Geary – Um fantástico e leve cliente de e-mail para Linux

14 Comentários

É verdade que a Google veio revolucionar a forma como comunicamos e o Gmail é provavelmente o melhor serviço de e-mail do mundo, tendo em conta as funcionalidades que oferece, interoperabilidade entre plataformas e também a excelente interface Web.

No entanto, há quem ainda prefira uma aplicação nativa como cliente de e-mail. O outlook é o cliente de e-mail mais completo (mas também pesado) e direcionado para Windows. Para Linux hoje damos a conhecer o fantástico e leve Geary, como alternativa ao Thunderbird e Evolution.

geary_00

O Geary é um moderno e leve cliente de e-mail para sistemas Linux. Desenvolvido em Vala pela empresa Yorba (a mesma que criou o Shotwell),, foi desenhado para ter uma integração completa com o ambiente de trabalho gráfico Gnome e são muitas as funcionalidades que este “pequeno” cliente de e-mail oferece.

O interface simples organiza as mensagens por assunto, o que facilita a leitura e acompanhamento de emails recebidos.

A ultima versão do Geary traz um conjunto de novidades, das quais se destacam:

  • Suporte para múltiplas contas de email (inclui editor de contas)
    • Gmail e Yahoo são agora suportados, através do protocolo IMAP.
  • As respostas são agora apresentadas nas conversas
  • Opção “ Marcar como SPAM”
  • Possibilidade de integrar a pasta “Importante” do Gmail
  • Novas teclas de atalho
  • Possibilidade de fazer download das mensagens em background

geary_01

Como instalar o Geary via terminal no Ubuntu?

Para instalar o Geary via terminal, basta inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:yorba/ppa
sudo apt-get update && sudo apt-get install geary

Nota: O Geary já está disponível no Ubuntu 13.04 via Ubuntu Software Center aqui

Com as inovações  e novas funcionalidades que o Geary vem introduzindo, este será certamente um dos clientes de email proferido dos utilizadores. Além disso é gratuito e oferece uma excelente performance. Experimentem.

Já agora….

Além do cliente de e-mail, a Yorba disponibilizou também uma nova versão do Shotwell – Uma excelente ferramenta para organizar as fotografias. Saber mais aqui

Homepage: Geary

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo Silva
    Diogo Silva

    Não esquecer que é o cliente de e-mail que anda de mãos dadas com o Elementary OS. Se bem que tudo da Yorba anda.

    Ainda lhe faltam muitas coisas para ficar uma aplicação de topo, e por essa mesma razão os desenvolvedores abriram um pedido de doações crowdfunding ao estilo do Kickstarter.

    Se alguém estiver interessado: http://www.indiegogo.com/projects/geary-a-beautiful-modern-open-source-email-client

  2. Avatar de Splinter
    Splinter

    Boas,

    Excelente artigo para uma excelente peça de software. No Elementary Os Luna, esta é a aplicação nativa para gerir o e-mail. E eles escolheram realmente muito bem em introduzir o Geary no sistema.

    Ainda não tive oportunidade de experimentar esta versão, mas logo que possa, experimento.

    Off topic: Estava no youtube à procura de vídeos sobre o KDE 4.10.1 (e porque razão o meu openSUSE 12.3 ainda não atualizou para essa versão) quando encontrei uma fantástica review do Carlos Carvalho sobre este tópico.

    Para quando uma review (com link para o vídeo aqui no pplware ? Deixo aqui o mote 🙂

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Utilizo Linux há mais de 15 anos, desenvolvo em PHP e sou adepto da simplicidade. Testei este software e gostei por ser simples e prático. Só quero ver e enviar e-mails… não preciso de opções excessivas como ocorre no Outlook. Só tomei um susto por não ter informado-me se seria POP ou Imap… e…. UFA!… ainda bem que é Imap.

    Parabéns à empresa desenvolvedora do software.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Muito bom. Já uso e aprecio bastante o facto de ser leve.
    Alguma sugestão parecida para windows?

  5. Avatar de JP (djlinux)

    Para mim só falta uma coisa para o Geary ser o melhor cliente de Email para eu usar no Ubuntu, um simples botão para apagar os Email’s lidos…

    De resto, simples como se quer. Quando estou a trocar Email’s com alguém quero poder ver os Email’s anteriores trocados, na mesma pagina, sem ter que estar a abrir Email’s a parte, é o que mais aprecio no Geary. Também é bom a aguentar com tanto Email, recebo mais de 200 por dia e ele não se atrapalha nem um pouco… Não se podia esperar outra coisa, sendo o Geary dos mesmos desenvolvedores do Shotwell…

  6. Avatar de Splinter
    Splinter

    @Pedro

    Sugestão “parecida” para Windows: Postbox

    Excelente cliente de E-mail para MacOS e Windows. Existe uma verão “Pro” que é paga. E existe uma versão gratuita, o Postbox Express. Links:

    Postbox: http://www.postbox-inc.com/

    Postbox Express: http://postbox-inc.com/?/blog/entry/introducing_postbox_express_1.0/

    Este é, sem dúvida o melhor programa que conheço para gestão de e-mail para Windows.

    É a minha opinião, acredito que possa estar errado, e que possam haver dezenas de programas melhores, mas da minha experiência, recomendo vivamente a versão gratuita.

  7. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Testado e aprovado, excelente alternativa, como é hábito da comunidade Linux, nunca falta por onde escolher. O grau de adopção deste sistema operativo não pára de aumentar.

    Pessoalmente sou utilizador intensivo do Thunderbird + Lightning para tudo e mais alguma coisa, calendário, tarefas, contactos, e-mail e RSS, enquanto o Thunderbird continuar a ser suportado vai ser difícil mudar para qualquer outro.

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Alguma vantagem em relação ao Thunderbird?

  9. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Olhando para o Screenshot é uma boa copia do cliente de email do MacOs

    Abc

  10. Avatar de jb
    jb

    Em primeiro gostava de mais uma vez dar os parabéns à PPlware por nos trazer sempre artigos frescos. Em segundo não concordo com a opinião do gmail ser o melhor serviço de mail,actualmente está tão ou mais pesado que o outlook,sendo que o outlook oferece mais recursos (vai das necessidades de cada um) ,para linux utilizo o thunderbird e estou super satisfeito com o mesmo,mas fico após esta vossa intervenção com mais uma opção.

  11. Avatar de Graper
    Graper

    Pare-se ser um Ótimo gerenciador de E-mail, mas esta faltando os Contatos e Backup (Backup e Restauração.).
    Abraços.
    Graper

  12. Avatar de Guzz
    Guzz

    Alguém sabe se tem como utilizar um arquivo .pst do outlook 2010 no Geary Mail?

  13. Avatar de Fábio Reis
    Fábio Reis

    Como coloco a assinatura automática no corpo do e-mail? Sem precisar está digitando sempre?

  14. Avatar de marcio novello
    marcio novello

    HELPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP rápido
    Estou fazendo uma transição do windows para o linu
    uso o microsoft outlook express do pacote office 2013
    ao instalr ele no linux tentei abrir a conta do meu email que uso terra , infelizmente o terra no meu caso caonta free só usa protocolo smtp e NÃO imap ( conta free de email somente ) se fosse a paga daria para usar a imap. tentei configurar mas o geary não deixa eu avançar com o botão se eu não prrencher a configuração imap no linux(geary) . não tem como usar o geary só configurando a conta smtp . tudo bem . exportei para .pst do outlook e se eu não configurar de cara o geary quando abre pela primeira vez não tem como saber se ainda tem como impostar .pst dentro dele . nunca usei o geary mas gostei dele . help pessoal quero importar a base de dados .pst pra ele ou pelo menos tentar configurar ele somente smtp mas o botão dele não deixa eu avançar enquanto não preencher imap . eu até preenchi um imap falso mas não deixou avançar..