A Apple poderá tornar-se obsoleta daqui a 2 ou 3 anos

146 Comentários

…segundo analista.

A Apple é, sem dúvida uma das maiores, senão a maior, empresas do mundo. Ao longo dos anos, a marca da maçã tornou-se sinónimo de qualidade, inovação, confiança e durabilidade.

Contudo, existem hoje muitas outras empresas a dar grandes passos e o mercado está cada vez mais competitivo.

Desta forma, o analista Pedro de Noronha, acredita que a Apple poderá tornar-se obsoleta já daqui a 2 ou 3 anos.

24-07-2014 22-11-36

Em entrevista à CNBC, nesta quinta-feira, o analista Pedro de Noronha revela que a Apple poderá tornar-se obsoleta dentro de 2 ou 3 anos. Esta previsão está relacionada com o aumento significativo da concorrência.

Estes comentários foram feitos após o anúncio da Apple da receita de 37,4 mil milhões de dólares referente ao segundo trimestre deste ano, sendo Pedro de Noronha, gestor de fundos da Noster Capital, tem pouca esperança e certeza de sobre a longevidade e potencial, a longo termo, da empresa de Cupertino.

“I need to know where a company is going to be in 5-to-10 years. I mean look at Apple, a company we all admire… I don’t know where they are going to be in three years. […] It’s a very competitive landscape. They might become obsolete in two-to-three years, as we’ve seen with dozens of technology companies.

Pedro de Noronha – CNBC

Curioso que, em 2011, o ex-director da Apple, Trip Hawkins, afirmava que a empresa estava à beira do declínio.

A Apple vendeu 35,2 milhões de iPhones em apenas 3 meses, incrementando certa de 13% comparativamente ao ano passado. A venda de iPads também não desapontou. Contudo, não nos podemos esquecer da concorrência que tende a ser, cada vez, maic competitiva.

Vejam aqui a entrevista de Pedro de Noronha à CNBC:

No entanto, a Apple tem estado a trabalhar em grandes, e inovadores, produtos como o Smartwatch iTime, tendo também já encomendado 70 milhões de novos iPhones, o que leva a crer no anúncio, em breve de um novo smartphone.

Desta forma, o director executivo da Stifel, Aaron Rakers, também quer crer que o panorama possa melhorar:

“We still think there is upside to this story, obviously from the product cycle, iPhone 6 coming through this second half of the year, and then obviously new product category potential which is not factored into our expectations at this point”

Aaron Rakers – CNBC

Alguns analistas como Pedro de Noronha, estão preocupados com a valorização de algumas empresas de tecnologia, devido à falta de construção de produtos sólidos, que dêem segurança à empresa.

O que pensam desta previsão? Poderá estar a Apple a poucos anos do seu declínio?

via | CNBC

Comentários

146

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ACS
    ACS

    O problema destes analistas é que a Apple nunca diz o que vai fazer no próximo ano e é esse o segredo desta desde ha 15 anos.

    Gostava era de os ver a prometer meter as mãos no fogo na veracidade destas previsões.

    Enfim mais um que quer ser protagonista e depois vai ter de engolir o que disse. Para o ano vem outro.

    1. Avatar de Bruno Fernandes
      Bruno Fernandes

      +1, mudando de um Galaxy S4 para o iPhone 6, apenas à espera do seu lançamento. Apesar da “competitividade” destas marcas nenhuma consegue realmente ser uma boa competição para a Apple para quem procura boa qualidade do produto… Vá lá, olhem para as flagship’s das outras marcas, a nível de material, de hardware… Não tem comparação, e não é pagar a marca como há quem diga, é pagar a qualidade.

      1. Avatar de Blasterjack
        Blasterjack

        Tens sempre a HTC. És daqueles que anda com a capinha de borracha no iPhone? Grande material houve lá, se tens de usar a capa para nao riscar.

        1. Avatar de João Pereira
          João Pereira

          Não pagas a marca? Tá boa..

          1. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            Era em resposta ao bruno…

          2. Avatar de David
            David

            Tidos oagam as marcas…ora vejam o Ono Plus one que custa 309 eur mais ou menos e um equipamento com características identidas chega aos 500 e tal…
            Sejam a Apple oy Samsungbou LG ou outra qq…

        2. Avatar de David
          David

          Quem dá 500eur por um equipamento ou mesmo que desse 100 como me custa a ganhar, seja ele de plástico seja ele de metal terá sempre proteção!
          O iPhone é um objecto sólido, bem construído entre outras coisas…o S5 não o é, parece um brinquedo parece algo que se vai partir…etc…contudo o LG G3 é de plástico mas houve um maior cuidado para tentar apresentar algo que seja mais sólido!
          Essa das capas e etc são tangas…outro solido é o Lumia 930…e pode cair no chão e ficar aos pedaços…mas na mão da esse aspecto de algo agradável e forte!

          A Samsung tera de lancar algo decente e com um desenho de jeito brevemente! Não tem de ser metal não tem de ser outra coisa qq, mas tem de ser algo que ao tocares e usares diga que valeu os 500 comparativamente a concorrência!
          Aluminio e rede…o lumia não sofre de problemass de rede e tem aluminio!
          O Iphone 4 foi o que melhor desenho teve…vidro atras e frente!so a sony o copiou sendo que mal mas fez…podiam fazer melhor dado o conhecimento que a sony tem contudo é algo que não risca facilmente!as de plástico marcam com algum uso ficam como se o equipamento tivesse 10anos…

          Dai as capas… Seja para esconder ou proteger a bereza…

          Ha carros que se colocam uma placa sob a frente e capot para proteger das pedras dos restantes veículos e fica o carro feio mas zela para uma possível venda futura…

      2. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        “+1, mudando de um Galaxy S4 para o iPhone 6, apenas à espera do seu lançamento”

        nem é preciso ler mais nada
        enfim, a apple só precisa de lançar o biscoito xD

      3. Avatar de Carlos Correia
        Carlos Correia

        pagas e pagarás sempre a marca, e não venham com a treta de que só a apple é que tem qualidade, é apenas treta, é como virem os fãs da ferrari dizer que só a ferrari tem qualidade, há mais marcas e não acredito que nas que vende gama alta não apostem na qualidade.
        Quanto à noticia não acredito que se venha a confirmar, não sou fã de marca nenhuma, incluindo a apple, mas acredito que tal como as outras marcas ainda tem muito para dar.

      4. Avatar de David
        David

        Sou fã da Apple, pois admiro o design e tudo o que envolve para o desenvolvimento dos seus produtos!
        Contudo uso Android e recentemente WP e não é pelo hardware mas pelo Software que fiz a mudança!
        Contudo o iOS precisa de uma boa mudança e penso que apesar das grandes novidades da Apple ainda não será desta!não falo em personalizacoes…isso e treta do Android que em alguns casos criam demasiados lag e dos milhares de utilizadores veremos quais deles sabem efectivamente que é possível efectuar isso…
        Falo em gestores de ficheiros, falo em facilitar a troca de ficheiros via email e facilidade em colocar ficheiros no iphone tao como acontece com o Android!
        Sem jailbreak ate pq quantas serão as pessoas que o sabem,que querem ou tem tempo para isso!
        critico as marcas por desenvolverem uma skin para o Android e não serem capazes de as optimizar para que consigam ter clientes satisfeitos e tratarem das actualizacoes o mais breve possível!
        Reclamamos da Sony!A sony ja tem no Z1 a 4.4.4 enquanto num recente S5 ainda conta com a 4.4.2!ou o LG que de igual forma ainda ai anda!
        Falamos na Oppo Find 7 que recentemente lancou o Oppo Find 7 concorrente do LG G3 e pior vem ainda com o 4.3!
        A Google ira lancar um novo sistema que ira sair para o mercado brevemente mas que infelizmente apenas chegará as restantes marcas dentro de 6 ou mais tempo…ha quem prometa ser breve…mas será que irá mesmo acontecer?que não haverá atrasos e tal?

        A apple por seu lado tem praticamente mais de 3/4 de utilizadores com o mais recente iOS! A Android se quisesse tb podia…mas será que interessa? a Samsung lança novos modelos para lancar novas versões mas esquece muitas vezes os equipamentos com um ano de vida!a LG mais ou menos o mesmo!sony tb!
        Mas vem os iluminados que com conhecimentos colocaram versões recentes nos equipamentos antigos! Será que muitas pessoas o sabem fazer?será que os meus pais com media de idade de 70 anos saberão como fazer?será que mesmo sabendo ha paciencia para que se faça?

        Ah e tal o mac é caro e tal…o meu mac de setembro de 2009 0 avarias,mais recente os x e rula…formatar?1 vez! É caro?é mas não me preocupo,não me chateio nem fica lento por nada etc…paguei para não me chatear!meu irmão (professor) comprou um Asus mais barato que o mac todo XPTO ja foi a reparar 3 vezes, formata volta e meia…

        Critiquem mas antes de o fazerem…usem as máquinas, testem…e depois falem…

        WP é bom mas é ainda um produto inacabado na minha opinião!tem muito mas muito potencial mas precisa que as haja um grande investimento das empresas que desenvolvem apps para iOS e Android tb as façam para WP! Contudo é um excelente terminal mas que infelizmente esta a demorar a ganhar mercado e culpo a MS nisso…podiam estar melhores…dada a concorrência o equipamento tem de chegar ao mercado e fazer o mesmo ou mais que os restantes…nao é ir fazendo as prestações…isto se querem mesmo vingar!
        Sendo a minha opinião claro…

        1. Avatar de erreee
          erreee

          não digas que um mac de 2009 é rápido. aguenta-se bem com o OSX, e se começares a puxar a sério por ele, vais notar degradação no desempenho, que deve ser normalíssimo. já passaram 5 anos, e pelo menos 4 gerações de CPUs intel e inovações a todos os níveis.

          os asus não são grande termo de comparação, tive um e só tenho a dizer mal do portátil e da assistência técnica. a comparação é mais justa entre lenovo/dell e macs, essas duas marcas têm “tradição” quanto a qualidade de construção e solidez das máquinas.

          1. Avatar de David
            David

            Nao, Nao e tao rápido quanto um modelo actual contudo faz tudo o que faço no meu actual retins…claro que notas algum desgaste mas se mudares o disco para um ssd funciona quase atenção quase a mesma coisa…claro que se trabalhares com edição de video em HD,tratamento de imagem em alta resolução e etc é normal que ele se engasgue…
            Um colega meu terminou o curso ha 2 anos com um mac a ultima serie core duo…a única alteracao desde que o comprou foi um ssd…é caronsim…mas na minha opinião chatices zero!

            Se mudares para del ou Leonovo os preços tb disparam!claro que a qualidade aumenta e sim concordo com o facto de comparar Apole apenas com Dell ou Leonovo mas um utilizador normalmente pesquisa o preço antes do restante!mas não deixa o sistema de ter a sua quota parte em relação a ter que efectuar mais ou menos formatações da máquina…
            Mac não é perfeito e tb dão problemas e avariam e etc!contudo o serviço pós venda sempre foi impecável para mim!
            As restantes marca pelo conhecimento pessoal e profissional deixam a desejar…Dell e Leonovo nunca experimentei…um dia quem sabe…qnd a coisa melhorar para os lados da MS!

  2. Avatar de hacxx

    E o olx.pt nao presta. a secção de usados do pplware vale a pena?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Claro que sim 🙂
      Experimenta

      1. Avatar de hacxx
        hacxx

        Vou testar por 24 a 48 horas e ver o resultado.

        Obrigado

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Não acredito que entre em declínio tão rapidamente. A concorrência irá aumentar, sem dúvida alguma, mas existem muitos consumidores fiéis e que compram qualquer coisa que tenha uma macã, nem que seja um tijolo.
    Aqui em Portugal cada vez há maior loucura com a Apple.

    1. Avatar de David
      David

      Ha algum tempo eram os VW Golf uma loucura para ter um Golf IV!
      Atenção que muitas vezes a culpa não é do utilizador que vão comorar mas do vendedor que impinje uma venda dado que quanto maior o valor efectuado por uma dada loja/dia melhor…como tal por vezes os vendedores falam a pessoas que pouco conhecem!Meus pais pediram ajuda a um comercial para um.pc e queriam impingir um mac de 13!dado que estou demasiado longe para os ajudar prontamente fui pesquisar e directamente informar o vendedor via telefone o modelo que queria para eles! ora investir 1800num mac para um casal na media doa 70 anos sem ou quase nenhum conhecimento de informática é complicado! Mas isto para vos mostrar um exemplo!
      E isto acontece muito,mas muito mais do que imaginam!
      Claro que ha uma outra vertente que são os que por estetica conoram o que esta na moda e lhes dura uma eternidade pq mal os usam ou apenas navegam na net e um ou dois documentos de word!
      Mas ha quem passe a vida em programacao,em tratamento imagem e video e rtc e que precise de uma máquina que trabalhe que simplesmente faca o que é preciso! Ha quem defenda os mac e quem os deteste apenas pq são caros ounpor outras questões mas a verdade é que funcionam…e não chateiam…

  4. Avatar de The Man
    The Man

    Este gajo não tem a minima noção do que esta a dizer… a minima mesmo!!!

    Nem preciso sequer de me alargar no comentário.

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      É por tu saberes que não és convidado do programa

  5. Avatar de mythic
    mythic

    o mesmo disseram que a apple não conseguiria inovar mais e eles …pimba lançaram isto que deixou os criticos de boca aberta : https://www.apple.com/br/mac-pro/

    1. Avatar de mini-caixotim
      mini-caixotim

      Um caixote do lixo!?

      1. Avatar de zeca
        zeca

        um caixote de lixo que custa mais de 4000 €

        1. Avatar de AAAA
          AAAA

          Bots mais um zero nisso!

          Se é para dizer barbaridades…

      2. Avatar de ZeSafa
        ZeSafa

        Um caixote de lixo aquecido sff. 😀

      3. Avatar de AAAA
        AAAA

        Não, é simplesmente o único computador que é diferente dos outros no mercado.

        Uma afirmação de que não existem limites para a Apple.

        E ainda por cima, é barato para o hardware que vem na caixa…

        1. Avatar de inelson
          inelson

          barato???

          deves andar a comparar preços na worten…

          ou entao não sabes onde comprar hardware

          1. Avatar de ACS
            ACS

            Aquilo não é uma maquina para jogar, escrever coisas no word ou andar a brincar no linux. Aquilo é para trabalhar com aplicações bem pesadas. Se não sabes para que serve o hardware profissional nem comentes. Ter aquele poderio todo numa coisa tão pequena que podes levar de um sitio para o outro e desenhada ao pormenor não é para qualquer empresa.

          2. Avatar de AAAA
            AAAA

            Mas tu sabes do que falas, ou estás a comparar com computadores da worten?

            É que o Mac Pro é de classe workstation, não leva CPU’s, RAM, GPU’s, e SSD’s que se encontram em PC’s normais…

            http://www.futurelooks.com/new-apple-mac-pro-can-build-better-cheaper-pc-diy-style/

            Não é só mais barato o Mac, como é melhor, no mac, utilizam memória DDR ECC (Error Correcting Code), coisa que no PC não utilizaram, no Mac, utilizam SSD’s PCI-Express, com mais de 1TB por segundo de transferência, coisa que no PC falha…

            Enfim… mas deixa lá, o teu PC de linha branca é mais barato para ti, se não sabes a diferença, é porque não precisas

          3. Avatar de ptpedropt
            ptpedropt

            oh amigo, já chega de comer terra..

          4. Avatar de AAAA
            AAAA

            É, chega para lá, que isto é material profissional…

            Não é para meninos do iPhone e do Galaxy…

          5. Avatar de Rochita
            Rochita

            Adianta muito ser tão potente se nem sequer lhe podem instalar um 3d Studio Max ou Lumion em cima…

          6. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Rochita
            coisa idêntica se poderia dizer de PCs que não têm como correr programas que só existem no Mac.
            Não deixa de ser hardware de grande qualidade e performance, e certamente quem o compra não está preocupado com o 3ds Max. Quem compra sabe muito bem o trabalho que pretende realizar.

          7. Avatar de Nelson
            Nelson

            Não sabia que o Mac Pro era incapaz de correr windows e linux….

            Fiquei a saber agora…

            Lol, que tiro ao lado….

          8. Avatar de Rochita
            Rochita

            Lol nelson, tiro ao lado? Por alma de quem é que alguem vai comprar uma porra tão cara para acabar por nem sequer usar OSx?

          9. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Rochita
            só que a porra não é assim tão cara para aquilo que traz. Tenta arranjar um computador com os mesmos componentes e verás…

      4. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        Não, um aquecedor a gasolina.

        1. Avatar de Paulo Rocha
          Paulo Rocha

          Podes arranjar 50 computadores iguais ao mac pro e mais baratos que vais falhar sempre num detalhe, não usam MAC OSX.

          Quando compras 1 mac não compras só hardware, compras o melhor sistema operativo no mercado e isso por mais voltas que dês não tens como contradizer.

          Podes usar windows (um aborto cheio de erros que persistem desde o windows 2000), podes instalar distribuições de linux (excelentes mas nunca perfeitas, falta sempre algo, há sempre algo que não está a 100%), mas não bates o mac osx e é isso que faz com que qualquer concorrente ao mac pro seja uma má escolha.

          1. Avatar de Paulo Ferreira
            Paulo Ferreira

            Sim,o Mac OSX é muito bom para ir ao Facebook espalhar charme… estou a brincar!! O Mac OSX é muito bom para uma utilização pessoal e para algumas áreas especificas. No mundo empresarial e cientifico, quem necessita de maquinas tão potentes como um Mac Pro para tarefas realmente pesadas ao nivel de computação avançada, utiliza sistemas operativos Unix/Linux/BSD ou até, pasme-se, o Windows HPC.

          2. Avatar de João
            João

            existem varias marcas a fazer workstations bem mais poderosas k o mac pro! hp, ibm, dell… e a maior parte do software profissional existe mais em windows k em mac! alem disso, ja viram alguma empresa a trabalhar com mac sever? e se o osx fosse perfeito n eram precisos updates!

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Paulo Ferreira e João
            Aconselho-vos a procurar um pouco mais sobre o que existe para Mac e áreas onde muita gente trabalha com o Mac! Não generalizem a partir daquilo que conhecem de outras áreas.
            ” ja viram alguma empresa a trabalhar com mac sever”
            Acredita que há empresas a trabalhar com Macs como servidores. São muitas vezes usados para fornecer serviços e administrar outros Macs.

          4. Avatar de Paulo Ferreira
            Paulo Ferreira

            @ Nunes, ninguém disse que não existem áreas onde Mac OSX seja usado de forma preferencial. Conheço pessoalmente algumas empresas e laboratórios que utilizam hardware Apple, nomeadamente Mac Pro, mas a correm Linux ou FreeBSD. Existem areas onde é utilizado o Mac OSX e que normalmente estão relacionadas com design & desenvolvimento de produto, edição de imagem e algum CAD, mas mesmo nessas áreas a tendência é a migração para Ms Windows. Em sectores onde há necessidade de computação avançada (em HPC clusters nodes) o Mac OSX é completamente irrelevante, e nem vou referir toda a area do Networking onde o dominio Linux e Windows Server é mais que obvio.

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            volto a repetir o que disse…
            Há áreas científicas onde existe bastante software especializado para Mac! Muito software feito para UNIX é possível compilar para correr no OS X, etc

            “Em sectores onde há necessidade de computação avançada (em HPC clusters nodes) o Mac OSX é completamente irrelevante”
            mais uma vez repito o que disse, procura por informação antes de generalizar. Há áreas profissionais que usam o OS X nesse tipo de configuração.

      5. Avatar de David
        David

        Um caixote do lixo que FUNCIONA que custa um balburdio mas que não chateia e está lá quando é mesmo preciso!

  6. Avatar de windows lover
    windows lover

    Dizem o mesmo da Microsoft há não sei quanto tempo. Se calhar quando formos a ver quem desaparece é a Google…

    1. Avatar de larterpt
      larterpt

      Não te esqueças que a Google não tem só o Android. Ainda estes dias eles compraram a twitch tv…

      1. Avatar de ZeSafa
        ZeSafa

        A google já desenvolveu alguma coisa de raiz sem ser o search?
        Fazem lembrar mais um fundo de investimento que uma empresa de software….

        1. Avatar de bsendas
          bsendas

          Por acaso já desenvolveram muita coisa, em questão de software, tecnologia para datacenters e redes tem estado bastante ativos. Nem tudo o que a google faz é para o público geral…
          Em relação à noticia, não acredito que fique obsoleta até porque tem estado bastante ativa na compra de empresas o que acaba por rejuvenescer as equipas de desenvolvimento.

      2. Avatar de ACS
        ACS

        E se eles fizerem o mesmo ao twitch que fizeram a youtube se calhar vão ser o exeodo do twitch para outros lados. Streamers que não podem passar musica e países como alemanha que parecem que tem a firewall da china no youtube, enfim.

      3. Avatar de RaCcOn

        Lembra-te do que foi e do que é a Yahoo…

    2. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      mas queres comparar a NASA com a Toys “R” Us‎
      xD ridículo..

      1. Avatar de windows lover
        windows lover

        antes queria ser dono da ToysRus

  7. Avatar de Hugo
    Hugo

    Ele que ponha mais tabaco na cena ahahah

  8. Avatar de FOAD
    FOAD

    Não negue à partida uma ciência que não conhece.

  9. Avatar de camsi
    camsi

    É complicado expor um ponto de vista quando se é um tipo com nome, e falar numa marca que tanto apela a um publico-tipo que não questiona é ainda pior.

    É certo que a Apple continua a vender e irá continuar a vender mas, e acho que era nesse sentido o comentario, será que a evidente falta de criatividade que a empresa tem revelado nos ultimos 2 anos não vai comprometer esses resultados?

    Iphone é bom desde a 3gen, foi reconhecido peincipalmente nessa altura por ser um equipamento diferente com uma estabilidade muito boa a par de bom desempenho.
    Daí para a frente foram evoluindo mas nada do outro mundo. Apresentaram algumas novidades mas o impacto deveu-se essencialmente ao nome que ia criando com a fama do bom desempenho e estabilidade. E o os manteve-se estavel.

    O problema da apple é a falta de diversificidade/criatividade, que repete a mesma formula (ainda vencedora) e nao revoluciona como ja fez.

    E com tanta oferta que ha, desde a liberdade do android a estabilidade do win phone, o povo começa a dispersar. O povo quer evoluçao, quer novidades que apelem ao sentido consumista.

    E sim, acredito que dentro de 2-3 anos caso nao existam novidades, a apple veja as suas vendas começarem a tomar um sentido negativo.

    Dispenso comentarios agressivos de apple-fans nervosos, isto é a minha opinião, mas aceito de bom gosto comentarios com ideias contrarias. thumbsup

    1. Avatar de AAAA
      AAAA

      A Apple continua bem e recomenda-se…

      Não inovam? Lá por não fazerem o circo que faz a samsung, não quer dizer que não inovem, fazem diferenças que realmente melhoram a experiência, mas quem nunca usou Apple, não sabe o que se trata, por exemplo, metem protecções de lente em safira no iPhone 5. Logo, conservam a qualidade de imagem durante muito mais tempo… Isso faz diferença nos benchmakrs? E nos reviews? Pois, mas depois as pessoas que usam, notam que o seu iPhone ainda tira fotos boas, enquanto na concorrência, há… Já é altura de comprar um novo, este só tem x de megapixels… Etc…

      Por exemplo, se eu comprar um carro, e escolher um iPhone, sei que vou ter CarPlay, garantidamente, mesmo com os equipamentos existentes, sem ter de comprar um telemóvel novo, já no Android, não há uma resposta definitiva e universal.

      A verdade é que no android, cada vez vendem menos, porque apesar do mercado estar a crescer, sobretudo à custa de equipamentos ultra-low-cost, as marcas cada vez vendem menos…

      Mas isso não afecta a Apple, pois que está a pensar em gastar 50-200€, nem sequer equaciona um iPhone…

      1. Avatar de ZeSafa
        ZeSafa

        O meu 1020 tira fotos bem melhores que o iphone e no entanto não tem lente em safira 🙂
        Alguém foi enganadinho….

        1. Avatar de AAAA
          AAAA

          O meu iPhone não demora 3.5 segundos a abrir a app da câmera, não demora tempo nenhum a guardar as fotos na resolução completa, faz 10 fotos por segundo, quantas fotos eu quiser, tem Af e Ae rápido, grava vídeos 1080p e 720p até 120fps, e, alem disso tudo, não tem uma corcunda enorme como o 1020…

          Até parece que são precisos 38 megapixels para por fotos no instagram ou no facebook…

          Para fotos a sério, compras uma DSLR ou mirrorless com lentes decentes…

          1. Avatar de ZeSafa
            ZeSafa

            Alto, encontrei o enganadinho 😀

          2. Avatar de paulo
            paulo

            Acho que estas a generalizar um pouco, porque tenho um lg que faz tudo num instante, para alem das 10 fotos rapidas ele ainda consegue recuperar ate 10 fotos antes do momento do clicke. Sem falar tb nos elementos hp. So sei que o meu irmao com iphone de 600eur nao queria acreditar com o que tenho passo-lhe a perna com apenas 200eur.

          3. Avatar de pois
            pois

            Tem isso tudo no entanto os resultados são piores do que no 1020

        2. Avatar de erreee
          erreee

          o vidro em safira á frente da lente é para ser mais resistente do que o normal, e não riscar com tanta facilidade. logo tens melhores fotos por mais tempo. não é preciso ser-se um génio para perceber isso..

      2. Avatar de PedroTeixeira
        PedroTeixeira

        Nem sou de comentar.. mas android vende cada vez menos ? carplay é garantido em qualquer carro? Conseguiu confundir-se mais que o Sr. Pedro de Noronha. Apple, com o devido valor, será sempre Apple sobretudo por causa de gente como Sr. AAAA

        1. Avatar de João Pereira
          João Pereira

          Também fiquei com essa do carplay na garganta. EM todos os carros, engraçado tenho iPhone e não uso carplay, onde anda ele já agora?

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Se tens 7.1 tens CarPlay

            Se não tens um carro ou radio com CarPlay, óbvio que não tens

    2. Avatar de Marco
      Marco

      +1
      Eu sou usuário dos serviços google, nomeadamente Android, e não quero ver a apple a ir se a baixo. e bom termos competição, considero uma excelente empresa apesar de não concorda com a filosofia… mas uma coisa a verdade, já tiveram melhores dias, contudo tbm já tiveram piores dias, como daqui as uns anos atrás… vamos rezar para que não aconteça outra x.

      1. Avatar de Kimbas
        Kimbas

        Sim, poeque desta x não podem ir buscar o Jobs de volta.

      2. Avatar de Kimbas
  10. Avatar de Mark
    Mark

    Isso nunca porque a Apple dá swagg

    1. Avatar de AAAA
      AAAA

      Pois dá swag… É muito dinheiro a quem investe nela…

  11. Avatar de Obrigatório
    Obrigatório

    Se calhar estou errado na minha análise, mas acho que estão a tirar as palavras dele um bocado para fora do contexto…
    Ele nao o disse num sentido de “é provavel que aconteça…” ele disse-o num sentido que para ele como investidor não lhe interessa entrar num mercado tão volátil em que não há tantas certezas do futuro. Que não lhe interessa investir em empresas que em dois anos podem estar falidas.
    Daquilo que entendi, ele não quer entrar em mercados em que as certezas a médio/longo prazo são quase nulas porque é um mercado em que dois anos muita coisa acontece…

    but then again, sinceramente é a primeira vez que oiço falar no homem, por isso até posso estar eu errado e a mudar o contexto as coisas

    1. Avatar de AAAA
      AAAA

      Exacto, em 1997 também ninguém acreditava que a Apple em muito menos de 3 anos não estivesse com as portas fechadas…

      Porém…

      1. Avatar de ZeSafa
        ZeSafa

        Porém isso foi o ano que a apple recebeu a ajuda da microsoft, senão tinha fechado em menos de 3 anos 😀

        1. Avatar de AAAA
          AAAA

          Ajuda?

          A Microsoft estava à beira de pagar uma indemnização brutal à Apple, e de perder TODA a sua reputação. Se o Bill Gates e o Steve Jobs não fizessem o negócio, a MS devido ao acto criminoso que fizeram contra a Apple, nunca mais conseguiria um contrato com o o governo norte-americano.

          Nem uma Xbox para os soldados! LOL!

          1. Avatar de ZeSafa
            ZeSafa

            Engraçado saberes isso quando todo esse acordo de tribunal está ainda selado. Ninguém sabe qual foi o acordo, mas pelos vistos deves ter bons contactos 🙂
            Engraçado também que um acordo que devia penalizar a msft , na realidade só a beneficiou.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ ZeSafa
            Vários dos termos do acordo são públicos!
            Se chegaram a um acordo é porque era melhor para a Microsoft do que a alternativa…
            Um dos motivos da Microsoft para o acordo era a investigação das autoridades às práticas monopolistas da Microsoft, numa altura em que muitos defendiam que a Microsoft deveria ser dividida para acabar com as práticas anti-concorrenciais!

    2. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Entendeste direito. Os jornalistas gostam de tirar frases fora do contexto

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Queres dizer que a própria CNBC tirou fora do contexto? Pois não sei onde está o mal entendido 🙂 http://www.cnbc.com/id/101863259#.

        1. Avatar de Sérgio J
          Sérgio J

          Estão a tirar a frase fora do contexto sim. Infelizmente isso é super vulgar no jornalismo.

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Mas estás a dizer que até a própria CNBC o fez?
            Ele também ainda não veio desmentir nada, pelo menos que se saiba.

          2. Avatar de AAAA
            AAAA

            Sim, o pplware não é melhor que a CNBC.

            Se a NBC pega em pedaços de frase fora do contexto, e põe nos headlines, porque não a pplware fazer um artigo?

          3. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Concordo. Ele apenas põe essa possibilidade em cima da mesa, não diz que é isso que irá acontecer. Tirado fora do contexto, infelizmente, leva a estas confusões.

            Basicamente, na minha opinião, o que ele quer dizer é que tendo em conta o seu perfil de investimento não faz sentido investir na Apple porque é um investimento que pode ser bastante volátil.

  12. Avatar de Duarte Amorim
    Duarte Amorim

    Esta previsão é muito improvável de vir a acontecer. A Apple possui muitos seguidores e o marketshare deles está a crescer substancialmente, principalmente com a entrada na China.

    Uma coisa é certa, com a última WWDC não me parece que eles estão “a perder o Norte”, pelo contrário, estão a conseguir inovar em áreas não muito bem aproveitadas e a dar aos Clientes um produto com uma experiência de utilização verdadeiramente Apple, ou seja, simples, fácil e intuitiva (uma pessoa quase que não precisa de saber como funciona, sabe simplesmente que funciona). Este sempre foi o Ponto Forte da Apple – coisas simples e funcionais. Mesmo que possam estar a descer um pouco, eles arranjam algum produto totalmente novo, pois a Apple revoluciona principalmente o mercado pois não olha muito às necessidades dos utilizadores. Como Steve Jobs disse, as pessoas não sabem o que querem. Quando lhes é apresentada, aí tiram o seu proveito. Isso aconteceu com o iPad.

  13. Avatar de João
    João

    Todos os dias, já desde há alguns anos, que venho ao pplware e nunca fiz nenhum comentário.

    Venho apenas manifestar os meus “sentimentos” por esse senhor. Não sou consumidor da Apple, mas há que reconhecer a grandiosidade da marca, para não falar do facto de que é mesma a maior! Esse senhor para fazer um comentário desses não tem os parafusos todos.

    Que se deixe de análises..

  14. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Marisa, viste a entrevista ou só leste o artigo? Se há coisa que aprendi ao longo dos anos é não ligar ao que os jornalistas concluem e ler/ouvir sempre a entrevista.

    Este é um desses casos. O homem não disse nada disso. O homem estava a falar da volatilidade e deu o exemplo da Apple, que tem grandes produtos, mas com um mercado tão competitivo nada nos garante que daqui a 3 anos não estejam obsoletos.

    Dai a tirar-se que ele disse que ia estar obsoleta vai um longo longo, mas muito longo caminho. Na realidade nem sequer há caminho. Porque a conversa nem era sobre isso. Ele deu apenas um exemplo extremo do que poderia acontecer. Chama-se provar/explicar por absurdo. Da-se um exemplo absurdo para explicar um ponto de vista.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Na verdade disse “They might become obsolete in two-to-three years”
      O quê em concreto é que ele não disse?

      1. Avatar de Sérgio J
        Sérgio J

        Estás a tirar a frase do contexto. A frase foi dita sim, mas não com esse significado. Ela estava a falar de volatilidade. E deu esse exemplo. Ele próprio disse que não sabia, mas podia acontecer.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          E a frase não está no post? Acho que sim… Eu nem sequer dei nenhum contexto, porque as informações estão no artigo. É só ler e ouvir 🙂

          ““I need to know where a company is going to be in 5-to-10 years. I mean look at Apple, a company we all admire… I don’t know where they are going to be in three years. […] It’s a very competitive landscape. They might become obsolete in two-to-three years, as we’ve seen with dozens of technology companies.“”

          1. Avatar de Sérgio J
            Sérgio J

            E porque ele está a dizer isso. A conversa nem sequer é sobre a Apple em concreto.

          2. Avatar de Marisa Pinto

            Sim, mas ele falou dela. E foi isso que deu a notícia. Não está apenas no Pplware.

          3. Avatar de erreee
            erreee

            o pplware não devia fazer notícia/artigo disto, afinal são um portal de tecnologia e não de finanças 🙂 .

            óbvio que se trata de um homem de negócios, um brincalhão que compra e vende acções, e pouco lhe interessa investir dinheiro num mercado tão “instável” como é o das tecnologias.

          4. Avatar de Pedro Pinto

            “finanças” que resultam da tecnologia

          5. Avatar de Rui
            Rui

            Olá Marisa. Pessoalmente, concordo que o Pedro Noronha não afirmou nada (Até porque nenhum analista o faz e temos de ter cuidado com a forma como analisamos as palavras dele) e é preciso ter cuidado com a frase fora do contexto, senão veja-se: I don’t know where they are going to be in three years. […] It’s a very competitive landscape. – Efetivamente ele “não sabe”.

      2. Avatar de Paulo Ferreira
        Paulo Ferreira

        O contexto dessa frase é o mesmo que eu posso dar dizendo que “amanhã, se caisse um meteorito ao largo de Peniche, podiamos ter o nosso verão estragado”. Ele refere uma hipotese/cenário hipotético e não um dado adquirido ou mesmo uma tendência.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Se leste o post, viste lá a palavra previsão. Ora… não há dados adquiridos em previsões.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Só que o homem não fez nenhuma previsão, aliás disse repetidamente que não faz ideia sobre como estará a Apple no futuro, por ser uma companhia complicada de analisar a médio prazo.

          2. Avatar de Marisa Pinto

            Só que o homem faz mesmo uma previsão de que a Apple poderá (até o verbo nega algo adquirido) estar obsoleta.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            Se é uma previsão, então não diz coisa com coisa, já que tb diz
            “I don’t know where they are going to be in three years”
            Não é uma previsão, é enunciar uma das possibilidades, por representar um risco em acções que não consegue prever o comportamento

          4. Avatar de Marisa Pinto

            É normal que ele não saiba, nas previsões nada é certo, é como a meteorologia, é apenas uma hipótese.
            A seguir a esse texto que copiaste pode ler-se “They might become obsolete in two-to-three years, as we’ve seen with dozens of technology companies.“

            Ela pode tornar-se obsoleta devido à cada vez mais forte concorrência. Portanto é uma das hipóteses.

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            vamos por partes
            Qualquer previsão tem um grau de incerteza… Nenhum analista vai frisar o grau de incerteza duma previsão que defende, dizendo que não sabe nada repetidamente, pois isso só descredibiliza o que está a dizer.
            Em segundo lugar, a citação que fazes só vem dar crédito ao que disse. Se ele estivesse a fazer uma verdadeira previsão, nunca diria “Might”, dado ser muitas vezes usado para exprimir algo com pouca certeza.
            Resumindo, quem ler tudo o que ele disse sabe perfeitamente que não está a expressar uma verdadeira previsão, mas apenas a explicar a incerteza que tem quanto à Apple, pela forma como investe

  15. Avatar de Adriano
    Adriano

    Não acredito.
    Eu sou um consumidor apple, também gosto de Windows não uso mas gosto. Se a Apple e a Microsoft (tambem foi referida aqui nos comentarios) deixarem de produzir sitemas operativos quem o vai fazer? O que este senhor diz, no meu entender, não faz sentido.

  16. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    “Desta forma, o analista Pedro de Noronha, acredita que a Apple poderá tornar-se obsoleta já daqui a 2 ou 3 anos”

    Falhou a perspectiva. Ele está a dar a Apple como exemplo mas estå a referir-se a todas as tecnológicas. Da mesma maneira que Warren Buffett diz que não investe na Apple nem na Google, porque tanto pode ganhar 25%, como perder 50%. Isso é claro quando diz:

    “It’s a very competitive landscape. They might become obsolete in two-to-three years, as we’ve seen with dozens of technology companies.” Não “acredita que a Apple irá tornar-se obsoleta” mas admite a possibilidade.

    E acrescenta a CNBC: “Some analysts, including Noronha, have been worried by the valuations of technology companies, suggesting that they are not built on solid fundamentals. Earlier this year, high-growth technology and internet stocks such as Netflix and Facebook sold off as investors became nervous about high valuations.”

    Neste momento a cotação das ações da Apple estão a $97,35 (vezes 7=$681), próximo da cotação máxima de $700 (antes da divisão de cada ação em 7) de 2012. Mas já estiveram, entretanto, a $400. São ações arriscadas. É essa a ideia que o analista de mercados quis dar.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      “Não “acredita que a Apple irá tornar-se obsoleta” mas admite a possibilidade.”

      Correcto até porque seria muito inconsciente da parte dele dizer que ‘irá’ com toda a certeza. Daí que, mesmo no título colocámos PODERÁ, ou seja, há essa possibilidade

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Eu acredito que ele gostava de ter comprado as ações da Apple, em 2013, a $400, mas teve medo que descessem para $300 – e estão agora de novo perto dos $700 (esquecendo a divisão por 7).

        Sendo certo que não as irá comprar a $700, correndo o risco de as vender a $300.

        Ele pensa com a carteira – e tem que ser prudente, porque o dinheiro é dos outros. Está só a explicar por que é prudente. Não mais do que isso. Se a conversa tivesse sido sobre a Google diria o mesmo (sobre a Microsoft não).

  17. Avatar de Nunes
    Nunes

    Não deixa de ter piada como as palavras podem levar a tanta discussão desnecessária!
    O homem estava simplesmente a descrever como gere o seu portefólio de acções, como escolhe companhias que é capaz de prever o comportamento a longo prazo.
    A Apple é apenas um exemplo duma companhia que para ele é difícil prever o futuro. São as mesmas razões que Warren Buffett deu há muitos anos atrás para não investir na Apple…

    1. Avatar de ACS
      ACS

      Isso é verdade. A apple guarda tudo em segredo ninguem sabe o que pode sair da cartola. E só há rumores do iwatch e afins porque as patentes são submetidas anos antes do produto estar acabado pois antes de faze rum produto é preciso investigar as tecnologias e descobrir novas formas de produzir certas coisas em massa.

    2. Avatar de Paulo Ferreira
      Paulo Ferreira

      Exactamente!

  18. Avatar de Nunes
    Nunes

    Já agora o analista é Português!

  19. Avatar de Miguel Machado

    Adorava ter a coragem desta gente para dizer o que lhes vem na cabeça… Isto é baseado em quê? Ele sabe lá qual o horizonte temporal da Apple, Google, Microsoft, etc, etc. Em 2011 tive numa empresa num programa de desenvolvimento, num horizonte temporal a 5 anos. Aquilo que lá foi desenvolvido, nem hoje será a altura de lançar, outras coisas já foram aproveitadas e adaptadas a novas tecnologias que na altura nem se falava… A culpa é nossa que dá-mos ouvidos a gente que nunca fez nada…

  20. Avatar de Marco
    Marco

    La se vai a samsung (ramo mobile) não vai ter onde se inspirar.

    Antes que venham os defensores da samsungas, já repararam no novo negócio da Samsung? headphones para android “pq para android não havia headphones de jeito” – não me batam mas foram mais ou menos as palavras do sr samsungas. É fixe ver este novo ramo da samsungas depois da Apple ter anunciado a compra da Beats. coincidências….

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Daqui a pouco estas a dizer que não a automóveis de jeito no mercado automóvel e entao vao criar um… Mas pronto adianto-te que ja existem…
      Pode ser que façam algo de jeito da Beats.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        desenvolve isso, pq não te estou a perceber.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        a cena da falta de headphones de jeito, não são palavras minhas, são palavras do sr samsung. Eu quero lá saber do beats, não vou nessa moda, para mim em termos de headphones é koss e akg.

        Mas se quiseres podemos discutir alguns produtos que a samsung lançou em tempo record, principalmente depois de se ouvirem rumores de que a Apple iria fazer, assim há cabeça temos o famoso iwatch, o resto faz as tuas investigações e vê os timmings, não é por nada que a samsung ja tem n casos de processos em tribunal por copia e roubo de tecnologia e não é por parte da Apple, mas sim da sharp, panasonic, entre outras.

        Se olhares bem a samsung está a utilizar o mesmo esquema que os japoneses utilizaram nos anos 80 e inicios de 90, copiar tecnologia do ocidente e depois aperfeiçoar e vender a preços mais baixo, algo que os chineses tb já estão a fazer.

  21. Avatar de bruno
    bruno

    Na minha opinião, a Apple encontra-se num momento crucial da sua existência.
    O Iphone foi o grande motor do crescimento da marca. Tratou-se de um produto inovador e competente do ponto de vista comercial. Foi inclusivamente, o grande responsável por aquilo que chamamos de ecossistema apple.
    O ecossistema de serviços e o Iphone são os dois grandes motores e os maiores responsáveis pelos excelentes resultados financeiros dos últimos anos.

    Com a evolução tremenda do Android e principalmente com o aparecimento de inúmeros equipamentos com preços muito competitivos, assistimos a uma transformação pura e dura dos smartphones em típicas commodities.

    Considerando que a cota de mercado Android não para de crescer, quer pela maturidade do SO, quer pela tipologia de preços praticados por diversos fabricantes de hardware, julgo que a Apple corre o risco de ficar em maus lençóis num curto espaço de tempo.

    É verdade que o ecossistema Apple gera mais receita, mas parte dos consumidores responsáveis por este consumo estão a deslocar-se para Android. O mesmo decorre quanto à captação de novos clientes: Android capta a generalidade de novos consumidores.
    Repare-se por exemplo no crescimento do sistema operativo da Google nos principais mercados emergentes, sustentado em equipamentos de baixo valor mas com especificações muito interessantes, mesmo considerando os países desenvolvidos como termo de comparação.

    Sendo o telefone uma nova commodity e apesar de todo o charme e encanto que o Iphone possa ter junto dos consumidores, a racionalidade de um potencial cliente no momento de compra, num cenário em que os equipamentos disponíveis oferecem sensivelmente a mesma experiência de utilização, determinará racionalmente o decréscimo de vendas dos equipamentos mais caros em detrimento dos mais baratos.

    Penso que neste cenário, os dois motores de crescimento da Apple, gripam completamente (base de consumidores agregados ao ecossistema e as margens de rentabilidade do iphone).

    Na minha humilde opinião, creio que vale a Apple deter um SO. Creio que será por esta via, apostando na venda de conteúdos através do seu ecossistema, que será considerado core e provavelmente exclusivo da sua actividade.
    Terá obrigatoriamente que descer o preço de “acesso” ao seu ecossistema se se quer manter competitivo num mercado cada vez mais igual em serviços e experiências.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      O que dizes faz muito sentido e merece atenção, mas não deixa de ser uma versão rebobinada do que se diz há anos sobre a Apple para diferentes segmentos, com a Apple mostrar resultados opostos ao que muitos previam com base nesse raciocínio. O facto é que a Apple tem conseguido “fugir” a essas armadilhas exactamente por não ir atrás da cota de mercado, cegamente.
      Não quer dizer que a Apple não vá reajustar algumas estratégias e a oferta, mas uma coisa que não se deve esperar é que seja obrigada a baixar significativamente os preços

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        A Apple tornou-se demasiado grande para se afirmar agora como uma empresa de nicho. E sejamos francos, quando se atingirem proporções de 80/20 ou até mesmo 90/10 será irrealista estarmos a recorrer a argumentos que não estes.
        A experiência proporcionada pelo IOS e IPhone são hoje em dia replicadas por concorrentes a preços mais baixos.

        Já agora, aproveito para esclarecer que nada me move a favor ou contra qualquer sistema operativo ou marca de telemóveis.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          A Apple é uma empresa de nichos, uns maiores que outros! Escolhe muito bem em que segmentos coloca os seus produtos, não vai atrás do mais barato e de todos os gostos e mais algum, para ver se pega! Mesmo assim tem mantido o crescimento em quase todos os produtos.
          “A experiência proporcionada pelo IOS e IPhone são hoje em dia replicadas por concorrentes a preços mais baixos.”
          Tb há quem diga o mesmo do Mac, e antes do iPod… o facto é que por a Apple controlar todos os aspectos dos seus produtos, permite manter sempre diferenciação face à concorrência. Não estamos a falar da Samsung com o Android ou tantas outras companhias que têm que concorrer dentro duma mesma plataforma, tornando-se demasiado fácil para os consumidores saltar entre fabricantes, tendo o preço muito mais peso na diferenciação. É o controlo do sistema operativo que permitirá à Apple continuar mais ou menos com a sua estratégia e ter sucesso. Não é preciso dominar ou ser o primeiro para ter sucesso! Obviamente que tb obriga a Apple a manter um nível elevado de investimento e desenvolvimento.

          1. Avatar de bruno
            bruno

            Concordo e subscrevo o que acaba de comentar.
            O ponto relevante a destacar é o facto de o contexto actual não ser favorável a uma empresa como Apple. Repare na cotação bolsista e nas expectativas de negócio que cada vez mais são exigidas à empresa.
            Não é reduzindo a base de utilizadores, mesmo que por utilizador e comparativamente a android seja mais rentável, que irá conseguir gerar mais receita.

            Os mercados são sempre mais realistas e pragmáticos quando se trata de dinheiro.

            Aliás, num passado recente, tínhamos uma realidade incomparável entre apple e microsoft. A apple no seu nicho e rentável e a microsoft no topo da cadeia alimentar e igualmente proveitosa.

            Já reparou que a microsoft anda aflita por não liderar a user base no segmento web e mobile?

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            A Apple não está a reduzir a base de utilizadores, pelo contrário. A base tem vindo a aumentar, a plataforma é muito apetecível para os consumidores e para quem desenvolve software. Apenas não tem crescido à mesma velocidade que o Android.
            “O ponto relevante a destacar é o facto de o contexto actual não ser favorável a uma empresa como Apple.”
            E antes era favorável? Pela lógica que apresentas foi quase sempre desfavorável, e mesmo assim conseguiu levar a água ao seu moinho.

            “Os mercados são sempre mais realistas e pragmáticos quando se trata de dinheiro.”
            Os mercados não são mais realistas, o seu comportamento é muito especulativo a curto prazo, com grande dose de irracionalidade. Mas se achas que a cotação é assim tão importante neste contexto, deverias então ter outra opinião, já que a cotação da Apple tem vindo a subir significativamente.

  22. Avatar de Gaius Baltar
    Gaius Baltar

    Um investidor e um utilizador têm perspectivas completamente diferentes acerca de uma empresa. Para um investidor é necessário que a empresa continue valorizando em bolsa ou pelo menos com oscilações significativas que permitam obtenção de mais-valias. Para o utilizador só basta que o produto cumpra aquilo que promete. Para um utilizador pode não fazer diferença se a BlackBerry esteja mal das pernas, desde que sua experiência de utilização continue boa.

  23. Avatar de Rui
    Rui

    Há pessoas a fumar umas cenas muito estranhas.

    Já sei, devia estar a falar de algum MacBook lançado em 2005… É normal, passados 10 anos é normal tornarem-se obsoletos 🙂

  24. Avatar de josé
    josé

    Este tipo é um palerma, nem sei como dão qcrédito a azeiteiros destes.
    Se há quem faça inovação é quem tem dinheiro porque pode investir, ao contrário da concorrência.
    Dar isto como noticia, só mesmo quem não tem a noção do que é investir em inovação.
    valha-me deus.

  25. Avatar de NewJ
    NewJ

    No 1o trimestre deste ano, Lumias já vendiam mais do que iphones em 24 países. Com a popularidade recente que o WindowsPhone está a ganhar com o 8.1 e novos modelos baixa-média gama, seguramente neste momento Lumias já vendem mais do que ippones a nível global.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      :S Mas onde é que foste buscar essa ideia?
      Foram vendidos menos de 6 milhões de Lumias nos últimos 3 meses, com uma quebra muito grande nas vendas face ao ano anterior. Compara isso com 35 milhões de iPhones, em crescimento.
      O facto de nalguns países o Windows Phone ter vendido mais, pouco te diz sobre o “abismo” que separa o iOS do WP

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Se estiveres atento e reparares em volta, o iphone está até a passar de moda, ve-se monte de pessoal, memso em foruns e dizer que vieram do iphone ou trocaram o iphone, tanto por wp topos de gama como o 930 como por andorids como ja foi noticiado aqui no pplware.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Mas que género de argumentação vazia é essa?
          Dados oficiais mostram o oposto do que disseste e vens agora falar em fóruns e em modas!?

          1. Avatar de NewJ
            NewJ

            Noticias que saem por aqui no pplware por ex, de que grande parte de utilizadores de galaxy s5 vierem do iphone.. Não foi à tanto tempo a publicação desse facto. E atenção que não estou a dizer que o Galaxy é melhor do que o iphone porque prefiro o iphone largamente a qualquer Samsung.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            outro argumento algo vazio…
            O Galaxy S5 ficou bastante atrás do iPhone 5S nas vendas no mesmo período, nalguns países até ficou atrás do 5C, enquanto que no ano passado o lançamento do S4 tinha sido capaz de ultrapassar o iPhone! O facto é que a Apple conseguiu crescer enquanto que a Samsung foi o oposto.
            Haver algumas pessoas que trocam é um acontecimento que sempre ocorreu nalguma dimensão. O que interessa é saber a percentagem de utilizadores de iPhones que continua na plataforma, e aí asseguro-te que o estudo mais recente demonstra que esse indicador até subiu para a Apple.

      2. Avatar de NewJ
        NewJ

        Chegou ao topo, perdeu o carisma, tornou-se popular e agora só tem a descer.. As coisas mudam todos os dias, e as modas é igual.. Mas tu continua a acreditar no Pai Natal.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Isso é o que dizes para os teus botões?
          Vê-se a descer os Lumia não os iPhones! São os Lumia que precisam do Pai Natal para tapar o buraco dos prejuízos.

          1. Avatar de Serginho M
            Serginho M

            Isso deve-se ao fanatismo, e não à qualidade! Pegas num teu iPhone, ou num iPhone qualquer, vamos sair para uma discoteca, eu levo o meu Lumia 820. Fazemos um vídeo de 2 minutos, no final, vamos ver qual é que ficou com a melhor qualidade. Queres vir? Garanto-te que o Lumia, mesmo o 820 papa qualquer iPhone, se quiseres combinamos, sou da Maia… 😉

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            :S
            falas em fanatismo e achas que deves escolher o telemóvel porque grava melhor um video numa discoteca? e o resto? parece fanatismo

          3. Avatar de NewJ
            NewJ

            Obviamente o iphone6 vai ter um boom de vendas.. Mas será que esse boom vai ser tão forte assim perante a forte concorrência atual como nunca tiveram? Acho mesmo que o problema é ios que o pessoal já está farto. Deviam inovar radicalmente.

          4. Avatar de Serginho M
            Serginho M

            Um produto com um custo tão inflacionado, devia ser melhor que os outros em tudo! Perde para os Lumias na gravação de vídeos quando em concertos e em discotecas (som). Tem um Bluetooth que não serve para nada, a não ser emparelhar dispositivos. Um Safari que nem deixa baixar arquivos .rar, .zip, etc… Um telefone blindado que não deixa trocar bateria, limitando o uso dos deus utilizadores. Sem entrada para MicroSD, limitando uma vez mais os utilizadores, e para não falar do iTunes e da forma, ou da única forma que tem de passar ficheiros para o equipamento. Enfim… é não ter o que fazer ao dinheiro e nem ter testado todos os produtos concorrentes! Tirar fotos em frente ao espelho só para mostrar o iPhone… se isto não é fanatismo, é o que? 😉

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Serginho
            e se eu te disser que muito do que dizes tem solução no iPhone?
            tens forma de melhorar a qualidade de som, tens forma de fazer transferência por bluetooth (uma implicação estranha quando a melhor alternativa é uma solução baseada no WiFi)
            tens forma de descarregar ficheiros
            tens forma de aumentar a autonomia

            “Tem um Bluetooth que não serve para nada, a não ser emparelhar dispositivos.”
            O bluetooth é usado para coisas bem mais interessantes, como detector de proximidade para novas funcionalidades…

  26. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Resumindo, e concluindo: nunca dar entrevistas depois de beber uns valentes copos. Dá nisto…

  27. Avatar de manuel sousa
    manuel sousa

    6+5=11
    Iphone 11 daqui a 5anos, td a gente o vai querer, será triangular, com capacidades de um boomerang, capaz de abater qualquer drone e quem sabe um missil, o ‘chineses’ entretanto lançaram uma cópia, bem mais barata.
    Apple terá cerca de 300 mil milhões de vendas, terá comprado ou injectado capital na concorrência..
    Enfim.. trabalhem, produzam, produzam mais, ajudem a desenvolver a economia em vez de perder tempo e fazer perder tempo.

  28. Avatar de delaorden
    delaorden

    O Pedro de Noronha não afirmou que a Apple se tornará obsoleta em alguns anos, mas diante do que acontece no cenário tecnológico, tudo pode acontecer, e PODERIA acontecer como já aconteceu com outras grandes. Acho que todo mundo entendeu, claro.
    Sobre a Apple em si o que me parece é que ainda está longe de acontecer essa fase obsoleta.
    A Apple não é hardware; é design e sistema operativo, ou operacional. Entendem ?
    Acho meio fora de contexto comparar marcas a esta altura, ou até sistemas. cada um serve de acordo seu bolso e necessidade.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      este pessoal n é do tempo da ibm, compaq, dec, entre outras.

  29. Avatar de Miguel Francisco Baptista
    Miguel Francisco Baptista

    Vergonha alheia

  30. Avatar de Miguel
    Miguel

    Epa! é assim a apple é e sempre será a apple, eu infelizmente so tenho 16 anos mas quando tiver o meu trabalhinho a primeira coisa que vou comprar será um imacbook, um iphone e um ipad, a apple é sinonimo de qualidade.

    1. Avatar de delaorden
      delaorden

      @Miguel …. “eu infelizmente só tenho 16 anos…..” quando você chegar a + de 50, ou talvez até antes, lamentarás não poder voltar aos 16 😉 … mas entendo, é normal a pressa de crescer nessa idade. Abraço !

  31. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Lunáticos…

  32. Avatar de Pedro Correia
    Pedro Correia

    Blackberry Z30, hardware a sério, sistema operativo 5 estrelas, para já não mudaria para iPhone (pelo preço louco e falta de abertura a outros mundos) e muito menos pela Android (falta de robustez do sistema operativo).

  33. Avatar de pedro
    pedro

    estes analistas devem estar a delirar
    a APPLE obsoleta daqui a três anos ha ha ha ha ha
    A serio
    toquem-se
    é por isso que todas as outras estão a ir a falência aos montes.
    grandes analistas.