Firefox 4 Beta 3 com suporte para Multi-touch

10 Comentários

A concorrência no mundo dos browsers anda feroz! É um termo forte mas na realidade é esta a porta para o futuro tecnológico. Se fizermos uma breve análise ao caminho que as empresas da área tecnológica estão a traçar, onde a aposta é claramente a Cloud Computing, entendemos a extrema importância de ganhar preferência dos browser.

Os principais players estão a dar cartas: Internet Explorer 9, Chrome 6, Safari 5, Opera 10… e Firefox 4.

Quem será o preferido das massas neste novo rumo tecnológico que se aproxima?

Temos assistido a um desenvolvimento seguro, abrangente e muito bem calculado por parte da  Microsoft com a versão 9 do Internet Explorer. A Google está em força no desenvolvimento sustentado do seu Chrome, onde acelerou a maturação dos pilares do browser para acolher todas as necessidades do mercado web, com isso vai na versão 6 do Chrome.

A Norueguesa Opera Software lidera quando o assunto é inovação, menos apoiada financeiramente, tem conseguido uma franja de mercado graças ao seu estatuto de líder na descoberta e aplicação de novas tecnologias.

A Apple está a apostar mais forte que nunca no Safari, recentemente adicionou extensões ao leque de funcionalidades oferecidas, foi um grande passo para este browser.

E o Firefox?

Bom, o Firefox, com a sua versão 4, tem mostrado que vai ser difícil escolher um browser de eleição… A nova versão anunciada esta semana, a beta 3, veio trazer uma novidade que pode passar um pouco despercebida, mas que vai, mais uma vez, revolucionar a forma como navegamos e interagimos com as páginas da Internet.

Firefox e HTML 5

Tal como é explicado no vídeo, todas as capacidades de manipulação dos objectos contidos nas páginas resultam da programação desta em HTML5 e CSS3, mas a grande novidade é a inclusão da API de suporte para multi-touch. Com a inclusão desta API os programadores podem começar a desenvolver conteúdos específicos para hardware que suporte multi-touch.

Esta API tem sido desenvolvida pela Mozilla nos últimos meses e permite que o browser interprete os movimentos do dedo no ecrã, sensível ao toque, da mesma forma que o faz já actualmente para os cliques do rato. No entanto, estes eventos passam a ter identificadores específicos e permitem controlar múltiplos dedos a movimentarem-se simultaneamente no ecrã . Por agora o suporte a esta API está limitada a dispositivos que corram Windows 7.

Para quem não tem acesso a este tipo de equipamentos com suporte para toque, existe uma extensão que permite emular (de forma muito básica) este tipo de interacção.

Falamos do add-on Multitouch Simulator, desenvolvido apenas para a versão 4 do Firefox.

Com a introdução desta novidade é esperada, por parte da concorrência, uma resposta à altura. A Google será certamente uma séria candidata a uma resposta dentro do mesmo nível, mas acreditamos que os restantes browsers serão muito rápidos a disponibilizar todas estas novidades.

Obviamente que quem já leva alguma vantagem é a Apple, pela inclusão do Safari, numa versão mobile, no iPhone, iPod Touch e no iPad. Domina certamente já esta “arte” do multi-toque. Depois, vai também com alguma vantagem na adopção de políticas de construção HTML5, dada a sua insistência desde há um ano a esta parte nesta quinta versão do HTML.

A introdução do HTML5 e do CSS3 nos browsers vai mudar a forma como interagimos com os conteúdos que a Internet actualmente nos fornece. Novas funcionalidades vão aparecer, o que tornará ainda mais rica a nossa experiência de navegação. As experiências que estamos actualmente a ver serem criadas vão tornar-se habituais e todos vamos poder fazer uso delas.  Aguardamos impacientemente por esses tempos. Já não falta muito.

Download: Multitouch Simulator
Homepage: Hacks.mozilla.org

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de a Friend®

    Talvez agora com cada vez mais demonstrações e esta excelente por parte da equipa do Firefox se perceba porque é que o futuro esta traçado ao HTML5 (juntamente com CSS3 e Canvas).

    Se o futuro é multi-touch, ausência de plugins e renderização completa por parte do browser, está é de longe a maior resposta ao que já se tem falado ao tempo. O potencial é tremendo e a qualidade extraordinária.

    Rezo é para que boas ferramentas nos apareçam o mais breve possível.

    Ps. Vitor… acho que o teu iPad anda a pedir uma brincadeira destas….trata aí de uns videos! 😀

    1. Avatar de murder_rabbit
      murder_rabbit

      hum…. desta vez concordo contigo o html5 é o futuro pois só assim podera ser possivel fazer coisas como estas já esperimentei e funca mui biene

  2. Avatar de db
    db

    Há maneira de tornar os separadores aplicação fixos? Ou seja quando eu fechar o browser eles fiquem lá?

    1. Avatar de Biz
      Biz

      Se estas a falar das APP Tab, basta clicares com o botão direito sob uma tab e seleccionar “Make into App Tab”

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Já não é a primeira vez que Tek e Pplware publicam notícias da mesma coisa. Não vos parece que seria interessante discutirem o papel entre os dois de forma a evitar a duplicação de informação?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Dei-me ao trabalho de ir procurar no Tek por uma noticia idêntica a esta e nada achei…

      A que te referes em concreto?

    2. Avatar de R o B
      R o B

      A acontecer isso se chama liberdade de expressão, eu penso que o Tek é independente do Pplware apesar dos dois estarem agregados ao SAPO que é tipo “paginas amarelas” onde se encontra muitos sapateiros e muitas lojas de conveniência. Considero-os dois serviços diferentes e por isso prefiro o Pplware ao Tek. Se eu calhar de comprar JN e DN irei encontrar duplicação de informação escrita de maneira diferente.

      Eu visito o Pplware porque este é mais vocacionado para a discussão e opinião dos leitores sobre os artigos apresentados que não se limitam apenas a fornecer noticia nua e crua. O Tek se limita mais a apresentar a informação como mais uma! Alem disso, o sistema de comentários do Tek é muito ranhoso. 😛

      Nunca reparei na duplicidade da informação Pplware vs Tek, talvez porque apenas visito oprimeiro

      Parabéns às duas equipas, Pplware e Tek

      1. Avatar de Vítor M.

        Sim tens razão, a nossa linha informativa é mais dedicada ao visitante e aos membros da equipa. é mais pessoal é mais dissecada. Premeia o diálogo e a liberdade de expressão.

    3. Avatar de Vítor M.

      Jorge, o Tek tem uma linha editorial própria e muito diferente da nossa.

      Temos uma linha editorial baseada noutros conceitos e não coordenamos com eles a nossa linha informativa, somos independentes.

  4. Avatar de BrunoG.
    BrunoG.

    De futuro os browsers vão ser tão semelhantes que vamos ter de optar pelo que tenha o maior número de extenções e pronto