“Acorde” e vá com o Firefox 4 Beta 4

37 Comentários

A Fundação Mozilla lançou mais uma versão beta do seu mais recente Firefox. Está novamente em processo de finalização aquele que poderá vir a ser (novamente) o escolhido dos internautas como o principal veiculo de navegação web.

Este browser continua a trazer novidades a cada versão beta e, está acima de tudo mais limpo, mais sóbrio e mais refinado em relação ao aspecto gráfico. Não basta ser rápido, não basta ser leve, não basta ser seguro, é necessário que tenha também uma boa aparência. Assim entenderam os programadores da Fundação Mozilla e com forte inspiração noutros browsers já existentes no mercado, foi apresentado um template muito sóbrio e elegante.

O Firefox 4 Beta é baseado na plataforma Gecko Web 2.0. Esta versão Firefox 4 Beta é considerada estável e segura para ser usada na web diariamente, embora as características e o seu conteúdo possa mudar antes do lançamento do produto final, como é obvio. Uma das “limitações” desta e de todas as versões Beta, é a falta de compatibilidade com alguns add-ons, isto porque os seus autores ainda não testaram e reportaram os resultados nesta estrutura do novo Firefox. Não quer com isso dizer que não estejam perfeitamente funcionais, há forma de os colocar a funcionar dentro desta versão, como devem saber.

Mas o que há de novo nesta versão do Firefox Beta 4?
  • O Firefox 4 Beta 4 está disponível em 39 idiomas.
  • A ferramenta de sincronização agora está incluída por predefinição.
  • Nova funcionalidade para o utilizador gerir os separadores abertos, permitindo que eles sejam classificados e agrupados.
  • Foi incluída uma nova API experimental, mais eficiente, de animações Javascript.
  • Suporte a vídeo em HTML5.
  • Entre outras pequenas novidades que poderão ser vistas aqui.

Além destas, pode ver na versão anterior as novas e algumas inovadores funções que a Mozilla já disponibiliza nas versões Beta.

Licença: MPL, Tri-licença MPL/GPL/LGPL
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download [win]: Firefox 4.0 Beta 4  pt-ptpt-breng-us [9.3MB]
Download [mac]: Firefox 4.0 Beta 4   pt-ptpt-breng-us [22.9MB]
Download [mac 64bits]: Firefox 4.0 Beta 4   pt-ptpt-breng-us [13.8MB]
Download [linux]: Firefox 4.0 Beta 4 pt-ptpt-breng-us [12MB]
Homepage: Firefox

Partilhar:
Tags:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LMSS
    LMSS

    Bom dia People, aqui sempre um passo á frente 4.0b5pre 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Está no bom caminho 🙂

  2. Avatar de -_-'
    -_-‘

    Ainda não está suficientemente estável para o uso que lhe dou.

    1. Avatar de Emanuel
      Emanuel

      Não está estável? Podes “justificar” o que disseste? Porque eu estou a pensar mudar do Chrome para o Firefox 4.0, e gostava de saber quais os pontos negativos destas versões beta…

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Penso que a falta de addons no pouco tempo que o firefox tem é um dos principais motivos para não mudar ainda. Mas quem sabe, quando os actualizarem… 🙂

        1. Avatar de Ana Narciso

          Por exemplo o Flashblock… não consigo usar um browser sem essa extensão…

    2. Avatar de hugo
      hugo

      Não tenho tido problemas com o ff4 b4

  3. Avatar de Pedro M
    Pedro M

    Não sei porquê, mas ao contrário de “outros” o Firefox sempre foi lento no meu computador. 🙁

    1. Avatar de Gilberto Pereira
      Gilberto Pereira

      Num AMD da HP que tenho numa dos estabelecimentos não sei a razão mas Firefox ” jamé” aquilo não de mexe, instalei o Chrome e funciona muito bom.

      Desde essa altura passei a optar pelo Chrome, se bem que fui utilizador Firefox durante muitos anos.

      Vamos ver de esta versão esta melhor.

    2. Avatar de Marco Albuquerque
      Marco Albuquerque

      Também concordo contigo. No meu computador o Firefox é sempre um bocado lento… Pelo menos ao abrir a aplicação. Troquei-o pelo Chrome, mas este ultimo está-me a deixar de pé atrás. Raramente apresenta as páginas em condições, sem imagens, tendo de fazer Refresh para as conseguir visualizar correctamente. Estou a voltar ao Firefox temporariamente.

    3. Avatar de canelas
      canelas

      Deve-se mt ao plugin do flash que abre em separado e que carrega a ram. Existe solução para este problema??

      1. Avatar de Yuy
        Yuy

        Remove o Flash player (usa isto: http://fpdownload.macromedia.com/get/flashplayer/current/uninstall_flash_player.exe) e depois instala a versão mais recente do flash para o IE (http://fpdownload.adobe.com/get/flashplayer/current/install_flash_player_ax.exe) e para os outros browsers (http://fpdownload.adobe.com/get/flashplayer/current/install_flash_player.exe).

        Lembra-te de o fazer com todos os browsers fechados… o ideial é descarregares esses ficheiros, reiniciares e depois começares por desinstalares e instalares depois a seguir as versões mais recentes.

    4. Avatar de Yuy
      Yuy

      No meu também demora um pouco a arrancar (depende do que tiver a correr ao mesmo tempo… tipo windows update e tal) mas podes tentar aumentar indo a Ferramentas > Extras…

      … nas extensões tenta desactivar tudo o que não precises.

      … nos plugins a mesma coisa, desactiva tudo o que não precisares.

      É incrível a quantidade de coisas que por lá aparece e que nem sequer nos lembramos de ter instalado ou autorizado!

      Desactiva tudo o que não precisares e fecha o browser, inicia de novo. Fecha novamente. Reinicia o computador, espera um bocado para que todos os programas do computador carreguem e tenta abrir de novo… notas alguma diferença? Provavelmente sim… mas não é garantido claro.

  4. Avatar de Vitor Tomaz
    Vitor Tomaz

    “com forte inspiração noutros browsers”?
    A primeira imagem é uma cópia directa do Opera!?! lol

    1. Avatar de Marco Albuquerque
      Marco Albuquerque

      Sim, é!

    2. Avatar de pedro
      pedro

      usei opera durante muito tempo e tinha sempre alguns problemas, é rapido mas penso que devido a ser muito seguro barra muita coisa que é preciso, agora estou com Firefox, e ja estou a experimentar a versao Beta..

    3. Avatar de André Luiz
      André Luiz

      Acho que não hein. Parece que foi o Opera que se inspirou nas mockups do Firefox.

      Preste atenção nestas mockups que foram disponibilizadas no final do ano passado pela Mozilla:

      http://www.gizmodo.com.br/conteudo/uma-previa-da-interface-do-novo-firefox-4-ola-belezinha

      Somente depois de 3 meses, mais exatamente em março deste ano que lançaram a versão 10.5 do Opera, que se inspirava muito nas imagens deste mockups da Mozilla.

      Então eu pergunto, que copiou quem?

      1. Avatar de Rafael

        Na verdade a versão alfa do 10.5 já existia antes dos mockups. stupid

        1. Avatar de André Luiz
          André Luiz

          Acho que não meu amigo (stupid), a versão 10.5 do Opera foi lançada em março deste ano e as mockups do Firefox são de dezembro do ano passado.

      2. Avatar de Ricardo Elias
        Ricardo Elias

        Uma versao alpha do Opera foi “leaked” com esse botao, um dia antes ou depois do “mockup”.

        Sinceramente, pouca diferenca faz que o Firefox tenha COPIADO o Opera. Todos copiam todos. Apenas os “pequenos” e’ que gostam de dizer: voces copiaram isto do meu programa favorito. Claro, que quando e’ ao contrario, nao dizem nada!

        Alem do mais, esse botao parece-me uma evolucao do Ribbons, que por sua vez, tambem nao e’ original.

        Fiquem Bem!

  5. Avatar de Wach
    Wach

    Sempre gostei do firefox… agora ta cada vez melhor 😀 só há uma coisa que não percebo… tenho essa versão mas não consigo ver os botões de fechar minimizar e maximizar… alguém sabe como é que se faz para os tornar visíveis mas mesmo assim manter o botão único?
    thanks

    1. Avatar de Pedro Flores
      Pedro Flores

      Se tiveres um Persona activo do Firefox anterior, vais ter que o desactivar se queres ter o botão do menu com os botões de acção activos.

  6. Avatar de Ricardo M (Ricmacas)
    Ricardo M (Ricmacas)

    Mini-correcção: O vídeo HTML5 já é suportado, o suporte que a Mozilla está a anunciar refere-se à propriedade “buffered”, detalhada em http://hacks.mozilla.org./2010/08/html5-video-buffered-property-available-in-firefox-4/ .

  7. Avatar de RicardoResende
    RicardoResende

    já saiu a primeira 7.0 no canal Dev:
    he Dev channel has been updated to 7.0.503.0 for Windows, Mac and Chrome Frame; 7.0.503.1 for Linux. Some of the updates:

    All
    [r56615] IP addresses typed into the omnibox now work when offline. (Issue: 39830)
    Mac
    More tweaks and polish to the Wrench menu (Issues 48679, 51643)
    Chrome Frame
    Many stability fixes
    More details about additional changes are available in the svn revision log. If you find new issues, please let us know by filing a bug. Find out more about changing your Chrome channel.

    http://googlechromereleases.blogspot.com/2010/08/dev-channel-update_25.html

    Visualmente está diferente da versão 5.x

    1. Avatar de ricardo
      ricardo

      Já a versão 6 que está em Beta, está diferente e mais simples.

  8. Avatar de Helder Lopes
    Helder Lopes

    Boas People…
    Eu fiz um teste dos browsers mais usados… as ultimas versões, (so nao exprimentei o IE, porque nem valia a pena :P..) e fiz um benchmark que guardei em excel…

    os Browsers testados foram:

    Opera 10.61
    Firefox 4.0b4
    Google Chrome 6.0.495.0
    Safari 5.0.17533.17.8
    SeaMonkey 2.1a2

    http://www.viewdocsonline.com/document/6bz95c (tem 2 paginas, o SeaMonkey esta na 2ª)

    vejam e comentem…
    compz

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já me apareceu no gmail. Talvez por estar em inglês. Certo é que não dá para carregar, porque liguei e o telefone tocou, mas quando se atende a chamada caí. As tarifas são as normais do voip, mas torna-se interessante por estar dentro do gmail. Realmente a nível de móvel, não deve ir muito mais, no fixo quem sabe. A revolução será o google number, com o google voice, que permitirá receber chamadas, e agrupar números de telefone. Este será no fundo o mesmo que usar o gizmo5, mas incorporado no gmail.

  10. Avatar de antonio
    antonio

    Está muito bom, só não gostei mesmo nada de terem mudado os atalhos todos na versão em Português. Já parece a MS que muda os atalhos consoante a lingua. Ha forma de mudar isto?

  11. Avatar de wukshiu
    wukshiu

    No meu pc sempre tive problemas com os botões do firefox quando clico no botão minimizar ás vezes começa a piscar e só passado 5 segundos é que minimiza.

  12. Avatar de ódio
    ódio

    A principal mudança nessa versão 4 do beta é a aceleração por Hardware. Por que isso não foi citado?

  13. Avatar de Emannxx

    Sim, as novidades que a Mozilla está a colocar no Firefox 4 são surpreendentes… no entanto, estas betas, estão estúpidas pois a iniciar bloqueiam completamente!

    Não sei se é só comigo ou se com toda a gente, mas quando está a iniciar, aparecem umas áreas “cinzentas” e outras brancas e bloqueia totalmente, depois passado um bocadito aparece a interface! -.-”

    Já desactivei todos os addons, todos os plugins.. nada.. na mesma =(

  14. Avatar de Danilo Math
    Danilo Math

    100% firefox…..
    vlw pplware, acabei de atualizar o meu!!!

  15. Avatar de Samuel Raffo
    Samuel Raffo

    Agora só falta a Mozilla colocar esta interface nova para versão linux 🙂

  16. Avatar de pmsm1100
    pmsm1100

    Vai no bom caminho, mas acho que se esquecer um pouco do motor de renderização, que por exemplo ainda não passa no AcidTest 3…

  17. Avatar de Ghost Rider
    Ghost Rider

    Sou apenas eu ou mais alguém não gosta sinceramente do novo look?
    Eu sempre gostei do look do Firefox 3, apenas instalava All Glass Mod e ficava cinco estrelas. Com este novo, parece ter certos problemas nas sombras das letras (visível nas tabs, etc) e eu sempre gostei de ter as coisas a um clique de distância. Foi uma das razões porque não mudei para o Chrome ou Opera (embora já estivo bastante perto de ir para o Opera, o Chrome está um pouco fora de questão para mim)

    Mas já sei que dá para extender o “Ficheiro Editar Ver Histórico Ferramentas Ajuda” facilmente, mas mesmo assim…

    Claro, isto são tudo betas e alphas.