Alerta utilizadores Android: 60 apps que deve remover já

55 Comentários

São várias as notícias que têm dado a conhecer que há muitas apps maliciosas para Android e que estão disponíveis na loja oficial da Google. A empresa das pesquisas tem vindo a melhorar os mecanismos de deteção deste tipo de aplicações, mas a verdade é que não tem sido suficiente.

De acordo com informações recentes de investigadores da Symantec, há várias apps maliciosas que voltam a estar na Play Store… para tal apenas tiveram de mudar de nome!

Android


Que há muitas apps maliciosas na Play Store da Google isso toda a gente sabe. No entanto, há agora um novo alerta para um conjunto de apps para Android que no passado foram retiradas da loja de aplicações mas que agora voltaram com novo nome.

De acordo com as informações, 7 dessas aplicações foram anunciadas como sendo ferramentas para limpar espaço, calculadoras, gravadores de chamadas, etc. Podem ver aqui a lista em txt.

Apps maliciosas descobertas pela Symantec

Além das 7 apps maliciosas que voltaram à Play Store (mas agora com novo nome), a Symantec diz ter descoberto mais 38. Segundo as indicações da empresa de segurança, no geral estas apps servem para lançar “campanhas” de malware. Poder ver aqui a lista em txt.

Investigador da ESET descobre 15 apps maliciosas

Recentemente, o investigar da ESET, Lukas Stefank, descobriu também 15 apps maliciosas na Play Store. Os nomes das apps pode ser visto na imagem seguinte.

A lista de apps já é significativa mas ainda há mais e que revelaremos num próximo artigo. Este tipo de aplicações têm sempre muitos downloads uma vez que a descrição das apps é, por norma, atrativa.

Tenha atenção também ao WhatsApp

ZooPark, o vírus que pode ler as conversas do WhatsApp

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cK
    cK

    E a pergunta dos 10 milhões… Como é que a Google não tem não nisto?

    1. Avatar de Napoleon Bonaparte
      Napoleon Bonaparte

      Não tem não!

    2. Avatar de cK
      cK

      *mão . A escrita automática…

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Porque não quer e custa dinheiro!

  2. Avatar de GM
    GM

    Portanto, sistema operativo e recomendável. Vende muito, é certo. Vou-me manter com o meu W10m, apesar da falta de (algumas) aplicações que pudessem fazer falta. Ao menos, é seguro (penso eu).

    1. Avatar de Ze Maria
      Ze Maria

      Se usares um 3310 ficas mais seguro.

      1. Avatar de GM
        GM

        Sem dúvida. Ou talvez não, se for a nova versão com 3G/4G. Deves ser adepto do robot, pelos vistos.

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Mais ainda se for um Motorola Flare 😛

      3. Avatar de Alvaro Campos
        Alvaro Campos

        Verdade! Pena que o 3310 não receba mais atualizações, o Windows 10 Mobile ainda a semana passada recebeu uma de segurança.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Win 10 Mobile o mais seguro actualmente !

      1. Avatar de João
        João

        Normal. Ninguém quer nada com esse sistema

        1. Avatar de GM
          GM

          Dizes tu. Vê os comentários, neste e noutros tópicos, e verás. Mesmo ex-utilizadores do sistema que o abandonaram por causa de falta de aplicações, mantêm activos os antigos telefones Mesmo quem saltou para iOS, vê a diferença e olha para trás com saudade.

    3. Avatar de Conceição pires
      Conceição pires

      Como posso eliminar 4 votos no meu telemóvel android?

  3. Avatar de Enfim...
    Enfim…

    La vamos nos assustar as pessoas…
    Sejamos realistas… e tudo muito bonito mas quando um SO e usado por muita gente e e livre isto e normal. Basta ver o Windows…
    Nestes SO’s ha que ter sempre cuidado, e depois as empresas de seguranca veem sempre fazer o filme delas ate para vender… porque se uma pessoa tiver 2 dedos de testa nao corre 5% do risco que anunciam..
    Se uma calculadora pedir acesso as chamadas nao chama atencao? Uma app para limpar espaço quer ver sms… nao e estranho?
    Mas estas empresas tem sempre que instalar o medo assim como o fazem e muito bem no windows…
    Porque dizem “ah cuidado e tal usem o nosso software” e depois o proprio software nao deteta aquilo que eles mesmos “dectataram”…

    1. Avatar de Helder
      Helder

      O Android é tudo menos livre e utilização por muita gente não tem nada a ver.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Há pessoas que precisam de voltar para a escola para aprender a escrever. Para decifrar o teu comentário, estive a perder algum tempo. Onde estão os acentos? Enfim…

      1. Avatar de jonas
        jonas

        li bem a primeira…..deve ser como eu que sempre tive teclado ingles e detesta acentos. para um programador os acentos sao inimigos n.1. entao escrever num smartphone acentos demora uma eternidade…quem nao percebe nao tem que ler…passa a frente…

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Já entendi porque o Mundo está assim…

  4. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    “tudo muito bonito mas quando um SO e usado por muita gente e e livre isto e normal.”

    Qual SO é que é livre ?

    Abc

    1. Avatar de Edgar
      Edgar

      Android por exemplo ,cuja a base e linux

      1. Avatar de kjvf
        kjvf

        o android que vem nos smatphones não é livre…. tens o aosp e afins

    2. Avatar de Metro
      Metro

      Estás a gozar certo ? Android não é livre? Temas? Feito. Launchers? Feito. Queres uma custom rom? Boom, feito ! Podes fazer o teu próprio android em casa … Podes fazer isso tudo no teu iOS?

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Podes Fazer tudo isso e mais, basta saber, chama-se Jailbreak. E mesmo assim, garanto-te que será mais seguro que android!

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          Ricardo, só o precisares de fazer jailbreak (perderes grande parte da protecção) no iOS para fazeres coisas standard no Android sem necessidade de root (mantém a protecção) já diz tudo.

          A Apple pode vender te que é o iOS mais seguro do mundo, daí a ser verdade…

        2. Avatar de Roberto Falcão
          Roberto Falcão

          Não, não podes.
          Não existem custom ROMs.
          Não existem launchers.
          Não sei o que queres dizer com “muito mais”.
          E o Jailbreak já nem se pratica.

      2. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        iOS não é meu.
        O android que usas não é o AOSP.

        Abc

  5. Avatar de Brasão SS
    Brasão SS

    Alguém sabe qual é a aplicação à qual se refere a App lock e Call recorder. É que instalei duas Apps dessas e não sei se são as visadas. Aliás até paguei por uma app lock, pois as outras pediam permissões de toda a informação do dispositivo. Dá para retirar as permissões nas definições do Android, mas é estranho requerer tantas permissões. A que comprei só pediu permissão para aceder ao armazenamento e às fotos. Talvez porque a App tira selfies a quem tentar desbloquear o meu smartphone.
    Foi esta que comprei.
    https://play.google.com/store/apps/details?id=incredible.apps.applock.pro
    A de gravar chamadas.
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tohsoft.call.autocallrecorder.pro
    Ajuda?
    Bolas ainda falam mal da Apple. Também têm falhas, mas como isto, nada a ver.

    1. Avatar de Pronto-socorro
      Pronto-socorro

      Não é nenhuma dessas duas, tás safo.

      1. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        Como é que sabes? Explica como consegues saber isso? Safo? Lol

        1. Avatar de Pronto-socorro
          Pronto-socorro

          Porque se fizeres uma pesquisa pelo nome do pacote das app vais encontrar aplicações completamente diferentes das que tu disseste:

          com.applock.apha.v1 = Applock 1.0, desenvolvida por Jean Jefe
          (tu usas AppLock Incredible Pro, da Incredible Apps Inc)

          com.call.recorder.alpha.v1 = Call Recorder Free, desenvolvida por Christal Whestone
          (tu usas Call Recorder Pro, da Best App)

          1. Avatar de Brasão SS
            Brasão SS

            Já fiz isso, mas não me apareceu informação relevante. Por acaso a segunda App pesquisei agora e realmente não é a mesma que uso. Mas obrigado.
            😉

          2. Avatar de Pronto-socorro
            Pronto-socorro

            E da primeira também:

            “com.applock.alpha.v1”

            Eu escrevi mal “alpha”. Tenta lá outra vez.

      2. Avatar de Luís
        Luís

        Username checks out.

  6. Avatar de bom senso
    bom senso

    não uso nenhuma das referidas, apenas tenho um único jogo para passar o tempo, e as app das redes sociais, e uma ou outra de trabalho e as da rom, não tenho mais nada instalado, apenas o essencial, nunca tive o habito de andar a entulhar o telefone com toneladas de app’s…

    1. Avatar de Pronto-socorro
      Pronto-socorro

      Pudera, quem usa apps das redes sociais também dificilmente pode andar a entulhar o smartphone com toneladas de apps, elas ocupam a memória toda.

      1. Avatar de LR
        LR

        Depende da memória que se tenha. 750ml quase enchem uma garrafa de 1 litro, mas deixam imenso espaço num garrafão de 5 litros.

        1. Avatar de Pronto-socorro
          Pronto-socorro

          Eu não tenho um telemóvel todo-poderoso, tu tens? Então fica a saber que o Facebook, o Twitter, o Instagram, o Snapchat, o Tinder e por aí fora consomem mais memória no teu smartphone do que no meu. Talvez o dobro ou até o triplo.

          1. Avatar de LR
            LR

            Mas como sabes qual o meu telemóvel? Já o viste? E como sabes que consomem mais memória no meu que no teu? Deixa-me adivinhar, tens a famosa aplicação iGuess, certo?…

          2. Avatar de Pronto-socorro
            Pronto-socorro

            Eu perguntei-te se tinhas um telemóvel todo-poderoso. Sabes ler, ao menos? Mas se tens dúvidas faz o teste, é fácil: pegas num excelente smartphone e noutro razoável, e depois comparas os consumos de memória dessas app todas num e noutro. Não é logo, tens que deixar as aplicações correr algum tempo e reparar como é que os sistemas fazem a gestão da memória. Pronto, e depois tiras as tuas conclusões sobre se esse smartphone com RAM de 5 litros está mais preparado do que o outro para ser entulhado de aplicações para além dessas das redes sociais.

    2. Avatar de :P Do contra
      😛 Do contra

      Que comentário esclarecedor xD

  7. Avatar de Helder
    Helder

    Segurança Android…

    1. Avatar de Metro
      Metro

      A segurança android e a mesma do Windows… E não te vejo lá a comentar que Windows não é seguro … Será por usares o mesmo?
      É lógico , o pessoal concentra se pra fazer asneiras onde tem mais pessoal … Não digo que a Google não pudesse ser melhor a proteger a PlayStore deles , claro que devia ! Gosto de android mas não sou um fanboy , sei ver o que fazem bom e o que fazem mau … Mas por amor de Deus.. acaba por ser um pouco normal… Senão me engano até já aconteceu isso no iOS também … (Sem certezas atenção!!)

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Não, nunca aconteceu

  8. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    devia ter link para as apps isso é que era

  9. Avatar de Eu
    Eu

    O pior de tudo nesta notícia nem foi o problema das apps, mas os comentários à mesma, esses sim são perigosos porque espalham estupidez em todas as direções

  10. Avatar de Roberto Falcão
    Roberto Falcão

    80% dos smartphones são Android.
    Os hackers focam-se na criação de malware para os sistemas mais usados.

    Da mesma forma que são conhecidos mais casos de malware para Windows (88% market share) do que para Linux (2% market share).

    Eu posso usar um sistema operativo com muitos buracos de segurança mas se ninguém mais usar, ninguém o estuda à procura desses buracos nem cria malware.

    Significa por isso que é um sistema operativo mais seguro que outros?

  11. Avatar de jorge
    jorge

    Epa fogo o android é tao inseguro omg

    1. Avatar de JP
      JP

      Não é o android que é inseguro
      São mesmo os utilizadores que acreditam em tudo instalam tudo.
      Acontece em todos os S.O não venham com conversas que o ios é melhor muito mais seguro que só me fazem é rir.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        … mas o Win 10 Mobile é o mais seguro ! Tens duvidas ?

  12. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nessas listas txt não consigo perceber como sei os nomes das apps.

  13. Avatar de okapi
    okapi

    não uso nenhuma destas

  14. Avatar de Ze
    Ze

    Nenhuma APP store está imune! A Apple também já teve a sua dose e vai continuar a ter…

  15. Avatar de Victor Marques
    Victor Marques

    As far as I know, ten ducks crossed the road bringing the traffic to a stand still.

  16. Avatar de Sergio Sousa
    Sergio Sousa

    A google play store é uma vergonha vou ter de pagar 20euros para tirar uma App com vírus são uns nojentos