLOS
        CARLOS

        nem sabes do que falas menino…

    3. Avatar de Ric Man
      Ric Man

      Uma torradeira xiaomi LOLOL xD

      1. Avatar de Rrrrrr
        Rrrrrr

        manda vir ai um piaçá da xiaomi sff! XD

  3. Avatar de Filipe Nunes Rodrigues
    Filipe Nunes Rodrigues

    Purificadores de ar? Não era suposto fazerem melhor?

  4. Avatar de cra2sb
    cra2sb

    O que os olhos não veem…o resto já sabem xD

  5. Avatar de futrica
    futrica

    Agora façam um estudo sobre microondas tbm

  6. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Tudo treta. Eu sofro de alergias e tenho um Purificador Dyson Hot + Cool com filtro e desde que o uso à 1 ano que as minhas alergias diminuíram, portanto esse estudo deve ser tudo menos verídico, pelo menos quanto aos estudos realizados no que toca a purificadores.

    1. Avatar de BC
      BC

      Onde é que o artigo ou o estudo falam sobre alergias? Estás a confundir alhos com bugalhos.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        “O estudo considera também que velas perfumadas, purificadores de ar, sprays e fogões a lenha são também considerados poderosos poluidores.”

    2. Avatar de RM
      RM

      Não quer dizer que não te faça mal. É como os medicamentos com os seus possíveis efeitos secundários!

    3. Avatar de Helena V.
      Helena V.

      Olá Tiago, vim ter a esta página por acaso, a propósito de uma pesquisa para um artigo jornalístico sobre o tema que refere. Seria possível entrar em contacto consigo para conversarmos melhor? Obrigada.

    4. Avatar de Cezar Lima
      Cezar Lima

      Concordo,artigo meio ridículo, há purificadores de ar HEPA II c 3 filtros , um de carvão ativado e todo filtro de ar, mesmo nos autos tem que ser trocados ou esterilizados com frequência de até 2 meses uso! Desumidificador também contribuem p se manter níveis de humildade baixo ( ar condicionado também tem fator benéfico visto serem usados em CTI, hospital…)

  7. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Torradeiras fazem mal … ? … Imagem o churrasco 🙂

    1. Avatar de DrJo
      DrJo

      Churrasco é saudável 😉

  8. Avatar de Elementarq
    Elementarq

    Este artigo assustou-me uma bocado, as torradas “douradas” têm 300 microgramas p m3 de partículas, que é cerca de 12x mais do recomendado pela OMS. O referido estudo propõe formas de minimizar este problema?

    1. Avatar de antonio
      antonio

      Usar uma máscara para filtrar as partículas
      Fica é difícil comer as torradas com a máscara.
      Ou pedir para levar o café e as torradas à cama. As partículas ficam no ar da cozinha.

  9. Avatar de Samuel
    Samuel

    Estudo mais absurdo!! Eu como torradas a mais de 20 anos e nada me aconteceu.

    1. Avatar de BC
      BC

      Lá por ainda não ter acontecido, não quer dizer que não venha a acontecer. O que pessoas como tu falham em saber, é que os problemas não aparecem no dia seguinte ou 1 mês depois. Demoram anos a aparecer, a formar problemas no teu organismo. Depois é que aparecem os problemas de respiração, os cancros, etc etc etc.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Mesmo. Sendo que há pessoas que fumam desde “sempre”e estão vivas…o tabaco também não faz mal.

    3. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      lolol Também há quem fume durante 50 anos e não tenha cancro do pulmão!

    4. Avatar de Rrrrrr
      Rrrrrr

      ando de carro ha 30 e nunca tive um acidente! de certo que é coisa de holywood!

    5. Avatar de Megabyte
  10. Avatar de Ric Man
    Ric Man

    As torradeiras são um perigo, é verdade. Eu inclusivamente uma vez faleci à conta de uma, levei um choque mortal quando tentava tirar uma torrada de uma. Por sorte consegui ressuscitar 10 minutos depois. Foi o que me valeu.

  11. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    Há questão que para mim ainda permanece um mistério… Estas pessoas que anseiam por fazer publicidade aos produtos da Apple serão avençadas? O que ganharão com isso?

      1. Avatar de Pedro R.
        Pedro R.

        Oi? Também digo! Acho que isso vinha a propósito de uns comentários que, entretanto, desapareceram. Ou então, ensandeci.

  12. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    “Há questão”! Queria dizer “uma questão”.

  13. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    1 estudo, agora faltam mais uns quantos iguais, peer review etc para saber se isso efectivamente é verdade, e mesmo que o seja, se é significativo.

    Porque neste momento, pelo menos com este titulo, é so click-bait.

  14. Avatar de Afonso Freitas
    Afonso Freitas

    Vivam!

    Parece-me, salvo melhor opinião, que este tipo de artigos, neste caso sobre os perigos para a saúde do pão torrado em torradeira elétrica (um artigo que de tecnológico não tem nada) não faz sentido no Pplware.

    Depois a ser publicado não devia usar material pouco ou nada fidedigno como é o caso do sensionalista “The Sun” em versão online (https://www.thesun.co.uk/news/8445285/burnt-toast-more-toxic-traffic-fumes/).

    Por último deveria estar o link do estudo da University of Texas e não o da universidade.

    1. Avatar de Vítor M.

      Bom dia Afonso. A notícia tem tudo de tecnologia e passa para uma área que está diretamente afetada pela tecnologia, neste caso. Segundo, mesmo senso um jornal sensacionalista, é dos mais lidos no Reino Unido e esta notícia tem como fonte o The Times.

  15. Avatar de DrJo
    DrJo

    Acho uma piada quando começam a inventar.
    Tudo faz mal, tudo que se come em excesso faz mal, tudo que levamos na vida em excesso faz mal.
    Stress e Depressão, o uso excessivo da Internet e Redes Sociais, Tabaco, Droga, Medicamentos para os chamados bodybuilders e afins e até os VEGAN tem problemas graves de saúde!

    Costumava ter um utente meu que come todos dais ao pequeno almoço 1 ovo estrelado, 3 fatias de bacon e 4 torradas com cappuchino e Sumo de Laranja (puro). A juntar a isso tomava em jejum Alho (comia ou bebia alho de molho), o curioso que a saúde dele ainda hoje é exemplar, valores hemogramas curtinhos, valores no geral de saúde de um rapaz saudável de 20 anos com 63 anos de idade!

    Eu acho que a Internet tornou se um meio perigoso sobre os chamados alertas que inventam. Aqueles senhores da inspecção automóvel correm riscos graves do cancro do pulmão e outras profissões de alto risco.

    Falar em “torradeiras” causarem mal à saúde acho mais um daqueles estudos em que tentam incutir ideologias e medos como “telemóveis que supostamente causam cancro e infertilidade”… tudo vai da nossa mente, capacidade de gerir e equilibrar as coisas.

    Incentivo ao uso da Torradeira e sou Médico e discordo por inteiro com o que dizem aqui. Acho estranho estas recomendações mas again, cada um na sua teoria. Também tenho colegas que desaprovam o leite como causador de desgaste do cálcio 😉

    Ou comer fruta ácida causa problemas do foro gastro.
    Peace!

    1. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      O segredo desse seu utente deve residir no consumo de alho. Mas devia ficar com um hálito de põe-te a léguas!

      1. Avatar de DrJo
        DrJo

        Alho = antioxidante

    2. Avatar de BC
      BC

      Portanto, és médico, nunca fizeste um estudo sobre torradeiras fazerem mal, mas dizes que este estudo que foi feito por uma universidade credível (e não um teste de trazer por casa) é invenção, porque um paciente teu come 4 torradas ao pequeno-almoço todos os dias.
      Alguém que ligue à universidade, pois assim deitas por terra todo o estudo que eles fizeram durante algum tempo, porque tu achas que é falso!
      Tenho pena dos teus “utentes”. Não tarda também dizes que até 5 cigarros por dia não faz mal nenhum, é tudo treta.
      Belo médico…

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Mesmo assim é uma estudo muito incompleto. Não falam dos efeitos nocivos e nefastos (derivado dos fumos), dos fritos, grelhados, assados e pior de tudo churrascos.

        1. Avatar de DrJo
          DrJo

          Não se trata apenas de ser incompleto mas há sempre alguém por detrás disto com interesses comerciais.

          Cheira me a estudos manipulados como tantos outros. A saúde actualmente está muito envolvida nestas coisas!

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Não faltou muito para fazerem outro estudo. Aparentemente viver no campo e comer comida caseira é das coisas mais fatais que existe

            https://www.google.com/amp/s/amp.theguardian.com/environment/2019/feb/17/cooking-sunday-roast-causes-indoor-pollution-worse-than-delhi

      2. Avatar de DrJo
        DrJo

        Tens pena? E minha praia é reanimação, SAV, estabilização, emergência pré-Hospitalar.
        Atreveste a por em causa a pessoa sem a conheceres?

        Curioso, só porque não concordo de forma legítima com o suposto estudo da treta.

      3. Avatar de Antonio
        Antonio

        Tenho 68 anos como torradas no minimo à 58 e irei continuar atè hoje sou saudàvel.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          mas se não comesses, se calhar hoje fazias o pino, só com um dedo.

          Imagina que não tens predisposição para uma doença ou toxina, apesar de assim ser vais continuar expor os teus filhos sabendo isto?

          A muitas pessoas com 90 anos que fumão todos os dias, mas a vasta maioria que o faz nao chega a essa idade…

    3. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Eu também acho piada quando começam a inventar. Médico? “hemograma curtinho”? É os ovos e o bacon é suposto causarem alterações no hemograma ou na bioquímica? Ou também tinha uma “bioquímica curtinha”?

      1. Avatar de DrJo
        DrJo

        Problema ou inveja das outras pessoas terem o privilegio de salvarem vida? Apenas menciono que sou da área profissional porque acho que este estudo é parvo.

        Agora ovos estrelados, bacon frito na teórica não é coisa saudável sobretudo a comer TODOS os dias! Claro, estudo que chegas la… como diz o velho ditado, se dúvidas consulta tanto as minhas redes sociais como podes vir a qualquer hospital do norte, sou bastante respeitado por qualquer pessoa 😉

        Sem ofensa, ignoro o estatuto e afins, mas acho piada a azia que causa quando alguém pode vir a saber mais do que um de vocês, as vezes vejo cada comentário que se vê o quanto ignorante o povo anda por outro lado vejo muitas pessoas cultas e espertas.

        Só o facto de me colocares essa questão prova que do assunto nada entendes 😉

  16. Avatar de JCFB
    JCFB

    Vou começar a aquecer o pão com um pentium D

    1. Avatar de JP
      JP

      Se tiverem pressa aconselho o Macbook Pro 🙂

      1. Avatar de JCFB
        JCFB

        Já me esquecia desse 😀

        1. Avatar de ck
          ck

          Ou mesmo um Note 7

  17. Avatar de Redin
    Redin

    Este tipo de alarmes também fazem mal às saúde. Já não vou conseguir dormir nos próximos dias depois de saber que tenho andado a ser envenenado uma vida inteira e o pior é que a morte anda cada vez mais próxima e eu não me dou conta disso.
    Vamos todos morrer.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Basta estar vivo para ser ter uma probabalidade de 100% de morte.

    2. Avatar de Vidaporvida_
      Vidaporvida_

      Não vale a pena criares essas coisas na cabeça.
      Há muitos estudos de muitas coisas que supostamente fazem mal.

      É como usar telemóvel numa bomba de gasolina que supostamente pode causar explosão 😉

    3. Avatar de Redin
      Redin

      Estava a ser irónico.

  18. Avatar de Mike
    Mike

    Isto qualquer dia não podemos é comer nada 😛 😛 😛

  19. Avatar de Vidaporvida_
    Vidaporvida_

    Desde que não abuses 😉

  20. Avatar de Altino
    Altino

    pois são… se meterem as mãos lá dentro

  21. Avatar de Miguel Silva
    Miguel Silva

    O estudo fala em agentes quimicos usados para de limpesa e purificadores de ar QUE DEITAM CHEIRO, na realidade chamamos-lhes ambiantadores.
    Pois um bom puricador de ar é suposto tirar os cheiros retirando as particulas do ar e não usando outros cheiros para disfarçar o cheiro original.
    Mas tb posso acrescentar que estender a roupa dentro de casa liberta quimicos usados nos detergentes e amaciadores da roupa que tb são tóxicos. Só é pena a maior parte das pessoas se importar mais com o aspeto exterior que com a saúde.