A guerra dos Browsers a nível planetário – Março/2012

85 Comentários

Por Jorge Sousa para o PPLWARE.COM

Google Chrome, o Browser domingueiro!

O fenómeno já bem conhecido da subida do Chrome ao fim-de-semana teve o seu expoente neste mês de Março, quando conseguiu chegar ao 1º lugar a nível mundial em dois domingos consecutivos.

É a primeira vez que o Browser da Microsoft perde a liderança desde que a conquistou ao Netscape Navigator nos fins de 1998, no século passado portanto.


O Chrome foi o único a subir e já só se encontra a 4 pontos do Internet Explorer, no entanto ao nível das lideranças essa subida não se fez notar, aumentando apenas uma, pois ficou “à bica” em diversos países ficando atrás apenas algumas décimas. Prevê-se que no próximo mês de Abril passe a liderar em países importantes como Irlanda, Espanha, Turquia e México.

Quem se está a tornar o rei de África é o Firefox que com 6 lideranças ganhas passou a liderar nesse Continente, onde há apenas um ano atrás o IE dominava a seu belo prazer, com mais de 50% dos países. A melhoria do Browser da Mozilla não se fica por aqui, pois para além de ter invertido a tendência de descida em que vinha, reconquistou o importante mercado Francês.

O Opera continua a sua queda, mal-grado a qualidade do seu Browser, perdendo o último reduto na Ásia para o Chrome, restando-lhe apenas 2 países na Europa.

Para visualizar o mapa referente a Março/2012 clique na imagem abaixo.

Mapas anteriores:

 

Versões dos Browsers – O planeta do Chrome 17

Como tínhamos previsto, no mês anterior o Chrome 17 dominou em toda a linha, posicionando-se em 1º lugar em 66% dos países, conseguindo uma diferença de 11 pontos para o IE8, o 2º classificado, aproveitando-se da divisão dos seus adversários.

O Firefox dividiu-se principalmente entre as suas 2 últimas versões, 10 e 11, continuando a versão 3.6 ainda forte em alguns países.

Relativamente ao Browser da Microsoft a divisão é maior que nunca pois a versão 9, após 1 ano de vida, chegou à fase de passar o seu irmão mais velho de nome 8, prevendo-se que continue a subir até à chegada do seu substituto IE10, que deverá acontecer neste verão acompanhando a chegada do Windows 8.

Para visualizar o mapa de versões referente a Março/2012 clique na imagem abaixo.

Mapas anteriores:

Stat Counter


 

Partilhar:
Tags:

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de santiago
    santiago

    Ao mostrar que a maior parte do mundo usa IE tambem mostra que em principio a maior porte do mundo usa windows , logo APPLE abaixo!!! xD

    1. Avatar de PapiMigas
      PapiMigas

      non-sense comment!!!!!!

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Bem visto santiago 🙂
      Os apple fans ficam logo com azia 😀

    3. Avatar de Windows Fanboy
      Windows Fanboy

      Sim é algo que lhes custa a ouvir mas a realidade é que sem Windows o mundo parava 😉

      +1

      1. Avatar de Nuno José
        Nuno José

        Sem linux sim parava 😛

    4. Avatar de Luis
      Luis

      quantidade nunca significou qualidade… 😀

  2. Avatar de 30sec
    30sec

    Bom dia,

    Alguém teve problemas de navegação com o Chrome enquanto navegava pelo Facebook?

    1. Avatar de Anti-social
      Anti-social

      Facequê? O que é isso mesmo?

    2. Avatar de tfae
      tfae

      Nenhuns 😉

      1. Avatar de Jorge Sousa
    3. Avatar de Luís Ferreira
      Luís Ferreira

      yap tenho, passa a vida a crashar agora e já tentei de tudo xD

      1. Avatar de Jogabue
        Jogabue

        Cheira-me a virose!!

  3. Avatar de Arnaldo
    Arnaldo

    O Google Chrome é assim tão bom para estar a ser CONSTANTEMENTE elogiado pelo PPLWARE? Não me parece. Um browser que precisa de extensões para realizar tarefas básicas, como ler notícias em formato RSS? Um browser que não tem algo parecido a um about:config para alterar alguns protocolos e associar, por exemplo, a leitura de uma stream em RTSP ao VLC de maneira a ler ficheiros 3gp? Um browser que não permite personalizar o nível de zoom para a percentagem que eu desejo, por exemplo, 115%? Um browser que precisa de tantas extensões, que ao fim de meia dúzia delas fica mais lento que o Internet Explorer? Um browser que não permite customizar as barras de ferramentas e os menus de maneira livre, como outros já permitem fazer? Um browser que não é capaz de limpar o histórico à saída, embora tenha essa opção (só para enfeitar, porque não funciona)! Um browser que não tem associação nenhuma ao protocolo mailto e, novamente, precisa de mais um extensão? Na verdade, eu tinha tantas falhas BÁSICAS para apontar ao Google Chrome que este comentário poderia ser ainda mais maçador. Mas com isto tudo eu não quero dizer que o Google Chrome seja um péssimo navegador. Simplesmente, não ele é assim tão bom como o PPLWARE está SEMPRE a pintar. Mais entediante do que as minhas críticas, só os vossos elogios PERMANENTES.

    1. Avatar de Alexandre Amaral
      Alexandre Amaral

      Não é o pplware que elogia, simplesmente é os seus vastos utilizadores. O chrome tornou-se um browser de referencia pela sua simplicidade, claro que ainda tem arestas para limar como tudo…agora podes até não gostar, mas que o chrome é um excelente browser, disso não existe duvidas.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Arnaldo, vou falar por mim, mas tenho a certeza que podia extender este numero para um valor muitos acima dos 90%.
      Sabes quantas vezes precisei de fazer alguma das coisas que mencionas como básicas?
      Tinha um professor no mestrado que estava sempre a citar a regra dos 80-20. Consegues 80% do pretendido com 20% do esforço. Prefiro que seja penalizado nessas coisinhas e em contrapartida ter um browser super funcional. E funcional nada tem a ver com muitas funcionalidades

    3. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Arnaldo, deves estar tão confuso com tantas iniciais que nem leste o artigo convenientemente.
      Neste texto ninguém elogia qualquer Browser, apenas se relatam as preferências dos utilizadores através do mundo e se fazem previsões sobre o que pode vir a acontecer nos próximos tempos.

    4. Avatar de Arnaldo
      Arnaldo

      Ui, que comentadores tão observadores. Só é pena que não tenham por hábito ler as notícias do PPLWARE, caso contrário já teriam reparado que os elogios ao Google Chrome são uma constante aqui, por parte dos autores dos artigos, e não me referia em concreto a esta notícia, embora só o facto de colocarem insistentemente – e desnecessariamente – estatísticas sobre a utilização dos browsers, onde o Chrome sai sempre destacado pelas conquistas que alegadamente faz, seja revelador da tendência. O PPLWARE toma partidos, fá-lo em relação a sistemas operativos, browsers, marcas de equipamentos, etc., e está à vontade para o fazer, apesar de correr o risco de não agradar a algumas pessoas como eu, que preferem ler artigos mais objectivos e imparciais. A mania de colocar adjectivos em tudo, desde “brilhante” a “fantástico” e coisas parecidas é até revelador de algum amadorismo e vai, seguramente, contra as boas práticas jornalísticas.

      1. Avatar de Joel
        Joel

        Se odeias tanto o PPLWARE, então que estas aqui a fazer, eu aquilo que não gosto, não custumo comer…
        Por isso tens bom remedio, vai ler certos artigos para outro lado, acho que o teu browser deve dar para isso, não!?

    5. Avatar de tfae
      tfae

      Se se quer um browser leve e funcional abdica-se de pormenores não essenciais como os que mencionaste.
      A maioria dos utilizadores não precisa dessas funções para nada, logo acho muito bem que o Chrome não venha “entulhado” com elas. Quem precisar que as adicione.

      Cumprimentos

      1. Avatar de Arnaldo
        Arnaldo

        Olha, por acaso, eu acho que ler e subscrever feeds em RSS é tão elementar, que abaixo disso só se o browser não for capaz de reproduzir vídeos. Se é para ser básico, então, olha, usa o Lynx 2.8.7 rel2, a sério! É óptimo. Tens lá tudo o que precisas, ou seja, letras. E depois, quando precisares de fazer alguma coisa na web, usas o Opera ou o Firefox.

        1. Avatar de tfae
          tfae

          Como disse e volto a dizer, a maior parte das pessoas não precisa dessas funções para nada. E as que precisam não devem ter assim tanta dificuldade em adicioná-las.
          Penso eu que desta forma se agrada a Gregos e a Troianos, que deve ser sempre o objetivo.

          1. Avatar de Arnaldo
            Arnaldo

            Estás a brincar? Foste tu que decidiste que RSS não é importante? É que quase todos os sites têm notícias em RSS e eu também nunca dispensei leitores de feeds, até estes começarem a vir incorporados nos browsers. A maioria das pessoas não precisa? A maioria das pessoas nem precisa de Internet para nada, por esse ponto de vista! Precisam mais de pão e de trabalho. A maioria das pessoas não precisa de definições de proxy e o Chrome traz. A maioria das pessoas não precisa de Cloud Print e o Chrome traz. Por favor…

    6. Avatar de Canelas
      Canelas

      Se calhar o IE é melhor. Esse browser que durante anos teve falhas graves por corrigir.
      O Chrome está a melhorar e é por isso que muitas pessoas o usam. Incluindo EU.

    7. Avatar de tfae
      tfae

      Antes de mais, um bocadinho de controlo nos ânimos não te fazia mal nenhum 😉
      Não, não estou aqui a brincar.
      E também não fui eu que decidi que RSS não é importante. Simplesmente tenho um ponto de vista diferente do teu, e se não aceitas isso, paciência. Para mim nada disso que falaste é importante. Para mim RSS não é importante, não uso. E continuo a dizer com toda a certeza que a maioria das pessoas também não o usa.
      Se é por isso ou não que o Chrome não inclui essas funcionalidades não sei, mas se as estimas assim tanto, das duas uma: ou usas outro browser, ou adicionas extensões ao Chrome. Simple as that 😉

      Cumprimentos e mais calma que isto apenas serve para trocas de ideias e opiniões 😉

      1. Avatar de Arnaldo
        Arnaldo

        Pois é, meu caro, mas estás redondamente enganado. Se desceres esta página, vais encontrar não 1 mas 2 links para RSS do PPLWARE, um para notícias e outro para comentários. Se fosse um canal pouco utilizado, acho que eles não se davam ao trabalho… E se experimentasses, só por curiosidade, o Google Reader, que permite ver estatísticas sobre qualquer fonte RSS, irias constatar, por exemplo, que o feed de notícias do PPLWARE tem mais de 5000 inscritos (é pouco? É só dobro de amigos que eles têm actualmente no Facebook, só para teres uma ideia) e o da CNN tem mais de 16 milhões de inscritos. Afinal, parece que muita gente usa, não é?… Como vês, isto não é propriamente uma questão de ter pontos de vista diferentes.

        1. Avatar de tfae
          tfae

          Muita gente não é sinal de maioria.

          1. Avatar de Arnaldo
            Arnaldo

            Ah, trabalhas no INE, já podias ter dito.

    8. Avatar de ChromeLol
      ChromeLol

      Já alguem aqui tentou desactivar o processo GoogleUpdate.exe que é instalado com o chrome ou qq outro *ware da google?

      Eu já tentei de tudo… that lil’ prick always effing pops back up everytime!

      1. Avatar de Hugo Cura

        Existe uma tarefa no Task Scheduler (taskschd.msc) chamada GoogleUpdateTaskUser………, entre outras. Podes desactivá-la e depois remover o GoogleUpdate.exe.

  4. Avatar de Blizard

    O IE já teria sido derrubado se as empresas não dependessem muito do IE.

    1. Avatar de Gualter Monteiro
      Gualter Monteiro

      Concordo plenamente.

  5. Avatar de Sergio
    Sergio

    podemos analisar isto em duas vertentes.
    A primeira é a escalada do Chrome. Sou adepto do Chrome desde o primeiro dia. Tentava o firefox e logo desistia. O Opera é muito giro, com funcionalidades giras, mas não passa disso mesmo. Esquecem-se do mais importante: a navegação. Não adianta nada ter mil uma funcionalisades e depois as paginas serem mal renderizadas. Os últimos IE estão engraçados, mas faltam-lhe algo. Conclusão: O chrome irá continuar a sua escalada no mercado doméstico. No mercado empresarial a coisa é mais complicada um bocado, pois os administradores de sistemas gostam de ter uma versao estável que lhes dê garantias que as mil um aplicações que tem instaladas correm sem problemas.
    A segunda questão é que este estudo parte dum principio faccioso. O Chrome faz atualizaçoes automáticas, logo poucas são as pessoas que tinham outra versão além da 17. Por sua vez o IE está dividido pelas várias versões. O mesmo acontece com o firefox.
    Mas é inegável a escalada do Chrome

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      ups. Isto deveria dar para editarmos 🙁

    2. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Faccioso????
      Como faccioso se está bem patente no texto que a principal razão do êxito do Chrome 17 se deve à divisão dos outros.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        não me refiro ao artigo, refiro-me ao estudo em si. Se somares as várias versoes do IE o chrome ainda está longe. É isso a que me refiro. Eles até podem deixar isso bem patente, mas o que passa é que o chrome passou o ie, o que não é verdade
        Pena uma pessoa não poder editar o que escreve

        1. Avatar de Jorge Sousa
          Jorge Sousa

          Desculpa Sérgio, o 1º mapa refere-se ao Browser na sua globalidade, e se no geral do mês de Março o Chrome ficou a 4 pontos do IE, em 2 Domingos consecutivos ele ficou à frente a nível global.
          Claro que estamos a falar das estatísticas do Stat Counter, que apesar de me parecerem as mais fiáveis, não são as únicas.

          1. Avatar de Sergio
            Sergio

            Mas em termos globais o Chrome não só ficou em primeiro nas versões?

          2. Avatar de Jorge Sousa
            Jorge Sousa

            Sergio, vê lá com os teus próprios olhos!
            http://gs.statcounter.com/#browser-ww-daily-20120310-20120409

          3. Avatar de Sergio
            Sergio

            tens razão. Talvez sejam os BRIC que contribuam para isso. Porque nos países ocidentais creio quase todos o IE ou o FF estão à frente

  6. Avatar de flapy400
    flapy400

    Bom dia Santiago. Não te esqueças que com 300 ou 400 € tens uma máquina windows… já APPLE….. Quantidade não representa qualidade… mas cada qual sabe de si…. lol
    abraço.

    1. Avatar de Stoned
      Stoned

      Melhor, melhor é teres os dois e saber trabalhar com ambos e facilmente concluis que o ideal é teres ambos. Mas isto sou só eu a falar.

  7. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    O Opera é, para mim, o melhor. Só é pena que continue a ter alguns problemas de “compatibilidade” (penso que seja isso) com alguns sites…
    Mas de resto, segurança, etc, é o melhor.

    1. Avatar de F.Ferreira
      F.Ferreira

      +1!
      Concordo com o que dizes, o opera é um browser que está sempre á frente de todos, até o Firefox tem vindo a copiar muitas das suas funcionalidades como o ‘Fixar separador’, o menu em forma de icon do lado sup. esq. entre outras.
      Não percebo como o chrome é líder mundial com tantos problemas que tem.
      Enfim, pode ser que acordem!

    2. Avatar de Trambulhao
      Trambulhao

      O Opera está sempre um passo à frente dos seus concorrentes. O navegador que melhor lê os padrões da web. Um navegador seguro e inovador. O melhor navegador que ninguém usa. Chega até ser irónico!

      Sobre a “compatibilidade”, o problema não é do Opera, muitos sites é que são mal escritos.

  8. Avatar de rodasp
    rodasp

    Na Coreia do Norte existe uma grande perda do Firefox, de 40% para 23% num mês??

    1. Avatar de Anti-social
      Anti-social

      Na Coreia do Norte só deves poder visitar o site oqueridolider.com por isso tanto faz o browser que usas.

      1. Avatar de eu
  9. Avatar de Trambulhao
    Trambulhao

    Parece que a liderança do Internet Explorer nunca mais chega ao fim! Esse navegador é um dos principais responsáveis pelo atraso do desenvolvimento da web.

    1. Avatar de João Gonçalves
      João Gonçalves

      Será por causa do IE ou por causa de users que fazem comentários desses?

      1. Avatar de Jorge Sousa
        Jorge Sousa

        Os “users” só atrasam o desenvolvimento web quando usam o IE, principalmente o 6, onde nada funciona.
        se perderes um bocadinho de tempo a analisar os mapas podes ver que mais de 20% dos chineses ainda usam o IE6.

      2. Avatar de Trambulhao
        Trambulhao

        Concluo, pela sua pergunta, que você não tem a mínima noção do que é programar para web. Pesquisa um pouco sobre o assunto em fórum relacionados.. vais descobrir o vilão que é o Internet Explorer.

        É verdade que a equipe do IE tem feito um grande esforço para cumprir os padrões estipulados mas ainda se encontra muito atraso em relação aos seus principais concorrentes (navegadores de verdade).

  10. Avatar de telmosousa
    telmosousa

    uma coisa que já reparei é que algumas das pessoas que usam o chrome por vezes nem reparam que o estão a fazer, ao instalarem algum software que fazem download este por vezes vem com aquelas opções para instalar o chrome e definir o Google como homepage, e quem não sabe instalar, faz sempre seguinte e acaba por logo depois ter o chrome instalado e como browser predefinido mesmo sem saber. Não estou a dizer que nem todos têm o mínimo de conhecimento mas nalguns casos acontece.
    Para o flapy400, quantidade não é qualidade também se pode dizer o mesmo em relação ao custo não ser qualidade.
    Para a maior parte das pessoas, usar Windows não é uma escolha mas falta de conhecimento acerca de outros S.O. Quanto a mim usar Windows+Firefox é uma escolha da qual estou seguro.

    1. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      Isso é um facto! Ainda hoje, (já depois de ver este post) experimentei fazer o download do Google eart, e lá estava:
      instalar o Chrome e ficar pre-definido!
      Nunca o experimentei, e enquanto tiver o juízo que tenho hoje, nunca o farei.

    2. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Qual o software que instala o Chrome sem se saber?

    3. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      É preciso não confundir as coisas. Estas estatísticas referem-se às pessoas que UTILIZAM um determinado browser para acederem à Internet e não quem tem os programas instalados nos computadores.
      Mesmo que instales um programa sem querer não quer dizer que o vás utilizar. Se fosse assim o IE tinha uma maior cota pois ele vem instalado em todos as máquinas com Windows.

  11. Avatar de Ricardo Martins
    Ricardo Martins

    Sinceramente, sinto vergonha de ainda ver neste mapa Portugal pintado a azul.

    1. Avatar de Canelas
      Canelas

      Já somos dois.

      1. Avatar de Jorge Sousa
        Jorge Sousa

        Podes crer que não será por muito tempo, 2 ou 3 meses no máximo.

  12. Avatar de Serva
    Serva

    Boa tarde ,

    Vejam sff este Link , pode explicar muitas coisas que estão a acontecer .

    http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5704502-EI15607,00-Microsoft+e+uma+das+empresas+que+mais+contribuem+com+o+Linux.html

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Olá Serva, tu sempre tão educado(a), trazes sempre umas coisas muito interessantes a estas discussões.
      Ora nesta não percebi a relação. Explica-me como se eu fosse burro, por favor.
      Obrigado

      1. Avatar de PapiMigas
        PapiMigas

        educado 😀

  13. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Aí no mapa falta Antárctida. 😛

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      As estaticistas lá congelaram.

      1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
        Arcadiy Kulchinskiy

        LOOOOOL. Bem visto, mas na Greenlândia também devia congelar.

  14. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    Pois é, Nelson. O teu problema é esse mesmo, ter pouco juízo…
    Devias era testar vários e dp explanar a tua opinião de forma honesta. Sem preconceito, se o melhor é: a,b ou c.
    Fazes-me lembrar aquele cozinheiro que confeccionava sempre a a mesma comida…. para ele era a melhor do mundo… pois ñ experimentava outra.

    1. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      Grande confusão! Só confirmei o que disse o telmosousa! E confirmo: ao fazer o download do GoogleEart, se não reparar tenho o Chrome instalado, e como navegador principal! E quantos programas “free” que ao fazer a instação, quem não estiver atento tem o Google como Homepage!
      Onde é que eu disse bem ou mal do Chrome?
      Essa comparação está péssima; o único (dos mais conhecidos) que nunca experimentei foi este, porque não gosto da política de privacidade do Google! É falta de juizo? Então há muita gente com falta de juízo!

  15. Avatar de Jorge
    Jorge

    Estes mapas apresentam uma realidade distorcida, dado que nas empresas os colaboradores são, na sua maioria, obrigados a utilizarem os browsers definidos pelos administradores de sistemas.

    Esta “guerra” de Browsers só passa a ser interessante se as escolhas passarem a serem fundamentadas, isto é, qual o motivo que leva as pessoas a usarem determinado programa (estabilidade, fiabilidade, segurança, etc.).

    Pessoalmente uso o Opera, por ter uma interface limpa, não ter necessidade de carregar novas extensões para o tipo de utilização que faço e ser considerado um browser minimamente seguro, embora a segurança informática hoje em dia seja meramente teórica, nada é seguro.

  16. Avatar de Sílvio Horta

    Estou a ver que só a Ucrânia e Bielorrússia sabem o que é bom…

  17. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    E a georgia. rsrs

  18. Avatar de Fernando
    Fernando

    Aqui é Firefox e opera. Utilizei agora o raio do Internet Explorer para preenchimento do IRS. O java do site das finanças não gosta de concorrencial!

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Eu vou ao site das finanças com o Chrome na boa.
      Ainda na semana passada paguei o IUC do meu carro.

  19. Avatar de Serva
    Serva

    @Jorge Sousa ,

    Boa noite gostei da tua ironia , mas enfim , não vou gastar o meu latin , tens aqui outro Link que talvez possas perceber melhor o alcance de todas estas parcerias que estão a aparecer a volta da comunidade Open Source , os Browsers incluídos ( Firefox , Chrome , Opera etc ) .

    http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5249595-EI15607,00-Desenvolvedor+da+Microsoft+e+o+maior+colaborador+do+Linux.html

    Só espero que a Linux Foundation se mantenha firme nos seus propósitos e na filosofia da licença GPL .

    Cumprimentos

    Serva

  20. Avatar de José Leite
    José Leite

    Malta,gostava que,por favor,me explicassem uma coisa.É que eu não percebo muito bem disto pois sou um leigo.É o seguinte:eu não consigo que em três browsers que tenho não apareça o tema que escolhi no Google temas.Quer dizer o tema que escolhi para background da página do Google,como página de início,não me aparece no Opera,no Opera Next nem no Hypersonic web browser.Tenho sempre a página em branco,comigo autenticado(é verdade)e com o doodle do dia,mas imagem népia.Podem-me explicar isto se fizerem o favor.É que eu não faço a mínima ideia porque a imagem que escolhi como fundo na minha página de início do Google nunca aparece nestes browsers.O que devo fazer?Agradecia muito a quem me desse uma ajuda e me solucionasse este problema.Digam-me o que tenho de fazer,e eu faço-o.Vocês devem perceber disto.É que me chateio muito com esta cena,a sério.Sobre o artigo,vê-se que o Google Chrome e o Firefox estão a andar bem.O Opera vamos a ver se sobe mais um pouco pois acho-o um bom browser.Agora só espero é que a Microsoft liberte o Internet Explorer 10 para o windows 7 para ver se é melhor que o Internet Explorer 9.Quanto ao Safari acho estranho não haver menção a ele.Então se muita gente têm o Safari no sistema operativo da Apple nos seus Mac’s ele não tem nenhuma quota??Eu não tenho Mac,mas não me digam que ele não flui bem nos Mac’s.Se é “o” browser construído de raiz para o sistema operativo..Já ouvi falar bem do Camino(browser da Mozilla),que é um browser para Mac’s mas não faço ideia se alguém o usa.Um abraço a todos.

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      José Leite, o homem dos browsers alternativos!
      Em breve vais-te poder deleitar a analisar, e criticar, um Benchmark a 25 browsers que estou a ultimar.
      Quanto ao Safari, ele não é mencionado pois não aparece nos 3 primeiros lugares em nenhum país.
      Se fores ao Stat Counter podes confirmar o que digo.

      1. Avatar de José Leite
        José Leite

        Ó sr.Jorge Sousa, muito obrigado por me reconhecer 🙂 Sou eu mesmo, o homem dos browsers alternativos 🙂 25 browsers??Poça!!Espero que os tenha a todos senão faço fraca figura 🙂 Veja bem, ainda ontem fiz download de um que não conhecia que é o Yapo, uma versão portátil do Opera, e que me parece muito bom!!Tou sempre a descobrir novos browsers, mas só instalo aqueles que são bons!!

        Nada de Green browser, Crazy browser, Dooble web browser, etc.., que esses não prestam para nada!!

        Tenho neste momento,e por ordem alfabética,os seguintes browsers: Alienforce, Aurora(Mozilla), Avant Ultimate, BlackHawk, Browzar Private web browser, Chromium (sempre na última versão por causa do add-on que descobri no Google web Store (Chromium Updater),que me permite actualizá-lo), CoolNovo, CometBird (que hoje actualizou para a versão 11.0), Comodo Dragon, Dark Fire Social Browser, Epic browser, FlashPeak SlimBrowser, Google Chrome(developer), Google Chrome Canary, Hypersonic web browser 5, Internet Explorer 9, Lunascape, Mantra Portable, Maxthon 2, Maxthon 3, Moc Chromium (da mesma equipa do Mantra), Mokafoox 11.11, Mozilla Firefox 12 beta 4, Nightly(Mozilla), Opera, Opera Next, Orca browser, PaleMoon, QupZilla (novo e óptimo!!), Rambler Nichrome (browser russo), RockMelt, Safari, Sleipnir 2, Sleipnir 3, Songbird (excelente browser-media player), SRWare Iron (que também hoje actualizou), Sundial, TheWorld Chrome, Ux (latest trunk da Mozilla), Wizo,Yandex Chrome (outro browser russo que me dá uma velocidade no Speedtest que nem acredito!!Vai lá vai!!), e o Yapo portable (como já mencionei).

        Ora bem, contei uns 42 browsers!! E tenho-os todos (a sério), actualizados. Devo andar doente 🙂 Que maluquice. Ou me engano muito, ó sr.Jorge, ou devo ter todos os browsers a que vai fazer o benchmark 🙂

        Outra coisa, eis os sites (à excepção quando alguns actualizam por eles próprios,o que são poucos), que eu faço sempre questão de ver se há alguma nova actualização: http://www.softexia.com/ (o melhor de todos,a bsolutamente!!), http://softinfo.seesaa.net/ (site japonês,interessante), http://www.filehippo.com/ , http://worldwindows2.wordpress.com/ , http://majorgeeks.com/ , e o vosso site quando há novidades que me escapam.

        Pronto, quanto a browsers estamos conversados. Olhe, o senhor, ou alguém não poderá dizer-me alguma coisa sobre o problema que tenho? É que não consigo ver a imagem que escolhi para o Google (como página inicial nos meus browsers) nos browsers: Hypersonic web browser 5 (este mais dia menos dia actualiza), Opera, Opera Next e, agora, o Yapo??

        É que não consigo perceber porque é que a imagem não aparece,caramba. Digo-lhe, nisto sou mesmo um leigo, como já o tinha dito. Não sou nenhum programador nem entendo nada de styles, linguagens, etc..Ouço o pessoal a comentar sobre isso mas não percebo nadinha. Por favor,se alguém me puder ajudar agradecia-lhe imenso.Um abraço para todos.

        1. Avatar de José Leite
          José Leite

          Malta do PPLWARE,só vos queria pedir um favor.Era se davam um jeitinho na composição do comentário acima,que escrevi ao sr.Jorge Sousa.É que está um pouquinho torto e as referências aos sites,quando é para clicar nos links,não estão bem.Alinhem-no bem e sem espaços,e com os links para os sites em ordem,ok.É que se alguém clicar nos links(que aparecem a azul)eles dão logo erro nas URLS.Muito obrigado.Um abraço para os senhores.

        2. Avatar de Jorge Sousa
          Jorge Sousa

          Boa José, e deixa o sr. de lado, o softexia é de mais, já está nos meus favoritos.

          1. Avatar de José Leite
            José Leite

            Ó Jorge,não me pode então ajudar no problema que reportei nos meus comentários?O Jorge ou alguém que perceba,seja aí do PPLWARE ou qualquer pessoa?É sobre a imagem que uma pessoa escolhe na página inicial do Google e ela não me aparecer em quatro browsers.Veja lá,se puder dizer alguma coisa,ok.Um abraço para si e para todos.Uma boa noite.

        3. Avatar de Jorge Sousa
          Jorge Sousa

          Olá José, estive a investigar o que queres e acontece-me o mesmo.
          Aparentemente o fundo do Google é definido pelo Browser e não passa de uns para os outros.
          Para teres a mesma imagem em todos terás que ir seleccionar a imagem um a um.
          No entanto no Opera não encontrei sítio para o fazer.
          Eu não tenho esse problema pois uso o fundo branco standard do Google que acaba por ser menos cansativo.

          1. Avatar de José Leite
            José Leite

            Ok,Jorge.Muito obrigado por me elucidar.Eu não percebo nada disso.Sei que o Opera,o Opera Next e o Yapo portable(os três browsers da mesma equipa)não permitem que a imagem carregue ou apareça na página de início do Google.Provavelmente,o Hypersonic web browser 5,também não o permite.Já estou a perceber a ideia.Não faz mal.Já me ajudou muito.Olhe,não se esqueça do artigo que vai fazer àcerca do benchmark dos browsers.Tou mortinho por o ver 🙂 Espero que os tenha a todos senão mau era 🙂 Se,por acaso,houver um novo browser no seu artigo faço logo o download dele para o experimentar 🙂 Um abraço para o Jorge e para os seus colegas.Tenha uma boa noite.

  21. Avatar de Emerson
    Emerson

    Boa noite a todos,

    Sempre fui curioso em saber qual era o mais usado etc, uma fonte que eu gosto wikipedia segue o link:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Usage_share_of_web_browsers

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Emerson, o mapa mundi que aí aparece é tem exactamente os mesmos dados pois a fonte é a mesma. A grande diferença é que ele não é interactivo como o meu, não mostrando as cotas de cada país, apenas mostra a cor do lider.

  22. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    Estou a testar o Opera em linux há 8 dias. O browser é bonitinho e rápido, mas apresenta alguma instabilidade.
    De quando em vez ao carregar as páginas fica com a tela branca e tenho de recarregar a página de novo.
    Ao abrir vários separadores e se estiver no come2play a jogar, quando fecho algum separador, acontece também que o separador da home, onde escolhemos as salas, a tela fica branca também.

    De qualquer modo parece ser um navegador interessante, será bom ficar atento às suas melhorias…

  23. Avatar de Serva
    Serva

    Arlindo Pereira ,

    O Opera infelizmente tem pelo menos em Linux dependendo da versão alguns problemas de compatibilidade que penso serem transversais a todas as plataformas , sinceramente acho uma pena porque os programadores do Opera até que estão a frente no lançamento de novas funcionalidades , não conseguem é manter esse rumo de uma forma constante , dou-te um exemplo existe um sitio que não está alojado em Portugal e que eu acedo com alguma regularidade em horas de pico esse sitio fica praticamente inacessível nessas alturas e acabas por ter um erro por excesso de tempo , o único que me consegue abrir esse sitio com dificuldade é o Opera , só o uso praticamente em situações destas .

    Agora uma coisa muito interessante , o Browser do Android é neste momento o primeiro em nr de acessos , a luta aqui com o Opera e com o IOS é também muito renhida e estão os 3 muito próximos , aqui fica o Link para que consultem :

    http://www.kerodicas.com/destaques/artigo=61908/

    Cumprimentos

    Serva