A guerra dos Browsers a nível planetário – Dezembro/2011

51 Comentários

Por Jorge Sousa para o PPLWARE.COM

“A guerra dos Browsers a nível planetário” não pára e é agora altura de conhecer como terminou o ano de 2011 em termos de utilização de Browsers em todo o mundo. A tendência para o Browser da Google continua, como seria de esperar, ao rubro. Conheça alguns factos com mais detalhe.


O mês de Dezembro manteve o implacável crescimento do Google Chrome, tanto em Portugal como a nível global, atrevendo-me a prever que lá para Junho/Julho ultrapassará o Internet Explorer.

O Chrome passou a nº1 em diversos pequenos países, a maioria deles retirados ao IE. A única recuperação significativa do IE foi na França onde o Firefox não conseguiu manter a liderança conquistada no mês passado.

No pequeno Kyrgyzstão a novela continua pois após mudança de líder nos 3 últimos meses passou para primeiro o que faltava: o Firefox!… Será que vai manter-se em Janeiro? Duvido.

Este mês o mapa apresenta a novidade de mostrar os valores globais se sobrevoarmos com o rato o globo localizado no canto superior direito do ecrã.

Para visualizar o mapa referente a Dezembro/2011 com toda a informação clique na imagem abaixo.

Mapas anteriores:

 

Em jeito de remate do ano apresentamos este mês um gráfico com a evolução da distribuição mensal dos browsers pelos países durante 2010 e 2011. Toda esta enorme quantidade de informação está condensada num PDF com as tabelas pormenorizadas da evolução em cada país que estive na origem da construção do gráfico. Aqui pode ver-se o enorme terreno que o Internet Explorer perdeu, algum para o Firefox e muito para o Google Chrome.

[PDF] Browsers por países: 2010-2011
 
 
Stat Counter
 
 

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rebel
    rebel

    ja faço o que posso para por portugal na meta verde 😀

  2. Avatar de Francisco Neves
    Francisco Neves

    Fiquei sem saber o que os ursos polares usam 😀

  3. Avatar de Sérgio Trindade
    Sérgio Trindade

    Já falta pouco e seremos todos verdinhos 🙂

  4. Avatar de João
    João

    No máximo 1 ano e o Google Chrome está no topo.
    O IE continua com muitos utilizadores em vários países devido aos serviços públicos que adotaram windows e consequentemente tem de usar o IE.
    Já faço parte dessa percentagem que usa o verdinho e não quero outra coisa para Windows 🙂
    Este comentário foi escrito segundo o novo acordo ortográfico. xD

    1. Avatar de Ivo
      Ivo

      Firefox em Windows e Linux.. e muito bem servido! 🙂

        1. Avatar de ajbadboy
          ajbadboy

          Aliás Windows, Linux e Mas OS

      1. Avatar de João
        João

        Já usei o Firefox em Windows não desgosto mas prefiro o Google. Mas em Linux uso o Firefox.
        Este comentário foi escrito segundo o novo acordo ortográfico. xD

  5. Avatar de okapi
    okapi

    Verde só mesmo o de Monção quanto ao resto continuo a preferir o da Raposa. Quanto ao Opera um bom Browser mas que não me adaptei, dos outros nem comento, qualquer pessoa atenta sabe a que me refiro.

  6. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Por mim continuo laranja, azul é que não! Não há sitio nenhum onde usem mais o safari lol

    1. Avatar de Hugo Cura

      E nem em 3 lugar o encontro em algum país.

      1. Avatar de Jorge Sousa
        Jorge Sousa

        Está em 3º na Suíça.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Tchiii pois está, e à frente do Chrome!

  7. Avatar de Hattori Hanzo
    Hattori Hanzo

    Sso estar enganado, mas o Brasil e a Argentina agora são considerados “pequenos países”? Relativamente ao Chrome, só digo isso: quem usa não quer outra coisa!

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      O Brasil e a Argentina, como podes ver no PDF, já tinham mudado anteriormente.

  8. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Tenho feito a minha missão para que Portugal fique pintado de verde (no que toca a browsers, claro)

  9. Avatar de José Leite
    José Leite

    Adoro sempre estes artigos sobre browsers.Adoro vir aqui ao PPLWARE,mas estes artigos sobre browsers é o que mais me agradam.Neste momento tenho instalado no meu computador os seguintes browsers:Alienforce,Aurora(Firefox 11),Avant Ultimate,CoolNovo(antigo ChromePlus),CometBird,Comodo Dragon,FlashPeak SlimBrowser,Google Chrome,Google Chrome Canary,Hypersonic Browser,Internet Explorer,Lunascape,Maxthon,Mokafoox 11.11,Mozilla Firefox 10(Beta),Nightly(Firefox 12),Opera,Opera Next,Pale Moon,RockMelt,Safari,SeaMonkey,Sleipnir,SRWare Iron,Sundial e UX(Firefox 12 Ultimate).Melhor motor—»Gecko(da Mozilla),o Presto do Opera também é bom,assim como o Webkit do Safari e do Chrome.Já o Trident do Internet Explorer está a melhorar muito.

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Será que te falta algum?

  10. Avatar de ruben silva
    ruben silva

    Boas, qual e a vantagem de portugal ficar verdinho? , de usarmos o google chorme como browser principal?

    Abraco

    1. Avatar de Hugo Cura

      Aparentemente nenhuma. É uma questão de gosto/preferência, e como a tendência tem sido a sua subida… provavelmente irá continuar e será mesmo essa “a cor” que Portugal irá ter.

      1. Avatar de Rebel
        Rebel

        LOL a tua resposta e mesmo linda aqui no pplware encontras centenas de topicos que mostram as vantagens em usar o chrome ao outros browsers

        mas vou tentar fazer uma pequena lista de quais as diferenças mais importantes

        Velocidade
        Simplicidade
        Segurança
        Estabilidade
        etc….

        nem vou mencionar o ultimo artigo aqui mostrado sobre a feira dos hackers que o objectivo era descobrirem as vunerabilidades e onde o IE foi logo o 1 a cair ao tapete e o chrome o ultimo

        por isso acho piada quando perguntam:

        “qual e a vantagem de portugal ficar verdinho? , de usarmos o google chorme como browser principal?”

        e respondem:
        “Aparentemente nenhuma”

        have fun

        1. Avatar de Jo§e
          Jo§e

          Esqueceste outra “vantagem”:
          Teres os teus passos todos na net espiados e registados sabe-se lá onde e com que fins futuros.
          😉

          1. Avatar de moranguito
            moranguito

            Ora aqui esta uma boa resposta , hehehe

          2. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            É exactamente por esta “vantagem” que não uso o Chrome!

          3. Avatar de Anonfag
            Anonfag

            Pois, se as pessoas sonhassem… até ficavam elas proprias “verdes”!

          4. Avatar de Glink
            Glink

            é precisamente esta feature que eu evito, e por isso é que sou laranja/vermelho 😛

          5. Avatar de Daniel
            Daniel

            Ora aqui está uma boa resposta

        2. Avatar de Hugo Cura

          Tchii, não conheço o pplware, caí aqui porque calhou, tenho de ver então “esses artigos”… lol.

          Meu caro, “a vantagem de portugal ter maior percentagem de utilizadores Chrome” é *aparentemente* nenhuma, pois só quem é mais entusiasta conhece e sabe identificar algumas diferenças, de resto é por gostos e preferências (ou aquilo que já vem instalado no sistema, pois o nome “Internet Explorer” é muito sugestivo)! Se conhecessem melhor o Chrome, provavelmente sim, usavam-no… tal como eu que já uso desde a versão 5.

  11. Avatar de mario lopes
    mario lopes

    Na Minha Pessoa o Chorme continua a ser um browser ao qual não adapto falta-se sempre qualquer coisa.
    Mas cada um ….

  12. Avatar de mario lopes
    mario lopes

    Na Minha Pessoa o Chrome continua a ser um browser ao qual não me adapto falta-se sempre qualquer coisa.
    Mas cada um ….

    PS assim esta melhor

  13. Avatar de rodasp
    rodasp

    Eu começo a achar que o firefox vai recuperar qualquer coisa. Não digo em portugal, mas em outro países.

  14. Avatar de ARKAN
    ARKAN

    o que mais acho engraçado é que 90% bancarios do Brasil nao aceitam o chrome, e 96% das melhores lojas de compras online tb nao aceitam mesmo o chrome, e tem mais um tanto que nao entrou ai como os que usam so o chrome por acharem que ficaram livres de virus e scripts maliciosos e mesmo assim pegam. Eu não uso o chrome, meu site ‘blog’ fica erroneamente com ele, meu airobot form tb, e outras coisas q no FF funcionam bem. O chrome ta instalado, mas que eu use ele é menos de 10 minutos.
    Para o chrome ficar melhor eu acredito que o google deva faze lo para o android, um sistema que eu achava maravilhoso mas vira e mexe vc ainda se pergunta o pq de nao ter isso, e nao ter aquilo. E de parar de encher a televisão com propaganda de cachorrinho perdido q dono achou depois de publicar no chrome, e de namorado do xuí ter encontrado a namorada no google+ usando o chrome la no raio que o parta de irexim.
    Nao reclamo de quem usa, mas para mim o chrome nao tem serventia alguma, ja tentei comprar numa loja e ‘por favor use um navegador DESCENTE ou atualizado para ie7 ou superior ou Firefox 8’, nem o opera aparece mais, e olha q quando era linha discada ele aparecia ‘pago’ depois virou free.
    Eu só acho valido agora q ele ameace a microsoft, ops O INTERNET EXPLORER, pq ai ela pdoera fazer um ie10 melhor e eu por fim devo finalizar essa zona de ter e por 2 navegadores e ver como se comportam.

    1. Avatar de Jorge Sousa
      Jorge Sousa

      Fica aqui prometido que quando sair o IE10, lá para Março talvez, vou fazer um Benchmark para o comparar com os as versões estáveis dos outros Browsers que existam na altura.
      Por essa altura já deveremos ter Chrome 18, Firefox 11, Opera 12 e Safari 6.

  15. Avatar de Afonso
    Afonso

    O safari não está aí, mas para os utilizadores de mac qual o vosso browser preferido?

    Já usei o safari, chrome e firefox e prefiro o safari, isto no mac os, já no windows prefiro o chrome.

    O único problema que tenho no safari é nos videos do youtube, que ja está a usar html5 e fica mt lento, ao contrário do chrome que ainda faz load em flash e tá normal

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Lento em que medida!? O browser fica lento, ou o video demora a carregar?
      Instala a extensão Click to Flash no Safari. Assim poderás controlar como os videos são apresentados nas páginas.

      1. Avatar de Afonso
        Afonso

        O video além de demorar muito tempo a carregar, depois tá sempre a breakar ao ínicio, depois a partir de os 15/30 segundos já tá normal, depois tb tá com uns bugs em alguns video não consigo por fullscreen, resumindo, ainda está mau.

        Vou experimentar, obrigado 😉

        1. Avatar de Eduardo
          Eduardo

          Isso pode ser um problema do lado do servidor (baixa velocidade), e no início não tem “buffering” que chegue – isto é, precisas de esperar algum tempo para que o video seja reproduzido de forma suave.
          Quanto ao fullscreen serão bugs

    2. Avatar de Zé Miguel
      Zé Miguel

      Pois, eu em OSX também só utilizo o Safari. Nem sei explicar bem porquê, mas talvez seja por ser aquele que funciona melhor. Tentei durante uns tempos usar o Chrome mas quando voltei para o Safari senti que os outros não valiam a pena.
      Assim fiz uma divisão: Safari para mim, Chrome para a namorada.
      Em windows uso sempre o Chrome. Mas nunca esquecendo, google = evil! Adeus privacidade….

  16. Avatar de @lmx
    @lmx

    boas…aqui só dá Opera!!
    O resto é paisagem, de vez em quanto actualizo o firefox(browser que uso desde que apareceu por ai), e as vezes para coisas basicas Epiphany.

    cmps

    1. Avatar de Raimundo
      Raimundo

      Aqui igual. Por vezes não percebo como não tem mais quota. Outros browsers não têm o nível de costumização disponibilizado pelo Opera. Talvez até tenham, mas com extensões.
      Quado uso outros browsers sinto um enorme vazio.

      Também não é perfeito. Tens alguns problemas

  17. Avatar de Filipe Sousa
    Filipe Sousa

    Na minha modesta opinião, continuo a preferir utilizar Firefox em Windows no entanto também utilizo o Chrome.

    Em Linux (Ubuntu), Opera.

    Mas esta escolha tem de ser analisada caso a caso.

  18. Avatar de Andre
    Andre

    laranja powa ! 🙂

  19. Avatar de lelo
    lelo

    chrome é lento comparado com firefox. Chrome so guarda so sites visitados de uma forma mais inteligente quando se ker visitar o mesmo site.
    Ponho varios sites abertos no chrome e nem consigo ir as settings demora mesmo muito. No firefox nem por isso.
    Digo que firefox continua a ser o melhor.

  20. Avatar de João
    João

    Qualquer coisa que não seja IE serve.

    Dos restantes continuo a preferir o Firefox.

    No trabalho, uso o Chrome de vez em quando mas encrava frequentemente e parece-me que gosta de colocar imensos processos GoogleUpdate.exe a correr no sistema.
    Claro que é o tipo de coisa que provavelmente só nota quem usa um PC fraquinho e que verifica frequentemente os processos do sistema para ver o que é que anda a consumir memória.

    Pior um pouco que não se consegue desactivar de forma simples esta funcionalidade.

  21. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mais um “chromoUser”, mas vou passar a usar o IE por ser azul:D ! não quero ver o nosso pais pintado de verde 😀

  22. Avatar de petersaints

    Usei Firefox desde a versão 0.9 em 2004 (antes de sair a 1.0) até -+ meio de 2010 (que estava na 3.6 na altura). Já tinha experimentado Chrome, mas enquanto não teve extensões não me interessou muito.

    Depois a meio de 2010 mudei para Chrome. E realmente era muito mais fluído que o Firefox 3.6. Mas continuei de olho no Firefox. Quando saiu a 4.0 ainda tentei voltar para ele mas ainda estava muito “verde”. No entanto, eventualmente acabei por mudar ja no Firefox 6 Beta ou 7. E agora uso o canal Aurora.

    Apesar de ser utilizador assíduo de MUITOS serviços da Google, prefiro a flexibilidade e adaptibilidade do Firefox. Além disso, o Firefox, ao contrário do que pensam, usa MUITO menos memória do que o Chrome. O Chrome, com o seu uso de múltiplos processos por tabs, e cada extensão é também um processo, acaba por gastar quantidades enormes de memória. Para quem tenha poucas tabs abertas e poucas ou nenhumas extensões, o Chrome acaba por ser mais leve, mas quem usa mais extensões e muitas tabs… esqueçam. O Chrome gasta muito mais recursos. Claro que se estiverem num PC moderno até são capazes de não sentir qualquer problema, a não ser que lancem outro programa(s) pesado(s) e comecem a sentir que não têm recursos para manter o browser aberto em simultâneo. Por isso, na minha opinião, o facto do Chrome ser leve é um bocado um mito (as versões iniciais até eram mas há muito que tem perdido a sua leveza).

    Outro problema do Chrome (para além das eventuais quebras de privacidade já faladas) é que a meu ver, com a sua Web Store, está a tornar a web proprietária. Há já bastantes sites que são feitos especificamente para o Chrome. Por exemplo o novo TweetDeck, que se eu alterar o user agent até funciona minimamente bem no Firefox. A web é algo que se quer aberta e fazer sites/web apps para um browser específo é uma parvoíce pegada. Deve fazer-se para os standards e testar com alguns browsers. Mas não se deve bloquear os outros browsers. Se um browser suportar igualmente bem os standards deve ter a oportunidade de funcionar com o web site. Tenho medo que o Chrome se torne um segundo IE, em que MUITOS serviços são feitos única e exclusivamente para ele.

    Não levem a mal este comentário.,Não é que DETESTE o Chrome. Só não compreendo o pedestal em que o colocam. É um óptimo browser mas não é superior em TUDO/quase TUDO aos seus rivais.

  23. Avatar de gn66
    gn66

    Firefox tem mais compatibilidade. O crome é mais bonito, mas de funcionalidade não tem nada. Se querem beleza, usa-se temas no firefox. Muitas paginas que se abrem e, tanto no crome como no opera não tem suporte e as coisas não ficam dispostas correctamente. Já no firefox, funciona tudo às mil maravilhas. Desvantagem, é pesado e empanca se abrir muitos tabs. Porém, na generalidade compensa. Safari, é só para quem não tem pena do seu computador. Além disso, como aqui foi dito, eu tenho opera, crome e firefox. Praticamente só uso firefox. As vezes abro os outros, mas rapidamente fico insatisfeito. O opera ainda é o que fornece melhor alternativa ao firefox. IE nem vou comentar, esse é um atentado à estética e à boa programação. Sem referir que só vai no top porque temos imensos professores de informática mal instruidos, duvido das instituições que lhes deram permissão para ensinar.

  24. Avatar de Eu
    Eu

    Acho piada dizerem que x e y é melhor que o IE, agora pergunto porque é que o cromo ou o meganfox não funcionam sem o IE no windows? Usa o mesmo motor de navegação????

  25. Avatar de Jorge Sousa
    Jorge Sousa

    Não funcionam sem o IE no Windows?
    Deves perceber tanto de browsers que nem o nome deles sabes dizer!

  26. Avatar de Mário Castro
    Mário Castro

    Tanto em Mac como em Windows, estou completamente viciado em Chrome. A velocidade e, sobretudo, a capacidade de sincronização fascinam-me. Ter o mesmo browser no meu iMac, no meu portátil de trabalho, em qualquer PC da faculdade é, sem dúvida, de extrema utilidade para mim…

  27. Avatar de informaniaco
    informaniaco

    venha quem vier isto dos browser é como no futebol…
    mas desde ja digo que utilizo todos os browsers que estao no mapa e mexo em 3 SO e para mim (volto a frizar para mim) o melhor é o IE e Chrome, a navegaçao sao mt identicas, mas quando vamos ver isso mais a prefundado, a meu ver o IE da cinco a zero ao chrome… neste momento estou com os dois aberto mas no IE tenho 4 paginas abertas(2 do pplware outra do tribos e outra com o Facebook) e so tem 4 processos abertos com um consumo de 290 mb de ram por outro lado o chrome so tem uma janela aberta com o jogo erepublik e tem 12 processos abertos e 210 mb de ram isto so com uma pagina!!!! eu ate podia estar aqui a continuar a escrever os teste qu ja fiz com os browsers, mas continuo a dizer os gostos nao se discutem… e desde que ambos me satifaçao e nao deem erros ou fechem por mutivos tecnicos tou eu contente… agora que há mt gente que vai por paleio, HÁ!!!! antes do chrome existir, mt gente dizia que o FireFox era melhor que o IE… o mm acontece agora com o chrome… nao tou a defender que devem utilizar o IE, ate pk como tinha dito eu utilizo constantemente os 2 (IE e Chrome) mas baseio-me nos testes que ja realizei durante as minhas utilizacoes… para dar a minha opiniao