Está aprovado! Europa vai ter novo carregador universal! E agora Apple?

54 Comentários

A União Europeia estava decidida a criar/adoptar um padrão para os carregadores na indústria dos smartphones e outros equipamentos. Esta é uma ideia com vários anos e até ao dia de hoje, muito foi discutido.

Hoje o Parlamento Europeu aprovou carregador universal para a União Europeia.


Carregador universal: Interface USB-C vai tornar-se o padrão

A questão dos carregadores comuns para todos os dispositivos eletrónicos tem sido um dos temas em cima da mesa da Comissão Europeia. O objetivo máximo é reduzir os resíduos eletrónicos e, de certa forma, acabar com a frustração dos consumidores. A verdade é que há empresas que já optaram por deixar apenas o cabo dentro das caixas dos novos dispositivos, abdicando do adaptador de corrente, mas a Comissão quis ir mais longe.

Com 602 votos a favor, 13 contra e 8 abstenções, o Parlamento Europeu aprovou carregador universal para a União Europeia. No que diz respeito a timings, até 2024, a interface USB-C vai tornar-se o padrão no que diz respeito a carregadores para smartphones e tablets. A partir de 2026 será também obrigatório para PCs.

Sob as novas regras, explica o comunicado do Parlamento Europeu, “os consumidores não vão precisar mais de um dispositivo de carregamento e cabo diferentes sempre que comprarem um novo dispositivo”, podendo agora “usar um único carregador para todos os seus dispositivos eletrónicos portáteis de pequeno e médio porte”.

Dispositivos incluídos na legislação

A legislação abrange telemóveis, tablets, câmaras digitais, auscultadores, altifalantes portáteis, consolas de videojogos portáteis, altifalantes portáveis, teclados, ratos, auscultadores portáteis e aparelhos de navegação portáveis. Os teclados terão de ser adaptados aos requisitos 40 meses após a lei entrar em vigor.

Ainda relativamente à interface USB-C, a velocidade de carregamento será adaptada para dispositivos que suportem carregamento rápido.

Ao abrigo da nova lei, os consumidores terão a possibilidade de comprar um novo dispositivo com ou sem dispositivo de carregamento.

Relativamente à gigante Apple, vai ser “obrigada” a adaptar-se. De salientar que esta decisão só foi conhecida depois do lançamento do iPhone 14. Virá o iPhone 15 com interface USB-C?

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Castro
    Castro

    A mesma questão pode ser colocada a várias outras marcas já que também obriga o carregamento fast-charging a seguir standards.

  2. Avatar de Manuel
    Manuel

    Agora? Agora é fácil. Vão vender adaptadores e com isso ganhar ainda mais dinheiro. Bem jogado UE ! “facepalm”.

    1. Avatar de Tiriri
      Tiriri

      Isso é ideia de gente teimosa…

    2. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Podes explicar para que será necessário um adaptador para uma “porta de carregamento” que fará parte das especificações (Hardward) do aparelho?!

    3. Avatar de Alex
      Alex

      Não há adaptadores, esta lei refere ( e creio que não vem aqui explicito) que o aparelho tem de vir com interface USB C integrada (sem ser necessário adaptador) Se não essa lei não serviria de nada não acha ? XD

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Naturalmente que todos os iPhones lançados até à data limite terão o carregador específico Apple, e depois das duas uma, ou passam a ter um conversor oficial pago à parte claro porque meio ambiente e cenas, ou deixam de incluir uma forma de carregar com cabo e têm de carregar com um carregador sem fios específico aprovado pela Apple… para segurança do vosso iPhone e para melhorar o desempenho financeiro com este rombo financeiro inaceitável causado por esta medida anti capitalista.
    Pelo menos é o que espero da gananciosa Apple.

  4. Avatar de Riki
    Riki

    Ou vem sem carregador por cabo, queremos carregar? Tem que ser sem fios mas não pensem que vai baixar preços

  5. Avatar de Riki
    Riki

    Ou vem sem carregador por cabo, queremos carregar? Tem que ser sem fios mas não pensem que vai baixar preços

  6. Avatar de mlopes
    mlopes

    no contexto em que “A legislação abrange telemóveis, tablets, câmaras digitais, auscultadores, altifalantes portáteis, consolas de videojogos portáteis, altifalantes portáveis, teclados, ratos, auscultadores portáteis e aparelhos de navegação portáveis.” o que implica que tantas e tantas marcas vão ter que fazer adaptações em imensos dispositivos, o artigo mencionar apenas a apple é super estranho…

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Apesar da Apple não fazer, aparentemente, publicidade em lado algum, pelo menos nunca vi um anúncio da Apple em Portugal, por algum motivo é uma empresa com publicidade gratuita vinda de todo o lado.
      Ok, e o que isso tem haver? Que a Apple é famosa por criar as coisas de forma a serem sempre incompatíveis com tudo o resto a menos que seja extremamente benéfico para os seus lucros fazer algo compatível.
      A malta que compra iPhones tende a ser rica, e mesmo quem é pobre e compra iPhone tende a ser mais vocal quando paga bem e ficam mal servidos ou se sentem mal servidos. As pessoas estão fartas de irem a todo o lado e de não conseguirem carregar os seus dispositivos Apple caríssimos sempre que se esquecem ou perdem os seus carregadores, porque imensa gente tem Androids e esses usam várias outras fichas para os carregadores entre os quais o USB-C que se tem vindo a afirmar nesse mercado como o mais predominante entre os fabricantes.

      1. Avatar de Tiago Rodrigues
        Tiago Rodrigues

        A Apple faz publicidade em Portugal… até na TV tuga já vi publicidade…
        Mas muito muito pontual!
        ( sem estar associada a qualquer operadora )

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      A maioria das empresas já está a vender aparelhos com entrada USB-C. Só versões produzidas antes de Maio de 2022 é que ainda usam outros formatos, como mini e micro USB.
      Daqui para a frente as novas serão todas USB-C.
      A Apple é que avançou para tribunal, onde gastou 730 milhões de euros, para contestar esta decisão… e perdeu.
      A protecção aos 183000 milhões de lucro mensal da Apple, na Europa, acabou-se. Já perderam a isenção por terem sede na Lituânia. Já perderam o retorno de 50% do IVA, acima de 7%, de qualquer país europeu.
      Por isso é que vão aumentar as comissões para pagamentos e compras, in-app, em 24% já e um novo aumento de 70% está anunciado para ser dividido entre Janeiro e Junho de 2023.

    3. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Explica lá isso do teclado e ratos? Que eu saiba os teclados e ratos portáteis usam pilhas e só precisam do conector wireless.

      1. Avatar de ERUS
        ERUS

        nada mais errado, isso são os modelos de gama baixa os modelos de gama media e alta são a bateria e recarregaveis… está na altura de se atualizar…

        1. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          O meu logitec m190 custou por volta de 15 euros e é a pilhas. Nunca iria dar mais de 100 euros por um rato.

  7. Avatar de Manuel Araújo
    Manuel Araújo

    Sempre defendi isso e ainda me lembro de há uns anos, cada marca cada ligação diferente para carregar, nomeadamente a Nokia que tinha uma ligação diferente de todas as outras, para fidelizar clientes, digo eu. espero que seja de vez!

  8. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    Muito bem! – Também todos os equipamentos deveriam ser obrigados (pela legislação) a facilitar as suas reparações por parte de “lojas” de assistência, ao invés de ser tudo descartável e de dificultarem esse processo propositadamente. Como é (o mau) exemplo da Apple. (Para mim não me afecta, pois NUNCA comprei nada dessa marca… Exactamente por isso, entre outras “coisas” também…)

    1. Avatar de BC
      BC

      Tanta coisa para dizeres que não gostas da Apple…

    2. Avatar de Miguel Ferreira Pinto
      Miguel Ferreira Pinto

      Jorge, a Apple até tem um programa para que o próprio dono do telemóvel o possa reparar, comprando as peças. Acho que andas um bocado desactualizado.

      1. Avatar de razingolho
        razingolho

        Miguel, lê o teu comentário mais umas 3 vezes.

  9. Avatar de PauloS
    PauloS

    O lightning quando saiu a alternativa era o micro usb…..o USB C hoje em dia é melhor mas atencao que se n fosse a apple com o lightning ainda usavam micro usb….isto vai acabar com a inovacao! Europa cada vez pior

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      A Europa está mais preocupada com o lixo ambiental; com o desperdício de ter de ter vários carregadores para carregar dispositivos que poderiam utilizar a mesma coisa; e com o facto de as pessoas quando estão fora de casa e por algum motivo não têm um carregador consigo muitas vezes não conseguirem carregar porque existem tantos carregadores diferentes que muitas vezes nenhum deles é compatível o que cria frustrações todos os anos em milhões de pessoas incluindo nos políticos que criam estas leis.

    2. Avatar de LG
      LG

      Lol… se não fosse a Apple claro…

      Pela tua lógica posso dizer o contrário:

      Usava se micro-usb quando a Apple ainda usava o antigo 30-pin…. “mas atencao que se n fosse a evolução da standard USB com o microUSB, a Apple ainda usava o 30-pin connector”

      lol… este pessoal pensa que a tecnologia não evolve… que tem que ser sempre a Apple…

      1. Avatar de PauloS
        PauloS

        Foi a apple que com o lightning ajudou a desenvolver o usbC. Sem a Apple nao tinhas usbC, sao factos.

        1. Avatar de Food Eat
          Food Eat

          Fazes ideia do que dizes ou vieste aqui mandar só uma posta de pescada?

        2. Avatar de qui
          qui

          Que raio de mentiroso e desinformador és tu? Um dos que paga 7000 euros pelo novo IFolder e aparece aqui a dizer “Comprei o único telemóvel dobrável de 8′ do mundo e por 0,1% do preço que pagaria por outro, além de pagar 1200 euros, anualmente, pelo SIM”?
          A Apple foi CONTRA o USB-C. Chegou mesmo a apresentar o novo lightning em 2019. Só que viu o mercado de carregadores sem fios, a 400 euros por carregador, como uma forma de fazer mais 70000 milhões de dólares de lucros. Daí que acabou por aceitar que é mais fácil apresentar uma cedência e passar a cobrar 500 euros pelo próximo carregador sem fios do Iphone 15. Ganha mais e aceita a decisão, fazendo publicidade nos milhares de milhões de “greves climáticas”.

        3. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          Quem desenvolveu essa tecnologia não foi a Apple!! Foi a Intel em 2009 e a Apple copiou a tecnologia e mudou-lhe o nome em 2011 😛
          Pelos menos devias saber que a tua adorada Apple copia as tecnologias dos outros.

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Estas enganado. O primeiro aparelho no mundo com usb C foi o macbook 12 da apple. E sim a apple criou o usb C

          2. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Tu é que estás enganado não foi a Apple mas sim a intel a criar a tecnologia e como disse foi a apple que copia a tecnologia e mudou-lhe o nome.
            Provas:
            “On the initial USB Type-C press release from 2013, Intel, Texas Instruments and the USB Working Group are on the release without any sign of Apple.”

    3. Avatar de oh
      oh

      +1
      O único comentário de jeito que li por aqui.

      O lightning quando saiu veio resolver um problema que existia na altura (bem por resolver, mau por não ser aberto a todos). Neste momento essa questão é precisamente oposta. É altura de mudar para uma tecnologia melhor, não fingir que é melhor *cough* jack 3.5 *cough*

  10. Avatar de Presidente das Couves
    Presidente das Couves

    Já existem adaptadores até de marcas conhecidas no mercado em todo o lado na Internet (eBay, Amazon, Aliexpress, etc) a venda a anos, quem comprar na marca sem se informar ligeiramente gosta de deitar dinheiro fora, basicamente é isso.

  11. Avatar de someone
    someone

    Fácil…tira-se a porta de lightning e fazes tudo por carregamento por wireless…
    Até haver, não há leis dentro da UE para carregamento por wireless…

    1. Avatar de PauloS
      PauloS

      Nao vale a pena! Transferencia de dados por cabo ainda sao superiores a wireless, carregamentos wireless nao sao eficientes no consumo de energia e a Apple é uma empresa cuja bandeira da sustentabilidade e amiga do ambiente está sempre presente. O magsafe melhora muito a eficiencia em relacao a concorrencia mas ainda assim o cabo é a melhor solucao. Nao ha nenhuma solucao wireless que transfira dados a 40gbps como a thunderbolt 4 por ex

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Claro, para a Apple é simples manter o lightning até à data limite permitida pela UE, e depois no novo modelo a seguir lançar com um wireless proprietário, só para manter o seu domínio nos acessórios, claro opcionais, e bem pagos.

  12. Avatar de Ana Rita
    Ana Rita

    E agora? E agora finalmente os iphones nao vao ser o topo de gama com a transmissao de dados por cabo mais lenta do mercado, defeito ha muito apontado. O lighting é estupidamente lento a transferir dados. Finalmente USB-C e alem de uniformizar os carrrgadores e cabos em todo o lado, é a oportunidade da Apple voltar a mostrar que os criadores de conteudo RAW e video podem tansferir a velocidades bem maiores para o seu mac e editar. É a possibilidade de corrigirem os frageis cabos de carregamento que se detreoram facilmente geranto enorme desperdicio de cabos estragados

    1. Avatar de BC
      BC

      Prova de que não sabes do que falas, é que os iPhones são das poucas coisas da Apple que ainda usa Lightning. Os ultimos Macs, iPads Pro, etc, usam USB-C.

  13. Avatar de Pedro
    Pedro

    O ipad pro 12,9 da 5th gen já trás porta USB-C por tanto em breve vai ser os iphones tambem

  14. Avatar de Tiago C
    Tiago C

    Quando o dia de mudança for realmente obrigatório, a Apple fará a dita mudança do que foi comentado assim que deixou de vender carregador nas caixas, que é, deixará de ter porta lightning ou usb-c.
    E passará a vender iPhones somente com carregamento por indução.

  15. Avatar de Winetree
    Winetree

    Os únicos dispositivos apple que não usam usb-c são o iPhone, Ipad (o pro e o air usam usb-c) e o Magic Mouse…
    Têm de perceber que há uma gigantesca base de acessórios Lightning em casa das pessoas e nos Stocks de imensos fabricantes, não é fácil mudar. Nunca é, mas não é por haver nenhuma limitação. Já se usa USB-C à muito tempo no ecossistema Apple..

  16. Avatar de Security
    Security

    E agora? Agora vai desaparecer o carregamento por cabo xD Já para lá caminha, não se nota?

  17. Avatar de Vanadu
    Vanadu

    Deixando uma piada… A Apple vai “reclamar” mais uma melhoria, a novidade de usar o usb-c. Apple sempre na Vanguarda.

    1. Avatar de PauloS
      PauloS

      A Apple foi a primeira a usar USB-C num produto seu, o macbook air. Alem dos macbooks, tb os ipads pro e air ja usam USB-C. Se estivesses calado fazias melhor figura, mas agora ja sabes!

  18. Avatar de MUIT
    MUIT

    ~ Quando se aplica o novo regulamento?
    Não antes de 2025: Após 20 dias da sua publicação, os Estados-Membros terão depois 12 meses para transpor as regras e mais 12 meses após o período de transposição para as aplicar.

    – A Apple é a principal atingida por ter que incluir portas USB-C no iPhone?
    Parece-me que não. Diz o regulamento: todos os dispositivos que têm suporte a carregamento rápido terão de ter a mesma velocidade de carregamento, de modo a permitir que os consumidores “deem mais energia aos seus equipamentos à mesma velocidade com qualquer carregador compatível”. Parece-me que que vai haver aqui confusão.

  19. Avatar de Manueelv
    Manueelv

    E como se carrega varios dispositivos com voltagens distintas.. Isso so se pode aplicar a smart phones e acessórios! Nunca um pc portatil podia ser carregado dessa formas, devia de ser lindo ligar um carregador de 19v a um portátil de 12v..

    1. Avatar de dan
      dan

      Apenas será para os portáteis depois da data limite, ou seja nessa altura a tecnologia de carregamento será alterada, Importante , será a construção de cabos que permitam correntes de carregamento elevadas.

    2. Avatar de poiou
      poiou

      O USB C permite a negociação das condições de carga. Ao ligar um.equipamento ao carregador, o carregador “pergunta” ao dispositivo qual a inte sidade e corrente e adapta-se.
      Já o USB tradicional tem limite de 5v.
      Isto é interessante porque no limite até permite carregar as colunas, o smartphone e o portátil com o mesmo carregador.

  20. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Virá o iPhone 15 com interface USB-C?” Isto nem se pergunta.Obviamente a Apple vai ter que obrigatoriamente acatar esta decisão para os seus iPhones na União Europeia.

  21. Avatar de secalharya
    secalharya

    É uma vergonha um equipamento vir sem carregador/cabo.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Vergonha e ainda em 2022 falares nisso quando todas fazem o mm. Eu so em casa tenho 8 carregadores, não preciso de mais

  22. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Isto ainda vai dar panos para mangas!! A UE e o PE estão cada vez mais ditadores.

    1. Avatar de ERUS
      ERUS

      Não vai dar nada, são medidas que já deviam ter sido tomadas há décadas, se calhar o mercado não estava como está consumista.

  23. Avatar de Andre Moreira
    Andre Moreira

    vão vender o iphone por mais 100 euros, o adaptador usb-c para lightning port obrigatório

  24. Avatar de geefarol
    geefarol

    O que me ri com o comentário “Pelos menos devias saber que a tua adorada Apple copia as tecnologias dos outros.”
    Não deixa de ter razão pois o Steve Jobs foi pioneiro nisso quando roubou a ideia na altura da recente impressa Xerox de pastas de ficheiros em ambiente de trabalho.