Adeus BIOS – Tecnologia UEFI, boot do PC em 5 segundos

50 Comentários

A tecnologia tem evoluído significativamente nos últimos anos. No entanto, se analisarmos os PC’s, especialmente quando estes arrancam, vamos chegar à conclusão que pouco ou nada mudou. Estes continuam a ter uma BIOS, armazenada na Flash Rom e baseada numa tecnologia bastante antiga. A BIOS é basicamente o software de inicialização da máquina…e aqui, pouco ou nada mudou.

Segundo uma noticia avançada para BBC, essa tecnologia será brevemente substituída pela UEFI, tecnologia essa que permitirá que qualquer computador arranque quase instantaneamente.

UEFI_00

A nova tecnologia foi baptizada com o nome UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), e de acordo coma BBC esta fará parte dos novos PC já em 2011. A tecnologia UEFI permite um conjunto de novas funcionalidades, incluindo melhorias a nível de velocidade de boot das máquinas. Actualmente as máquina têm um tempo de boot na ordem dos 25 a 30 segundos (em média) e com esta nova tecnologia o tempo será aproximadamente de 5 segundos. Ao contrário da BIOS, a UEFI permite um interface com o rato, e em vez de ser programada em Assembly, é escrita em C. É certo que poderá consumir mais recursos, no entanto garante muito mais flexibilidade.

UEFI_01

Segundo Brian Richardson da AMI (empresa especializada no desenvolvimento de software para a BIOS), a tecnologia UEFI é um requisito fundamental para drives superiores a 2 TB.

A adoção da norma UEFI vai marcar o fim de  25 anos de existência da BIOS.

altHomepage: Change to ‘Bios’ will make for PCs that boot in seconds

Partilhar:
Tags:

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel Andrade
    Manuel Andrade

    Excelente Noticia!

  2. Avatar de FG
    FG

    É uma tecnologia que já vem atrasada… finalmente alguém pegou nisso.

  3. Avatar de ApacheDraco
    ApacheDraco

    Estava a ver que não…

  4. Avatar de Sergio
    Sergio

    e eu a pensar que o grosso do tempo era por causa do sistema operativo…

  5. Avatar de pph
    pph

    Isto so reduz o tempo de boot ate ao chamado post screen, que é a ultima fase antes de carregar o SO. Mesmo esse não sei se vai continuar a existir, estou curioso de ver as novas boards com este novo sistema.

    Nos macs já todos sabemos como funciona, vamos ver como Asus e etc vao implementar as efi´s.

    Já estou a ver ecrãs de arranque todos catitas e cheios de opções, como por exemplo na serie ROG.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      isso não demora 10 segundos, provavelmente nem 5. Os 25 a 30 segundos só mesmo com o SO

      1. Avatar de Filipe Lourenço

        Como te enganas Sergio, como te enganas… 🙂

        Já vi PC’s que até fazerem POST estavam quase 1min. Só depois aparecia a imagem do Boot do sistema.

      2. Avatar de pph
        pph

        Tchii… so te posso dizer para fazeres o teste com um cronometro.

    2. Avatar de Hugo Cura

      O meu eeepc vem também munido disso.
      Se tiver uma partição no disco apropriada, EFI, é possível activar uma funcionalidade na bios (boot booster) onde, caso não solicite o post da bios ao premir F2, o boot desde que ligo o pc até ao win 7 começar a carregar são 3 segundos.
      Não é bem o UEFI que aqui se fala, mas é apenas implementado o conceito de rapidez, evitando o post.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Até que enfim ….. já não era sem tempo ….. e espero bem que permita actualizações via net, tem ter que carregar primeiro o sistema operativo !!! e já agora, que esta UEFI tenha um bom sistema de segurança à prova de flash errados … eclaro estes 5 segundos sõa muito bem vindos !!!

    1. Avatar de Joninhas
      Joninhas

      já agora que faça a cama e o almoço e jantar ne?

  7. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Tinha esperanças que o openbios fosse adoptado em vez de.

  8. Avatar de rss
    rss

    “Ao contrário da BIOS, a UEFI permite um interface com o rato,…”

    Como diria Álvaro Cunhal, “olhe que não, olhe que não”.

    As Bios não têm “interface com o rato”, meramente por opção, e não por nenhuma imposição técnica.

    1. Avatar de kekes
      kekes

      A realidade é que nunca fez nem fará falta o rato na BIOS 😀

    2. Avatar de So7t
      So7t

      Concordo e comprovo a veracidade das tuas palavras!! Os portateis da IBM Thinkpad linha profissional ha muito que tem bios com rato !! 😉

    3. Avatar de Pedro Pinto

      “permite/suporta”, seja imposição técnica ou não 🙂

    4. Avatar de Chromio
      Chromio

      Realmente é só activar a interrupção do rato, que funciona logo. Não é necessário andar com drivers.

    5. Avatar de Miguel
      Miguel

      Já nos inícios dos anos 90, havia computadores em que o BIOS permitia interacção com o rato! Isto não é nenhuma novidade!

  9. Avatar de rss
    rss

    errata:
    e não por imposição técnica.

  10. Avatar de NT
    NT

    Exelente… mas…

    Escrito em C, mais flexível… “Quem” serão os vírus que irão entrar por aí adentro?
    “Damm Kids They are all alike”

    1. Avatar de So7t
    2. Avatar de p. jorge
      p. jorge

      Eheh, depois lança-se uns pathes de segurança, e vendem-se novos e potentissimos antivirus capazes de nos proteger contra os amigos do alheio.

      1. Avatar de So7t
        So7t

        Parece-me que a Intel ao comprar a MacAfee ja se esta a prevenir… ]:)

        1. Avatar de lmx
          lmx

          boas não sei…
          se fizerem virus para isto imagina a tua maquina deixa de arrancar…como corrers o antivirus sem bios??

          cmps

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            É verdade…

    3. Avatar de RaCcOn

      Mas tipo…isso já pode acontecer hoje em dia…
      Podes perfeitamente flashar a bios estando dentro do sistema operativo…
      basta flashar de forma incorrecta, e a máquina não arranca mais…

      A uns anos atrás, a principal intenção de um virus era destruir o sistema…hoje em dia é o contrário…é manter-se no sistema o máximo de tempo possível sem que o utilizador o note…
      Dessa forma, podem ser roubados contactos assim como se pode ir espalhando aos poucos e poucos 🙂
      Para além disso, ainda envia essa informação toda para uma base de dados que depois na generalidade dos casos é vendida para fins de publicidade e SPAM.

    4. Avatar de Pedro Pinto

      @NT, apesar de Assembly ser mais potente para baixo nível, o C é bem mais flexível. Não sei se me fiz entender

      1. Avatar de NT
        NT

        Pois entendi, enquanto que quando escreves em assembly o hardware suportado (BIOS) é muito limitado, em C existe uma maior compatibilidade, logo maior possibilidade de existir software “estranho” a correr logo no boot.
        No entanto, sempre também podem abrir caminho a um s.o. na BIOS que tenha as coisas básicas. Acho que esse tipo de bios seria excelente para netbooks, tendo a possibilidade de ter um disco (tipo pen) limitado só para guardar dados do utilizador.

  11. Avatar de Kadu

    Há um ano atrás eu escrevi um artigo sobre esta tecnologia, explicando como funciona. Está mesmo demorando demais pra esta tecnologia chegar aos pcs, pois a Apple utiliza ela já faz bastante tempo.

    http://orgulhogeek.net/2009/09/29/uefi-o-que-para-que-serve-e-como-funciona/

  12. Avatar de R. Campachi

    Muito boa notícia. Eu já tinha lido sobro a EFI (no website Intel) a muito tempo atrás e achei fantástico. Melhor ainda que foi criado um Fórum (desde 2005) e teve o apoio de partes importantes da indústria. Melhor, ainda por cima, que planeja ser lançada já em 2011.

    Achei que faltou o link oficial:
    http://www.uefi.org/

    Esse é o link da Intel:
    http://www.intel.com/technology/efi/

    OBS. A parte da segurança é que me preocupa. Já pensou num EFI-ROOT-KIT? Já existe o BOOT-KIT…

  13. Avatar de bug
    bug

    Aleluia!!! já não era sem tempo, agora sim estamos no século 21

  14. Avatar de MySeLf
    MySeLf

    Mais funcionalidades -> maior complexidade -> mais bugs / mais por onde falhar.

    Humm…. Pelo menos durante os primeiros tempos não vou adquirir nada que venha com isto. Já com as bios de hoje em dia é como é, imagino com interface bonito e em C.

    De qualquer das formas é a evolução, só não recomendo ninguém a adquirir no inicio.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      De acordo

  15. Avatar de Paulo Costa

    Uma BIOS com detecção de dispositivos SATA, AHCI, USB e RAID pode demorar, em média, 8 a 10 segundos do POST até à boot do SO, mas embora podendo ser encurtado, não me parece que seja o que demora mais, não é o que mais variáveis de software e configuração tem que possa afectar consideravelmente o arranque.

    Certo que máquinas com Core i5 ou i9 e discos SATA ou mesmo SSD são extremamente rápidos ao ver o logo do windows a arrancar… no entanto só considero que o sistema operativo realmente “arrancou” quando está pronto a ser usado no desktop com ícones e não quando se vê apenas o rato a aparecer e à espera de um login, porque após o login existe ainda mais tempo de processamento para se usar definitivamente a máquina e aí também esperamos mais uns segundos.

    Um Windows 7 a arrancar até ficar pronto no desktop do utilizador, pode bem demorar mais de 30 segundos…

  16. Avatar de Zé Costa
    Zé Costa

    No boneco do centro da imagem tem à mesma a bios.
    Penso que de qualquer forma é necessário configurar inicialmente os dispositivos básicos de input e output do sistema assim que se liga a máquina. Cheira-me mais a mariquices.

  17. Avatar de canelas
    canelas

    Evolução sim… Mas que seja para melhor.

  18. Avatar de Goliver

    Era um bom sinal que assim fosse, mas… já há alguns anos que ouço que a BIOS está obsoleta e que é limitativa nisto e naquilo, e o que é certo é que ela anda por aí a durar. E não é por não ter aparecido nenhuma alternativa. É um pouco como a já há longo tempo anunciada morte do Compact Disc ou mesmo do DVD com o aparecimento do Blu-Ray, mas o que é certo é que eles ainda estão vivos.
    Não estou com isto a dizer que a UEFI não será o substituto da BIOS, simplesmente tenho duvidas que aconteça num futuro tão próximo como daqui a 1 ano ou 2.

  19. Avatar de vis
    vis

    isto parece bem… mas o boot deve ficar pelos 30 seg. O que tambem não é mau…
    Acho que isto so se tornara efeciente mesmo efeciente quando sair o windows 8… Ou seja em 2012, ja devera ter bom suporte e parece que windows 8 sera unix…. o que se calhar nos vai permetir boot em pc novos com 15 seg. 🙂

  20. Avatar de bruno martins
    bruno martins

    porra eu no meu portátil do momento em que carrego no botão de power até ao momento em que começa a carregar o windows são 8 segundos… sim a bios como está tem muitas limitações, mas não é assim tão lenta..
    a motherboard tem de ser bem rasca.. e não tou a ver motherboards rascas a usarem já em 2011 a UEFI..

  21. Avatar de arkan
    arkan

    Estranho, lembrei me dos intel 486 que permitia usar o mouse na tela de setup 🙂

  22. Avatar de Filipe Moreira
    Filipe Moreira

    E pronto, já cá está, vamos a isto 😀

    PS-A introdução do rato é desnecessária xD

  23. Avatar de Denilson Pombal

    Estamos todos a ser manipulados essa novas tecnologias e cenas do género na verdade já estão no mercado a algumas décadas! E só saem quando já estão na trigésima geração… a verdade é essa!

  24. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    Se, como está escrito, é necessário para correr drives de mais de 2TB deve estar para bem breve

  25. Avatar de joão nunes da rosa

    Eu instalei um programa nao deu certo e uma porcaria nao presta: hs 20:20

  26. Avatar de Paulo Brinca

    Mais uns anos e o PC vai conter apenas a UEFI e um Browser (à nossa escolha) nela inserido e a partir daí, todos os serviços na Cloud…

  27. Avatar de Daniel
    Daniel

    A verdade é que mais complexidade vai resultar em mais erros e tal como no windows, vamos chegar ao ponto de “formatar” o local onde os dados da bios estão armazenados. Depois não digam que não avisei…

  28. Avatar de DEVAXTATOR

    os blades da ibm hs22 ja tem isso ha anos isso dos 5 segundos é mentira o servidor demora uns 30 segundos a arrancar a bios… e algumas boards ja tem isso a asus e as intel ja vêm com esse sistema (as novas deste mes)

  29. Avatar de kor

    Já estamos em 2012 e os PC continuam com BIOS…

  30. Avatar de Milton Reis
    Milton Reis

    Minha única preocupação é se isso vier atrelado a um sistema operacional pois quando compro uma máquina eu pago e ela é minha, eu escolho o sistema operacional que instalo não quero ficar refém de um Bill Gates da vida sempre instalo Ubuntu e não abro mão de meu sistema Linux e o que me consta esta tecnologia foi desenvolvida com MS para diminuir o avanço das distros livres, dificultando a instalação do sistema livre, isso é corporativismo e em nada soma no avanço da tecnologia, é preciso se abrir o olho para não levar gato por lebre.