ALERTA: Submarino nuclear russo com torpedos Poseidon “desapareceu”

63 Comentários

Com o início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o que não tem faltado são notícias e cenários “estranhos”! Segundo foi revelado recentemente, um submarino nuclear russo com seis torpedos Poseidon desapareceu dos radares da NATO.

Esta “carga” tem a capacidade para provocar um “tsunami radioativo” capaz de destruir uma cidade como Nova Iorque.

 


K-329 Belgorod é considerado o maior submarino do mundo

A informação está a ser avançada pelo La Repubblica que invoca fontes da NATO. Segundo o que é revelado, este submarino nuclear russo com seis torpedos Poseidon, desapareceu do radar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e o alerta está dado.

Submarino nuclear russo com torpedos Poseidon "desapareceu"
Imagem Torpedo Poseidon

No Twitter, através do perfil TPYXA, onde é feito um acompanhamento do estado da Guerra na Ucrânia, é revelado que se trata de um submarino da classe K-329 Belgorod.

https://twitter.com/TpyxaNews/status/1576819403043110912?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1576819403043110912%7Ctwgr%5E529fa6f7ec9fe88c1417201ad860cdaa8ab65af8%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fzap.aeiou.pt%2Fsubmarino-nuclear-russo-com-6-poseidon-desapareceu-nato-em-alerta-500840

O K-329 Belgorod é considerado o maior submarino do mundo. Com 184 metros de comprimento e 15 de largura, o Belgorod pode viajar até 60 quilómetros por hora debaixo de água, aguentando um máximo de 120 dias sem vir à superfície.

O K-329 Belgorod é um projeto modificado do submarino nuclear russo classe Oscar II. Foi originalmente estabelecido em julho de 1992 como um submarino de mísseis de cruzeiro do Projeto 949A.

Submarino nuclear russo com torpedos Poseidon "desapareceu"

Transporta um míssil de 24 metros, que pode ser disparado a 10.000 quilómetros debaixo de água e provocar um tsunami radioativo. Segundo o jornal italiano, ao explodir perto da costa, teria capacidade para destruir cidades como Nova Iorque ou Los Angeles.

Em missão desde julho, o Belgorod emergiu no Mar Ártico dias após o ataque aos gasodutos Nord Stream 1 e 2, ao qual chegou a ser associado.

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de xpto
    xpto

    Hunting for the Red October?…

    1. Avatar de Vítor M.

      Foi isso que pensei… lá por baixo, nas profundezas destes oceanos, deve andar uma caça ao “red october”… e, por acaso, estamos em outubro…

      1. Avatar de Pedro H.
        Pedro H.

        Já estou a começar a ouvir a excelente banda sonora do filme… 😀

    2. Avatar de Art
      Art

      Quando alguém diz que não sabe onde está , é porque já sabe onde está e está confortável com a situação , esperando apenas apenas convencer os Russos a ficarem convencidos de que escaparam …..

      1. Avatar de dan
        dan

        ouvi dizer que o submarino Lucifer, está a poucas centenas de metros atrás do Belgorod, com ordens para utilizar a mais terrível arma inventada pelo homem, chamada de Sol escaldante, onde um feixe de alta frequência ao atravessar metal leva em pouco segundos este a temperaturas superior a 3000 graus centigrados, incinerando tudo dentro do submarino russo.

        1. Avatar de Perez
          Perez

          A única maneira de isso funcionar, seria emvolve-lo em um campo magneto dieletrico como um forno microondas faz. A intensidade diminuiria com o quadrado da distância.
          Um “feixe” de alta frequência não gera tal coisa. Feixes de radares são transmitidos nessa região de EM. Causariam distúrbios em comunicações e instrumentos de navegação. Ainda assim os Rússia tem maneiras de defletir isso.

  2. Avatar de morfas
    morfas

    Alerta?
    Mas então os submarinos não tem que andar maior parte do tempo invisiveis?

    Então tambem podemos dar o mesmo ALERTA dos submarinos da EUA porque ninguem sabe onde estão maior parte deles.

    O drama, terror…

    1. Avatar de Vítor M.

      🙂 é muito mais que isso 😉 este tipo de embarcação não anda “por aí a passear”

      1. Avatar de morfas
        morfas

        Quando estão em exercicios ou em missões nunca ninguem sabe deles, senão deixa de ser uma arma importante.

        Mas não é só com estes é com todos os submarinos de todos os países, existe certas missões que nem o País sabe onde ele está em certo momento.

        Tem que se informar melhor, pois é normal ninguem saber onde estão os sumarinos quando em missão.

        1. Avatar de manuiel
          manuiel

          oque é um sumarino ?

        2. Avatar de Vítor M.

          É a tua opinião, mas o caso do Kursk, por exemplo, veio mostrar o contrário 😉

          Se calhar há casos e casos 😉 dá uma lida sobre o assunto.

      2. Avatar de José da Apatia
        José da Apatia

        Bem, em Março, pela primeira vez desde os anos 80, 3 dos 4 sumbarinos nucleares franceses estavam no mar.

        https://www.connexionfrance.com/article/French-news/France-ups-defence-and-deploys-three-of-its-four-nuclear-submarines

        1. Avatar de Vítor M.

          Lá está, lá no fundo a coisa também deve estar efervescente.

      3. Avatar de Flavin
        Flavin

        Como esses cara me perdi um submarino desse mds

  3. Avatar de Estratega Amador
    Estratega Amador

    Este tipo de navios está sempre a ser monitorizado, e mesmo que escape, não tarda a ser novamente detetado – os EUA e não só, sabem o que arriscam com “bichos” destes a andarem à solta.

  4. Avatar de Domdiego
    Domdiego

    10.000 quilómetros? Metros, provavelmente…

    1. Avatar de Vítor M.

      O submarino nuclear K-329 Belgorod carrega uma poderosa arma nuclear “Poseidon” que pode disparar um projétil por uma distância de 10 mil quilómetros debaixo de água, o que causaria um tsunami radioativo.

      1. Avatar de Domdiego
        Domdiego

        Então, a falta que uma vírgula faz… “que pode ser disparado a 10.000 quilómetros, debaixo de água”…

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Sim, falta a vírgula.

      2. Avatar de José
        José

        São 10mil km de distância ao alvo, não 10mil km de profundidade, obviamente, porque a terra tem 6370km de raio…

        1. Avatar de Vítor M.

          Estás a interpretar errado.

          1. Avatar de José
            José

            Há uma coisa que não carece de interpretação: não houve, não há, nem nunca haverá um submarino que submerja 10 mil km na Terra. Por dois motivos simples: o ponto mais fundo, a fossa das marianas tem 10km de profundidade e o centro da terra está a cerca de 6370 km de profundidade.

            por isso, este e qualquer outro submarino jamais poderão disparar um míssil a 10 mil km de profundidade.

          2. Avatar de Vítor M.

            Erro de interpretação de tua parte.

      3. Avatar de nao
        nao

        “10 mil quilómetros debaixo de água” sabem quanta energia teria de gastar para andar 10 mil km debaixo de agua?

        o míssil pode ser disparado debaixo de agua mas depois vai pelo ar os 10 mil quilómetros . nunca os 10mil debaixo de agua. isso não faz sentido nenhum.

        1. Avatar de Vítor M.

          Estás a interpretar errado.

          1. Avatar de _RJCA_
            _RJCA_

            Temos distância de oceano assim tão grande?

          2. Avatar de Vítor M.

            🙂 lê bem o texto.

          3. Avatar de GM
            GM

            @_RJCA_ – Só para teres uma pequena ideia, no Atlântico, a distância em linha recta entre Southampton (Inglaterra) e as Malvinas (Falkland) são cerca de 12500km. No Pacífico, entre São Francisto (EUA) e Sidney (Austrália), são cerca de 12000km. Portanto, respondendo à pergunta, sim, temos distância assim tão grande, e maior ainda.

          4. Avatar de Jose
            Jose

            _RJCA_: Claro, até mais. 3/4 aproximadamente, da superfície do planeta é constituída por água. Convém não o esquecer.

      4. Avatar de PVeiga
        PVeiga

        Certamente Vítor, quando escreveu a notícia não foi critico o suficiente para perceber o que são “dez mil quilómetros debaixo de agua”.

        Uma pequena pesquisa na Wiki mostra o seguinte:
        “The Poseidon type remotely operated underwater vehicle has a 10 000 km range, can dive to a depth of 1 000 meters and is designed to deliver nuclear warheads for the destruction of coastal infrastructure as a second nuclear strike option ”
        Ou seja, tem um range de 10 000km e consegue ir até 1km de profundidade.

        Entretanto, a titulo de curiosidade, a parte mais funda do oceano é a “Depressão Challenger” com 10.8Km:
        “A Depressão Challenger segue como o local mais profundo dos oceanos, com 10.924 metros de profundidade. No Oceano Pacífico, o segundo lugar mais fundo é a Depressão Horizonte, na Fossa de Tonga, a 10.816 metros de profundidade. Ela é também a segunda maior de todo o globo.”

        Abraço

        1. Avatar de Vítor M.

          Quem o afirmou foi a NATO 😉 mas ainda bem que temos por cá peritos bélicos… atrás do ecrã 😉 fora isso, o restante nem está (neste artigo) em causa.

          1. Avatar de ifm
            ifm

            Víctor tu estas correto no que está escrito, ele é que não soube interpretar o texto.
            O projectil pode percorrer 10.000km, mas o iluminado, percebeu que podia ser disparado de uma profundidade de 10.000km .

            Sabendo que o raio da terra é de 6.300km, 10.000km não fazia sentido.

            Mas tu a responderes dessa maneira, ve-se mesmo que nao leste o texto ou não leste o comentario dele.
            É a tipica resposta automatica.
            Sabendo que o raio da terra é de 6.300km, 10.000km não fazia sentido.

          2. Avatar de Vítor M.

            Li tudo, mas se está tudo no texto e foi a própria NATO que partilhou essa informação, não podemos estar sempre a rodar na mesa. Repara que falam uns para cada lado, mas a informação está lá correta. E é como dizes, depois cada um, com a sua própria teoria, forma uma verdade. E… haja saúde! 😉

          3. Avatar de manuiel
            manuiel

            Portugal é um pais de peritos

          4. Avatar de Vítor M.

            Um país fértil em especialistas, é um facto. Haja saúde!

        2. Avatar de GM
          GM

          Até podia estar apenas a 1m de profundidade, que o alcance do POSEIDON seria na mesma 10.000km. Onde é que está a dúvid no português empregue? É que não foi referido, em lado algum, que o torpedo iria a uma profundidade de 10.000m. Aliás, a essa profundidade, deixaria de ser torpedo para passar a ser uma lata espalmada, tal é a pressão. Por cada 10m de prufundidade é um kg/cm² de pressão. A 10.000m são….é só fazer as contas. Abracinhos.

      5. Avatar de Toni
        Toni

        É um “torpedo” denominado Kanyon (ver no wikipédia para mais informacoes), nao um míssil.
        Mais parece um mini submarino e tem a capacidade de navegar por debaixo da superfície da água por mais de 10.000 Km.

        1. Avatar de Vítor M.

          Tal como está no artigo. Basta ler o artigo, está lá tudo. Contudo, e várias fontes chamam também ao Poseidon um míssil balístico lançado de submarino. Portanto, há várias tecnologias neste equipamento, nesta arma.

  5. Avatar de captain^obvios
    captain^obvios

    obrigado pelo alerta, vou ficar atento.

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Se o vires não te esqueças de avisar…

      1. Avatar de Tiriri
        Tiriri

        Passou ali! Não… era só o hancock com outra bebedeira…

      2. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        Nao precisas acabei de o ver no Rio douro…. Bro!
        Marselfia acabou de postar um selfi ao lado do sub…

        Os torpedos sao movidos a energia nuclear para quem nao sabe “Nuclear-Powered Nuclear-Armed Autonomous Torpedo’”

        Marselfie tb postou no seu instagram esta informacao!

  6. Avatar de Jacas
    Jacas

    Se o encontrar eu aviso, não se preocupem.

  7. Avatar de Cesar II
    Cesar II

    Os proximos meses vão ser particularmente interessantes em especial nas noticias relacionadas com o proximo snowden nada vai ficar como dantes.

  8. Avatar de Mongo
    Mongo

    Porra, que este site é mesmo uma nulidade. ALERTAAAAAAA TOTÓSSSSS. ALERTAAAAAA. O V Mongo deve estar todo excitado a dar o alerta. Vão mas é trabalhar e deixem-se de meter em assuntos que não sabem absolutamente nada.

    1. Avatar de Tiriri
      Tiriri

      Alertaaaaa! Encontrado um “eu é que sei!”

  9. Avatar de Tiago Alves
    Tiago Alves

    Está na altura de reactivar o Barracuda da Marinha!

  10. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Twist plot: afunda, a Ucrânia deita-lhe as mãos mais a ogivas nucleares todas e respetivos códigos de ativação. Putin sucka sucka no dedo e ala de volta pro pais dele

  11. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    😉 Com Sorte pode ser que se tenha afundado 😉 é menos uma preocupação.

  12. Avatar de JL
    JL

    Foi rebocado por um tractor agrícola ucraniano

  13. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Não fui eu… 😀 😀 😀 😀 😀

  14. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Na, Coreia do Norte comprou a um Almirante que precisa us dollars. Nada de novo nesta Russia corrupta.

  15. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Foi ao fundo e não voltou?
    Não seria o primeiro ….

  16. Avatar de Tiago
    Tiago

    Querem ver que está no Alfeite e ninguém deu conta!:)))

  17. Avatar de Joao
    Joao

    Deve ter-se avariado e afundou, tendo em conta o estado do material russo e a falta de manutenção …
    Ou então se calhar daqui a uns dias aparece no ebay um submarino nuclear à venda 🙂

  18. Avatar de qui
    qui

    Pequenos pormenores: O K-329 saiu em missão, como é habitual acontecer nos primeiros dias de Outubro. É que o porto dele fica congelado durante o inverno. Todos os anos viaja para um dos outros portos russos, quer seja em Kalinengrado ou até Sevastopol (se bem que aqui os 12 Akula já foram mudados para uma outra base naval a 800km dali).
    O tal míssil Poseidon foi apresentado em 2017, sendo que a Rússia anunciou que poderia fazer um teste em 2025-2026 e começar a produção em 2027. O míssil foi um dos que explodiu, em 2018, numa base russa, onde matou 670 técnicos e obrigou a Rússia a despejar milhões de toneladas de terra, para o oceano Árctico, pois ficaram contaminados. Desde esse dia, a Rússia só voltou a falar do Poseidon há 2 meses atrás, pouco depois de lançar o último míssil hipersónico. Desde essa altura não usaram mais nenhum, supostamente terão 4 a 7 disponíveis e demoram 70 dias a produzir cada novo. Até chamaram 9 navios de guerra, que possuíam mísseis de médio alcance, que estavam no Mediterrâneo e no Atlântico, para avançarem para o Mar do Norte.
    Entretanto há o rumor que os EUA tem 7 Virgina class algures no Mar de Azov e Mar do Norte, que terão ordens para afundar todos os navios e submarinos russos, se surgir o Alerta Nuclear, por a Rússia ter lançado alguma arma nuclear. Além dos 15 que estarão no Báltico.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Caramba, até que enfim! Há finalmente alguém que diz algo muito idêntico ao que ouvi um general dizer num canal qualquer sobre o assunto.

  19. Avatar de secalharya
    secalharya

    Mais um bluff do Putin.

  20. Avatar de dan
    dan

    A Russia prepara-se para algo de grande, faz o recrutamento de 300 mil reservistas, declara como território russo 4 localidades do leste da Ucrânia que fazem fronteira com a Rússia, os soldados russos parecem abandonar, outros dizem fugir desses territórios, a minha pergunta é o que se vai passar a algumas dezenas de quilómetros a leste da Ucrânia com a Rússia. o submarino será depois a resposta da resposta.

  21. Avatar de UnhuZpt
    UnhuZpt

    Bom dia a todos

    O que me preocupa nestes comentarios e a incapcidade de ler e compreender de varios intervenientes….

    1. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      A questão é que esta frase lida na diagonal dá um sentido completamente diferente do que se pretende…

      “Transporta um míssil de 24 metros, que pode ser disparado a 10.000 quilómetros debaixo de água e provocar um tsunami radioativo.”

      Pelo menos foi essa a minha ideia inicial e de tantos outros. Parando um pouco para pensar chega-se à conclusão que afinal tem outro sentido mas que se tivesse o termo “de distancia” a seguir aos “quilómetros” aí o sentido teria sido mais preciso (digo eu)…

      1. Avatar de José
        José

        A correcta tradução para português teria sido “pode ser disparado e percorrer 10.000 quilómetros debaixo de água e provocar um tsunami radioativo.”