5 Outubro de 1910!

41 Comentários

Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910 alguns militares da Marinha e do Exército iniciaram uma revolta nas guarnições de Lisboa, com o objectivo de derrubar a Monarquia. Juntamente com os militares estiveram a Carbonária e o as estruturas do PRP (Partido Republicano Português). Na tarde desse dia, José Relvas, em nome do Directório do PRP, proclamou a República à varanda da Câmara Municipal de Lisboa. No dia 6 o novo regime foi proclamado no Porto e, nos dias seguintes, no resto do país. Em Braga foi-o no dia 7, tendo tomado posse da Câmara o Dr. Manuel Monteiro.


A queda da Monarquia já era de esperar. Dois anos antes D. Carlos e D. Luíz Filipe haviam sido assassinados por activistas republicanos. O reinado de D. Manuel II tentou apaziguar a vida do país sem sucesso. Foi um reinado fraco e inexperiente. Apesar do 5 de Outubro não ter sido uma verdadeira revolução popular, mas sobretudo um golpe de estado centrado em Lisboa, a nova situação acabou por ser aceite no país e poucos acreditaram na possibilidade de num regresso à Monarquia.

Seguiu-se um período de democracia republicana, caracterizado por forte instabilidade política, conflitos com a Igreja, mas também grandes progressos na educação pública. A chamada I República Portuguesa terminou em 1926, com o golpe de 28 de Maio, a que se seguiram muitos anos de ditadura.

Após o 5 de Outubro foi substituída a bandeira portuguesa. As cores verde e vermelho significam, respectivamente, a esperança e o sangue dos heróis. A Esfera Armilar simboliza os Descobrimentos, os Sete Castelos representam os primeiros castelos conquistados por D. Afonso Henriques, as Cinco Quinas significam os cinco reis mouros vencidos por este Rei e, finalmente, os Cinco Pontos em cada uma das Quinas, representam as cinco chagas de Cristo. O hino A Portuguesa , composto por Alfredo Keil (música) e por Henrique Lopes de Mendonça (letra) tornou-se o Hino Nacional.

Download: Letra Hino de Portugal
Download: Hino Nacional
Homepage: Portal Governo de Portugal

Partilhar:
Tags:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    Vivá República…
    Começou no Porto em 31 de Janeiro de 1908 e acabou em Lisboa neste dia do ano 1910, graças ao esforço e da luta dos homens da Carbonária Portuguesa, ganhamos uma república!
    Às vezes parece a das bananas, mas é a nossa e temos de a estimar fazer com que floresça ainda mais para que os nossos filhos e netos a possam gozar em toda a sua plenitude e liberdade!
    Vivá República…

  2. Avatar de Paulo Eduardo
    Paulo Eduardo

    Interessante este tópico… aqui no Brasil pouco se fala da Proclamação da República Portuguesa. Parabéns aos cidadãos portugueses por este dia. Aqui a nossa República foi proclamada em 15 de novembro de 1889. Com a deposição do Imperador Regente Dom Pedro II, pelo grupo de republicanos e militares insatisfeitos com o fim da escravidão, instituído pela princesa Isabel. Neste dia, Marechal Deodoro da Fonseca junto com sua tropa invade a capital, na época, Rio de Janeiro e depõe o regime monarquico. Assumindo ele mesmo o poder provisório, com amplo apoio popular.

  3. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    @Vitor (Blog’s Master!…)
    Embora off-topic, não sei se já alguém referiu isto mas aqui vai a nova versão do AVG Anti-vírus:

    http://www.grisoft.cz/softw/70/filedir/inst/avg75f_425a812.exe (WinXP)

    Se já é repetido, paciência.. fica p’ra quem não sabia…

  4. Avatar de Nelson
    Nelson

    Já agora diga-se também que a letra do Hino foi escrito po Henriques Lopes de Mendença.
    Fiquei também agora a saber que o dia 31 de Janeiro já foi feriado nacional, para comemorar os Precursores da República. E como estamos sempre a aprender, também não sabia que no Brasil é em 15 de Novembro.

    Viva a República,
    VIVA PORTUGAL!!!

  5. Avatar de Nelson
    Nelson

    Corrijo o nome: Henrique Lopes de Mendonça.

    1. Avatar de elsa
  6. Avatar de Zecalentejano
    Zecalentejano

    Viva Portugal sim senhor, mas foi a partir desta data que estamos no afundanço que estamos. E não sou monáquico !!!

    PS – Dos melhores sites que encontrei ultimamente, parabéns!!! A tendência clubistica é que não o faz um bom pai de familia 🙂

    1. Avatar de elsa
      elsa

      viva portugal nao senhor

  7. Avatar de BisMarques
    BisMarques

    Só quero fazer uma pergunta para os mais entendidos na matéria:

    Ao fim de 96 anos de República, acham que valeu a pena ter havido esta mudança em Portugal?

    Have Fun

    BisMarques

    1. Avatar de carolina
      carolina

      vim a este saite e tive no teste de historia 85% portanto acho que todas as pessoas quando tem duvidas e melhor ir ao computador pesquisar

  8. Avatar de VDIAS

    BisMarques, e que achas tu sobre isso?

    Achas que era melhor ter o bigodes no poder?

  9. Avatar de Evandro
    Evandro

    Viva a republica!

  10. Avatar de Flip
    Flip

    República sempre! VIVA!
    Bismarques pensa assim, um mau presidente dura 6 anos, e o povo pode eleger outro, um mau rei, dura enquanto ele for vivo… 😐
    E porque raio a familia real é mais que os outros? O sangue que lhes corre nas veias é tão vermelho como o nosso! Querem ser alguém, façam como os outros trabalhem para isso!
    E parece que andam ai uma bolémica sobre a monarquia portuguesa, dizem que não é o Piu o “rei” de portugal, quem o diz é o Nuno da Camara Pereira (aka “o fadista”) eheh, eles que andem as estaladas no mundo deles (de luva branca claro! lol).
    Por falar em Portugal força agora no apuramento para o euro 2008!
    Abraço ()
    Flip

  11. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    @BisMarques
    Amigo, sistema político perfeito não existe! Mas, entre um sistema Semi-Presidencial (como o nosso) e uma Monarquia Parlamentar, a diferênça não é muita. Ambos têm parlamento para legislar e governar. Contudo, é o que aqui já foi referido, o rei, por muito mau que seja, reina enquanto for vivo. Já o P.R. “dura” 6 anitos, mais coisa menos coisa…
    Espero ter ajudado… ou então complicou ainda mais!…
    1 Abraço.

  12. Avatar de Pirotas
    Pirotas

    Viva a República mas fazendo uma achega…

    Um rei dura em média 65 anos mas não é só o Estado que paga as contas, a família real tem de ter empreendimentos mas mesmo o que paga é para a família toda (e não são modestoso ou não fossem realeza).

    Ao contrário do Presidente que muda a cada 6 anos em média (10 em 65 anos) a quem tem de se pagar reforma, despesas de representação do Estado, segurança (que é óbvio) e outros benefícios que de certo estarão no seu direito.

    Venha o diabo e escolha e esperança para que os Primeiros Ministros façam alguma coisa de jeito.

    Viva a República!!!

  13. Avatar de jorge

    É só para dizer q o mandato do Presidente é de 5 anos.

    Cumps.

  14. Avatar de n_u_n_o
    n_u_n_o

    Viva Portugal…

  15. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    “A democracia é o pior sistema político depois de todos os outros” – Winston Churchill

    1. Avatar de iFernando
      iFernando

      A democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras que têm sido tentadas de tempos em tempos.
      (muito diferente a verdadeira frase de Churchill)

  16. Avatar de Francisco
    Francisco

    Decididamente, não concordo que alguém governe apenas por ser filho de um governate, acho que essa é uma escolha da competência dos cidadãos. No entanto, a finalidade do voto acaba deturpada por quem se candidata e em que condições: o cidadão anónimo que se candidata não tem hipóteses contra o cidadão “filho” de uma máquina partidária e “neto” de um anterior cargo político…

    De qualquer forma é uma tentativa democrática de louvar. A única coisa que realmente caiu mal com a república foi a bandeira: deveria continuar a ser azul e branca (sem qualquer conotação clubística, como é evidente!) apenas se mudando o escudo monárquico para o actual.

  17. Avatar de luisef
    luisef

    Apenas algumas correcções:
    1 – Um rei não governa, só reina.
    2 – A democracia não é um exclusivo da república.
    3 – Uma vez PR., PR para toda a vida. Após a saída de funções continuam a ganhar “princepescamente”, com direito a chofer, gabinete de trabalho, acessores e outras mordomias, para além da reforma.
    E 2 perguntas.
    1 – Alguém perguntou a alguém se queria ser Republicano?
    2 – Não vos parece pouco democrática a passagem da monarquia para a república?
    Que grande bomba de blog este!

  18. Avatar de Flip
    Flip

    @Jorge
    Thks! :$ my bad! (mandato do PR são 5 anos)

  19. Avatar de Joao267
    Joao267

    Lol, tb é o meu dia de anos… num feriado é porreiro !
    Convidei uns amigos e colegas e fomo ver Uma Verdade Inconveniente !
    Recomendo mesmo a tds o irem ver !
    Saimos de lá a pensar!
    Cumps

  20. Avatar de Carlos
    Carlos

    Uma simples questão porque é que Paises como a Dinamarca a Suécia a Holanda o Reino Unido ou mesmo a nossa vezinha Espanha vivem em Monarquia e têm dos mais elevados niveis de vida da Europa ?
    E a propósito a diferença não reside fundamentalmente em que o Rei é até ao fim da vida e um Presidente é apenas 4 anos, são muito mais complexas as diferencias entre uma Republica e uma Monarquia Parlamentar e variam conforme o Pais, mas isso é outra historia
    Um Grande Bem Haja
    Carlos
    PS mais uma ponte para aumentar os indices de produtividade nacionais

  21. Avatar de Rob Roy
    Rob Roy

    A filha do Sampaio acabou o curso no outro dia é já tem emprego pago a peso de ouro, o rapazolas parece que já está metido na PT como acessor.
    Familia Soares e as suas fundações macacas nem vale a pena falar…
    Revoução, já 🙂

  22. Avatar de Flip
    Flip

    Pah se calhar a filha do Sampaio é boa no que faz…. (pronto não aguento) LOLOLOLOLOLOL ehhehe
    É triste que essas coisas continuem acontecer! Na monarquia ia ser só uma familia a ser beneficiada 😀 ehehehehe

  23. Avatar de Paulo Gomes
    Paulo Gomes

    Eu não me imagino a viver no reino de Portugal!

    No entanto também não encontro beneficios de viver numa republica…

    Custa entender que o filho mais velho de alguém seja o escolhido para reinar só porque o seu pai reinou.

    Custa muito ser enganado de cada vez que se vai votar.

    A questão da democracia não se coloca neste caso.

    O vermelho e o verde não sinificam nada daquilo que o autor deste blog refere, é algo em que nos fizeram acreditar na escola. Se procurarem um pouco na net encontram a explicação que tem a ver com doutrinas professadas pelos revolucionários como o positivismo e também com a maçonaria.

    Vivo numa republica e não penso nisso mas era preciso matar o Rei e seu filho?

    O problema não está nos sistemas mas sim nos seus dirigentes!

  24. Avatar de Lord Von M
    Lord Von M

    Uma curiosidade histórica:

    O 5 de Outubro, para quem não sabe (que é a generalidade da população Portuguesa), é na verdade uma data com um significado muito mais importante: foi nesse dia que se assinou o tratado de Zámora, em 1143, que representa o reconhecimento da indepêndencia de Portugal pelo Rei de Castela D. Afonso VII.

    Cumprimentos,
    Diogo Montalvão

  25. Avatar de Petronila
    Petronila

    100 ANOS SEM REI!
    100 ANOS DE REPÚBLICA ASSASSINA!
    100 ANOS SEM RUMO
    100 ANOS SEM FUTURO

    ABAIXO A MALDITA REPÚBLICA

    VIVIA A MONARQUIA

  26. Avatar de Ana Sofia
    Ana Sofia

    Nao gosto nada do 5 de Outubro de 1910 mas por um lado foi bo0m porque poseeram fim a monarquia e finalmente comesamos a republica.
    Isto pode ter aklguns erros mas nao liguem porque eu nao tou abituada a escrever assim tou….
    A Republica neste momento esta cada vez pior…
    Gostava de viverer no tempo da monarquia desta vez desertesa que iria ser melhor….
    Porque agora nao a gurras
    VIVA A MONARQUIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

  27. Avatar de David Garcia
    David Garcia

    VIVA A REPUBLICA

    o que o pais não precisa é duartes e isabelinhas para chularem o pais

    David Garcia

  28. Avatar de Bia

    Este site esta optimo

  29. Avatar de Bia

    =)
    =)
    =)
    =)
    =)
    =)
    =)
    =)
    =)
    =)

  30. Avatar de andre nabais
    andre nabais

    esta demasiado mau

  31. Avatar de carlos almeida
    carlos almeida

    Só quero esclarecer que o tempo de poder do Presidente da República não é de 6 anos como tem sido referido por alguns que comentam, mas sim de 5 anos.
    Quanto à monarquia não só tinhamos que sustentar o rei, como a raínha principes e princesas, tios e tias etc, etc, mas para quem quiser ficar bem esclarecido leiam Memórias de Raúl Brandão tomo 1.

  32. Avatar de soraia
    soraia

    o texto está optimo sem erros com boa expressão

    1. Avatar de elsa
      elsa

      o texto esta optimo com erros e com má expressao

      1. Avatar de Vítor M.

        Elsa não digas asneiras. Aprende a ler e depois respeita o nosso país… o meu pelo menos o teu já duvido.

  33. Avatar de J. C.
    J. C.

    Olá! Para uma melhor percepção do 5 de Outubro visitem http://5outubro.centenariorepublica.pt

    Onde também podem descarregar várias versões do Hino Nacional

  34. Avatar de Tatiana Lobato

    ADORO ESTA HISTÓRIAA :)))))))) :P:DDDD