30.000 euros de multa por avisar os outros condutores sobre uma Operação Stop?

60 Comentários

Já todos os condutores se terão deparado com o amigável “sinal de luzes”, que informa sobre a presença da polícia na estrada. Apesar da boa intenção, as autoridades espanholas têm avisado para o perigo que este hábito “universal” pode representar.

Guardia Civil de Espanha

A versão moderna do “sinal de luzes” para alertar sobre a presença da polícia na estrada são as aplicações, como Waze, ou os grupos em plataformas de mensagens, como o WhatsApp.

De facto, a tecnologia é uma mais-valia em muitos casos, mas pode ser prejudicial noutros tantos. Nomeadamente, quando serve para avisar sobre a presença de controlos policiais, segundo a espanhola Dirección General de Trafico (DGT) e as autoridades responsáveis pelo trânsito, em Espanha.

O hábito de recorrer a aplicações ou grupos de mensagens para avisar sobre a presença de controlo rodoviário tem preocupado as autoridades espanholas, uma vez que este tipo de ação visa realizar testes de alcoolemia, testes de drogas ou outros controlos específicos, que possam colocar em causa a segurança dos restantes utentes da estrada.

Ao avisar todos os condutores sobre os controlos rodoviários, é possível que a informação chegue a um condutor embriagado, por exemplo. Portanto, a DGT tem procurado consciencializar os condutores.

Conforme alerta o tenente-coronel Antonio Hidalgo Romero, chefe da ATGC na Galiza, na revista digital da DGT, “passámos de controlar a ser controlados […] veem-nos como cobradores e não se apercebem de que a única coisa que os controlos da Guardia Civil estão a cobrar são vidas”.

Com estas mensagens, estão a dar-lhes a liberdade de beberem o que quiserem. Sentem-se imunes, porque a probabilidade de serem detidos é muito baixa.

Além das aplicações, como o Waze, os grupos do WhatsApp “são muito eficazes, muito estruturados e funcionam por concelho”, segundo Antonio Hidalgo Romero.

 

Autoridades procuram alterações para garantir a segurança dos condutores

Enquanto aguardam a aprovação de algumas alterações legais à Lei da Segurança dos Cidadãos e à Lei do Trânsito, que permitirão enquadrar este tipo de infrações e quantificar as sanções, as autoridades têm adotado outras abordagens para o controlo rodoviário.

Um exemplo são os “controlos dinâmicos”, por via dos quais os agentes param aleatoriamente um veículo em movimento, por forma a transmitir a “ideia de que podemos parar as pessoas a qualquer momento”, segundo o tenente-coronel.

Guardia Civil de Espanha

As sanções por partilha de informações provenientes de controlos na estrada são, atualmente, uma tarefa complicada para os agentes e um ato muito discutível por parte dos condutores.

Além dos 100 ou 200 euros cobrados pelo uso indevido das luzes, por se piscarem para avisar os outros condutores, começam a ser tomadas algumas medidas legais muito específicas.

Segundo a motor.es, com base na Lei Orgânica 4/2015 sobre a proteção da segurança pública, popularmente conhecida como a “Ley Mordaza”, que regula e alarga os poderes das Forças e Corpos de Segurança do Estado, interferir com o sucesso das operações das autoridades é considerado uma infração grave, punível com coimas que variam entre 601 euros e 30.000 euros, em Espanha.

Portanto, apesar de não ser proibido formar grupos de WhatsApp com estas caraterísticas e de não existir um regulamento específico que o proíba, o mesmo órgão diz que a regulamentação está a começar a ser aplicada neste sentido.

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Se a pessoa tiver com os copos não vai andar a abrir WhatsApp, enfim querem é assustar o pessoal para a caça a multa funcione.
    Antes que critiquem sou a favor da lei e que a polícia faça fiscalização mas em alguns casos chateia um pouco porque é claramente caça a multa para atingir objectivos(€ )impostos pelos comandantes (governantes).

    1. Avatar de Jonny
      Jonny

      Verdade…… quem está borracho nunca vai andar no Facebook ou a enviar mensagem…..se calhar como estão quentes ainda vão prestar mais atenção

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Agora as pessoas que fazem sinais de luzes, terão que as desligarem do automático e arranjar uma sinalética em forma de triângulo para avisar “perigo”, porque pelos vistos é mais seguro não fazer sinais de luzes do que tirar as mãos do volante, pegar no telemóvel, abrir uma das aplicações sugeridas por estes “agentes”, e depois seja, o que Deus quiser. Cada vez melhor. Haja paciência para tanta incompetência.

  2. Avatar de Anung
    Anung

    Ganhem juízo. As pessoas avisam e vão continuar a avisar.
    Era só o que faltava andar a dar dinheiro a chulos.

  3. Avatar de JL
    JL

    Além disso podem estar a “avisar” possíveis criminosos que se encontrem na estrada…

    1. Avatar de toder
      toder

      tinhas que ser tu a favor disso…. jeeez deves ter muitos amigos tu…

      1. Avatar de JL
        JL

        Sim sou a favor, qual o problema ? É um criminoso?

      2. Avatar de Focabm
        Focabm

        Estão a avisar a polícia que existem criminosos com carros elétricos na via pública.

        1. Avatar de JL
          JL

          A sério, então que criminosos são esses ?

    2. Avatar de HugoG
      HugoG

      Compreendo! Mas esses mesmo que a polícia os apanha no dia a seguir, o Juiz mete-os na rua e repreende o polícia por ter dado ordem de prisão ao bandido.

      1. Avatar de JL
        JL

        Mas isso não é problema da polícia, eles têm se fazer o trabalho deles.

    3. Avatar de Anung
      Anung

      Epáh, como é que ninguém se lembrou disso?

      Que gênio…

      1. Avatar de JL
        JL

        Já lembrou sim, porque já aconteceu, muitas vezes.

          1. Avatar de JL
            JL

            Tem aqui um exemplo:

            https ://www.motor24.pt/area-de-servico/sinais-de-luzes-para-alertar-de-operacoes-stop-podem-prejudicar-seguranca/188822/

          2. Avatar de Contador
    4. Avatar de jorjão
      jorjão

      Deixa lá essa cambada de anormais dizer que não faz mal. Pode ser que um dias lhes roubem o carro e o ladrão consiga fugir porque alguém fez sinais de luzes a indicar a presença das forças de segurança em operações stop. Enfim . . . Português é mesmo fraquinho.

      1. Avatar de JL
        JL

        Exato, mas os policias é que são maus, só espero que não lhes aconteça, senão em vez de chamarem a polícia, devem chamar é os ladrões, já que a autoridade é que é má.

  4. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    A questão aqui é que uma coisa são as operações Stop, essas são normais, necessárias e úteis, se bem que são raras… outra coisa é a caça à multa com radares em locais de 50/60/70kmh sem motivo nenhum e onde não há acidentes. Patrulhem as estradas de carro e de moto para apanharem as manobras perigosas, os excessos, os panhonhas da faixa do meio, façam operações Stop para apanhar malta bêbada, sem carta, sem seguros, etc… Aí sim, estão a fazer um bom trabalho! No entanto e como cada vez mais o facilitismo manda colocar o radarzinho, a malta claro está anda com os Waze da vida ligados…

    1. Avatar de Litigation
      Litigation

      Como evitar caça à multa dos ditos radares, respeitar os limites de velocidade e se for apanhado em excesso de velocidade aprender quais são sem chorar.

    2. Avatar de Famous_Mist
      Famous_Mist

      Mas não é disso q se fala aqui pois não.? Que eu saiba ninguém faz sinais de luzes ou avisa no waze por causa de radares. Nem tão pouco se fala que é proibido avisar de radares, os próprios radares são sinalizados…

  5. Avatar de bruno
    bruno

    Que piada….

    1. Avatar de Franc
      Franc

      Piada, nao têm dinheiro para buscar a outro lado.

  6. Avatar de Ricardo Abonado
    Ricardo Abonado

    Quem não deve não teme…

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Ainda não percebeste o que é o poder e como é abusado por quem quer que seja.

  7. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Não aviso ninguém…fiz-lo quando comecei a conduzir e depois cheguei à conclusão de que podia estar a avisar criminosos, portanto nunca mais!

    1. Avatar de Oi to the World
      Oi to the World

      Nem mais. Eu so faço quando há perigos na estrada.

    2. Avatar de João Portela
      João Portela

      Pois faço sinais de luzes quando deparo com condução perigosa. Pelo menos durante uns KMS o indivíduo vai ter juízo.

  8. Avatar de Vitor
    Vitor

    viva ao fascismo

    1. Avatar de JL
      JL

      Viva a liberdade.

    2. Avatar de Tó

      que fascismo, amigo? tu sequer sabes o que é fascismo ou comunismo, ou socialismo, ou nazismo ou outro ismo qualquer?

  9. Avatar de João Almeida
    João Almeida

    Mas será que não conhecem o Waze? é que já tem 18 anos.

  10. Avatar de contraditorio
    contraditorio

    🙂 Esta gestão de multas no rodoviário não resolve nada em definitivo 🙂 Se por cada infracção aplicassem: leve = 3 meses s/carta ….grave 1 ano s/carta+exame….muito grave 3 anos s/carta+exame….acidentes 10 anos s/carta+exame …… vão ver que a coisa era como dizia o outro…limpinho, limpinho 🙂 Ahhhh mas afinal a democracia não deixa fazer estas coisas 🙂 Um tipo morre de acidente com um bêbado…é enterrado e fica tudo na boa….muito melhor assim 🙂 🙂

    1. Avatar de JL
      JL

      Não é bem assim, há quem tenha tido prisão devido a isso.

    2. Avatar de Anung
      Anung

      E se for com um sóbrio? Como é o caso de 75% das mortes causadas por um acidente.

    3. Avatar de Famous_Mist
      Famous_Mist

      Nem a democracia nem o comunismo nem o nazismo, em lado nenhum se aplica esses exageros isso é ser extremista e para esses também há um cantinho reservado no céu…

  11. Avatar de Anung
    Anung

    Façam como o cabrita, arranjem um chofer!

  12. Avatar de DM
    DM

    Já devia ser assim em todo o lado. Páginas fechadas e app bloqueadas.
    Só quem acredita no pai Natal é que pensa que está a fazer bem em avisar gatunos, pessoal sem carta, sem seguro, sem inspeção, alcoolizados, etc, etc.

  13. Avatar de Frike
    Frike

    Olhai nao vale a pena descutir fabricai carros que nao passem dos 120 km mais nada

  14. Avatar de JS
    JS

    Até que enfim ja responde sem ser em VE
    Até disto sabe!

  15. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Esta noticia é muito interessante e aplicável …. para quem mora em Espanha!!

  16. Avatar de Matos
    Matos

    Lá como ca, chama-se a policia por 1motivo qualquer grave demoram horas a chegar vêem com a desculpa falte de meios, mas para andarem a cassa da multa até se estorvao chulos.

  17. Avatar de Andre
    Andre

    Se as autoridades portuguesas realmente procurassem infratores, delinquentes, fugitivos á justiça e outros afins, em vez de procurar quem trabalha, quem tem 1 caixa de tremoços a mais na guia de transporte ou deixasse de serem parasitas a esconder radares ILEGALMENTE em sitios estratégicos que ate com o carro desligado é susceptivel de atingir os limites de velocidade (descidas e similares), a população em geral nao tinha a necessidade de recorrer a estes grupos e plataformas :/

    1. Avatar de JL
      JL

      Se eles fizessem o que diz, realmente era uma caça à multa.

      Para isso era preciso identificar quem anda a trabalhar, tipo, meter uma placa no carro a dizer “Estou a trabalhar” ou “Em trabalho” os ladrões ou não metiam nada, ou então uma placa “Em fuga”, enfim, uma ideia.

      Sobre os radares, realmente eles ficam tão escondidos que até o pessoal do pplware sabem onde estão, é só consultar os artigos mensais que lançam.

      Realmente a população anda muito ameaçada com as autoridades, é uma perseguição infernal.

  18. Avatar de M. Lobo
    M. Lobo

    Verdade que é preciso autoridade nas estradas, mas para apoiar, fiscalizar, interagir e punir se necessário for!!
    Não é atrás de um muro que se fazem respeitar, isso pura cobardia e caça à multa, e não me venham com conversas da treta porque se andarem a circular e se mostrarem aos automobilistas todos respeitam e aí sim evitam se acidentes, e a polícia está onde é preciso pro bem e pro mal.

  19. Avatar de Filipe
    Filipe

    O que chamam “caça à multa” é não cumprir com o que está legislado e passarem impunes? Querem anarquia, proteger criminosos? As forças de segurança estão ao serviço da sociedade e devem ser respeitadas como tal. Para mim, interferir no seu trabalho não deveria originar coima, mas sim prisão.

    1. Avatar de papagaio
      papagaio

      ..depois acordou e continuou a sua vida

  20. Avatar de Cardoso
    Cardoso

    Desde quando os agentes de autoridade têm uma posição preventiva? A arrogância com que se dirigem ao cidadão comum tira-lhes o crédito todo.

  21. Avatar de Cardoso
    Cardoso

    Um aparte….sabiam que as autoridades recebem prêmios por multas ou coimas chamem lhes o que quiserem.

  22. Avatar de Marcos
    Marcos

    Se fossem operações para combater criminalidade, tráfego de droga, material contrafeito ou roubado, entre outras coisas. Mas isso dá trabalho, é mais fácil estarem escondidos a espera do Zé que depois de sair do trabalho saiu do café com uma mini a mais e conduz na normalidade porque isso é que é facturar….. Mas atenção um gajo que vá completamente bêbado ou em condução anormal, só tem é que ser controlado, é um caso que de facto compromete a segurança

    1. Avatar de JL
      JL

      E como sabem isso tudo, por telepatia ?

      1. Avatar de Marcos
        Marcos

        O tipo de condução dá plenamente para perceber, depois há outra podes vir com uma mini a mais e estar plenamente capaz e ter 0.58 e já estão a facturar…..ao invés podes vir completamente mocado com uma broa e não há QQ tipo de controlo…..tens que perceber que a culpa nem é dos agentes, é das ordens que recebem de cima….. interessa é multas de preferência abaixo de 1.2 porque é ja crime e dá mais trabalho . Não é por acaso que os cargos de chefia, muitos deles eram por nomeação

        1. Avatar de JL
          JL

          Ah e eles estão a ver todos os carros ao pormenor. Lol

          Se eles quisessem facturar facturavam, o que não faltam são motivos para eles multarem, se eles não fechassem tanto os olhos facturavam muito mais.

          Ah então deviam incentivar a malta a beber mas pouco.

  23. Avatar de Carlos
    Carlos

    Porque não falam que o aze e outras plataformas dão o transito em tempo real com possíveis acidentes perigo e vias congestionadas. Porque falar em multas? A maior parte usa a app para conduzir sem congestionamentos de um ponto para o outro. A app traça as rotas mais rápidas sem que a estrada esteja congestionada e avisamos no caso da existência de acidente ou transito parado. Nunca traça o percursos para evitar policia ou radares.

  24. Avatar de Luis Bento
    Luis Bento

    Ha muitos Paises que os condutores se cumprimentao com as luzes.. e agora? Vao dar uma volta com estas leis estupida.

  25. Avatar de ismaia33
    ismaia33

    Tenho a certeza ABSOLUTA, que ainda não afanaram o “charuto” a estes tónos. No dia que chegares ao teu carro e só lá esteja o sítio, aposto os meus “guizos” que vais a correr à polícia, comunicar o roubo. E colocas post’s no Face, a pedir POR FAVOR se alguém o vir, para comunicar à polícia! Aposto.