ALERTA: Burla em Portugal com iPhones rendeu 78 mil euros

36 Comentários

A história repete-se e estes casos são casa vez mais frequentes. Segundo o Jornal Público, a Polícia Judiciária deteve um homem, da Póvoa de Varzim, que burlou inúmeras vítimas, angariando mais de 78 mil euros, em troca de iPhones anunciados com um preço muito abaixo do valor de mercado.

havíamos referido que as redes sociais eram um chamariz para este tipo de fraudes, burlas que eram alimentadas pela partilha fácil entre pessoas conhecidas, tornando o alvo fidedigno, ao ponto de levar os mais incautos a acreditar no negócio.

imagem_burla_iphones00_small


Estes casos não são novos e com a “febre” dos dispositivos móveis, estão a agravar-se estes esquemas. Neste caso, conforme indica a Judiciária, o indivíduo, sem profissão definida, através de anúncios colocados na Internet e ajudado por outro, promovia a venda de telemóveis iPhone com “um preço muito inferior ao do mercado, solicitando o seu pagamento antecipado, mas nunca chegando a proceder ao envio do produto”.

Após várias tentativas para chegar ao suspeito, visto ser uma tarefa nada fácil, pelo facto deste mudar constantemente de morada, foi detido num cibercafé na Póvoa de Varzim.

O detido foi presente a interrogatório judicial e foi-lhe aplicada como medida de coacção a prisão preventiva.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luiz Filipe
    Luiz Filipe

    Existem realmente pessoas que pagam por um iPhone a um estranho e esperam que seja enviado? Epá, não há paciência, que gente burrinha.

    1. Avatar de S Pimenta
      S Pimenta

      Esta noticia é igual como as burlas E-Banking, só é burlado quem quer…

      1. Avatar de RaCcOn

        Não é bem assim e até te pode acontecer a ti que pelo que dizes estás bem atento ao assunto.

        Nem nas burlas e-banking nem com este tipo de burlas.

    2. Avatar de LG
      LG

      Depende onde se compra e a quem se compra. Comprei um iPhone 32GB no Ebay, mas não se pode comparar o Ebay com OLX, CustoJusto e companhia…

      1. Avatar de z33plin
        z33plin

        Certo. Ebay nao se compara 🙂

        1. Avatar de Jorge Mateus
          Jorge Mateus

          Eu compro no ebay, Amazon, etc, etc usando o Paypal.

    3. Avatar de z33plin
      z33plin

      Concordo eu comprei um 3GS a 2 anos pela internet e certo é que fiz quase 60 KM para o ir buscar porque simplesmente era uma coisa que eu queria e nestes casos em que o equipamento estava em exelentes condições e barato decidi fazer o negócio em mãos. não sou do tipo de pessoas que dá mais de 150€ pela net e fica a espera pela encomenda simplesmente não sei com quem poderei estar a lidar afinal de contas ainda não dá para ver quem está do outro lado do monitor l0l

      1. Avatar de Caramelo Voador
        Caramelo Voador

        Certissimo. Já me propus fazer 120 kms para comprar um iPad, mas o vendedor não entregava em mão… LOL. É claro que o mandei passear.

  2. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    prisão preventiva? burlou tanta gente e é isso que lhe acontece? casa comida e roupa lavada? era coloca-lo a fazer serviço comunitário 8h/dia durante 5 anos para ele ver o que é bom.. limpar estradas, limpar matas etc etc… ai sim ele não burlava mais… agora burlar, passa uns meses no xilindro de borlix sai volta ao mesmo.. enfim…

      1. Avatar de EGM
        EGM

        Visto o salario minimo nacional ser 485€ era ainda mais justo algo tipo: 78000/485=160 160/12=13
        13 anitos de trabalho comunitario….

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Dou-te toda a razão, mas olha para este e para os da Casa Pia, todos a rir-se, cá fora, e ainda vão pedir indemnização ao estado, vais ver…

    2. Avatar de José Gaspar
      José Gaspar

      Assino por baixo.

    3. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      assim de repente pensei que estavas a falar da cambada de políticos, governantes a afins que andaram na berra nestes últimos 20 anos! Enquanto estes não lhes acontecer o que dizes, ali o burlão dos iPhones é um santo.

    4. Avatar de Joji
      Joji

      Pah, se este merece isso o que merece o bando do BPN ligados aos partidos que nos governam?

  3. Avatar de Pedro Torres
    Pedro Torres

    Luiz eu não diria melhor…! Existe gente burra que nem uma porta. É o minimo que se pode dizer de quem nos dias de hoje cai “no conto do vigário” :-\

  4. Avatar de João Almeida
    João Almeida

    Só se deixa burlar quem quer. Tão fácil se encontra um anúncio de venda de iPhones como se encontram 3 ou 4 artigos com o intuito de alertar as pessoas para as burlas.

    Se as pessoas não fossem burras, este tipo de casos eram escusados, mais um para entupir o sistema judicial português.

  5. Avatar de Francisco
    Francisco

    Como eu digo sempre: Quando a esmola é muita o pobre desconfia.

  6. Avatar de JP (djlinux)

    Vendo iPhone por 100€ já com portes incluídos, alguém quer? Só para ver se consigo passar os 78 mil euros =)

  7. Avatar de José Furtado
    José Furtado

    Este vai ser condenado por fazer concorrencia ao estado!!!

  8. Avatar de CS
    CS

    Quase fui um das potenciais vitimas.
    Por intermédio de um amigo meu (esse sim foi lesado) foi me oferecido um negocio que se eu vende-se 10 iphone´s me ofereciam outro. O custo de cada unidade eram 500 euros, e alegadamente era um negocio 100% legal, com fatura e garantia.
    Já tinha potenciais clientes para todos os telemóveis, mas como não fazia a entrega do dinheiro sem a entrega da fatura os mesmos nunca chegaram.

  9. Avatar de Laggunna
    Laggunna

    Diz o povo há muito muito tempo: “Não há um vigarista sem outro”!

    Bem hajam!

  10. Avatar de André Correia
    André Correia

    Precisava de uma ajuda que não tem muito haver com esta noticia.

    Eu gosta de saber qual o modelo de iPad Retina 4G (LTE) que funciona com as redes cá em Portugal, por exemplo Vodafone.
    Se alguém souber e me puder responder fico agradecido.

    Obrigado.

    1. Avatar de Gaius Baltar
      Gaius Baltar

      Tenho um iPad Mini e depois de uma das últimas actualizações do iOS ele passaou a exibir o campo “Activar LTE” ao invés do “Activar 3G”. Como o meu plano de dados (da Vodafone) não abrange 4G não te posso assegurar a 100%, mas o melhor é entrar em contacto com a tua operadora.

  11. Avatar de Daniel
    Daniel

    Preso??? Este gajo vai mas é para braço direito do Vitor Gaspar, com esta crise e com este tipo de burla, consegue abarbatar 78000 euros, imagine-se se tiver uma máquina fiscal por de trás a ajudar… ui ui cuidado!!

  12. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Eu cruzei-me com uma das milhentas contas, provavelmente desse gajo.
    Eles criavam uma conta no facebook para as “vendas” e criavam uma quantidade gigante de contas que íam colocando em vários grupos para validar a venda.
    Felizmente já conheço o esquema desse tipo de contas, acabei por achar estranho que uns amigos também tenham visto noutros locais uma outra pessoa a promover a venda a dizer que foi excelente e que tinha corrido tudo bem.

    Como não é normal aparecerem tantas pessoas na mesma altura a anunciar que já fizeram grandes negócios com contas novas… é sempre de desconfiar.

  13. Avatar de coiso
    coiso

    Se ele exigia o pagamento antes de enviar o produto não era só pegar no nib e ir a policia fazer queixa? Porque razão diz que era muito difícil de encontrar? Ou como era feito o pagamento?

    1. Avatar de RaCcOn

      Como deves entender primeiro que a policia faça alguma coisa…

      Ao que parece, quando o fizeram algo, já ele tinha 78.000€ no bolso ou seja o mesmo que ganha um trabalhador que tenha um salário minimo em cerca de 13anos.

      Agora, vai preso fica lá durante uns 2 ou 3 anos porque se vai portar bem e tal, como é bom rapaz e está arrependido volta cá para fora ainda com os 78.000€ no bolso e a vida segue até a próxima burla 😉

  14. Avatar de Fernandoo
    Fernandoo

    E verdade que nos dias de Hoje só cai no conto do vigário quem quer, basta pesquisar no google e o que não falta são historias….
    Mas a verdade e que as pessoas hoje são tão gananciosas e julgam-se mais espertos que os outros, e depois lamentam-se por terem sido burladas.
    Em relação a este género de pessoas, que ilude e rouba descaradamente as pessoas, toda a pena seria pouca.

  15. Avatar de José Leite
    José Leite

    Ó meus amigos,estas artimanhas hão-de sempre existir.Só cai nelas quem quer,por ser tapadinho/a dos olhos.Ainda por cima para o mês de Junho(daqui por 3 meses)já sai o novo iPhone 5S.Mais loucos/as hão-de dar mais de 600 euros por ele 🙂 Como alguém referiu,e muito bem,acima de mim(“EGM”),o salário mínimo nacional nem para comprar um iPhone dá,quanto mais para pagar todas as despesas de um mês corrente.Infelizmente,as pessoas só querem tudo novo,todos os luxos,todas as excentricidades,todos os caprichos!!Por isso é que as instituições bancárias,os créditos(como empresas como a Cofidis e a Cetelem,entre muitas outras,o garantem),e outras cenas nunca hão-de acabar até levar certas pessoas à tesura completa.Depois admirem-se de ver indíviduos,casais,etc.,a irem para tribunal para pagarem exorbitâncias(centenas a mlhares de euros),porque queriam um iPhone,umas férias à maneira,ou um carro(mas dos novos,porque hoje em dia ninguém[é um absurdo]quer um carro em 2ª mão)!!Enfim…

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      +1

  16. Avatar de Ne-Miguelito
    Ne-Miguelito

    Informamos que o Ne-Miguelito irá voltar aqui: http://ne-miguelito.net/

    Partilhem esta informação ao máximo.

    Obrigado

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      A serio?????!!!!
      A ser verdade, faço ja uma enorme venia ao Né e equipa!!!

  17. Avatar de manu
    manu

    Esse gajo é realmente um génio ! e aprendeu bem a lição dos nossos políticos .
    arranjou um metodo inteligente de ir buscars o resto dos trocos aos bolsos dos portugueses . antes que o governo o fizesse.
    não digo isto de animo leve pois em outras alturas tb fui vítima desse tipo de gente sem escrupulos .
    MAS JA DIZ AQUELE DITADO RECENTE
    “NUM PAÍS DE TANTOS CURRUPTOS ATÉ TENHO VERGONHA DE SER HONESTO”