Adeus SoCs Octa-Core! Chegaram os SoC 10-core da MediaTek

63 Comentários

Em Abril informamos em primeira mão que a MediaTek se preparava para lançar no mercado o primeiro SoC (System-on-chip) 10-core (10 núcleos).

Hoje a empresa anunciou oficialmente o MediaTek Helio X20 que além dessa característica tem outras bastante interessantes como por exemplo o suporte para redes wireless 802.11ac e até um co-processador (ao estilo do que a Apple faz com as últimas versões do iPhone).

mtk_678x452


A MediaTek é uma das principais empresas na área dos SoC. Com um bom portefólio de produtos, como por exemplo o MT6752, o MT6732 ou até mesmo o MediaTek Helio X10 , a empresa lançou agora o SoC Helio X20 a 64 bits que se destaca por ser o primeiro com 10 núcleos.

De salientar que o MediaTek Helio X10 tem vindo a ser usado por grandes fabricantes mundiais como é o caso da HTC ou até mesmo da LeTV.  A tabela seguinte mostra as principais características dos SoC mais relevantes da empresa.

Helio_list

O SoC Helio X20 tem uma organização tri-cluster, com três diferentes tipos de núcleos:

  • 2 núcleos a 2.5 GHz ARM Cortex-A72
  • 4 núcleos a 2 GHz ARM Cortex-A53
  • 4 núcleos a 1.4 GHz ARM Cortex-A53

Deca

Na prática este SoC tem a capacidade de usar apenas alguns núcleos ou então todos em simultâneo, de acordo com a performance “necessária”. Por exemplo, para tarefas onde não é requerida muita performance, podem ser apenas activados os núcleos a 1.4 GHz ARM Cortex-A53, havendo também assim uma melhor poupança ao nível da bateria.

Este SoC traz também suporte para redes 4G LTE,  redes wifi com a norma 802.11ac, gravação de video a 4K, suporte para duas câmaras de 13 MPX e também um co-processador RM Cortex-M4 para reconhecimento de voz e outras aplicações “always-on” que necessitem de pouca performance. 

 

M4

Helio X20 a 64 bits será comercializado já a partir do segundo semestre de 2015 logo, se comprar um smartphone em 2016 é provável que já venha SoC.

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de knom
    knom

    DESPERDÍCIO!! Intel, Apple e Nvidia as únicas que sabem fazer socs!!
    querem triple cluster para que? deviam explorar mais os 32bits e os dual/quad cores!!!!

    mas isto é 100% marketing querem vender já não querem performance, não vai demorar para a qualcomm e samsung irem atrás….. modinhas da treta

    1. Avatar de Artur
      Artur

      Qualcomm tmb

      1. Avatar de W10 Incoming
        W10 Incoming

        +1 a qualcomm também não brinca em serviço.

        1. Avatar de knom
          knom

          810, 808, 615 e 410 estão muita podres
          qualidade? 0

      2. Avatar de knom
        knom

        ai não brinca? isso dizes tu porque achas piadas aos octa-cores e os “updates” para vocês é melhor que ter performance/optimização

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      A AMD não sabe?

      1. Avatar de knom
        knom

        a amd produz cpu’s arm para smartphones?

  2. Avatar de Pedro Peixinho
    Pedro Peixinho

    10 core mediatek, 8 core qualqom e 2 da apple, e o iphone continua a ser o mais rapido e fluido do mercado sem aquecimentos…pois, da que pensar

    1. Avatar de FM
      FM

      Vamos aguardar pelo A9 😛

    2. Avatar de ....
      ….

      se é mais fluido nada tem a ver com o SoC mas sim com o SO

      1. Avatar de knom
        knom

        faz o mesmo que todos os octa-cores… explica isto
        mais, a optimização é algo tambem superior, isto explica muito

        1. Avatar de Rodrigues
          Rodrigues

          O SO do Iphone é feito dedicadamente para um só Hardware… é escolhido a dedo… O Android tem de correr em milhares de smartphones diferentes… Devido a esse facto precisa de Hardware melhor de modo a que o SO corra fluidamente.

          1. Avatar de ....
            ….

            tanto que o SO para windows phone que também é feito especificamente para um hardware corre também fluidamente e o hardware não é nada por ai além.

          2. Avatar de knom
            knom

            ….
            +1 para ti, alguem que percebe algo de optimização
            @rodrigues a optimização é do dispositivo e o software!!!!
            se optimizam para um deviam fazer para os outros!!!
            o iphone é um… nexus são outros, o windows phone… explica-me como é que o lumia 930 continua tão fluido e com todas as optimizações? os updates só saem quando o software e hardware estão em harmonia!!

            FICA A DICA 😉

    3. Avatar de asdbvbc
      asdbvbc

      é porque nunca tiveste um telemóvel de homem na mão 🙂

    4. Avatar de Diogo Jesus
      Diogo Jesus

      Pega num verdadeiro smartphone.
      Ainda à dias peguei num 5S que parecia uma arrastadeira, o meu G2 dá 10-0 aquela treta.

      1. Avatar de int3
        int3

        gostava de ver esse 5S. é que aqui só desliguei-o no maximo 7 vezes em mais de 8meses e tenho-o quase cheio e não encrava nem nada. nem perde os programas em segundo plano como o android faz sem querer.

      2. Avatar de Rui C
        Rui C

        O meu 5S está ligado à mais de 1 Ano e continua tão rápido como quando o comprei.

        Está visto que nc tiveste nenhum. Só vens destilar ódio nada mais.

    5. Avatar de Mota
      Mota

      Oh peixinho, tu és um comediante, tenho dito.

      http://www.pcadvisor.co.uk/test-centre/mobile-phone/3515533/whats-fastest-phone-2015-uk-may/

      Again… usa o google antes de dizeres asneiras rapaz.

      1. Avatar de Pedro Peixinho
        Pedro Peixinho

        Geekbench 3 scores (single-core):
        Apple iPhone 6: 1569
        Samsung Galaxy S6 Edge: 1501

        o iphone de 2014 a ganhar ao samsung de 2015? Espera pelo iphone de 2015 para continuar a ganhar ao samsung de 2016…ainda para mais com a touchwiz que todos sabem como é lenta.

        1. Avatar de Bruno Queirós
          Bruno Queirós

          Apesar de preferir Android gosto do iOS e respeito as preferências de cada um. Lamento apenas é que os fanboys só vejam aquilo que lhes interessa é ignorem o resto. Isto é do mesmo link que consultaste:

          Geekbench 3 scores (multi-core):

          Samsung Galaxy S6 Edge: 5076

          Samsung Galaxy S6: 4438

          HTC One M9: 3778

          Kingzone Z1: 3689

          Samsung Galaxy Note Edge: 3331

          Google Nexus 6: 3304

          Samsung Galaxy Note 4: 3272

          Samsung Galaxy Alpha: 3184

          Huawei Honor 6: 3103

          HTC Desire Eye (running KitKat): 3009

          Motorola Moto X 2014: 2975

          iPhone 6 Plus: 2917

          Samsung Galaxy S5: 2869

          Sony Xperia Z1: 2822

          Sony Xperia Z3: 2805

          Google Nexus 5: 2800

          Sony Xperia Z3 Compact: 2800

          Sony Xperia Z2: 2796

          Apple iPhone 6: 2794

          Isto faz do iPhone 6 pior que um Xperia Z2? Obviamente que não. São meros valores que sozinhos não representam nada.

          1. Avatar de knom
            knom

            COMPARAR DISPOSITIVOS POR BENCHMARK? A SÉRIO?
            desde quando que benchmark mostra a performance total??

            já disse e volto a dizer, benchmark não mostra performance do dia-a-dia

          2. Avatar de int3
            int3

            benchmark mostra o poder do hardware apenas…

    6. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Sem dizer que é o mais limitado, e um dos com mais fraco ecrã em ppi, e nem sequer falo de fazer multitasking porque trocar de Apps não é o mesmo que ter 3 ou 4 Apps a correr ao mesmo tempo (e ouvir música não conta).

      Se vires que até os smartphones de metade do preço tem estabilização óptica, Multitasking real, e mais ppi para não falar na duração da bateria, a pergunta é que adianta ser fluido e ter 2 cores Lolol

      Sim para joguinhos 2 core chegam. Depois quando o 6s trouxer mais core, 2 gb RAM etc aí já vão fazer fila para comprar.

      1. Avatar de knom
        knom

        quanto maior a densidade pior faz aos olhos….
        olha que ouvir música conta!! estar a gastar hardware!! e não é pouco!!

        os mesmos jogos que usam dois cores no ios usam os mesmo dois cores no android ou mais, e mesmo assim no android encravam e crasham

        se os 2gb fizerem vantagem sim, mas ter 2gb e ter 1.50gb ocupados pelo sistema é chato não é?

        1. Avatar de Fabio Pisco
          Fabio Pisco

          Se faz mal aos olhos diz a Apple para para de fabricar Desktops e Laptops

          1. Avatar de knom
            knom

            queres comparar um ecrã de 5.2 polegadas QHD com um de mais de 12 polegadas???

            daqui pouco vais que? comparar o intel core i3 com este mediatek arm octa-core?

          2. Avatar de knom
            knom

            queres um ecrã com 400+ dpi para que? ainda por cima numa cabeça de alfinete?

        2. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          lol maior densidade faz mal aos olhos? ora mostra lá o estudo oftalmológico onde diz isso 🙂

          e se com 2 gb RAM tiveres 1.5 gb com o sistema não é chato, se for propositadamente (e não má programação) é só vantagens.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Vê se as vantagens do android, cada vez pior é lento..e a ram já vai nos 4gb e perde com iphone de 1

  3. Avatar de millers
    millers

    processadores da mediatek? não obrigado

    1. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Exatamente o que disse quando li este post.

  4. Avatar de Rui C
    Rui C

    Mediatek … PASS!

  5. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Eu gostava de saber o porquê desta obecessão por multi core. Há computação paralela, has apps estão cheias threads, o multi tasking puro é assim tão importante num smartphone/tablet?
    Eu cá acho que para o tipo de aplicação neste segmento o overhead criado por ter de gerir mais que um core é mais prejudicial que benéfico.

    1. Avatar de knom
      knom

      quando a samsung lançou aquele maldito exynos 8-core todos tavam babados agora que vem mais do mesmo multi-core sem performance já ninguem quer não é? deixaram a samsung ditar as regras agora da nisto!!
      dual/quad-core com optimização!! isto sim faz a diferença!!

      nenhuma app utiliza tantos cores, alias, os cores nem funcionam todos ao mesmo tempo!!

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        1) são vários core, não para as Apps usarem todos ao mesmo tempo MAS -sem as Apps saberem- serem os usados os que melhor se adequam, ex: 4 low power em email, rss, etc; 4 alta performance em tarefas/jogos pesados.

        2) neste não sei mas nos Samsung actuais podes usar todos se for necessário

        3) o SO pode actuar usando os low power e deixar os high power para as Apps principais.

        As vantagens são óbvias SE bem utilizadas. É o mesmo que ter um motor V8 com sistema de desligar metade dos cilindros, se bem programado e usado 5 estrelas, se mal não traz vantagem.

        1. Avatar de knom
          knom

          diz-me lá como é que usas todos os cores em Big.little
          isso já tinha percebido, mas ter 4 nucleos que tem mais performance e fazem o mesmo mas prontos

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    Tenho 1 Android CPM chip mediatek e nunca trabalhou nada jeito. Mediatek não obrigado

    1. Avatar de knom
      knom

      voces comprar dispositivos sem optimização e querem performance? pelo amor de deus!!

      1. Avatar de Pedro Peixinho
        Pedro Peixinho

        nenhum android tem optimizacao…ja tive 3 e foram todos po “lixo”. o iphone é o unico que gosto de usar. Ja usei lumia tb e adoro o SO, mas a falta de apps fez me comprar iphone

        1. Avatar de Dunno
          Dunno

          Qual foi a app que te faltou que nao encontraste na windows store?

          1. Avatar de Pedro Peixinho
            Pedro Peixinho

            Google apps, snapchat, tinder, mas as outras que encontras n tem metade das features do IOS/android, instagram, runtastic, messenger (sem voice calls), myfitnesspals…a serio wp é uma tristeza em apps mas eu gosto do SO.

          2. Avatar de ....
            ….

            eu não sei qual é a app que lhe faltou, mas falando por mim queria mudar para WP e só usando umas 6 ou 7 apps no meu atual telemovel no WP não encontro logo duas deles como o SnapChat e o Clash Of Clans

        2. Avatar de knom
          knom

          +1
          wp tem imensas apps, boas e bem construidos vocês é que querem aquela especifica e não sabem desenrascar com uma igual com nome diferente!!

  7. Avatar de André Alves
    André Alves

    Mediatek nunca mais

  8. Avatar de jorge
    jorge

    Tenho usado alguns mediateck e sempre excelente performance.. os quadcore 6582 são excelentes em relação preço/desempenho e os octacore são muito bons mesmo..
    Não sei essa mania de criticar.. comparem um octacore mediatek que custa ai 80-120€ com um de marca reconhecida, e vejam como mete esse no bolso. ainda esta semana comprei um para a minha namorada, Octacore 6592 1.4Mhz, 1GB Ram, 8GB ROM (esse espaço todo para as aplicações e tudo o resto) Ecrã 4,5″ (era para ser pequeno e são cada vez mais difíceis encontrar), função tipo NFC dos mediatek para transferencia usando os ecrãs dos telemoveis, gestos para ligar o ecrã ou outras opções tipo camera, ligação, etc.
    Camera boa de 8Mpx, duplo sim, android 4.4.2, etc etc.. tudo por 78€!!
    E posso dizer já que já comprovei o ecrã bom, construção boa, muito rápido, sem engasgos mesmo com muita coisa aberta, etc.. excelente compra..

    1. Avatar de Pedro Peixinho
      Pedro Peixinho

      Engracado que nenhum mediatek tem lolipop ou gps que funcione, e combinamos um cafe para te mostrar o tlm que quiseres 😉

      1. Avatar de jorge
        jorge

        Por acaso já estão a sair alguns com Lolopop e gps sim, os chips da geração anterior eram inferiores, mas suficientes. O que havia era alguns modelo que tinham fracas antenas, ou seja, uns dão bem outros medio e alguns mal mesmo. Mas já me passaram pela mão alguns com bom desempenho GPS e outros menos bom, e até um que não dava nada mesmo (nesse caso era mesmo problema da antena, desse modelo, talvez por ter um espessura de 6mm apenas, e claro, já ai ano e meio atras. e depois em alguns há o problema de estarem afinados para a Ásia, o que com um pequeno toque e um programa se ajusta, melhorando muito o GPS.
        O Lolipop, tal como antiga muitos topos de gama actuais, tambem não chegou a todos, vão saindo e olha que alguns de marca têm tido muitos problemas ao actualizar para o 5.0.
        Nesta nova geração 64bits, os actuais a sair, pelas reviwes têm bom GPS.

        1. Avatar de Luis Sousa
          Luis Sousa

          Exactamente, eu gosto é dos anti-tudo lol sim tenho um IPHONE 6 sim tenho um Mediateck ….. si tenho um WP

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        engraçado, que ate eu tenho o lolipop no velhinho galaxyS e estes novos mediatek nao? ahahha

        1. Avatar de Luis Sousa
          Luis Sousa

          pois tens eu também tenho um Galaxy S Plus I9001 com LP ainda ontem fiz update, mas olha o meu pai tem na garagem um Fiat 127 Surf e quando anda na A3 ele não anda à mesma velocidade.

        2. Avatar de knom
          knom

          os mtk tem lollipop lontras do sofa é que dizem que não tem isto e aquilo por coisas que aconteceram a 2 3 anos atrás!!

      3. Avatar de knom
        knom

        o chico finorio
        diz lá qual foi o mtk, era de que ano? 2012 ou 2013?
        gps nao funciona porque a rom do telemovel não tinha os drivers configurados!! o android se não tiver optimização não passa de um pisa papeis, porque é que achas que os flagships com mediatek são melhores e não dão problemas?

        a mediatek, a leadcore, a rockchip todas essas tem bons cpu’s qualidade/preço!! as fabricantes é que não optimizam o sistema!!

        deixa de ser camelo e começa a ver as coisas com olhos de ver

        1. Avatar de Pedro Peixinho
          Pedro Peixinho

          sem optimizacao de sistema tens uma ma experiencia, o que me interessa enquanto consumidor e ver tudo a funcionar, quero la saber de quem e a culpa. apple faz isso, os outros (androids) nao fazem.

  9. Avatar de W10 Incoming
    W10 Incoming

    Pois, como dizem outros comentadores isto parece-me mais markting que outra coisa. Para quê tanto core se após x minutos em full-load a frequência é capada por causa de excesso de temperatura. Qualquer dia temos chips com 32 cores mas só podem ser usados durante 10 segundos 😐

    1. Avatar de W10 Incoming
      W10 Incoming

      Mas pronto, sempre há-de servir para alguma coisa, nem que seja para processamento de rajada, como é típico nas interfaces gráficas e aplicações de produtividade. Os jogos e outras aplicações mais exigentes é que duvido que tirem partido disto, por causa do problema da temperatura.

  10. Avatar de int3
    int3

    Mediatek é tipo a AMD dos X86. Baratos e cheios de nucleos porem consome bastante e tem menos desempenho que um intel a metade dos cores

    1. Avatar de Silva
      Silva

      Dissestes que a intel é superior á AMD em performance e consumo (sim é vdd)….se ja havia fogo nos comentarios.
      Agora vem uma bomba atomica.
      Protege-te rapaz.

    2. Avatar de knom
      knom

      errado
      nos desktop tens praticamente intel e amd a resposta
      nos mobile tens leadcore, rockchip etc…

      com boa optimizição do windows isso mudava!! drivers é

  11. Avatar de eleck
    eleck

    Ainda gostava de saber qual o critério dos mods aqui a deixar passar comentários abusivos de alguns e de outros não

    1. Avatar de Rui C
      Rui C

      Devem ser cunhas. Faz um donativo que eles assim passam todos ! LOL 😀

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Não ha, isto é uma feira e por isso só venho aqui mm trolar os pacóvios geeks e o vitorM gordo careca e idiota